9474
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Na fazenda do João

POR: Juliana Portella de Freitas 16/07/2018
Código: MAT1_08GEO04

1º ano / Matemática / Geometria

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA11) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Posicionar objetos em cima e embaixo a partir de uma referência.

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projetar ou ler o objetivo para os alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana Portella de Freitas

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA11) - Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.

(EF01MA12) -  Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço segundo um dado ponto de referência, compreendendo que, para a utilização de termos que se referem à posição, como direita, esquerda, em cima, em baixo, é necessário explicitar-se o referencial.

Objetivos específicos:

Posicionar objetos em cima e embaixo a partir de uma referência.

Conceito-chave:

Em cima e embaixo

Materiais Necessários:

- Folha com a impressão da atividade

- Folha com a impressão de folha de pistas

- Folha com a impressão do quadro de apoio

- Folha de sulfite

- Objetos diversos, se necessário

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: O professor deve retomar que ter um ponto de referência é fundamental para determinar a posição de alguém ou de algo. O professor deve ler o slide (se possível projetar) e fazer a pergunta contida nele.

Se não houver a possibilidade de projetar o slide, o professor pode simular a mesma situação com outros objetos e utilizar a mesma problemática.

Solução: Em cima da mesa está o dado e o dominó e embaixo está a bola. Em cima da bola está a mesa e os alunos podem falar também o dado e o dominó, embaixo da bola as crianças podem falar que tem o chão ou nada.

Propósito: Retomar que é importante ter um ponto de referência para determinar a localização.

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: O professor deve projetar o slide (se não for possível, imprimir a atividade da fazenda e fixar em algum lugar visível para toda turma) e ler o contexto.

Conversar com o grupo que a atividade de hoje será diferente, cada grupo irá elaborar um desafio para o outro descobrir a resposta e para isso será necessário que eles fiquem atentos à localização e à posição dos animais que irão ao veterinário.

O professor deve conversar que para resolver esse desafio utilizaremos a linguagem posicional em cima e embaixo e outras posições que eles conhecerem.

Explicar que cada grupo irá registrar as instruções para o outro grupo desvendar o desafio, por isso, devem prestar atenção aos detalhes.

Retomar a cena da fazenda (se possível projetar o slide) e perguntar para a turma:

  • Quais informações são necessárias para que o outro grupo consiga localizar os animais?

Anotar as respostas no quadro para que os alunos possam retomar o que não pode faltar na hora de fazer a descrição.

Não pode faltar: Um ponto de referência e a localização do animal.

Separar os grupos (o professor deve tentar garantir pelo menos um aluno alfabético em cada grupo, se não for possível o professor deve ajudar os alunos na escrita e na leitura) projetar o slide com o quadro de apoio (próximo slide) para a realização da atividade, se não for possível poderá imprimir o quadro de apoio e entregar um para cada grupo.

Distribuir a folha com a cena dos animais da fazenda e a folha de pistas.

Orientar os grupos que agora é hora de decidir quais animais estão doentes e descrever sua localização.

Atenção: Lembrar os alunos que na folha de pistas não pode ter a resposta do desafio.

O professor deve circular entre os grupos e ajudar os alunos nas possíveis dificuldades.

Discuta com a turma:

  • Vocês já determinaram quais animais estão doentes? Como vocês farão para que outro grupo descubra esses animais?

Propósito: Descrever a referência e a localização de um animal.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: O professor deve projetar o slide (se não for possível, imprimir a atividade da fazenda e fixar em algum lugar visível para toda turma) e ler o contexto.

Conversar com o grupo que a atividade de hoje será diferente, cada grupo irá elaborar um desafio para o outro descobrir a resposta e para isso será necessário que eles fiquem atentos à localização e à posição dos animais que irão ao veterinário.

O professor deve conversar que para resolver esse desafio utilizaremos a linguagem posicional em cima e embaixo e outras posições que eles conhecerem.

Explicar que cada grupo irá registrar as instruções para o outro grupo desvendar o desafio, por isso, devem prestar atenção aos detalhes.

Retomar a cena da fazenda (se possível projetar o slide) e perguntar para a turma:

  • Quais informações são necessárias para que o outro grupo consiga localizar os animais?

Anotar as respostas no quadro para que os alunos possam retomar o que não pode faltar na hora de fazer a descrição.

Não pode faltar: Um ponto de referência e a localização do animal.

Separar os grupos (o professor deve tentar garantir pelo menos um aluno alfabético em cada grupo, se não for possível o professor deve ajudar os alunos na escrita e na leitura) projetar o slide com o quadro de apoio (próximo slide) para a realização da atividade, se não for possível poderá imprimir o quadro de apoio e entregar um para cada grupo.

Distribuir a folha com a cena dos animais da fazenda e a folha de pistas.

Orientar os grupos que agora é hora de decidir quais animais estão doentes e descrever sua localização.

Atenção: Lembrar os alunos que na folha de pistas não pode ter a resposta do desafio.

O professor deve circular entre os grupos e ajudar os alunos nas possíveis dificuldades.

Discuta com a turma:

  • Vocês já determinaram quais animais estão doentes? Como vocês farão para que outro grupo descubra esses animais?

Propósito: Descrever a referência e a localização de um animal.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: O professor deve recolher as folhas das pistas e distribuir de forma aleatória para os grupos.

Orientar os grupos que a partir das instruções que receberam devem localizar os animais doentes na folha do cenário da fazenda.

Propósito: A partir de informações localizar um animal.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: O professor deve iniciar perguntando: Todo mundo conseguiu localizar os animais? Esperar que os grupos se manifestem para que as dúvidas comecem a aparecer.

Em seguida, o professor deve pedir para cada grupo apresentar suas respostas. Antes do grupo falar a sua resposta, o professor deve perguntar: As informações contidas na folha de pistas foram suficientes para vocês localizarem os animais? Se achar necessário o professor pode anotar no quadro as diferentes respostas.

A cada grupo apresentado, o professor deve fixar o trabalho e a folha de pistas em um local visível.

Ao término das apresentações o professor deve comparar as diferentes formas de descrever a localização e posição dos animais.

Propósito: Comparar e problematizar as diferentes soluções.

Discuta com a turma:

  • O que faltou nessa orientação para que pudéssemos encontrar o animal doente?
  • Como poderíamos reescrever para que se consiga localizar o animal doente?

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: O professor deve retomar que é fundamental ter um ponto de referência para localizar a posição.

Projetar o slide se possível, se não o professor pode utilizar objetos a sua disposição.

O professor determina uma referência e pede para a turma descrever a posição.

Propósito: Relembrar o que foi aprendido nesta aula.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Essa atividade será individual, cada aluno receberá uma folha para registrar suas observações.

O professor deverá pedir que as crianças observem o que tem a sua volta e pensem nas suas posições, reserve 1 minuto para que os alunos façam as suas observações.

Em seguida, distribua uma folha em branco para cada criança e peça para que a dobrem ao meio.

Explique para os alunos que metade de cima da folha representa em cima da mesa e a parte debaixo representa embaixo da mesa.

Se houver necessidade, o professor pode pedir para que as crianças tracem uma linha na dobra da folha.

Peça que eles observem o que tem em cima de sua mesa e registrem o que foi observado.

Chamem a atenção para observarem se há algo embaixo de sua mesa, se houver peça que desenhem também.

Propósito: Observar se os alunos conseguem identificar e registrar a posição dos objetos a partir de uma referência.

  • O Raio X é um momento para você avaliar se todos os alunos conseguiram atingir o conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um, bem como, as suas observações para futuras ações.

Materiais Complementares:

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana Portella de Freitas

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA11) - Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.

(EF01MA12) -  Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço segundo um dado ponto de referência, compreendendo que, para a utilização de termos que se referem à posição, como direita, esquerda, em cima, em baixo, é necessário explicitar-se o referencial.

Objetivos específicos:

Posicionar objetos em cima e embaixo a partir de uma referência.

Conceito-chave:

Em cima e embaixo

Materiais Necessários:

- Folha com a impressão da atividade

- Folha com a impressão de folha de pistas

- Folha com a impressão do quadro de apoio

- Folha de sulfite

- Objetos diversos, se necessário


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes