Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda
Mentor: Luciana Soares
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Revisão de narrativa com personagem mitológico
Finalidade da aula: Revisar um texto produzido para prepará-lo conforme os códigos de circulação do gênero Mito.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Mito
Objeto(s) do conhecimento: Construção das condições de produção. Estratégias de produção: planejamento, textualização e revisão/edição/construção da textualidade. Relação entre textos/elementos notacionais da escrita/morfossintaxe.
Prática de linguagem: Produção de texto
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP51/EF67LP30/EF06LP11
Esta é a 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso deste plano em sequência.
Código: LPO6_07SQA15
(EF69LP51) Engajar-se ativamente nos processos de planejamento, textualização, revisão/ edição e reescrita, tendo em vista as restrições temáticas, composicionais e estilísticas dos textos pretendidos e as configurações da situação de produção – o leitor pretendido, o suporte, o contexto de circulação do texto, as finalidades etc. – e considerando a imaginação, a estesia e a verossimilhança próprias ao texto literário.
(EF67LP30) Criar narrativas ficcionais, tais como contos populares, contos de suspense, mistério, terror, humor, narrativas de enigma, crônicas, histórias em quadrinhos, dentre outros, que utilizem cenários e personagens realistas ou de fantasia, observando os elementos da estrutura narrativa próprios ao gênero pretendido, tais como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador, utilizando tempos verbais adequados à narração de fatos passados, empregando conhecimentos sobre diferentes modos de se iniciar uma história e de inserir os discursos direto e indireto.
(EF06LP11) Utilizar, ao produzir texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: tempos verbais, concordância nominal e verbal, regras ortográficas, pontuação etc.
AULA 10
AULA 11
AULA 12
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes