Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Leonel Santos
Mentor: Mara Emília Gonçalves
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Uma introdução à referenciação e progressão referencial no gênero documentário
Finalidade da aula: Empregar estratégias de construção e reconstrução de objetos de discurso por meio do uso de introdução e de retomada no gênero documentário
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Documentário
Objeto(s) do conhecimento: Variação linguística
Prática de linguagem: Análise Linguística e Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP56
Sobre esta aula: Esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero documentário e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Projetor multimídia, computador, smartphone.
Obs.: Para a realização do trabalho, faça um levantamento entre os alunos sobre quem tem telefones celulares com a opção de filmagem e com cabo USB para que levem para a aula. É importante que isso seja avisado com antecedência tanto para os alunos como para a coordenação pedagógica, pois o aparelho será utilizado para fins educativos.
Dificuldades antecipadas: Textualizar os tipos de estratégias de referenciação e de progressão referencial na produção de textos orais.
Referências sobre o assunto:
ELIAS, Vanda Maria; KOCH, Ingedore Villaça. 3ª ed. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Editora Contexto, 2015.
Código: LPO8_09SQA09
(EF69LP56) Fazer uso consciente e reflexivo de regras e normas da norma-padrão em situações de fala e escrita nas quais ela deve ser usada.
AULA 01
AULA 11
AULA 14
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes