Guia de intervenção
Plano de Aula
Plano de aula: Na fazenda do João
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Noções e localizações espaciais
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Juliana Portella de Freitas
Mentor: Cibele Diogo Kimura
Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF01MA11) - Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.
(EF01MA12) - Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço segundo um dado ponto de referência, compreendendo que, para a utilização de termos que se referem à posição, como direita, esquerda, em cima, em baixo, é necessário explicitar-se o referencial.
Objetivos específicos:
Posicionar objetos em cima e embaixo a partir de uma referência.
Conceito-chave:
Em cima e embaixo
Materiais Necessários:
- Folha com a impressão da atividade
- Folha com a impressão de folha de pistas
- Folha com a impressão do quadro de apoio
- Folha de sulfite
- Objetos diversos, se necessário
Habilidades BNCC:
Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projetar ou ler o objetivo para os alunos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: O professor deve retomar que ter um ponto de referência é fundamental para determinar a posição de alguém ou de algo. O professor deve ler o slide (se possível projetar) e fazer a pergunta contida nele.
Se não houver a possibilidade de projetar o slide, o professor pode simular a mesma situação com outros objetos e utilizar a mesma problemática.
Solução: Em cima da mesa está o dado e o dominó e embaixo está a bola. Em cima da bola está a mesa e os alunos podem falar também o dado e o dominó, embaixo da bola as crianças podem falar que tem o chão ou nada.
Propósito: Retomar que é importante ter um ponto de referência para determinar a localização.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: O professor deve projetar o slide (se não for possível, imprimir a atividade da fazenda e fixar em algum lugar visível para toda turma) e ler o contexto.
Conversar com o grupo que a atividade de hoje será diferente, cada grupo irá elaborar um desafio para o outro descobrir a resposta e para isso será necessário que eles fiquem atentos à localização e à posição dos animais que irão ao veterinário.
O professor deve conversar que para resolver esse desafio utilizaremos a linguagem posicional em cima e embaixo e outras posições que eles conhecerem.
Explicar que cada grupo irá registrar as instruções para o outro grupo desvendar o desafio, por isso, devem prestar atenção aos detalhes.
Retomar a cena da fazenda (se possível projetar o slide) e perguntar para a turma:
- Quais informações são necessárias para que o outro grupo consiga localizar os animais?
Anotar as respostas no quadro para que os alunos possam retomar o que não pode faltar na hora de fazer a descrição.
Não pode faltar: Um ponto de referência e a localização do animal.
Separar os grupos (o professor deve tentar garantir pelo menos um aluno alfabético em cada grupo, se não for possível o professor deve ajudar os alunos na escrita e na leitura) projetar o slide com o quadro de apoio (próximo slide) para a realização da atividade, se não for possível poderá imprimir o quadro de apoio e entregar um para cada grupo.
Distribuir a folha com a cena dos animais da fazenda e a folha de pistas.
Orientar os grupos que agora é hora de decidir quais animais estão doentes e descrever sua localização.
Atenção: Lembrar os alunos que na folha de pistas não pode ter a resposta do desafio.
O professor deve circular entre os grupos e ajudar os alunos nas possíveis dificuldades.
Discuta com a turma:
- Vocês já determinaram quais animais estão doentes? Como vocês farão para que outro grupo descubra esses animais?
Propósito: Descrever a referência e a localização de um animal.
Materiais Complementares:
Resolução da Atividade Principal
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: O professor deve projetar o slide (se não for possível, imprimir a atividade da fazenda e fixar em algum lugar visível para toda turma) e ler o contexto.
Conversar com o grupo que a atividade de hoje será diferente, cada grupo irá elaborar um desafio para o outro descobrir a resposta e para isso será necessário que eles fiquem atentos à localização e à posição dos animais que irão ao veterinário.
O professor deve conversar que para resolver esse desafio utilizaremos a linguagem posicional em cima e embaixo e outras posições que eles conhecerem.
Explicar que cada grupo irá registrar as instruções para o outro grupo desvendar o desafio, por isso, devem prestar atenção aos detalhes.
Retomar a cena da fazenda (se possível projetar o slide) e perguntar para a turma:
- Quais informações são necessárias para que o outro grupo consiga localizar os animais?
Anotar as respostas no quadro para que os alunos possam retomar o que não pode faltar na hora de fazer a descrição.
Não pode faltar: Um ponto de referência e a localização do animal.
Separar os grupos (o professor deve tentar garantir pelo menos um aluno alfabético em cada grupo, se não for possível o professor deve ajudar os alunos na escrita e na leitura) projetar o slide com o quadro de apoio (próximo slide) para a realização da atividade, se não for possível poderá imprimir o quadro de apoio e entregar um para cada grupo.
Distribuir a folha com a cena dos animais da fazenda e a folha de pistas.
Orientar os grupos que agora é hora de decidir quais animais estão doentes e descrever sua localização.
Atenção: Lembrar os alunos que na folha de pistas não pode ter a resposta do desafio.
O professor deve circular entre os grupos e ajudar os alunos nas possíveis dificuldades.
Discuta com a turma:
- Vocês já determinaram quais animais estão doentes? Como vocês farão para que outro grupo descubra esses animais?
Propósito: Descrever a referência e a localização de um animal.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: O professor deve recolher as folhas das pistas e distribuir de forma aleatória para os grupos.
Orientar os grupos que a partir das instruções que receberam devem localizar os animais doentes na folha do cenário da fazenda.
Propósito: A partir de informações localizar um animal.
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: O professor deve iniciar perguntando: Todo mundo conseguiu localizar os animais? Esperar que os grupos se manifestem para que as dúvidas comecem a aparecer.
Em seguida, o professor deve pedir para cada grupo apresentar suas respostas. Antes do grupo falar a sua resposta, o professor deve perguntar: As informações contidas na folha de pistas foram suficientes para vocês localizarem os animais? Se achar necessário o professor pode anotar no quadro as diferentes respostas.
A cada grupo apresentado, o professor deve fixar o trabalho e a folha de pistas em um local visível.
Ao término das apresentações o professor deve comparar as diferentes formas de descrever a localização e posição dos animais.
Propósito: Comparar e problematizar as diferentes soluções.
Discuta com a turma:
- O que faltou nessa orientação para que pudéssemos encontrar o animal doente?
- Como poderíamos reescrever para que se consiga localizar o animal doente?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: O professor deve retomar que é fundamental ter um ponto de referência para localizar a posição.
Projetar o slide se possível, se não o professor pode utilizar objetos a sua disposição.
O professor determina uma referência e pede para a turma descrever a posição.
Propósito: Relembrar o que foi aprendido nesta aula.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Essa atividade será individual, cada aluno receberá uma folha para registrar suas observações.
O professor deverá pedir que as crianças observem o que tem a sua volta e pensem nas suas posições, reserve 1 minuto para que os alunos façam as suas observações.
Em seguida, distribua uma folha em branco para cada criança e peça para que a dobrem ao meio.
Explique para os alunos que metade de cima da folha representa em cima da mesa e a parte debaixo representa embaixo da mesa.
Se houver necessidade, o professor pode pedir para que as crianças tracem uma linha na dobra da folha.
Peça que eles observem o que tem em cima de sua mesa e registrem o que foi observado.
Chamem a atenção para observarem se há algo embaixo de sua mesa, se houver peça que desenhem também.
Propósito: Observar se os alunos conseguem identificar e registrar a posição dos objetos a partir de uma referência.
- O Raio X é um momento para você avaliar se todos os alunos conseguiram atingir o conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um, bem como, as suas observações para futuras ações.
Materiais Complementares:
Para o professor
Para o aluno
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_08GEO04
Recursos
- Necessários: Papel, lápis e as atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e, para tanto, pode por exemplo solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminharão à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.
No caso de uma aula simultânea, procure organizar dois encontros, assim poderá fazer no primeiro a retomada e a primeira parte da atividade principal, e enviar o desafio de um colega a outro para que façam antes do segundo encontro, quando realizarão a discussão das soluções e o encerramento.
Se sua aula for assíncrona, é importante ter a participação de um adulto da família para que possa colaborar na organização e na condução das propostas. Também serão necessários dois momentos.
Retomada
Aula assíncrona: A proposta é que conversem em casa sobre o que está em cima ou embaixo, dependendo de um ponto de referência. Envie a imagem (digital ou impressa) do slide, para que respondam e incentive que tragam, oralmente, outros exemplos.
Aula síncrona: Realize a proposta apresentada no plano de aula.
Atividade principal
Aula assíncrona: Para a atividade principal será necessário que escreva orientações às famílias. Envie a atividade e solicite que realizem diretamente na folha, se receberem impressas ou conseguirem imprimir; caso contrário, podem somente utilizar a imagem para referência e escrever, numa folha, somente as pistas. Um familiar pode auxiliar na leitura e na escrita, se necessário. Peça que te encaminhem a atividade realizada. Faça a troca de atividades, mandando as pistas de uns alunos para os outros, para que decifrem e te encaminhem de volta.
Aula síncrona: Envie com antecedência a imagem da atividade para que imprimam se for possível. Se não houver possibilidade de impressão, apresente a atividade na aula para que possam ter orientação e realizar a proposta individualmente. Vá fazendo questões e intervenções. Peça que te enviem suas propostas de pistas. As pistas enviadas devem ser encaminhadas para outros alunos para que solucionem, antes do próximo momento simultâneo.
Discussão das soluções
Aula assíncrona: Encaminhe a atividade aos alunos que escreveram as pistas, com a resolução do colega e com suas intervenções.
Aula síncrona: Realize a proposta apresentada no plano de aula, proporcionando a troca de ideias sobre as pistas.
Encerramento
Aula assíncrona: Faça um fechamento na devolutiva sintetizando as aprendizagens.
Aula síncrona: Realize a proposta apresentada no plano de aula.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
O convite às famílias, para esta atividade, deve justificar a importância da participação de um adulto para que a atividade se desenvolva. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Saliente que nesta fase eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente com relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Juliana Portella de Freitas
Mentor: Cibele Diogo Kimura
Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF01MA11) - Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.
(EF01MA12) - Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço segundo um dado ponto de referência, compreendendo que, para a utilização de termos que se referem à posição, como direita, esquerda, em cima, em baixo, é necessário explicitar-se o referencial.
Objetivos específicos:
Posicionar objetos em cima e embaixo a partir de uma referência.
Conceito-chave:
Em cima e embaixo
Materiais Necessários:
- Folha com a impressão da atividade
- Folha com a impressão de folha de pistas
- Folha com a impressão do quadro de apoio
- Folha de sulfite
- Objetos diversos, se necessário
Alfabetização
Confira mais de 700 planos de aula e atividades para 1º e 2º ano do Fundamental
ACESSAR AGORA