Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Relato e protocolos de experimentos científicos
e no campo de atuação Estudo e pesquisa/ Vida pública. A aula faz parte do módulo de Oralidade
Materiais necessários: materiais necessários para o experimento, cópias do experimento, cartolinas, canetinhas e projetor.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade em observação, escuta e organização de ideias.
Referências sobre o assunto: CAVALCANTE, M. C. B. MELO,C.T.V. Gêneros orais na escola. In: Diversidade textual : os gêneros na sala de aula / organizado por Carmi Ferraz Santos, Márcia Mendonça, Marianne C.B. Cavalcanti — Belo Horizonte : Autêntica , 2007. p. 89 - 102. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/11.pdf. Acesso em 19 de dez. de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 min
Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Projete o texto do experimento que será discutido na aula. O link para o texto está no material complementar. Faça a leitura em voz alta do procedimento.
- Faça pausas durante o texto para desencadear as discussões. Pergunte: Ao ler o trecho de introdução do experimento, vocês conseguem pensar em como poderíamos fazer um relato oral dele? Teríamos que apresentar algum material visual para ajudar os ouvintes a entenderem melhor essa parte? Vá guiando as discussões em cada etapa da estrutura do relato científico. Essas discussões serão úteis para repertoriar os alunos para desenvolverem a próxima atividade.
- Peça para os alunos prestarem bastante atenção em todo o relato e principalmente na etapa do desenvolvimento do experimento, neste trecho os alunos precisarão, ao mesmo tempo, explicar e demonstrar o procedimento, o que pode causar alguma dificuldade no desempenho dos alunos.
- Reforce que a escuta é um dos procedimentos fundamentais de uma boa exposição oral.
- Peça para os alunos anotarem as informações que julgarem mais importantes durante a leitura. Essas anotações serão necessárias para a realização da próxima etapa da atividade.
- Questione: Vocês acham que devemos seguir uma ordem para a realização do experimento? Por quê? Qual é o início da experimento? A qual conclusão o cientista que realiza esse experimento quer chegar?
Materiais complementares:
http://chc.org.br/acervo/quantidade-de-oxigenio/ Acesso em 13/11/2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Organize os alunos em trios. Guie-os quando a organização interna dos grupos, ou seja, um aluno pode ficar encarregado de produzir os cartazes, o outro selecionará os materiais para a exposição e o terceiro organizará as falas por exemplo.
- Distribua o texto lido impresso para os alunos. Você imprimirá diretamente do site indicado nos materiais complementares.
- Informe aos alunos que iremos planejar uma exposição oral usando o experimento lido.
- Oriente os alunos a recorrerem às suas anotações para o planejamento. Para uma melhor organização usaremos uma tabela.
- Guie os alunos com questões : Como podemos determinar o que é uma boa abertura de exposição oral? Para que ela serve? O que é necessário conter no desenvolvimento da exposição oral? É necessário usar cartazes? Projeções? Descrever os materiais de usados e resultados esperados? Como e quando devemos concluir a exposição oral? E o fechamento é necessário? Por que? Como devo fazer? É correto ler durante a exposição oral? Como deve ser o tom de voz, a postura e o linguajar? Como deve ser a postura do ouvinte?
- Reforce a importância de detalhar bem como foi pensada,cada item da tabela.
- Pergunte: Quem será ou serão os protagonistas do experimento? Como o(a)protagonista fará a abertura do vídeo? Ele cumprimentará os espectadores? Vocês se apresentarão? Como? Como farão o desenvolvimento do experimento? Vocês explicarão os motivos para executar o experimento? Irão elencar os materiais utilizados? Será realizado o relato dos resultados esperados? Como farão as considerações finais e a despedida do público?
- Circule pela sala, fazendo as intervenções necessárias.
- Informe que depois da tabela pronta, os alunos deverão treinar a exposição oral criada para uma futura apresentação a ser agendada.
- Se houver interesse por parte da turma, filme a exposição oral dos alunos para possíveis análise e correções futuras.
Materiais complementares:
Para imprimir a atividade, acesse aqui
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Faça a síntese das ideias discutidas na atividade anterior. Para isso, guie os aluno com questionamentos:
- Como podemos determinar o que é uma boa abertura de exposição oral? Espera-se que os alunos salientem que é necessário estabelecer contato visual com os interlocutores, apresentar o nome do experimento e, se possível, utilizar algum apoio como cartazes para chamar a atenção dos ouvintes. O que é necessário conter no desenvolvimento da exposição oral? Espera-se que os alunos apontem que os procedimentos e a apresentação do material são os principais conteúdos da exposição. A partir dessa questão desenvolva os seguintes tópicos:
- É necessário usar cartazes e materiais visuais em todas as etapas? Projeções? Devem salientar que não há obrigatoriedade, mas são recursos que auxiliam no entendimento de quem aprecia a exposição.
- Como e quando devemos concluir a exposição oral? Espera-se que apontem a necessidade de encerrar a exposição assim que o procedimento for finalizado e forem realizadas as devidas considerações sobre os resultados obtidos.
- É correto ler durante a exposição oral? Ressalte que a leitura prejudica a compreensão do espectador/ouvinte, essa observação deve reforçar a necessidade de planejar a exposição oral, inclusive por meio da confecção de cartazes e outros materiais que auxiliem a exposição oral.
- Como deve ser o tom de voz, a postura e o linguajar? Saliente que essas questão também estão muito atreladas a conquista da compreensão dos interlocutores e que a melhor forma de conquistá-las é por meio de um bom planejamento.
- Como deve ser a postura do ouvinte? Respeitar e demonstrar interesse pela exposição.
- Registre as conclusões no caderno para consultas posteriores.
- Monte um cartaz com a síntese das discussões que explique como deve ser uma boa exposição oral.