14452
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Sistematizando o conhecimento do gênero Crônica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre o gênero crônica

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Janira Alencar Vieira De Sousa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
LPO5_05SQA06

Recursos indicados
- Necessários: Canais de comunicação como whatsApp ou e-mail para enviar as propostas de atividades e orientações para os alunos ou esclarecer possíveis dúvidas em relação à atividade.
Atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pdCAwF5EZj3VvjwbzrpS9bSrmzJBZSxwwy7K6Vjrdx2c7xt6r5NAcAEpDQ2q/atividade-para-impressao-reescrita-do-texto-a-bola-lpo5-05sqa06.pdf

- Opcionais: Ferramentas de chamada de vídeo: whatsApp, google meet, zoom.

Introdução
Envie para os alunos um áudio, vídeo ou mensagem de texto com orientações sobre a atividade. Diga aos alunos que eles irão ler crônicas e aproveite para retomar as características do gênero. Fale para os alunos que há duas maneiras diferentes de narrar uma crônica: uma, quando o narrador conta a história de fora, apenas como observador e outra quando o narrador conta a história de dentro, sendo um personagem. Envie para os alunos dois trechos de crônicas e oriente-os a analisarem em qual trecho o narrador é personagem e conta a história em primeira pessoa e em qual o narrador é observador, contando a história em terceira pessoa. Ofereça pistas que ajudem o aluno a classificar cada trecho.


Aprenda a Chamar a Polícia (Luís Fernando Veríssimo)
Eu tenho o sono muito leve, e numa noite dessas notei que havia alguém andando sorrateiramente no quintal de casa.
Levantei em silêncio e fiquei acompanhando os leves ruídos que vinham lá de fora, até ver uma silhueta passando pela janela do banheiro.
A bola (Luís Fernando Veríssimo)

O garoto agradeceu, desembrulhou a bola e disse “Legal!”. Ou o que os garotos dizem hoje em dia quando gostam do presente ou não querem magoar o velho. Depois começou a girar a bola, à procura de alguma coisa.

Desenvolvimento
Solicite aos alunos que retomem o texto A bola, de Luís Fernando Veríssimo, trabalhado na aula anterior ou envie novamente o texto para a turma. Solicite que leiam o texto com atenção e respondam a atividade, transformando trechos da crônica de narrador observador para narrador personagem. Organize duplas e proponha que os alunos gravem um áudio ou vídeo lendo os trechos transformados e enviem para o colega da dupla. Outra opção é realizar uma chamada de vídeo utilizando ferramentas como whatsApp, google meet, hangout, zoom e possibilitar que os alunos compartilhem como ficaram os trechos transformados.

Fechamento
Oriente os alunos a ampliarem as descobertas sobre o gênero crônica, retomando as anotações feitas nas aulas anteriores e ampliando com o que aprenderam nesta atividade. Utilize a consigna do slide do fechamento da aula.

Convite às famílias
Proponha aos alunos que realizem mais uma leitura de crônica para os familiares, escolhendo uma crônica com narrador em primeira pessoa.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO5_05SQA06

(EF35LP29) Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas