15017
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Pesquisas em forma de notícias e reportagens

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre pesquisas em formato jornalístico

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Caroline Silveira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre as atividades;
Quebra cabeça do jornal (clique aqui) e resolução de atividade (clique aqui)

- Opcionais:
Canais para videochamadas, como Zoom ou Google Meet (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui);
Jornal Joca para versão impressa online, disponível aqui;
Google Apresentações (tutorial disponível aqui). 

Introdução
Informe aos estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, que nas próximas atividades eles descobrirão como pesquisas podem virar notícias e reportagens (se achar necessário, explique o que são pesquisas). Solicite que busquem em casa um jornal impresso e levante os questionamentos que estão na Introdução do plano original. Como é possível que eles não tenham jornal impresso em casa, veja se você consegue fazer algumas fotos de um jornal impresso para enviar ou ainda busque links de jornais com versão impressa online (sugestão disponível aqui). Combine um prazo para o envio das respostas.

Desenvolvimento
Convide os estudantes a montar um quebra-cabeça de notícias e reportagens. Crie arquivos no Google Apresentações com os fragmentos das partes do jornal para que as coloquem na ordem certa. Para fazer isso, você pode tirar prints do arquivo em PDF, disponível aqui, e depois colar no Apresentações, recortando as imagens e colocando-as fora de ordem. Envie um link com cópias do arquivo para cada grupo e solicite que se comuniquem por mensagem ou videochamada para realizar a atividade coletivamente.
Não deixe de enviar a imagem da silhueta do jornal e as instruções do jogo que constam no plano original.
Combine um prazo para a finalização dessa atividade e uma videochamada para a socialização da mesma.

Fechamento
Socialize, por meio de vídeochamada, as atividades dos grupos. Discuta com a turma sobre suas escolhas e a forma como as imagens aparecem em pesquisas que viram notícias (em geral, em forma de tabelas, gráficos e infográficos com dados numéricos). Conduza a discussão com base nas orientações do plano original. Abra um arquivo editável (GoogleDocs, Word, PowerPoint etc.) e compartilhe sua tela. Registre algumas descobertas e conclusões feitas pela turma e solicite que as copiem no caderno, ou envie depois o arquivo digitado a cada um deles. Grave a videochamada ou faça um resumo dela para enviar aos que não puderam participar.

Caso não seja possível realizar a videochamada, envie o link ou a imagem dos jornais montados por cada um dos grupos. Solicite que enviem também algum relato da experiência e a resposta aos questionamentos que estão no Fechamento do plano original. Estipule um prazo para o envio das respostas, analise o material e organize uma devolutiva para toda a turma.

Convite às famílias
A família pode ser convidada a auxiliar os estudantes na pesquisa de jornais impressos e no acesso ao Google Apresentações para montagem do quebra-cabeça. Podem auxiliar também os estudantes a se comunicar com os pares para colaborarem entre si e com a professora por meio de mensagens ou videochamadas.

Sugestão Enviada Por: Greta Fragata 


Código: LPO4_05SQA05

(EF04LP24) Identificar e reproduzir, em seu formato, tabelas, diagramas e gráficos em relatórios de observação e pesquisa, como forma de apresentação de dados e informações.

(EF35LP16) Identificar e reproduzir, em notícias, manchetes, lides e corpo de notícias simples para público infantil e cartas de reclamação (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas