14995
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Editorial: contexto de produção e de circulação

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Editorial: contexto de produção e de circulação

Plano 01 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ilcilene Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Editorial e no campo de atuação Jornalístico-midiático. A aula faz parte do módulo Leitura.

Materiais necessários: Providencie notebook, data show. Selecione com antecedência diversos jornais e revistas impressos, cópia do Quadro-síntese e tábua de informações, disponibilizados aqui.

Informações sobre o gênero: O Editorial é um gênero textual que se situa no campo de atuação Jornalístico-midiático, circulando tanto em jornais quanto em revistas impressas ou digitais. Como texto opinativo, é construído com base em um ponto de vista sustentado por argumentos. Embora escrito por um indivíduo, não expressa uma opinião particular, mas a opinião de um grupo, refletindo a ideologia da maioria das pessoas que compõem a equipe (de jornal, de revista etc.), por isso raramente vem assinado. Seu estudo envolve também o estudo da argumentação, dos movimentos argumentativos, das estratégias argumentativas. dos tipos de argumento.

Dificuldades antecipadas: Considerando a faixa etária, é possível que os alunos tenham dificuldade para localizar informações no/do editorial em virtude da organização argumentativa. Desta forma, talvez seja necessária a mediação mais pontual.

Referências sobre o assunto:

CASSEB-GALVÃO, Vânia Cristina; Duarte, Milcinele Conceição. Artigo de Opinião: sequência didática funcionalista. São Paulo: Parábola Editorial, 2018.

FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2016.

KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher. Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4ª Ed. Parábola Editorial, 2011.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

RIBEIRO, Roziane Marinho. A construção da argumentação oral no contexto de ensino. São Paulo: Cortez, 2009.

VIEIRA, Maria Helena Gomes Naves. O gênero editorial: uma proposta de caracterização. Disponível em: <https://www.ileel.ufu.br/ppgel/wp-content/uploads/2016/05/mariahelena.pdf> Acesso em: 5 set. de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

  • Apresente a proposta de aula conversando sobre os espaços nos quais os textos circulam e a relação destes espaços com o campo de atuação social dos indivíduos.
  • Peça que vasculhem a memória e visualizem os textos que geralmente circulam na casa deles. Pergunte qual o principal suporte textual que a família usa para leitura: revistas, jornais, sites, panfletos.
  • Explique que esta aula versará e aprofundará os conhecimentos acerca dos espaços de circulação e de atuação do editorial.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Leve revistas e jornais diversos para que os alunos manipulem os suportes nos quais geralmente o editorial circula. Cuide para que haja revistas e jornais suficientes para que, pelo menos, fique um exemplar para cada dupla. Não se detenha somente nos jornais e nas revistas de circulação nacional, leve exemplares locais e, também, revistas e jornais que não pertencem ao campo jornalístico, mas que estejam no campo midiático, que tenham ou não editorial.
  • Organize a turma em círculo. Exponha o acervo em cima de uma mesa ou em varal para que os alunos fiquem à vontade para visualizar e escolher um exemplar para folhear. Se achar interessante, dê um nome à exposição: Banca ou Varal de revistas e jornais. Peça que dirijam-se à exposição dos impressos e escolham o exemplar que mais lhes chamou a atenção e volte ao círculo de conversa.
  • Peça que manipulem o material observando a capa (revista) ou página inicial (jornais), a manchete de capa ou de primeira página, o sumário, as partes que compõem o impresso, as imagens, os títulos das matérias e reportagens.
  • Pergunte-lhes a razão da escolha. Permita que tenham liberdade para falar, mas que respeitem os turnos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 27 minutos.

Orientações:

  • Solicite que se organizem em duplas, conversem sobre o exemplar que cada um escolheu e decidam qual dos materiais selecionados pela dupla será objeto de investigação. Se julgar necessário, por causa do tamanho da turma, organize-os em trios ou quartetos.
  • Oriente as duplas para se que detenham com mais afinco em apenas um dos materiais.
  • Depois, peça que localizem, se houver, o editorial do jornal ou da revista e leiam-no.
  • Entregue uma cópia do Quadro-síntese para a organização dos dados da pesquisa e peça que o preencham de acordo com a leitura feita e com o resultado da conversa da dupla.
  • Qual revista ou jornal vocês leram?
  • Qual o público leitor?
  • Qual a manchete de capa?
  • Em qual parte do exemplar está localizado o editorial? Início, meio ou fim?
  • Qual o assunto do editorial?
  • Qual a opinião expressa sobre o assunto?
  • Quem assina o editorial? Qual sua função desta pessoa no jornal/revista?
  • Sentiu alguma dificuldade ao ler o editorial?
  • Gostou da leitura? Por quê?
  • Depois que todos os grupos terminarem de preencher o Quadro-síntese, peça que escolham um relator que irá expor as informações coletadas pelo grupo
  • Prepare antecipadamente um quadro para tabular as informações coletadas pelos grupos. Veja o modelo aqui.

Materiais complementares: O quadro-síntese para impressão e modelo do quadro para tabular as informações coletadas podem ser acessados aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Novamente na roda de conversa peça que cada relator informe os dados coletados no Quadro-síntese.
  • Anote de forma sucinta na Tábua de informações cujo modelo se encontra disponível aqui.
  • Encerrada a coleta de informações, convide-os a fazer uma síntese que possa ser utilizada para futuras consultas sobre o gênero. Para este momento, acesse o modelo do quadro aqui. Caso necessário, consulte as expectativas de respostas disponíveis aqui.
  • Encerrada a conversa, disponibilize o quadro síntese na sala para eventuais consultas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Editorial e no campo de atuação Jornalístico-midiático. A aula faz parte do módulo Leitura.

Materiais necessários: Providencie notebook, data show. Selecione com antecedência diversos jornais e revistas impressos, cópia do Quadro-síntese e tábua de informações, disponibilizados aqui.

Informações sobre o gênero: O Editorial é um gênero textual que se situa no campo de atuação Jornalístico-midiático, circulando tanto em jornais quanto em revistas impressas ou digitais. Como texto opinativo, é construído com base em um ponto de vista sustentado por argumentos. Embora escrito por um indivíduo, não expressa uma opinião particular, mas a opinião de um grupo, refletindo a ideologia da maioria das pessoas que compõem a equipe (de jornal, de revista etc.), por isso raramente vem assinado. Seu estudo envolve também o estudo da argumentação, dos movimentos argumentativos, das estratégias argumentativas. dos tipos de argumento.

Dificuldades antecipadas: Considerando a faixa etária, é possível que os alunos tenham dificuldade para localizar informações no/do editorial em virtude da organização argumentativa. Desta forma, talvez seja necessária a mediação mais pontual.

Referências sobre o assunto:

CASSEB-GALVÃO, Vânia Cristina; Duarte, Milcinele Conceição. Artigo de Opinião: sequência didática funcionalista. São Paulo: Parábola Editorial, 2018.

FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2016.

KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher. Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4ª Ed. Parábola Editorial, 2011.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

RIBEIRO, Roziane Marinho. A construção da argumentação oral no contexto de ensino. São Paulo: Cortez, 2009.

VIEIRA, Maria Helena Gomes Naves. O gênero editorial: uma proposta de caracterização. Disponível em: <https://www.ileel.ufu.br/ppgel/wp-content/uploads/2016/05/mariahelena.pdf> Acesso em: 5 set. de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

  • Apresente a proposta de aula conversando sobre os espaços nos quais os textos circulam e a relação destes espaços com o campo de atuação social dos indivíduos.
  • Peça que vasculhem a memória e visualizem os textos que geralmente circulam na casa deles. Pergunte qual o principal suporte textual que a família usa para leitura: revistas, jornais, sites, panfletos.
  • Explique que esta aula versará e aprofundará os conhecimentos acerca dos espaços de circulação e de atuação do editorial.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Leve revistas e jornais diversos para que os alunos manipulem os suportes nos quais geralmente o editorial circula. Cuide para que haja revistas e jornais suficientes para que, pelo menos, fique um exemplar para cada dupla. Não se detenha somente nos jornais e nas revistas de circulação nacional, leve exemplares locais e, também, revistas e jornais que não pertencem ao campo jornalístico, mas que estejam no campo midiático, que tenham ou não editorial.
  • Organize a turma em círculo. Exponha o acervo em cima de uma mesa ou em varal para que os alunos fiquem à vontade para visualizar e escolher um exemplar para folhear. Se achar interessante, dê um nome à exposição: Banca ou Varal de revistas e jornais. Peça que dirijam-se à exposição dos impressos e escolham o exemplar que mais lhes chamou a atenção e volte ao círculo de conversa.
  • Peça que manipulem o material observando a capa (revista) ou página inicial (jornais), a manchete de capa ou de primeira página, o sumário, as partes que compõem o impresso, as imagens, os títulos das matérias e reportagens.
  • Pergunte-lhes a razão da escolha. Permita que tenham liberdade para falar, mas que respeitem os turnos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 27 minutos.

Orientações:

  • Solicite que se organizem em duplas, conversem sobre o exemplar que cada um escolheu e decidam qual dos materiais selecionados pela dupla será objeto de investigação. Se julgar necessário, por causa do tamanho da turma, organize-os em trios ou quartetos.
  • Oriente as duplas para se que detenham com mais afinco em apenas um dos materiais.
  • Depois, peça que localizem, se houver, o editorial do jornal ou da revista e leiam-no.
  • Entregue uma cópia do Quadro-síntese para a organização dos dados da pesquisa e peça que o preencham de acordo com a leitura feita e com o resultado da conversa da dupla.
  • Qual revista ou jornal vocês leram?
  • Qual o público leitor?
  • Qual a manchete de capa?
  • Em qual parte do exemplar está localizado o editorial? Início, meio ou fim?
  • Qual o assunto do editorial?
  • Qual a opinião expressa sobre o assunto?
  • Quem assina o editorial? Qual sua função desta pessoa no jornal/revista?
  • Sentiu alguma dificuldade ao ler o editorial?
  • Gostou da leitura? Por quê?
  • Depois que todos os grupos terminarem de preencher o Quadro-síntese, peça que escolham um relator que irá expor as informações coletadas pelo grupo
  • Prepare antecipadamente um quadro para tabular as informações coletadas pelos grupos. Veja o modelo aqui.

Materiais complementares: O quadro-síntese para impressão e modelo do quadro para tabular as informações coletadas podem ser acessados aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Novamente na roda de conversa peça que cada relator informe os dados coletados no Quadro-síntese.
  • Anote de forma sucinta na Tábua de informações cujo modelo se encontra disponível aqui.
  • Encerrada a coleta de informações, convide-os a fazer uma síntese que possa ser utilizada para futuras consultas sobre o gênero. Para este momento, acesse o modelo do quadro aqui. Caso necessário, consulte as expectativas de respostas disponíveis aqui.
  • Encerrada a conversa, disponibilize o quadro síntese na sala para eventuais consultas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano