15047
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Estratégias para a declamação de poemas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Estratégias para a declamação de poemas

Plano 10 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marianna Zaroni Parro

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Computador, projetor multimídia, tela, lápis e papel.

Informações sobre o gênero: O poema é um gênero literário marcado pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser elaborados em forma fixa ou livre, ou seja, que seguem, ou não, um padrão e métrica definidos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não ter domínio da linguagem corporal ou mesmo se sentirem tímidos no momento de se expor. Além disso, podem ter dificuldade em trabalhar com a oralização, sobretudo, em relação à prosódia.

Referências sobre o assunto:

GOLDSTEIN, Norma. Verso, Sons, Ritmos. São Paulo: Ática, 2006.

PAIVA, Leandro Silva. Sarau: como declamar uma poesia. Disponível em: <http://sarau-eepadc.blogspot.com/p/como-declamar-uma-poesia.html>. Acesso em: 6 nov. de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Apresente aos alunos o tema da aula. Questione se é preciso traçar alguma estratégia para declamar poemas. Permita que os alunos manifestem-se livremente, levantando hipóteses sobre o que estudarão nesta aula e sobre possibilidades de estratégias. É possível que os alunos digam que é preciso “decorar” o poema, ou até mesmo que não gostam disso por serem tímidos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se eles conhecem alguma estratégia para declamar poemas. Peça para que eles compartilhem com o restante da turma o que conhecem. É provável que os alunos digam, por exemplo, que é preciso falar alto e articular bem as palavras; que é preciso manter o ritmo do texto e enfatizar as rimas. O objetivo desta atividade é mobilizar os conhecimentos prévios dos alunos em relação ao assunto e, a partir disso, desenvolver e apresentar novas estratégias para declamar poemas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações:

  • Mostre aos alunos os vídeos dos poetas declamando os poemas. Se necessário, relembre, brevemente, o que são poemas de forma livre e de forma fixa. Os poemas de forma livre são aqueles que não seguem um padrão de métrica definido, e não obedecem às formas fixas. Já os poemas de forma fixa sempre seguem a mesma regra em relação à quantidade de estrofes, versos e rimas.
  • Peça para que eles observem o modo como os poemas são interpretados. Se julgar necessário, indique que registrem as impressões que tiveram no caderno.
  • Após a exibição dos vídeos, pergunte aos alunos quais são as grandes temáticas abordadas nos textos. É provável que eles respondam que os poemas são mais sentimentais (Poemas 2, 3 e 6) e de situações do cotidiano (1, 4 e 5).
  • Mostre aos alunos que os poemas de Drummond, Leminski e Pessoa abordam o sentimento do eu-lírico em relação ao outro ou em relação ao mundo, enquanto os poemas de de Bobby, Deusa e Jamilê são de cunho social, discutindo questões relacionadas à realidade social do eu-lírico e seu lugar de fala. Se necessário, retome o conceito de eu-lírico.
  • Contextualize os alunos em relação à "batalha de poesia". O Slam nasceu em Chicago, em um bairro periférico da cidade, em 1986. Atualmente, as regras básicas permanecem as mesmas: a poesia deve ser autoral e recitada em até 3 minutos, não sendo autorizado o uso de figurinos, cenário ou acompanhamento musical. Um dos objetivos dessa "batalha" é mostrar que boa poesia pode ser feita também por jovens e não está restrita ao cânone literário. O tempo recomendado para esta atividade é de 20 minutos.

Material Complementar:

Poeta: Bobby Baq. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=NIG_ZwZQYQg&list=RDumIDGZi_-Q0&index=7>. Acesso em: 6 nov. 2018.

O amor bate na aorta - Drica Moraes (Carlos Drummond de Andrade). 2012. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=JzIGlS51A-M>. Acesso em: 6 nov. 2018.

Renan Prado / Bem no Fundo / Paulo Leminski. 2014. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=jxdGOSqD3a8>. Acesso em: 6 nov. 2018.

Poeta: Deusa Poetisa. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=V4-gU_tXkPQ>. Acesso em: 6 nov. 2018.

Se orgulha dessa nossa mistura que é poesia, violência e vida dura… 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=dKmqcTcr9N8>. Acesso em: 6 nov. 2018.

Kika Hamaoui / Quando vier a primavera / Fernando Pessoa. 2015. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=phMc4YxE6KM>. Acesso em: 6 out. 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Discuta com os alunos as impressões que eles tiveram dos vídeos. Você pode fazer isso, também, logo após cada vídeo.
  • Separe os alunos em trios e explique que cada grupo trabalhará com um dos poemas.
  • Peça para que eles respondam as perguntas dispostas no slide sobre o poema que receberam. Se necessário, projete novamente os vídeos, ou permita que os alunos acessem pelo celular ou no laboratório de informática.
  • O objetivo dessa atividade é que eles percebam a importância de interpretar - no sentido de compreender e transmitir uma sensação em relação ao que se lê - o texto que será declamado, seja através de gestos, da entonação da fala ou mesmo de elementos externos, como trabalhar com instrumentos musicais.
  • Ao longo desta atividade, é importante que os alunos percebam como as interpretações dos poemas de cunho social são mais fortes e marcadas, tanto em relação à entonação da voz quanto em relação aos gestos, ao ritmo (mais acelerado) e à postura corporal de cada intérprete, que passa uma sensação de força e empoderamento, reforçando, assim, o conteúdo do texto. Já os poemas que tratam de sentimentos e sensações humanas são interpretados de forma mais branda, com ritmo pausado, com pouca movimentação corporal e expressões suaves, criando uma atmosfera mais contemplativa, o que reforça o conteúdo dos textos.
  • O tempo sugerido para esta atividade é de 20 minutos.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações:

  • Faça uma sistematização, ao final, das estratégias que os alunos observaram para a declamação de poemas que os grupos trabalharam e por quê. É importante que os alunos percebam que os poemas que tratam de sentimentos e sensações humanas são interpretados de forma mais branda, com ritmo pausado, com pouca movimentação corporal e expressões suaves, criando uma atmosfera contemplativa, o que reforça o conteúdo dos textos. Em contrapartida, os textos de cunho social são expostos de forma mais forte e marcada em relação à entonação da voz e em relação aos gestos, ao ritmo (mais acelerado) e à postura corporal de cada intérprete, passando uma sensação de força e empoderamento, reforçando, assim, o conteúdo do texto.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Computador, projetor multimídia, tela, lápis e papel.

Informações sobre o gênero: O poema é um gênero literário marcado pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser elaborados em forma fixa ou livre, ou seja, que seguem, ou não, um padrão e métrica definidos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não ter domínio da linguagem corporal ou mesmo se sentirem tímidos no momento de se expor. Além disso, podem ter dificuldade em trabalhar com a oralização, sobretudo, em relação à prosódia.

Referências sobre o assunto:

GOLDSTEIN, Norma. Verso, Sons, Ritmos. São Paulo: Ática, 2006.

PAIVA, Leandro Silva. Sarau: como declamar uma poesia. Disponível em: <http://sarau-eepadc.blogspot.com/p/como-declamar-uma-poesia.html>. Acesso em: 6 nov. de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Apresente aos alunos o tema da aula. Questione se é preciso traçar alguma estratégia para declamar poemas. Permita que os alunos manifestem-se livremente, levantando hipóteses sobre o que estudarão nesta aula e sobre possibilidades de estratégias. É possível que os alunos digam que é preciso “decorar” o poema, ou até mesmo que não gostam disso por serem tímidos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se eles conhecem alguma estratégia para declamar poemas. Peça para que eles compartilhem com o restante da turma o que conhecem. É provável que os alunos digam, por exemplo, que é preciso falar alto e articular bem as palavras; que é preciso manter o ritmo do texto e enfatizar as rimas. O objetivo desta atividade é mobilizar os conhecimentos prévios dos alunos em relação ao assunto e, a partir disso, desenvolver e apresentar novas estratégias para declamar poemas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações:

  • Mostre aos alunos os vídeos dos poetas declamando os poemas. Se necessário, relembre, brevemente, o que são poemas de forma livre e de forma fixa. Os poemas de forma livre são aqueles que não seguem um padrão de métrica definido, e não obedecem às formas fixas. Já os poemas de forma fixa sempre seguem a mesma regra em relação à quantidade de estrofes, versos e rimas.
  • Peça para que eles observem o modo como os poemas são interpretados. Se julgar necessário, indique que registrem as impressões que tiveram no caderno.
  • Após a exibição dos vídeos, pergunte aos alunos quais são as grandes temáticas abordadas nos textos. É provável que eles respondam que os poemas são mais sentimentais (Poemas 2, 3 e 6) e de situações do cotidiano (1, 4 e 5).
  • Mostre aos alunos que os poemas de Drummond, Leminski e Pessoa abordam o sentimento do eu-lírico em relação ao outro ou em relação ao mundo, enquanto os poemas de de Bobby, Deusa e Jamilê são de cunho social, discutindo questões relacionadas à realidade social do eu-lírico e seu lugar de fala. Se necessário, retome o conceito de eu-lírico.
  • Contextualize os alunos em relação à "batalha de poesia". O Slam nasceu em Chicago, em um bairro periférico da cidade, em 1986. Atualmente, as regras básicas permanecem as mesmas: a poesia deve ser autoral e recitada em até 3 minutos, não sendo autorizado o uso de figurinos, cenário ou acompanhamento musical. Um dos objetivos dessa "batalha" é mostrar que boa poesia pode ser feita também por jovens e não está restrita ao cânone literário. O tempo recomendado para esta atividade é de 20 minutos.

Material Complementar:

Poeta: Bobby Baq. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=NIG_ZwZQYQg&list=RDumIDGZi_-Q0&index=7>. Acesso em: 6 nov. 2018.

O amor bate na aorta - Drica Moraes (Carlos Drummond de Andrade). 2012. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=JzIGlS51A-M>. Acesso em: 6 nov. 2018.

Renan Prado / Bem no Fundo / Paulo Leminski. 2014. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=jxdGOSqD3a8>. Acesso em: 6 nov. 2018.

Poeta: Deusa Poetisa. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=V4-gU_tXkPQ>. Acesso em: 6 nov. 2018.

Se orgulha dessa nossa mistura que é poesia, violência e vida dura… 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=dKmqcTcr9N8>. Acesso em: 6 nov. 2018.

Kika Hamaoui / Quando vier a primavera / Fernando Pessoa. 2015. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=phMc4YxE6KM>. Acesso em: 6 out. 2018.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Discuta com os alunos as impressões que eles tiveram dos vídeos. Você pode fazer isso, também, logo após cada vídeo.
  • Separe os alunos em trios e explique que cada grupo trabalhará com um dos poemas.
  • Peça para que eles respondam as perguntas dispostas no slide sobre o poema que receberam. Se necessário, projete novamente os vídeos, ou permita que os alunos acessem pelo celular ou no laboratório de informática.
  • O objetivo dessa atividade é que eles percebam a importância de interpretar - no sentido de compreender e transmitir uma sensação em relação ao que se lê - o texto que será declamado, seja através de gestos, da entonação da fala ou mesmo de elementos externos, como trabalhar com instrumentos musicais.
  • Ao longo desta atividade, é importante que os alunos percebam como as interpretações dos poemas de cunho social são mais fortes e marcadas, tanto em relação à entonação da voz quanto em relação aos gestos, ao ritmo (mais acelerado) e à postura corporal de cada intérprete, que passa uma sensação de força e empoderamento, reforçando, assim, o conteúdo do texto. Já os poemas que tratam de sentimentos e sensações humanas são interpretados de forma mais branda, com ritmo pausado, com pouca movimentação corporal e expressões suaves, criando uma atmosfera mais contemplativa, o que reforça o conteúdo dos textos.
  • O tempo sugerido para esta atividade é de 20 minutos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações:

  • Faça uma sistematização, ao final, das estratégias que os alunos observaram para a declamação de poemas que os grupos trabalharam e por quê. É importante que os alunos percebam que os poemas que tratam de sentimentos e sensações humanas são interpretados de forma mais branda, com ritmo pausado, com pouca movimentação corporal e expressões suaves, criando uma atmosfera contemplativa, o que reforça o conteúdo dos textos. Em contrapartida, os textos de cunho social são expostos de forma mais forte e marcada em relação à entonação da voz e em relação aos gestos, ao ritmo (mais acelerado) e à postura corporal de cada intérprete, passando uma sensação de força e empoderamento, reforçando, assim, o conteúdo do texto.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP53 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano