15070
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • Formação para Redes

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Roda e cantigas: Sapo Cururu

Nesta atividade, apresente diferentes versões de uma mesma cantiga e permita que as crianças explorem o ritmo dela com instrumentos.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Keli Patricia Luca

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
1. O que fazer antes? 2. O que fazer durante? 3. Desdobramentos 4. Engajando as famílias Materiais e Atividades
download Baixar plano

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Essa proposta visa utilizar o espaço da sala de referência para brincar e interagir durante a reprodução da música Sapo Cururu. Ouça previamente a música e se familiarize bem com a letra. Selecione a música nas versões escolhidas:

1) Versão instrumental

2)Versão sertaneja

3) Versão de Cyro Batista -instrumental e choro

Grave as mídias em um dispositivo móvel compatível ao aparelho que será utilizado para reproduzir (MP3 e MP4). Construa/separe antecipadamente alguns instrumentos musicais com material reciclável ou outros instrumentos de qualidade que a escola possua.

Materiais:

Celular para filmageme foto (registro), aparelho que tem disponível na sua escola para reproduzir as músicas em MP3 e MP4 (aparelho de som, de TV/DVD, datashow, notebook ou tablets). Uma caixa com instrumentos musicais de qualidade que a escola possua (sugestão: violão, viola, cavaquinho, pandeiro, clavas, barras sonoras), bem como outros construídos com material reciclável (violão, guitarra, tambor, xilofone, gaita). Também é possível utilizar chocalhos, sinos ou guizos. É importante que tenha ao menos um instrumento para cada bebê.

Espaços:

Prepare a sala de referência dos bebês de forma que haja espaço livre suficiente no centro dela, o que irá possibilitar liberdade de movimento. No entorno, próximo a esse espaço, disponibilize um tapete ou colchonetes para os bebês menores. Disponibilize uma caixa com instrumentos musicais de qualidade que a escola possua e outros construídos com material reciclável, como chocalhos, sinos etc. Na internet há muitas ideias de instrumentos interessantes, vale a pena pesquisar! Instale e teste o aparelho onde irá reproduzir a mídia com o som e vídeo escolhidos.

<início-/h2>

Tempo sugerido:

Aproximadamente 40 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1.De que forma os bebês exploram as diferentes fontes sonoraspara acompanhar as melodias e canções? Como imitam gestos e movimentos de crianças e adultos?

2. Com os bebês interagem com as músicas reproduzidas nas mídias selecionadas?

3. Como os instrumentos musicais instigam os bebês durante a proposta?

<início-incluir><início-h1>

Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Assegure as condições para que as crianças consigam participem no momento da realização da proposta. Garanta um espaço seguro para aquelas que sentam com autonomia, e espaço de mobilidade para as que engatinham e andam com ou sem autonomia. Acrescente um cesto com livros e revistas para uso dos bebês, quando desejarem.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Acomode o grupo de bebês menores de maneira confortável (em tapetes ou colchonetes), de forma que estejam próximos ao grupo todo. Coloque a primeira versão da cantiga “Sapo Cururu” que você escolheu e convide o grupo todo de bebês para cantarem juntos. Repita as palavras de forma clara, incentivando os bebês a fazerem o mesmo. Assim que um pequeno grupo iniciar seus movimentos ao som da música, potencialize suas ações fazendo movimentos com as pernas e braços. Destaque os movimentos realizados, repetindo a música várias vezes para que todos cantem e façam movimentos com o corpo. Faça comentários como: ”vamos ouvir a música e cantar juntos?”. Convide o grupo de bebês menores para fazerem essa proposta individualmente. Pegue-os no colo, observe suas expressões corporais e faciais. Enquanto você realiza essa proposta individualmente, oportunize que as outras crianças explorem o espaço, criando suas próprias descobertas musicais e experimentando novos movimentos. Aproveite para fazer o registro através de fotos e pequenos vídeos, que irão compor a documentação pedagógica.


2

Após esse momento de primeiro contato com a cantiga, apresente a caixa de instrumentos ao grupo de bebês e aguarde até que todos escolham um objeto. Possibilite a livre exploração e a interação dos bebês com os instrumentos, levando-os à descoberta das propriedades de cada um. Observe individualmente qual significado e utilização que cada bebê dá ao objeto escolhido. Deixe alguns instrumentos próximos ao grupo de bebês menores, de forma que aqueles que quiserem consigam alcançá-los. Coloque outra versão da cantiga “O sapo cururu” no aparelho de som e observe as ações e reações de cada bebê. Dirija-se ao local onde está o equipamento de som e comece a cantar, recebendo os bebês que se dirigirem até lá. Apoie aqueles que tocarem o instrumento escolhido, a fim de que outros bebês possam repetir essa ação se assim desejarem. Faça comentários como: “quem mais quer cantar com a gente aqui perto do som? Olhem! Temos alguns instrumentos para tocar”. Toque os instrumentos para os bebês que ainda não sentam ou andam individualmente, para que cantem juntos e sintam os movimentos da música.


3

Após a exploração dos instrumentos e contato inicial com a cantiga na versão em áudio (MP3), apresente outra versão em vídeo (MP4) utilizando o recurso audiovisual escolhido. Destaque diferenças e semelhanças entre as versões apresentadas e chame atenção para os sons produzidos pelos instrumentos durante a apresentação. Se aproxime das crianças nos pequenos grupos ou individualmentes e brinque de experimentar novos gestos, sons e movimentos que desejarem. Experimente com os bebês a possibilidade de tocar os instrumentos acompanhando a música.Apoie as iniciativas deles e convide para brincar com você e seus pares. Faça comentários como: “esse instrumento que eu tenho é igual ao que estão tocando no vídeo… vamos tocar? Quem quer experimentar?”.

Possíveis ações das crianças neste momento: Os bebês maiores imitam os movimentos do professor enquanto os menores observam e esticam os braços em direção à eles. Aproxime-se e auxilie para que imitem os colegas, narrando os acontecimentos e atribuindo significados à ação.


Para finalizar:

Para encerrar, avise que a atividade irá terminar com 10 minutos de antecedência e explique o que farão em seguida. Convide os bebês para que cantem o trecho de uma música para ajudar na organização dos materiais. Pesquise na internet músicas para este momento, você encontrará várias ideias interessantes! Peça ajuda para que, dentro de suas possibilidades, cada criança possa guardar os objetos em seus devidos lugares.

Desdobramentos

Uma variação da proposta é realizar essa atividade integrando os bebês com outra turma de crianças maiores. Você também pode trabalhar com a música do Sapo Jururu Palavra Cantada ou o Sapinho da Lagoa - Grupo Triii.

Engajando as famílias

Envie as letras das canções para as famílias através das agendas ou por outro meio de comunicação utilizado pela escola. Convide-as a repetirem essa proposta com os bebês em casa, cantando e dançando a versão da música do sapo que conhecem. Solicite que, se possível, enviem fotos ou pequenos vídeos ou áudios desse momento para a escola. Organizem pequenas gravações e fotos dos bebês durante a atividade na escola e em casa, apresentando os dois materiais em uma das reuniões com as famílias.

Para ver as letras das cantigas sugeridas

CLICK AQUI

  • Materiais para Impressão
  • Documento

    Material para impressão - Letras


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADE 02

Roda e cantigas em duplas e grupos

ATIVIDADE 03

Rodas e cantigas usando vários sons

ATIVIDADE 04

Roda e cantigas para explorar o próprio corpo

ATIVIDADE 05

Rodas e cantigas com as famílias

ATIVIDADES DE Bebês :

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Adaptação: meu cantinho acolhedor

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Preparando uma cozinha para os bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Preparação do álbum dos bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Investigação das fotos do álbum dos bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincadeiras no espelho

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo O que eu vejo quando me olho no espelho?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Exploração com espelhos e caixas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Danças, balanços e acalantos

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Dançando em dose dupla

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Dança do barulho

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Sacos sensoriais

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Onde está o objeto que estava aqui?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Percurso com tiras de papel

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Percurso com túnel e bolinhas coloridas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Percurso com colchões

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Luz e sombra: brincadeiras com lanterna

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincadeiras com celofane

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Luz e sombras: Brincadeiras com lençol

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Cantigas com os nomes das crianças

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Retratos das famílias

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo A identificação nas produções artísticas como marcas de identidade

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Os caminhos até o pátio

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo O corredor como espaço de passagem e aprendizagens

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Manipulação de massas de pães com bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Marcas gráficas em argila com bebês

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Creche / Educação Infantil / Bebês

Adaptação: meu cantinho acolhedor

Creche / Educação Infantil / Bebês

Preparando uma cozinha para os bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Preparação do álbum dos bebês

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Brincando com personagens

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Banho nas bonecas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Investigação das fotos do álbum dos bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Brincadeiras no espelho

Creche / Educação Infantil / Bebês

O que eu vejo quando me olho no espelho?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Exploração com espelhos e caixas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Danças, balanços e acalantos

Creche / Educação Infantil / Bebês

Dançando em dose dupla

Creche / Educação Infantil / Bebês

Dança do barulho

Creche / Educação Infantil / Bebês

Sacos sensoriais

Creche / Educação Infantil / Bebês

Onde está o objeto que estava aqui?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com tiras de papel

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com túnel e bolinhas coloridas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com colchões

Creche / Educação Infantil / Bebês

Luz e sombra: brincadeiras com lanterna

Creche / Educação Infantil / Bebês

Brincadeiras com celofane

Creche / Educação Infantil / Bebês

Luz e sombras: Brincadeiras com lençol

Creche / Educação Infantil / Bebês

Cantigas com os nomes das crianças

Creche / Educação Infantil / Bebês

Retratos das famílias

Creche / Educação Infantil / Bebês

A identificação nas produções artísticas como marcas de identidade

Creche / Educação Infantil / Bebês

Os caminhos até o pátio

Creche / Educação Infantil / Bebês

O corredor como espaço de passagem e aprendizagens

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01CG03 da BNCC

Creche / Educação Infantil / Unidade

Dançando em dose dupla

Creche / Educação Infantil / Unidade

Sacos sensoriais

Creche / Educação Infantil / Unidade

Luz e sombra: brincadeiras com lanterna

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com celofane

Creche / Educação Infantil / Unidade

Luz e sombras: Brincadeiras com lençol

Creche / Educação Infantil / Unidade

Manipulação de massas de pães com bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

O brincar em roda com poemas e parlendas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Luz e sombras: Brincando com objetos luminosos

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com tecidos

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincar com narrativas de histórias para bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Obtendo novas sensações na areia

Creche / Educação Infantil / Unidade

Luz e sombra: vamos fugir ou pegar?

Creche / Educação Infantil / Unidade

Exploração de caixas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Exploração de superfície com terra

Creche / Educação Infantil / Unidade

Despertar o prazer dos bebês pelas histórias lidas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Riscando e escolhendo o papel

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincar com bichos de brinquedo

Creche / Educação Infantil / Unidade

Imitar bichos com os bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Roda e cantigas: Sapo Cururu

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conhecer bichos de estimação

Creche / Educação Infantil / Unidade

O jardim de chás: brincadeiras com bebês potencializando o tato

Creche / Educação Infantil / Unidade

O jardim de chás: brincadeiras com bebês despertando o olhar

Creche / Educação Infantil / Unidade

O brincar de imitações com poemas e parlendas

Creche / Educação Infantil / Unidade

O brincar no refeitório com poemas e parlendas

Creche / Educação Infantil / Unidade

O que tem dentro da caixa?

Creche / Educação Infantil / Unidade

Registros no espelho

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com linguagem: Chamada musical

Creche / Educação Infantil / Unidade

Leitura musical para bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Cestinhas dos tesouros

Creche / Educação Infantil / Unidade

Meu corpo tem som

Creche / Educação Infantil / Unidade

Os diferentes sons do ambiente

Creche / Educação Infantil / Unidade

Rodas e cantigas usando vários sons

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com linguagem: caixa surpresa musical

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com músicas de tradição oral

Creche / Educação Infantil / Unidade

Mala de surpresas sonoras

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01TS03 da BNCC

Creche / Educação Infantil / Unidade

Danças, balanços e acalantos

Creche / Educação Infantil / Unidade

Dança do barulho

Creche / Educação Infantil / Unidade

Cantigas com os nomes das crianças

Creche / Educação Infantil / Unidade

Clássico para dançar, ouvir e tocar com os bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando, cantando e acarinhando

Creche / Educação Infantil / Unidade

Possibilidades da área externa com canções

Creche / Educação Infantil / Unidade

Roda e cantigas: Sapo Cururu

Creche / Educação Infantil / Unidade

Produzindo som com corpo e materiais de largo alcance

Creche / Educação Infantil / Unidade

Explorando cantos e acalantos com os bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Rodas e cantigas com as famílias

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com linguagem: caixa surpresa musical

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com músicas de tradição oral

Creche / Educação Infantil / Unidade

Mala de surpresas sonoras

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01EF07 da BNCC

Creche / Educação Infantil / Unidade

O brincar em roda com poemas e parlendas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Registros com riscantes no papelão

Creche / Educação Infantil / Unidade

Roda e cantigas: Sapo Cururu

Creche / Educação Infantil / Unidade

Explorando cantos e acalantos com os bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Leitura entre pares de bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com leitura de rimas

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Educação Infantil Bebês Crianças bem pequenas Crianças pequenas

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades
  • Formação

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann