14575
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A importância da coesão em biografias romanceadas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre A importância da coesão em biografias romanceadas

Plano 09 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Costa Baccaro Fonseca

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero biografia romanceada/entrevista oral e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica. O gênero entrevista oral será trabalhado em aulas posteriores, mantendo o foco na produção de um texto de biografia romanceada.

Informações sobre o gênero: Biografia romanceada se propõe a narrar a vida (ou um período de vida) de uma celebridade, personalidade, ou alguém que tenha tido destaque em seu campo de atuação de uma forma romanceada, com interferências causadas pelo filtro subjetivo de seu autor.

Materiais necessários: Coletânea de textos e série de exercícios.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não reconhecer as conjunções e suas relações de sentido; para isso sugerimos que o conceito seja retomado na introdução da aula.

Referências sobre o assunto:

ANTUNES, Irandé. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

KOCH, Ingedore. A coesão textual. 22 ed. São Paulo: Contexto, 2018.

__________. O texto e a construção de sentidos. 10 ed. São Paulo: Contexto, 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia o título da aula para os alunos e apresente, brevemente, o assunto a ser tratado.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Leia os períodos para os alunos e proponha as seguintes questões:
  • No primeiro período, o termo “e” associa duas ideias ou expõe um contraste? Resposta esperada: associa ideias.
  • E no segundo período, o que ocorre? Resposta esperada: expõe um contraste.
  • No terceiro período, que palavra revela um sentido de finalidade? Resposta esperada: ”para”.
  • Vocês sabem a que classe morfológica esses termos pertencem? Resposta esperada: são conjunções.
  • Caso os alunos não consigam classificar os termos como conjunções, forneça-lhes o nome dessa classe morfológica e peça a eles que reflitam:
  • Para que servem as conjunções? Abra uma discussão com os alunos para verificar o que eles sabem sobre o conteúdo; se necessário, retome os períodos apresentados e torne observável aos alunos que as conjunções são palavras responsáveis por relacionar partes de uma oração ou orações de um período, agregando determinado sentido.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Exiba o slide ou distribua cópias do texto acima para os alunos. O texto está disponível em materiais complementares.
  • Peça aos alunos que se reúnam em duplas e completem os espaços em branco com palavras que garantam o sentido expresso entre parênteses. Essa forma de agrupamento dos alunos será útil para o levantamento de hipóteses em questões que não apresentam uma resposta “fechada”, permitindo troca de ideias.
  • Indique alguns alunos para compartilharem suas respostas enquanto escreve no quadro as opções sugeridas por eles.
  • Descarte as que não estabelecem o sentido pretendido, pedindo auxílio dos alunos para verificar a adequação.
  • Torne observável à classe que, em alguns casos, pode haver mais de uma opção. Por exemplo, em I - toda vez que, no momento em que, quando; em II - a fim de que, para; em III - assim, portanto, no fim; em IV - ou - não há outra possibilidade, sem que se mexa na construção da frase (quer para mim, quer para…)
  • Forneça as palavras suprimidas do texto original: quando/para/portanto/ou
  • Peça a eles que nomeiem a classe a que pertencem as palavras sugeridas. (conjunções)

Materiais complementares:

Para cópias do trecho, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Exiba os dois períodos para os alunos e pergunte:
  • Quais as únicas palavras que não se repetem nos dois períodos? Resposta esperada: “Quando” e “se”.
  • O sentido das frases é o mesmo? Comente. Vide comentário abaixo
  • Conduza as discussões de forma a fazer com que os alunos percebam a diferença de sentido nos dois enunciados: enquanto no primeiro, a volta de Frida ao México é considerada uma questão de tempo (quando ela voltar); no segundo é apenas uma possibilidade, depende de uma condição (se ela voltar).
  • Por fim, pergunte à classe:
  • O que deve guiar nossa escolha quanto à conjunção a ser empregada em um enunciado? (Vide comentário abaixo)
  • Direcione os alunos de forma a perceberem que a escolha da conjunção deve ser pautada pelo sentido que se pretende dar a cada enunciado.
  • Reserve cerca de 5 minutos para essa etapa.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Exiba os slides 6 e 7 ou distribua cópias do texto que está disponível em materiais complementares.
  • Indique voluntários para fazer a leitura do texto.
  • Peça que os alunos que se reúnam novamente em duplas e determinem quais as relações de sentido que são propostas pelas conjunções em destaque. Fique atento para ver se eles percebem o valor adversativo da conjunção “e” na primeira incidência.
  • Explique aos alunos que pode ocorrer de uma mesma conjunção estabelecer relações de sentido diferentes, dependendo da construção em que foi empregada.
  • Reserve cerca de 15 minutos para essa atividade e proceda a correção.
  • Confira as respostas esperadas: porque (explicação) - quando (temporalidade) - e (adversidade, oposição) - pois (explicação) - e (adição).

Materiais complementares:

Para cópias do texto, clique aqui.

Para acessar o gabarito, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Exiba os slides 6 e 7 ou distribua cópias do texto (retirado da obra “JAMIS, Rauda - Frida Kahlo - 3a.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2015 - p. 230-232”) que está disponível em materiais complementares.
  • Indique voluntários para fazer a leitura do texto.
  • Peça que os alunos que se reúnam novamente em duplas e determinem quais as relações de sentido que são propostas pelas conjunções em destaque. Fique atento para conferir se eles se percebem o valor adversativo da conjunção “e” na primeira incidência.
  • Explique aos alunos que pode ocorrer de uma mesma conjunção estabelecer relações de sentido diferentes, dependendo da construção em que foi empregada.
  • Reserve cerca de 15 minutos para essa atividade e proceda a correção. O gabarito com a sugestão de respostas encontra-se disponível em materiais complementares.
  • Confira as respostas esperadas: como (conformidade) - tanto quanto (comparação) - desde (temporalidade) - Como (comparação).

Materiais complementares:

Para cópias do texto, clique aqui.

Para acessar o gabarito, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Reúna os alunos em quartetos e proponha a realização de um jogo.
  • Peça a eles completem cada espaço com dois exemplos de conjunções capazes de agregar a um texto, o sentido solicitado.
  • Estipule um prazo máximo para o preenchimento da tabela. No entanto, o prazo poderá se encerrar a qualquer momento, se uma equipe concluir a tarefa antes.
  • Combine com os alunos os critérios de pontuação: cada equipe garante 1 ponto por cada conjunção adequada; caso a conjunção seja inédita, ou seja, nenhum outro grupo a empregou, ela passa a valer dois pontos. A primeira equipe que conseguir concluir antes do prazo estipulado, ganha dois pontos também (como no jogo “Stop”).
  • Proceda à correção, ao mesmo tempo em que compila todas as respostas válidas no quadro, construindo uma tabela mais completa.
  • Encerre a aula, pedindo aos alunos que definam qual o papel das conjunções na construção de um texto.

Materiais complementares:

Para cópias da tabela, clique aqui.

Para sugestões de respostas, clique aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero biografia romanceada/entrevista oral e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica. O gênero entrevista oral será trabalhado em aulas posteriores, mantendo o foco na produção de um texto de biografia romanceada.

Informações sobre o gênero: Biografia romanceada se propõe a narrar a vida (ou um período de vida) de uma celebridade, personalidade, ou alguém que tenha tido destaque em seu campo de atuação de uma forma romanceada, com interferências causadas pelo filtro subjetivo de seu autor.

Materiais necessários: Coletânea de textos e série de exercícios.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não reconhecer as conjunções e suas relações de sentido; para isso sugerimos que o conceito seja retomado na introdução da aula.

Referências sobre o assunto:

ANTUNES, Irandé. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

KOCH, Ingedore. A coesão textual. 22 ed. São Paulo: Contexto, 2018.

__________. O texto e a construção de sentidos. 10 ed. São Paulo: Contexto, 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia o título da aula para os alunos e apresente, brevemente, o assunto a ser tratado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Leia os períodos para os alunos e proponha as seguintes questões:
  • No primeiro período, o termo “e” associa duas ideias ou expõe um contraste? Resposta esperada: associa ideias.
  • E no segundo período, o que ocorre? Resposta esperada: expõe um contraste.
  • No terceiro período, que palavra revela um sentido de finalidade? Resposta esperada: ”para”.
  • Vocês sabem a que classe morfológica esses termos pertencem? Resposta esperada: são conjunções.
  • Caso os alunos não consigam classificar os termos como conjunções, forneça-lhes o nome dessa classe morfológica e peça a eles que reflitam:
  • Para que servem as conjunções? Abra uma discussão com os alunos para verificar o que eles sabem sobre o conteúdo; se necessário, retome os períodos apresentados e torne observável aos alunos que as conjunções são palavras responsáveis por relacionar partes de uma oração ou orações de um período, agregando determinado sentido.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Exiba o slide ou distribua cópias do texto acima para os alunos. O texto está disponível em materiais complementares.
  • Peça aos alunos que se reúnam em duplas e completem os espaços em branco com palavras que garantam o sentido expresso entre parênteses. Essa forma de agrupamento dos alunos será útil para o levantamento de hipóteses em questões que não apresentam uma resposta “fechada”, permitindo troca de ideias.
  • Indique alguns alunos para compartilharem suas respostas enquanto escreve no quadro as opções sugeridas por eles.
  • Descarte as que não estabelecem o sentido pretendido, pedindo auxílio dos alunos para verificar a adequação.
  • Torne observável à classe que, em alguns casos, pode haver mais de uma opção. Por exemplo, em I - toda vez que, no momento em que, quando; em II - a fim de que, para; em III - assim, portanto, no fim; em IV - ou - não há outra possibilidade, sem que se mexa na construção da frase (quer para mim, quer para…)
  • Forneça as palavras suprimidas do texto original: quando/para/portanto/ou
  • Peça a eles que nomeiem a classe a que pertencem as palavras sugeridas. (conjunções)

Materiais complementares:

Para cópias do trecho, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Exiba os dois períodos para os alunos e pergunte:
  • Quais as únicas palavras que não se repetem nos dois períodos? Resposta esperada: “Quando” e “se”.
  • O sentido das frases é o mesmo? Comente. Vide comentário abaixo
  • Conduza as discussões de forma a fazer com que os alunos percebam a diferença de sentido nos dois enunciados: enquanto no primeiro, a volta de Frida ao México é considerada uma questão de tempo (quando ela voltar); no segundo é apenas uma possibilidade, depende de uma condição (se ela voltar).
  • Por fim, pergunte à classe:
  • O que deve guiar nossa escolha quanto à conjunção a ser empregada em um enunciado? (Vide comentário abaixo)
  • Direcione os alunos de forma a perceberem que a escolha da conjunção deve ser pautada pelo sentido que se pretende dar a cada enunciado.
  • Reserve cerca de 5 minutos para essa etapa.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Exiba os slides 6 e 7 ou distribua cópias do texto que está disponível em materiais complementares.
  • Indique voluntários para fazer a leitura do texto.
  • Peça que os alunos que se reúnam novamente em duplas e determinem quais as relações de sentido que são propostas pelas conjunções em destaque. Fique atento para ver se eles percebem o valor adversativo da conjunção “e” na primeira incidência.
  • Explique aos alunos que pode ocorrer de uma mesma conjunção estabelecer relações de sentido diferentes, dependendo da construção em que foi empregada.
  • Reserve cerca de 15 minutos para essa atividade e proceda a correção.
  • Confira as respostas esperadas: porque (explicação) - quando (temporalidade) - e (adversidade, oposição) - pois (explicação) - e (adição).

Materiais complementares:

Para cópias do texto, clique aqui.

Para acessar o gabarito, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Exiba os slides 6 e 7 ou distribua cópias do texto (retirado da obra “JAMIS, Rauda - Frida Kahlo - 3a.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2015 - p. 230-232”) que está disponível em materiais complementares.
  • Indique voluntários para fazer a leitura do texto.
  • Peça que os alunos que se reúnam novamente em duplas e determinem quais as relações de sentido que são propostas pelas conjunções em destaque. Fique atento para conferir se eles se percebem o valor adversativo da conjunção “e” na primeira incidência.
  • Explique aos alunos que pode ocorrer de uma mesma conjunção estabelecer relações de sentido diferentes, dependendo da construção em que foi empregada.
  • Reserve cerca de 15 minutos para essa atividade e proceda a correção. O gabarito com a sugestão de respostas encontra-se disponível em materiais complementares.
  • Confira as respostas esperadas: como (conformidade) - tanto quanto (comparação) - desde (temporalidade) - Como (comparação).

Materiais complementares:

Para cópias do texto, clique aqui.

Para acessar o gabarito, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Reúna os alunos em quartetos e proponha a realização de um jogo.
  • Peça a eles completem cada espaço com dois exemplos de conjunções capazes de agregar a um texto, o sentido solicitado.
  • Estipule um prazo máximo para o preenchimento da tabela. No entanto, o prazo poderá se encerrar a qualquer momento, se uma equipe concluir a tarefa antes.
  • Combine com os alunos os critérios de pontuação: cada equipe garante 1 ponto por cada conjunção adequada; caso a conjunção seja inédita, ou seja, nenhum outro grupo a empregou, ela passa a valer dois pontos. A primeira equipe que conseguir concluir antes do prazo estipulado, ganha dois pontos também (como no jogo “Stop”).
  • Proceda à correção, ao mesmo tempo em que compila todas as respostas válidas no quadro, construindo uma tabela mais completa.
  • Encerre a aula, pedindo aos alunos que definam qual o papel das conjunções na construção de um texto.

Materiais complementares:

Para cópias da tabela, clique aqui.

Para sugestões de respostas, clique aqui.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LP11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano