15188
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Atividade - Leitura na cabana para os bebês

Para acalmar as crianças, organize uma situação de leitura antes do momento da soneca.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Djenane Martins Oliveira

O que fazer antes?

Contextos prévios:

A soneca é um momento importante na rotina dos bebês. Organize o espaço/ambiente para que seja tranquilo, relaxante e, ao mesmo tempo, personalizado e familiar. A soneca deve ocorrer de forma espontânea, afinal, o sono é uma atividade cotidiana na rotina dos bebês. Fique atento no decorrer do dia, alguns bebês podem ter a necessidade de dormir em momentos diferenciados. Tenha flexibilidade na rotina para atender as necessidades individuais dos bebês.

Para esta atividade, é importante que o professor já tenha realizado alguma atividade de leitura para que os bebês estejam familiarizados com a proposta. Sugerimos títulos com a temática do sono, como "A Girafa sem sono", da editoraÁtica, e "A Casa Sonolenta", da editora Ática. Uma vez escolhida a história que irá ler, se prepare para a leitura treinando em voz alta antes de ler para os bebês, garantindo, dessa forma, uma leitura de qualidade.

Materiais:

Lençóis, cobertores, fitas de TNT, caixas com livros de pano, colchonetes, almofadas, objetos de apego, bolas de pano.

Espaços:

Para este plano, sugerimos que organize na sala de referência, no local onde os bebês costumam dormir, uma cabana onde caibam todos e que pode ser utilizada posteriormente. Prenda tiras de Tecido-não-Tecido (TNT) colorido no forro da sala (Exemplo: Cabana de T.N.T). Quando a leitura da história acabar, basta enrolar e prender com um elástico. Coloque tapetes ou colchonetes lado a lado com almofadas em cima e diminua a luminosidade.

Tempo sugerido:

De 30 a 40 minutos para organização da soneca. Lembre-se que o tempo sugerido na atividade é o tempo de preparação para a soneca. O tempo de sono de cada criança pode ser diferente, pois cada uma tem um ritmo próprio para o descanso.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como os bebês se organizam para a leitura antes do sono? Como demonstram interesse pela história no momento de leitura? Como interagem com a leitura que o adulto faz?

2. Quais são os gestos, palavras e balbucios que expressam satisfação no momento da leitura favorecendo uma soneca tranquila?

3. Os bebês se sentem seguros, tranquilos e acolhidos no espaço para a soneca? De que modo manifestam seus desejos em serem cuidados?


<inicio-h1>

Para incluir todos:

<

fim-h1>

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Organize o espaço para que todas as crianças tenham asseguradas as condições de descansar e repousar. Ofereça apoio como o colo, cantarolar uma canção de ninar, um carinho ou um objeto de apego para os bebês que necessitarem algo a mais para engajar no soninho. Incentive aqueles que já estão mais seguros com este ritual para que adormeçam sozinhos. Convide os bebês que não querem dormir a explorar os livros de pano que estarão dispostos nas caixas, respeitando os ritmos e necessidades deles nesse momento de sono.

O que fazer durante?

ilustracao inicio-num>

1<fim-num>

Compartilhe como grupo todo que vocês irão apreciar a leitura de um livro antes da soneca, para que possam relaxar e descansar tranquilamente.Convide as crianças em pequenos grupos para entrar na cabana antes do momento do sono. Coloque alguns colchonetes para os bebês menores e convide os outros para trazerem seus colchonetes e se apoiarem para a leitura da história. Para os bebês que precisam de mais apoio, utilize almofadas. Conte com o apoio de mais de um professor para acomodar as crianças no espaço.

Possíveis falas do professor neste momento: Vamos ler um livro na cabana até o sono chegar?

<inicio-num>

2

<fim-num>

Possibilite que, em grupos menores (de 3 ou 4 bebês), eles manipulem alguns livros de pano antes da leitura com o grupo. Observe como exploram o material e como interagem com os colegas. Aos bebês menores que precisam de auxílio para folhear o livro, demonstre algumas possibilidades de manuseio. Apoie e valide as ações e descobertas feitas pelos bebês. Oportunize que escolham se querem ou não levar um livro para acompanhá-los no sono. Apresente o livro selecionado para a leitura coletiva e conte que fará a leitura da história antes da soneca. Diminua a luminosidade fechando as cortinas e convide os bebês a ouvirem a história. Perceba como expressam as sensações durante a leitura e se demonstram sonolência.

Possíveis falas do professor: Vamos ouvir uma história antes da soneca? Que história será que eu trouxe hoje?

<inicio-num>

3

<fim-num>

Após a leitura da história, convide os bebês para se aconchegarem para dormir. Levante o tecido da cabana e, se necessário, guarde as almofadas, retomando o espaço mais amplo. Auxilie as crianças para que se acomodem tranquilamente. Faça o convite para tirarem os sapatos e as meias e, em seguida, os guardarem. Envolva a todos na proposta colocando-se como um parceiro e auxilie os bebês menores que precisam de apoio para que fiquem em uma posição confortável, deitando-os de barriga para cima. Faça uso de uma música de fundo tranquila e em volume baixo. Observe os bebês que optaram por levar o livro de pano para seu espaço da soneca. Perceba como eles se relacionaram com o objeto e como se aconchegam em seu espaço.

<inicio-num>

4

<fim-num>

Ofereça os livros de pano para aqueles bebês que ficarem despertos por um tempo maior. Coloque-os a uma distância que permita o sono tranquilo daqueles que embalam na soneca. Convide os que ainda não apresentarem sono para um momento de descanso. Aconchegue a criança e, suavemente, converse com ela para que vá percebendo o ambiente e adormeça de acordo com os limites do próprio corpo. Aos bebês menores que precisam de auxílio para adormecer, ofereça apoio como o colo, cantarolar uma canção de ninar ao seu ouvido, um carinho ou um objeto de apego. Incentive aqueles que já estão mais seguros com este ritual para que adormeçam sozinhos, podendo oferecer uma bola de pano para que explorem e descubram algumas possibilidades de manuseio enquanto esperam o sono. Aproveite para perceber quais leituras, afagos e aconchegos favorecem o sono e o repouso e observe os bebês que, aos pouco, adormecem.

Possíveis ações das crianças: No momento em que estiver explorando e procurando algum brinquedo ou objeto para a livre exploração, o bebê pode sentir sono e necessidade de repousar no colo ou mais próximo de outro bebê.


Para finalizar:

Lembre-se que o tempo sugerido na atividade é o tempo de preparação para a soneca. O tempo de sono de cada criança pode ser diferente, pois cada uma tem um ritmo próprio para o descanso. Enquanto algumas acordam, convide-as para pegar um livro. Garanta que aquelas que ainda estão dormindo possam repousar com tranquilidade. Acompanhe, acomode e faça um carinho nos bebês que já estão despertos.

Desdobramentos

Considere a realização de atividades de sono e repouso sempre em situações cotidianas. Você poderá realizar esta atividade novamente utilizando a cabana para cantigas de ninar ou uma uma brincadeira de sombras até o sono chegar, Convide os bebês antes do soninho a organizar suas meias, sapatos, colchonetes e almofadas para que, aos poucos, ganhem autonomia com seus pertences.

Engajando as famílias

Faça um mural com fotos dos momentos na cabana e exponha na entrada da sala de referência. Faça um convite às famílias para ampliar a ideia da cabana com o uso de toalhas e lençóis na sala de casa para diferenciar o espaço de descanso dos bebês. Solicite que os familiares enviem um relato sobre a experiência e sobre como foi o sono do bebê em um espaço diferente.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês :

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01CG02 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01EO02 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01EO05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano