14959
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Oralidade

Plano de aula - Planejando uma exposição oral

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Planejando uma exposição oral

Plano 11 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata da Silva Gonçalves

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Relato e protocolos de experimentos científicos

e no campo de atuação Estudo e pesquisa/ Vida pública. A aula faz parte do módulo de Oralidade

Materiais necessários: materiais necessários para o experimento, cópias do experimento, cartolinas, canetinhas e projetor.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade em observação, escuta e organização de ideias.

Referências sobre o assunto: CAVALCANTE, M. C. B. MELO,C.T.V. Gêneros orais na escola. In: Diversidade textual : os gêneros na sala de aula / organizado por Carmi Ferraz Santos, Márcia Mendonça, Marianne C.B. Cavalcanti — Belo Horizonte : Autêntica , 2007. p. 89 - 102. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/11.pdf. Acesso em 19 de dez. de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 min

Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Projete o texto do experimento que será discutido na aula. O link para o texto está no material complementar. Faça a leitura em voz alta do procedimento.
  • Faça pausas durante o texto para desencadear as discussões. Pergunte: Ao ler o trecho de introdução do experimento, vocês conseguem pensar em como poderíamos fazer um relato oral dele? Teríamos que apresentar algum material visual para ajudar os ouvintes a entenderem melhor essa parte? Vá guiando as discussões em cada etapa da estrutura do relato científico. Essas discussões serão úteis para repertoriar os alunos para desenvolverem a próxima atividade.
  • Peça para os alunos prestarem bastante atenção em todo o relato e principalmente na etapa do desenvolvimento do experimento, neste trecho os alunos precisarão, ao mesmo tempo, explicar e demonstrar o procedimento, o que pode causar alguma dificuldade no desempenho dos alunos.
  • Reforce que a escuta é um dos procedimentos fundamentais de uma boa exposição oral.
  • Peça para os alunos anotarem as informações que julgarem mais importantes durante a leitura. Essas anotações serão necessárias para a realização da próxima etapa da atividade.
  • Questione: Vocês acham que devemos seguir uma ordem para a realização do experimento? Por quê? Qual é o início da experimento? A qual conclusão o cientista que realiza esse experimento quer chegar?

Materiais complementares:

http://chc.org.br/acervo/quantidade-de-oxigenio/ Acesso em 13/11/2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em trios. Gui-os quando a organização interna dos grupos, ou seja, um aluno pode ficar encarregado de produzir os cartazes, o outro selecionará os materiais para a exposição e o terceiro organizará as falas por exemplo.
  • Distribua o texto lido impresso para os alunos. Você imprimirá diretamente do site indicado nos materiais complementares.
  • Informe aos alunos que iremos planejar uma exposição oral usando o experimento lido.
  • Oriente os alunos a recorrerem às suas anotações para o planejamento. Para uma melhor organização usaremos uma tabela.
  • Guie os alunos com questões : Como podemos determinar o que é uma boa abertura de exposição oral? Para que ela serve? O que é necessário conter no desenvolvimento da exposição oral? É necessário usar cartazes? Projeções? Descrever os materiais de usados e resultados esperados? Como e quando devemos concluir a exposição oral? E o fechamento é necessário? Por que? Como devo fazer? É correto ler durante a exposição oral? Como deve ser o tom de voz, a postura e o linguajar? Como deve ser a postura do ouvinte?
  • Reforce a importância de detalhar bem como foi pensada,cada item da tabela.
  • Pergunte: Quem será ou serão os protagonistas do experimento? Como o(a)protagonista fará a abertura do vídeo? Ele cumprimentará os espectadores? Vocês se apresentarão? Como? Como farão o desenvolvimento do experimento? Vocês explicarão os motivos para executar o experimento? Irão elencar os materiais utilizados? Será realizado o relato dos resultados esperados? Como farão as considerações finais e a despedida do público?
  • Circule pela sala, fazendo as intervenções necessárias.
  • Informe que depois da tabela pronta, os alunos deverão treinar a exposição oral criada para uma futura apresentação a ser agendada.
  • Se houver interesse por parte da turma, filme a exposição oral dos alunos para possíveis análise e correções futuras.

Materiais complementares:

Para imprimir a atividade, acesse aqui

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Faça a síntese das ideias discutidas na atividade anterior. Para isso, guie os aluno com questionamentos:
  • Como podemos determinar o que é uma boa abertura de exposição oral? Espera-se que os alunos salientem que é necessário estabelecer contato visual com os interlocutores, apresentar o nome do experimento e, se possível, utilizar algum apoio como cartazes para chamar a atenção dos ouvintes. O que é necessário conter no desenvolvimento da exposição oral? Espera-se que os alunos apontem que os procedimentos e a apresentação do material são os principais conteúdos da exposição. A partir dessa questão desenvolva os seguintes tópicos:
  • É necessário usar cartazes e materiais visuais em todas as etapas? Projeções? Devem salientar que não há obrigatoriedade, mas são recursos que auxiliam no entendimento de quem aprecia a exposição.
  • Como e quando devemos concluir a exposição oral? Espera-se que apontem a necessidade de encerrar a exposição assim que o procedimento for finalizado e forem realizadas as devidas considerações sobre os resultados obtidos.
  • É correto ler durante a exposição oral? Ressalte que a leitura prejudica a compreensão do espectador/ouvinte, essa observação deve reforçar a necessidade de planejar a exposição oral, inclusive por meio da confecção de cartazes e outros materiais que auxiliem a exposição oral.
  • Como deve ser o tom de voz, a postura e o linguajar? Saliente que essas questão também estão muito atreladas a conquista da compreensão dos interlocutores e que a melhor forma de conquistá-las é por meio de um bom planejamento.
  • Como deve ser a postura do ouvinte? Respeitar e demonstrar interesse pela exposição.
  • Registre as conclusões no caderno para consultas posteriores.
  • Monte um cartaz com a síntese das discussões que explique como deve ser uma boa exposição oral.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Relato e protocolos de experimentos científicos

e no campo de atuação Estudo e pesquisa/ Vida pública. A aula faz parte do módulo de Oralidade

Materiais necessários: materiais necessários para o experimento, cópias do experimento, cartolinas, canetinhas e projetor.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade em observação, escuta e organização de ideias.

Referências sobre o assunto: CAVALCANTE, M. C. B. MELO,C.T.V. Gêneros orais na escola. In: Diversidade textual : os gêneros na sala de aula / organizado por Carmi Ferraz Santos, Márcia Mendonça, Marianne C.B. Cavalcanti — Belo Horizonte : Autêntica , 2007. p. 89 - 102. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/11.pdf. Acesso em 19 de dez. de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 min

Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Projete o texto do experimento que será discutido na aula. O link para o texto está no material complementar. Faça a leitura em voz alta do procedimento.
  • Faça pausas durante o texto para desencadear as discussões. Pergunte: Ao ler o trecho de introdução do experimento, vocês conseguem pensar em como poderíamos fazer um relato oral dele? Teríamos que apresentar algum material visual para ajudar os ouvintes a entenderem melhor essa parte? Vá guiando as discussões em cada etapa da estrutura do relato científico. Essas discussões serão úteis para repertoriar os alunos para desenvolverem a próxima atividade.
  • Peça para os alunos prestarem bastante atenção em todo o relato e principalmente na etapa do desenvolvimento do experimento, neste trecho os alunos precisarão, ao mesmo tempo, explicar e demonstrar o procedimento, o que pode causar alguma dificuldade no desempenho dos alunos.
  • Reforce que a escuta é um dos procedimentos fundamentais de uma boa exposição oral.
  • Peça para os alunos anotarem as informações que julgarem mais importantes durante a leitura. Essas anotações serão necessárias para a realização da próxima etapa da atividade.
  • Questione: Vocês acham que devemos seguir uma ordem para a realização do experimento? Por quê? Qual é o início da experimento? A qual conclusão o cientista que realiza esse experimento quer chegar?

Materiais complementares:

http://chc.org.br/acervo/quantidade-de-oxigenio/ Acesso em 13/11/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em trios. Gui-os quando a organização interna dos grupos, ou seja, um aluno pode ficar encarregado de produzir os cartazes, o outro selecionará os materiais para a exposição e o terceiro organizará as falas por exemplo.
  • Distribua o texto lido impresso para os alunos. Você imprimirá diretamente do site indicado nos materiais complementares.
  • Informe aos alunos que iremos planejar uma exposição oral usando o experimento lido.
  • Oriente os alunos a recorrerem às suas anotações para o planejamento. Para uma melhor organização usaremos uma tabela.
  • Guie os alunos com questões : Como podemos determinar o que é uma boa abertura de exposição oral? Para que ela serve? O que é necessário conter no desenvolvimento da exposição oral? É necessário usar cartazes? Projeções? Descrever os materiais de usados e resultados esperados? Como e quando devemos concluir a exposição oral? E o fechamento é necessário? Por que? Como devo fazer? É correto ler durante a exposição oral? Como deve ser o tom de voz, a postura e o linguajar? Como deve ser a postura do ouvinte?
  • Reforce a importância de detalhar bem como foi pensada,cada item da tabela.
  • Pergunte: Quem será ou serão os protagonistas do experimento? Como o(a)protagonista fará a abertura do vídeo? Ele cumprimentará os espectadores? Vocês se apresentarão? Como? Como farão o desenvolvimento do experimento? Vocês explicarão os motivos para executar o experimento? Irão elencar os materiais utilizados? Será realizado o relato dos resultados esperados? Como farão as considerações finais e a despedida do público?
  • Circule pela sala, fazendo as intervenções necessárias.
  • Informe que depois da tabela pronta, os alunos deverão treinar a exposição oral criada para uma futura apresentação a ser agendada.
  • Se houver interesse por parte da turma, filme a exposição oral dos alunos para possíveis análise e correções futuras.

Materiais complementares:

Para imprimir a atividade, acesse aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Faça a síntese das ideias discutidas na atividade anterior. Para isso, guie os aluno com questionamentos:
  • Como podemos determinar o que é uma boa abertura de exposição oral? Espera-se que os alunos salientem que é necessário estabelecer contato visual com os interlocutores, apresentar o nome do experimento e, se possível, utilizar algum apoio como cartazes para chamar a atenção dos ouvintes. O que é necessário conter no desenvolvimento da exposição oral? Espera-se que os alunos apontem que os procedimentos e a apresentação do material são os principais conteúdos da exposição. A partir dessa questão desenvolva os seguintes tópicos:
  • É necessário usar cartazes e materiais visuais em todas as etapas? Projeções? Devem salientar que não há obrigatoriedade, mas são recursos que auxiliam no entendimento de quem aprecia a exposição.
  • Como e quando devemos concluir a exposição oral? Espera-se que apontem a necessidade de encerrar a exposição assim que o procedimento for finalizado e forem realizadas as devidas considerações sobre os resultados obtidos.
  • É correto ler durante a exposição oral? Ressalte que a leitura prejudica a compreensão do espectador/ouvinte, essa observação deve reforçar a necessidade de planejar a exposição oral, inclusive por meio da confecção de cartazes e outros materiais que auxiliem a exposição oral.
  • Como deve ser o tom de voz, a postura e o linguajar? Saliente que essas questão também estão muito atreladas a conquista da compreensão dos interlocutores e que a melhor forma de conquistá-las é por meio de um bom planejamento.
  • Como deve ser a postura do ouvinte? Respeitar e demonstrar interesse pela exposição.
  • Registre as conclusões no caderno para consultas posteriores.
  • Monte um cartaz com a síntese das discussões que explique como deve ser uma boa exposição oral.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 3º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP10 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP13 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano