Atividade para impressão - Texto sem polidez e sem recursos de coesão
Plano de Aula
Plano de aula: Modalizadores discursivos e elementos de coesão referencial em cartas de reclamação
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de reclamação
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 9ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Cartas de reclamação/apresentação de propostas orais e no campo de atuação da vida pública, podendo estender-se para o campo jornalístico-midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e semiótica.
Materiais necessários: Textos escritos, lápis, borracha, caneta.
Informações sobre o gênero: Texto de caráter epistolar, as cartas de reclamação expressam a necessidade de um sujeito, inserido em uma prática de linguagem social concreta e determinada, de se comunicar com o outro, para isto, ele lança mão da escrita. Os interlocutores não estão em presença, há portanto um distanciamento espaço-temporal e, por isto, a utilização de elementos típicos dos gêneros epistolares, tais como “remetente”, “local”, “data”, “assinatura”. Neste gênero, o remetente descreve um problema ocorrido ao seu destinatário a fim de que este consiga resolvê-lo. Uma das características mais específicas da cartas de reclamação é o seu caráter persuasivo, por utilizarem-se do discurso argumentativo para convencer o outro a solucionar determinado problema, este por sua vez, de ordem individual e/ ou coletiva. Já a apresentação de propostas orais concretiza-se no âmbito da oralidade, podendo os interlocutores estarem próximos ou não. Neste gênero, de matriz também expressiva, o sujeito, enquanto ser social, dotado da compreensão e uso da linguagem como fenômeno social, lança ao outro suas petições, utilizando-se da fala.
“A carta de reclamação é um gênero de texto usado em situações de comunicação, nas quais o cidadão deseja externar alguma injustiça, insatisfação, algo que julgue ser impróprio ou errado; e, ainda, solicitar uma resolução para seu problema. Enfim, a carta de reclamação é usada quando o cidadão se sente lesado ou desrespeitado em seus direitos, ou injustiçado ou discriminado socialmente. É um gênero que leva a uma forma de exercer a cidadania, e é por esse motivo que vamos chamá-la de gênero da cidadania” (Beato-Canato, Baumgärtner e Cecílio (2006, p. 32, apud, BARROS, 2012b, p. 23).
Dificuldades antecipadas: Consolidar a identificação dos elementos de coesão referencial (pronominal e sequencial) já que alguns textos podem conter traços constitutivos que orientam o leitor a conclusões acerca de sua organização e estes traços podem ser desconhecidos pelos alunos.
Referências sobre o assunto:
- CASTILHO, A. T.; CASTILHO, C. M. M de. Advérbios modalizadores. In: ILARI, Rodolfo (Org.). Gramática do português falado. 2. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1993. v. II
Neste artigo, é possível encontrar a classificação dos modalizadores discursivos elaborada por Ataliba Teixeira Castilho e Cecília Maria Moraes de Castilho em uma tabela. Segundo os autores, os modalizadores discursivos são classificados de acordo com sua intenção argumentativa e vários recursos linguísticos podem ser usados para promover a ação argumentativa. Os modalizadores podem ser de ordem da: Modalização Epistêmica, modalização deôntica e modalização afetiva.
- WILSON, Victoria. Cartas de reclamação de cliente: Polidez ou cordialidade? Forum linguistic., Florianópolis, v.14, n.3, p.2214 - 2232, jul./ set .2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/1984-8412.2017v14n3p2214
Esta pesquisa discute temas relacionados às interações cliente-empresa no contexto da cultura (relacional) brasileira, com o propósito de analisar cartas de reclamação à luz dos fenômenos da polidez e da cordialidade, refletindo sobre os rituais de interação que se estabelecem em circunstâncias nas quais as pessoas precisam solucionar problemas e reivindicar direitos na condição de consumidores (clientes e reclamantes)em suas negociações com a empresa.
“Como a reclamação é um ato de fala expressivo, porque só reclama quem está insatisfeito com alguma coisa, o contexto de reclamação, em geral, está propício a conflitos de interação.” (WILSON, p. 04, 2017).
- Maria Barros Lessa de Andrade, Renata. Revisão de cartas de reclamação: reflexões sobre as modificações realizadas por crianças. (Dissertação de mestrado). Recife: UFPE, 2010. Disponível em: <https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3754/1/arquivo139_1.pdf>. Acesso em: 6 out. 2018.
Esta pesquisa buscou conhecer o que os alunos do 1° ano do 2° ciclo do Ensino Fundamental são capazes de revisar quando estimuladas a refletir sobre o gênero discursivo carta de reclamação a partir de uma sequência didática, e assim, contribuir para reflexão sobre o que os estudantes consideram relevante e o que são capazes de fazer no momento de revisar seus textos, o que poderá ser muito importante para fornecer informações aos docentes, que precisam auxiliar os alunos a aprender a escrever textos. (ANDRADE, 2010, p. 09)
- CORBARI, Alcione Tereza. A modalização deôntica no artigo de opinião: força ilocutória regulada pelo contexto enunciativo. Cadernos de Letras da UFF. nº 46, p. 195-218. Disponível em: <http://www.cadernosdeletras.uff.br/joomla/images/stories/edicoes/46/artigo10.pdf>. Acesso em: 6 out. 2018.
A autora observa ainda que, por dizer respeito à conduta, a modalização deôntica é afeta a predicações abertas para a futuridade, uma vez que se projeta para um momento posterior à manifestação da necessidade deôntica. Para Ataliba Castilho e Célia Castilho (1992, p. 207)2 , os elementos linguísticos pertencentes a essa categoria indicam que o falante “considera o conteúdo de P3 como um estado de coisas que deve, precisa ocorrer obrigatoriamente”. (CORBARI, p. 196)
- RISSO, Mercedes; SILVA, Giselle Machline de Oliveira & URBANO, Hudinílson. Marcadores discursivos: traços definidores. Em: I.G.V. Koch (Org. 1996: 21-94).
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Organize a turma em duplas. A atividade em duplas proporcionará maior diálogo entre os alunos, tendo em vista as novas descobertas para esta aula. Em alguns momentos, será importante a troca de ideias e o diálogo, por isto a opção por atividades em duplas. Os alunos desta faixa etária tendem a aprender melhor trocando ideias e muitas vezes, socializando suas atividades, neste caso, a opção do atividades coletivas (em duplas) auxilia no desenvolvimento também afetivo dos alunos.
- Apresente o tema para a turma. Esta será uma aula de exercitação e consolidação do que os alunos compreendem por elementos responsáveis pela argumentação, bem como a modalização deôntica, pertencente ao eixo da conduta, que são modalizadores discursivos deste tipo textual, a polidez e a cordialidade, além dos aspectos de coesão referencial e lexical. Para isso, é preciso que os alunos já tenham desenvolvido habilidades relacionadas a estes conteúdos.
3. Levante os conhecimentos prévios dos alunos:
- Ao escrever uma carta de reclamação, a forma de dirigir-se ao destinatário é importante? Por quê? Sim. A forma de se dirigir ao destinatário é muito importante e revela muito da personalidade de quem escreve a carta, caso contrário, o destinatário pode não criar uma relação de confiança para com o remetente e dessa forma, comprometer a resolução do problema.
- Que aspectos são importantes para o texto nesta forma de dirigir-se ao destinatário? O texto precisa ser escrito de forma educada, utilizando-se de uma linguagem cordial, polida, além de obedecer às regras da Norma Padrão da língua.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Apresente o texto 1 para a turma.
- Proponha a leitura e análise da carta.
Materiais complementares:
Link para o texto 1 (sem polidez e sem recursos de coesão): acesse aqui
Introdução
Orientações:
- Apresente o texto 1 para a turma.
- Proponha a leitura e análise da carta.
Este texto apresenta desvios tanto no que se refere a organização no uso e adequação da linguagem, com relação aos elementos da argumentação, a polidez e a cordialidade, quanto a organização da estrutura do texto, a clareza e sobretudo, o uso dos recursos de coesão, tanto referencial quanto lexical.
Busque interação com os alunos, ativando sua percepção através da leitura do texto para os seguintes questionamentos:
- O que há de estranho neste texto?
- O que poderia ser mudado neste texto para que o interlocutor conseguisse a resolução do problema ou ganhasse credibilidade do destinatário?
Após o levantamento desses questionamentos, espera-se que os alunos cheguem às seguintes conclusões:
- Ele apresenta uma linguagem inadequada, apesar de manter a estrutura dos elementos composicionais do gênero carta.
- A forma como o remetente se utiliza da linguagem, o texto precisa ser mais polido e cordial, além da retirada e substituição de algumas palavras e expressões para dar maior clareza e objetividade ao texto.
Materiais complementares:
Link para o texto 1 (sem polidez e sem recursos de coesão): acesse aqui
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Após as reflexões, leitura e análise da carta de reclamação, proponha aos alunos (em duplas), transformarem a carta lida anteriormente em uma carta mais cordial, polida e utilizar-se de elementos de coesão tanto referencial quanto lexical, evitando repetições desnecessárias.
No caderno, solicite aos alunos (ainda em duplas), a reescrita da carta, fazendo as alterações necessárias.
- Circule pela sala, acompanhe a produção dos alunos.
Ative a percepção dos alunos para o uso adequado dos elementos coesivos, buscando também uma forma mais educada de dirigir-se ao interlocutor, respeitando a hierarquia social entre os interlocutores da carta de reclamação. O trato com a linguagem (modalização, cordialidade) neste gênero tem o objetivo de alcançar o que o remetente deseja, ou seja, conseguir que sua reclamação chegue ao responsável e o mobilize para uma solução.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Estimule os alunos (em duplas) a apresentarem suas respostas para a atividade 1. É natural que os alunos apresentem diversas formas de reescrita e adequação deste texto, tendo em vista o livre uso tanto dos recursos estilísticos e argumentativos propostos pelos modalizadores discursivos, bem como dos elementos de coesão. É necessário que estas variações de respostas sejam levadas em consideração no momento da socialização. O objetivo desta atividade não é a mera correção dos usos de modalizadores e elementos coesivos, mas a versatilidade expressiva em seus usos.
- Conclua a aula apresentando uma possível resolução para a atividade 1. Nesta etapa é necessário retomar os conceitos de polidez, cordialidade, coesão textual. Ao longo da resolução, os alunos puderam perceber o uso de elementos de coesão textual (referencial e lexical), além da adequação da linguagem, tornando mais adequada a funcionalidade das cartas de reclamação. Desperte a percepção dos alunos para a forma como eles conseguiram resolver a atividade, a título de sugestão é pedir a participação deles, oralmente, através do rápido relato de resolução da atividade, sempre intercalando com a retomada destes conceitos, a fim de garantir o fechamento da aula.
Materiais complementares:
Link para resolução da atividade 1: acesse aqui
Fechamento
Orientações:
- Estimule os alunos (em duplas) a apresentarem suas respostas para a atividade 1. É natural que os alunos apresentem diversas formas de reescrita e adequação deste texto, tendo em vista o livre uso tanto dos recursos estilísticos e argumentativos propostos pelos modalizadores discursivos, bem como dos elementos de coesão. É necessário que estas variações de respostas sejam levadas em consideração no momento da socialização. O objetivo desta atividade não é a mera correção dos usos de modalizadores e elementos coesivos, mas a versatilidade expressiva em seus usos.
- Conclua a aula apresentando uma possível resolução para a atividade 1. Nesta etapa é necessário retomar os conceitos de polidez, cordialidade, coesão textual. Ao longo da resolução, os alunos puderam perceber o uso de elementos de coesão textual (referencial e lexical), além da adequação da linguagem, tornando mais adequada a funcionalidade das cartas de reclamação. Desperte a percepção dos alunos para a forma como eles conseguiram resolver a atividade, a título de sugestão é pedir a participação deles, oralmente, através do rápido relato de resolução da atividade, sempre intercalando com a retomada destes conceitos, a fim de garantir o fechamento da aula.
Materiais complementares:
Link para resolução da atividade 1: acesse aqui
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Encaminhe aos alunos a Carta presente no Plano, disponível aqui. A seguir, envie um áudio no grupo de WhatsApp da turma pedindo que leiam a Carta enviada prestando nos recursos linguísticos que o remetente utilizou para fazer a reclamação. Pergunte, no mesmo áudio: vocês acham que a linguagem da carta está adequada? Por quê? Solicite alguns voluntários para que respondam (por áudio ou por escrito) ao seu questionamento. Responda (por áudio ou por escrito) que nesta aula deverão organizar-se em duplas para reescreverem essa carta, de forma que ela se torne adequada ao contexto de produção. Encerre o áudio colocando-se à disposição e estabelecendo o prazo de entrega (sugestão de meio de entrega: compartilhamento de Google Docs em pasta específica no Google Drive).
Desenvolvimento
Após o prazo ter se encerrado, confira as propostas de reescrita da carta postadas por seus alunos. Anote as observações que julgar pertinentes e peça que os alunos leiam as propostas de reescrita dos colegas para que aprendam com seus pares. Chame a atenção, por áudio ou por escrito, para o fato de que cada dupla lançou mão de recursos diferentes de coesão e de modalização, o que mostra a riqueza desses recursos em nossa língua. Peça, então, que cada dupla encontre um exemplo de uso de elemento coesivo ou de modalizador discursivo no trabalho de outra dupla, que seja diferente do que utilizaram, para destacar em um documento colaborativo da turma no Google Drive (se possível), onde deverão copiar o trecho em que os recursos aparecem. Estabeleça um prazo e contribua você também com esse documento, de forma que ele fique bem recheado de recursos possíveis de serem utilizados no mesmo texto.
Fechamento
Depois desse processo, faça um fechamento, por áudio ou por escrito, com os aspectos que você julgar importantes destacar. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e realize o passo a passo do slide de Fechamento para aproveitar esse momento de interação ao vivo.
Convite às famílias
As famílias podem auxiliar na reescrita da Carta, propondo formas de adequar a linguagem e de inserir recursos coesivos para que o texto cumpra sua função de Carta de Reclamação de uma forma mais produtiva.