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Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - As conjunções na Carta de solicitação

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Fundamental sobre conjunções

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Katia Nelsina Pereira Chiaradia

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades de produção textual. Escolha o modo que for mais acessível aos estudantes e às famílias;
Aplicativos indicados a seguir, que funcionam bem por dispositivos móveis como celulares e tablets:
- Padlet (tutorial disponível aqui);
- Loom (tutorial disponível aqui);
- Flippity.net (tutorial disponível aqui), para games e sorteios de grupos em roleta;
- Google Forms (tutorial disponível aqui) ou Microsoft Forms (tutorial disponível aqui), para criar formulários online.

Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).

Introdução: As conjunções na carta de solicitação
Importante: estes dois planos vão retomar o conceito de conjunção e mostrar sua importância para a produção de efeitos de sentido nas cartas de solicitação. Pensando no contexto do ER e no fato de os dois planos indicarem atividades semelhantes, mantivemos uma só adaptação. No entanto, observe no desenvolvimento desta adaptação como utilizar as duas propostas para as atividades e fazer a alteração na introdução e no fechamento.

Para enviar as orientações gerais desta aula, grave sua tela no Loom informando aos alunos que, no início desta aula, vocês vão usar o gênero charge para introduzir a discussão de um tema que será abordado numa carta de solicitação (veja no plano original). Nessa gravação, mostre a charge e o gráfico, e vá dando orientações por meio de perguntas, seguindo o slide 1 da introdução do plano original. Como os gêneros charge e gráfico estão nesta aula para introduzir o tema moradia, que será abordado na carta de solicitação, no desenvolvimento, é interessante abreviar essa introdução, dado o contexto do ER. 
Depois, envie um formulário pelo Google Forms, com poucas questões, para se certificar de que os estudantes compreenderam e assistiram a essa parte da aula. Aproveite para conhecer a opinião deles sobre o tema moradia (inclua uma pergunta aberta). Na gravação, informe ainda que na próxima parte da aula vocês vão trabalhar com um jogo a partir de uma carta de solicitação, em duplas ou trios. Se já estiver trabalhando nesta sequência de aulas, mantenha as duplas e trios, ou então monte novas parcerias. Para isso, sugerimos a roleta do Flippity.net.

Desenvolvimento: Jogo de Conjunções
Nesta etapa, utilize o Padlet para dar orientações e compartilhar com os alunos a carta de solicitação sobre o tema moradia. Informe a respeito do jogo que farão para completá-la. Elabore o jogo para completarem as lacunas pelo Flippity.net, e estabeleça um tempo para a resolução.
Se preferir, divida a turma em grupos; depois de apresentar a carta completa, envie parágrafos diferentes para resolução de cada dupla/trio. Isso pode agilizar a realização desta etapa, sempre pensando no contexto do ER.
Ou ainda, se preferir, utilize as duas cartas dos planos originais (LPO7_03SQA08; LPO7_03SQA09), dividindo a turma em dois grupos e fazendo duas orientações diferentes também na introdução. A carta do plano LPO7_03SQA09 trata do tema da saúde pública, o que pode ser interessante neste momento de pandemia.

Lembre-se de colocar no Padlet a tabela de opções e sentidos das conjunções para consulta (veja as orientações e a tabela no plano original, nesta etapa). Ao final, compartilhe o gabarito comentado. Informe que haverá uma nova atividade para poderem fazer o fechamento desta aula.

Fechamento: Como escolher conjunções adequadas para utilizar ao longo de uma carta de solicitação?
Nesta etapa, proponha o que está no plano original por plataformas que permitem interação síncrona (veja indicações em recursos opcionais). Se não for possível, proponha uma reflexão e recolha as opiniões dos alunos em um novo formulário no Google Foms, com questões fechadas e abertas, e comente as respostas pelo Loom, na mesma aula ou na abertura da próxima. (Se você fizer os jogos com as duas cartas, faça um paralelo entre elas, comentando as inadequações, as correções e os efeitos de sentido).
Lembre-se, nesse momento de fechamento, de destacar a conclusão desta aula, que está nas orientações do slide de fechamento do plano original (LPO7_03SQA08): “Finalize a discussão salientando o fato de que o uso adequado das conjunções está ligado ao efeito de sentido pretendido para a argumentação. Assim, é preciso saber qual efeito se quer e qual conjunção é capaz de produzir tal efeito.”

Convite às famílias
É importante que as famílias sejam informadas por mensagem que os estudantes continuam estudando cartas de solicitação e que esta aula vai demandar que, em alguns momentos, utilizem ferramentas/aplicativos por celular ou notebook, para receber orientações e materiais para o trabalho. Esclareça que você usará o que for acessível a todos da turma. Explique também que os estudantes vão realizar um jogo, colaborativamente, com os parceiros da dupla/trio. Procure dar uma ideia de tempo para essa atividade do jogo, para que um familiar, se possível, possa solicitar ao estudante que não se distraia com outras demandas. Solicite à família, ainda, que reservem o horário da aula para que os estudantes não se atrapalhem com a dinâmica da casa, possam fazer uso do celular e internet etc. Informe ainda se haverá sequência dessas atividades relativas à carta de solicitação. Nesse caso, adiante-se e faça um cronograma para que todos possam se organizar e auxiliar os estudantes.

Sugestão Enviada Por: Silvia Albert


Código: LPO7_03SQA08

(EF67LP17) Analisar, a partir do contexto de produção, a forma de organização das cartas de solicitação e de reclamação (datação, forma de início, apresentação contextualizada do pedido ou da reclamação, em geral, acompanhada de explicações, argumentos e/ou relatos do problema, fórmula de finalização mais ou menos cordata, dependendo do tipo de carta e subscrição) e algumas das marcas linguísticas relacionadas à argumentação, explicação ou relato de fatos, como forma de possibilitar a escrita fundamentada de cartas como essas ou de postagens em canais próprios de reclamações e solicitações em situações que envolvam questões relativas à escola, à comunidade ou a algum dos seus membros.


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