15269
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Produção de textos

Plano de aula - Planejamento de textos didáticos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Planejamento de textos didáticos

Plano 13 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maurício dos Santos Gomes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros Texto didático e Exposição oral e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Produção de textos.

Materiais necessários: Cópias impressas do verbete Intertextualidade (Glossário Ceale).

Informações sobre o gênero: Enquanto gênero Discursivo do campo Práticas de estudo e pesquisa, entende-se por texto didático o gênero de base escrita que circula sobretudo no meio escolar, com autoria creditada a um ou mais professores e/ou especialistas reconhecidos e que se destina a ensinar ao aprendiz um conteúdo/tema científico. Este gênero concretiza-se em textos escritos com o formato impresso ou eletrônico, notadamente presentes em livro didático (também impresso ou eletrônico). No texto didático, tendem a predominar as passagens/sequências expositivas, mas sempre contendo estratégias de organização das informações visando a facilitar a aprendizagem do aluno (uso de contextualizações vivenciais, exemplificações, citações científicas, boxes, QR Codes etc.).

Dificuldades antecipadas: Reconhecer marcas linguísticas que introduzem citações; acatar sugestões propostas pela turma.

Referências sobre o assunto:

FONTANA, N. M. O texto didático nas licenciaturas: otimizando o discurso do professor (UCS). Disponível em: <http://www.filologia.org.br/ileel/artigos/artigo_299.pdf>. Acesso em: 3 out. 2018.

LONGO, H. I. O texto didático questionador. Disponível em: . Acesso em: 3 out. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

  • Inicie a aula propondo à turma a pergunta acima. O objetivo da pergunta é mobilizar os conhecimentos dos alunos e alunas em torno do tema a ser debatido na aula: intertextualidade. No quadro, tome nota das respostas apresentadas pela turma. Tenha em mente que tema proposto é apenas uma sugestão. Caso julgue necessário, proponha outros temas que estejam de acordo com os interesses e as necessidades da turma.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações:

  • Antes deste plano, divida a turma em grupos. Entregue a cada grupo ao menos uma cópia do verbete “Intertextualidade”, escrito por Maria Zilda Ferreira Cury. O verbete integra o Glossário Ceale e pode ser acessado aqui. Solicite a cada grupo que realize a leitura do material antes desta aula destacando as informações consideradas relevantes, interessantes ou de difícil compreensão. Instigue os alunos a expandir suas pesquisas com base no verbete. Peça para a turma que construa esquemas capazes de sintetizar o que foi aprendido durante as pesquisas. Informe a turma sobre a necessidade de trazer para esta aula os esquemas construídos.
  • Após dividir os alunos de acordo com seus grupos, proponha para a turma a questão acima. Instigue os alunos a retomar suas anotações e esquemas de pesquisa. No quadro, tome nota das respostas apresentadas.
  • Pergunte para a turma: Há evidências claras de intertextualidade no verbete de Maria Zilda Ferreira Cury? Se sim, que marcas linguísticas apontam a presença de outras vozes no texto da autora? Permita que a turma se manifeste livremente. No quadro, tome nota das respostas apresentadas. Espera-se que a turma perceba as citações diretas e indiretas realizadas pela autora. Espera-se também que a turma identifique marcas típicas da citação, tais como: referência aos nomes dos autores ou autoras citados (Marco Polo, Roland Barthes, Julia Kristeva etc.), uso de verbos que indicam a fala do outro (“dizer”), uso de aspas para indicar a fala do outro e lista de referência bibliográficas, que permitem aos leitores identificar as fontes das citações.
  • Por fim, pergunte à turma: Por que a autora decidiu citar autores e autoras em seu texto? No quadro, tome nota das respostas apresentadas pela turma. Espera-se que a turma perceba o quanto as citações empregadas pela autora aproximam seu verbete de um certo campo de estudo, o que atribui credibilidade ao texto.

Materiais complementares: O material para impressão pode ser encontrado aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Proponha aos grupos que, com base no verbete analisado e nas pesquisas realizadas em casa, planejem um breve texto didático a respeito do tópico intertextualidade. Informe aos grupos que o texto tem como público leitor crianças de 6º ano. Instigue os grupos a utilizar o verbete analisado ou as outras fontes de pesquisa enquanto possíveis referências para citações. Antes do início do planejamento, retome com a turma as características temáticas, estilísticas e composicionais típicas do texto didático, tais como: adequação linguística ao público leitor, presença de um texto principal e de textos secundários (boxes, rodapés, glossários, legendas etc.), destaques e definições de palavras-chave, uso de textos não verbais (imagens, gráficos, infográficos, charges etc.), atenção ao aspecto visual do texto (diagramação, cor, tipo e tamanho de fontes). Para a aplicação deste plano, é fundamental o estudo prévio do texto didático e de suas características. Incentive os grupos a construir esquemas que possam embasar a produção futura do texto. Incentive os grupos a detalhar o máximo possível os planejamentos. De modo a facilitar o planejamento visual dos textos, é recomendável distribuir à turma folhas em formato A4. Durante a produção dos planejamentos, permita que os alunos acessem tablets, celulares ou computadores de modo a incentivar a busca de informações. Caso os grupos apresentem dificuldades em iniciar os planejamentos, proponha questões que orientem o trabalho, tais como: Qual será o título do texto principal? Diante do tópico a ser desenvolvido, o que deve constar no texto principal? O que parece secundário? Que termos ou conceitos merecem destaque ou definição ao longo do texto? A que tipo de textos secundários seria bom recorrer para ampliar a compreensão dos leitores a respeito do tópico desenvolvido? Quais seriam os títulos dos textos secundários? Do que eles tratariam? A que imagens é possível recorrer para para ampliar a compreensão dos leitores a respeito do tópico desenvolvido? A que citações valeria a pena recorrer? De que maneira os textos serão dispostos na página? Deixe clara a necessidade de retextualizar as informações do verbete em forma de texto didático.
  • O tempo destinado a esta etapa do plano é de 20 minutos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite aos grupos que apresentem seus planejamentos. Durante as apresentações, instigue os alunos a justificar as escolhas tomadas em seus planejamentos. Incentive a troca de ideias e sugestões entre os grupos, de modo a qualificar os materiais produzidos.
  • O tempo destinado a esta etapa do plano é de 10 minutos.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • De modo a sistematizar os conhecimentos desenvolvidos ao longo da aula, proponha à turma as questões acima. No quadro, tome nota das respostas apresentadas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros Texto didático e Exposição oral e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Produção de textos.

Materiais necessários: Cópias impressas do verbete Intertextualidade (Glossário Ceale).

Informações sobre o gênero: Enquanto gênero Discursivo do campo Práticas de estudo e pesquisa, entende-se por texto didático o gênero de base escrita que circula sobretudo no meio escolar, com autoria creditada a um ou mais professores e/ou especialistas reconhecidos e que se destina a ensinar ao aprendiz um conteúdo/tema científico. Este gênero concretiza-se em textos escritos com o formato impresso ou eletrônico, notadamente presentes em livro didático (também impresso ou eletrônico). No texto didático, tendem a predominar as passagens/sequências expositivas, mas sempre contendo estratégias de organização das informações visando a facilitar a aprendizagem do aluno (uso de contextualizações vivenciais, exemplificações, citações científicas, boxes, QR Codes etc.).

Dificuldades antecipadas: Reconhecer marcas linguísticas que introduzem citações; acatar sugestões propostas pela turma.

Referências sobre o assunto:

FONTANA, N. M. O texto didático nas licenciaturas: otimizando o discurso do professor (UCS). Disponível em: <http://www.filologia.org.br/ileel/artigos/artigo_299.pdf>. Acesso em: 3 out. 2018.

LONGO, H. I. O texto didático questionador. Disponível em: . Acesso em: 3 out. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

  • Inicie a aula propondo à turma a pergunta acima. O objetivo da pergunta é mobilizar os conhecimentos dos alunos e alunas em torno do tema a ser debatido na aula: intertextualidade. No quadro, tome nota das respostas apresentadas pela turma. Tenha em mente que tema proposto é apenas uma sugestão. Caso julgue necessário, proponha outros temas que estejam de acordo com os interesses e as necessidades da turma.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações:

  • Antes deste plano, divida a turma em grupos. Entregue a cada grupo ao menos uma cópia do verbete “Intertextualidade”, escrito por Maria Zilda Ferreira Cury. O verbete integra o Glossário Ceale e pode ser acessado aqui. Solicite a cada grupo que realize a leitura do material antes desta aula destacando as informações consideradas relevantes, interessantes ou de difícil compreensão. Instigue os alunos a expandir suas pesquisas com base no verbete. Peça para a turma que construa esquemas capazes de sintetizar o que foi aprendido durante as pesquisas. Informe a turma sobre a necessidade de trazer para esta aula os esquemas construídos.
  • Após dividir os alunos de acordo com seus grupos, proponha para a turma a questão acima. Instigue os alunos a retomar suas anotações e esquemas de pesquisa. No quadro, tome nota das respostas apresentadas.
  • Pergunte para a turma: Há evidências claras de intertextualidade no verbete de Maria Zilda Ferreira Cury? Se sim, que marcas linguísticas apontam a presença de outras vozes no texto da autora? Permita que a turma se manifeste livremente. No quadro, tome nota das respostas apresentadas. Espera-se que a turma perceba as citações diretas e indiretas realizadas pela autora. Espera-se também que a turma identifique marcas típicas da citação, tais como: referência aos nomes dos autores ou autoras citados (Marco Polo, Roland Barthes, Julia Kristeva etc.), uso de verbos que indicam a fala do outro (“dizer”), uso de aspas para indicar a fala do outro e lista de referência bibliográficas, que permitem aos leitores identificar as fontes das citações.
  • Por fim, pergunte à turma: Por que a autora decidiu citar autores e autoras em seu texto? No quadro, tome nota das respostas apresentadas pela turma. Espera-se que a turma perceba o quanto as citações empregadas pela autora aproximam seu verbete de um certo campo de estudo, o que atribui credibilidade ao texto.

Materiais complementares: O material para impressão pode ser encontrado aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Proponha aos grupos que, com base no verbete analisado e nas pesquisas realizadas em casa, planejem um breve texto didático a respeito do tópico intertextualidade. Informe aos grupos que o texto tem como público leitor crianças de 6º ano. Instigue os grupos a utilizar o verbete analisado ou as outras fontes de pesquisa enquanto possíveis referências para citações. Antes do início do planejamento, retome com a turma as características temáticas, estilísticas e composicionais típicas do texto didático, tais como: adequação linguística ao público leitor, presença de um texto principal e de textos secundários (boxes, rodapés, glossários, legendas etc.), destaques e definições de palavras-chave, uso de textos não verbais (imagens, gráficos, infográficos, charges etc.), atenção ao aspecto visual do texto (diagramação, cor, tipo e tamanho de fontes). Para a aplicação deste plano, é fundamental o estudo prévio do texto didático e de suas características. Incentive os grupos a construir esquemas que possam embasar a produção futura do texto. Incentive os grupos a detalhar o máximo possível os planejamentos. De modo a facilitar o planejamento visual dos textos, é recomendável distribuir à turma folhas em formato A4. Durante a produção dos planejamentos, permita que os alunos acessem tablets, celulares ou computadores de modo a incentivar a busca de informações. Caso os grupos apresentem dificuldades em iniciar os planejamentos, proponha questões que orientem o trabalho, tais como: Qual será o título do texto principal? Diante do tópico a ser desenvolvido, o que deve constar no texto principal? O que parece secundário? Que termos ou conceitos merecem destaque ou definição ao longo do texto? A que tipo de textos secundários seria bom recorrer para ampliar a compreensão dos leitores a respeito do tópico desenvolvido? Quais seriam os títulos dos textos secundários? Do que eles tratariam? A que imagens é possível recorrer para para ampliar a compreensão dos leitores a respeito do tópico desenvolvido? A que citações valeria a pena recorrer? De que maneira os textos serão dispostos na página? Deixe clara a necessidade de retextualizar as informações do verbete em forma de texto didático.
  • O tempo destinado a esta etapa do plano é de 20 minutos.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite aos grupos que apresentem seus planejamentos. Durante as apresentações, instigue os alunos a justificar as escolhas tomadas em seus planejamentos. Incentive a troca de ideias e sugestões entre os grupos, de modo a qualificar os materiais produzidos.
  • O tempo destinado a esta etapa do plano é de 10 minutos.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • De modo a sistematizar os conhecimentos desenvolvidos ao longo da aula, proponha à turma as questões acima. No quadro, tome nota das respostas apresentadas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP43 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP35 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano