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Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Carta de leitor: Adjetivos na composição

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Carta de leitor: Adjetivos na composição

Plano 07 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mirian Carla Neiva Borges da Silva

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta de leitor e no campo de atuação vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Equipamento necessário para projeção. Texto impresso.

Informações sobre o gênero: Carta do leitor é uma carta bastante parecida com a carta pessoal, porém a carta do leitor é uma carta aberta, pois é dirigida a destinatários desconhecidos, veiculada em revistas e jornais, podendo ser, ou não, publicada.

Dificuldades antecipadas: Atribuir sinônimos aos adjetivos, preenchidos nas cartas de leitor estudadas, encontrar palavras no dicionário, substituir adjetivos no texto, mas permitindo que o mesmo continue com o mesmo sentido.

Materiais de apoio:

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1156-4.pdf

http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/PRODUCAO_ESCRITA-prof.pdf

https://www.youtube.com/watch?v=OVpi0qCRXGU

MACIEL, Débora Amorim G. da Costa. A palavra é sua leitor! Carta do leitor. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008.p. 147 – 158. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete ou leia para os alunos o título da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Organize a turma em círculo ou meia lua, a fim de que os alunos possam estar frente a frente, para que tenham o contato visual com os colegas, bem como, desenvolver a atividade com mais concentração e interação. Se não for possível esse tipo de organização, divida-os em grupos.
  • Projete o slide ou leia a proposta da atividade para a turma.
  • Peça para que os alunos sorteiem um nome, não mostre ao colega e confira se não é seu próprio nome.
  • Explique à turma que cada um deverá dizer apenas características referentes ao colega, cujo nome sorteou. Pergunte à turma o que são características, peça a eles que deem exemplos, como, uma característica para o armário da sala, para a sala de aula, para a mesa de cada um.
  • Oriente a turma a ouvir todas as características, para só ao final, tentar adivinhar de qual colega são aquelas características.
  • Após a brincadeira pergunte à turma: foi difícil ou fácil encontrar características para o colega? Por quê? Na sua opinião, as características atribuídas a você, foram adequadas? Por quê?

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 29 minutos

Orientações:

  • Projete o slide ou leia o enunciado para a turma..
  • Leia para a turma a carta de leitor “Cerrado”, retirada do site <http://chc.org.br/artigo/fala-aqui-julho/>, a fim de que os alunos identifiquem que faltam palavras. Não diga a eles que o texto possui lacunas, deixe que eles percebam que isso está acontecendo.
  • O que vocês entenderam sobre o texto? Está faltando alguma coisa? (Espera-se que os alunos percebam que o entendimento do texto fica difícil à medida que faltam palavras).

Materiais complementares: Texto para leitura, disponível aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete o slide e distribua o texto impresso para a turma, a fim de que os alunos o tenham em mãos e consigam desenvolver a atividade, se não for possível a impressão, peça para que copiem no caderno.
  • Peça para que os alunos leiam o texto de forma silenciosa, depois peça para que cada um leia uma parte do texto.
  • Pergunte, se agora, conseguiram entender o texto. (Espera-se que os alunos digam que esse texto apresenta a opinião das leitoras, porém é difícil identificar exatamente qual é essa opinião, já que faltam “palavras”, ou seja, adjetivos, para que possa caracterizar os substantivos, não sendo possível compreender os detalhes. Se os alunos não chegarem a essa conclusão, peça aos alunos para que leiam mais uma vez o texto, depois questione-os: Ao lermos esse texto, mesmo faltando algumas palavras, conseguimos identificar o assunto principal do mesmo? Sabemos que o texto fala sobre o Cerrado, fala da vegetação e da natureza desse local, mas é possível compreender exatamente os detalhes dessa vegetação/natureza?)
  • Se os alunos não tiverem nenhum conhecimento prévio sobre o cerrado, apresente o vídeo “Belezas do Cerrado” do canal WWF-Brasil, para repertoriar a turma. Peça para que os alunos prestem atenção a tudo: vegetação, solo, céu, animais, clima, etc.
  • Pergunte aos alunos, o que devemos fazer para que esse texto ganhe sentido? (Espera-se que os alunos percebam que devemos inserir palavras nas lacunas).
  • Pergunte aos alunos que tipo de palavras poderíamos inserir nas lacunas. (Espera-se que eles percebam que faltam adjetivos. Considere a resposta, se os alunos disserem que faltam características.)
  • Peça para que cada aluno preencha as lacunas com adjetivos (características) adequados. (Se os alunos tiverem dificuldades para encontrar os adjetivos adequados, peça para que eles elaborem perguntas, de modo que a resposta seja o adjetivo apropriado. Dê exemplos: Vamos começar a ler o texto? Olá, tudo bem? Achamos ( ) o texto sobre o cerrado. O que será que as autoras acharam do texto? Que adjetivos poderíamos encaixar nessa lacuna?)
  • Depois, peça para que cada aluno ou alguns alunos que queiram ler suas respostas, leiam o texto com os adjetivos correspondentes. Os alunos poderão encontrar adjetivos variados. Observe se os adjetivos encontrados são coerentes com o texto, por exemplo, se o aluno escrever na primeira lacuna, o adjetivo ruim, oriente-o: Termine de ler seu texto, você acha que as autoras gostaram do texto? Se elas não tivessem gostado, será que sugeririam um novo tema? Será que dariam detalhes interessantes sobre o texto?

Materiais complementares:

Vídeo Belezas do cerrado, disponível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=q0_XODQ0GGg

Texto para impressão, disponível aqui

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete o slide ou preencha as lacunas, com o adjetivo, no texto escrito no quadro.
  • Peça para que alguns alunos leiam o texto com as lacunas preenchidas. Você poderá solicitar para que cada aluno leia uma parte do texto.
  • Após a leitura, pergunte aos alunos: Você conseguiu descobrir as palavras que estão faltando no texto? Os adjetivos que você inseriu no texto tem o mesmo sentido desses apresentados no texto original? Dependendo do adjetivo inserido num texto, poderá modificar o sentido do texto? Se em vez do autor ter colocado o adjetivo legal, tivesse inserido o adjetivo difícil, o texto ficaria com o mesmo sentido? Quais adjetivos o autor poderia ter colocado no lugar dos adjetivos legal, baixas, seco, forte, azul, para que o texto continuasse com o mesmo sentido? Vamos listar essas palavras, no caderno? (Disponibilize dicionários para ajudar os alunos, nessa tarefa. Cuide para que todos os alunos consigam procurar no dicionário, auxiliando os estudantes com mais dificuldades. Se for necessário, faça uma breve explicação de como encontrar uma palavra no dicionário):
  • Para legal, os alunos poderão sugerir: divertido, interessante, agradável…
  • Para baixas, os alunos poderão sugerir: pequenas, rasteiras…
  • Para seco, os alunos poderão sugerir: ressecado, árido, desidratado…
  • Para forte, os alunos poderão sugerir: quente, ardente, intenso...
  • Para azul, os alunos poderão sugerir: limpo, claro, aberto…

4. Essas palavras que faltaram, no texto, são importantes? Qual a importância dessas palavras? Vamos anotar no caderno? (Espera-se que os alunos concluam que os adjetivos são importantíssimos para o texto, pois são eles que caracterizam um substantivo, descrevendo-o e às vezes modificando o sentido do texto e/ou do substantivo.)

5. Sabemos que os adjetivos caracterizam um substantivo e por isso são muito importantes. Sem os adjetivos num determinado texto é possível compreender exatamente os detalhes do mesmo? Vamos anotar no caderno, nossas conclusões?

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta de leitor e no campo de atuação vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Equipamento necessário para projeção. Texto impresso.

Informações sobre o gênero: Carta do leitor é uma carta bastante parecida com a carta pessoal, porém a carta do leitor é uma carta aberta, pois é dirigida a destinatários desconhecidos, veiculada em revistas e jornais, podendo ser, ou não, publicada.

Dificuldades antecipadas: Atribuir sinônimos aos adjetivos, preenchidos nas cartas de leitor estudadas, encontrar palavras no dicionário, substituir adjetivos no texto, mas permitindo que o mesmo continue com o mesmo sentido.

Materiais de apoio:

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1156-4.pdf

http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/PRODUCAO_ESCRITA-prof.pdf

https://www.youtube.com/watch?v=OVpi0qCRXGU

MACIEL, Débora Amorim G. da Costa. A palavra é sua leitor! Carta do leitor. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008.p. 147 – 158. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf

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Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete ou leia para os alunos o título da aula.

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  • Organize a turma em círculo ou meia lua, a fim de que os alunos possam estar frente a frente, para que tenham o contato visual com os colegas, bem como, desenvolver a atividade com mais concentração e interação. Se não for possível esse tipo de organização, divida-os em grupos.
  • Projete o slide ou leia a proposta da atividade para a turma.
  • Peça para que os alunos sorteiem um nome, não mostre ao colega e confira se não é seu próprio nome.
  • Explique à turma que cada um deverá dizer apenas características referentes ao colega, cujo nome sorteou. Pergunte à turma o que são características, peça a eles que deem exemplos, como, uma característica para o armário da sala, para a sala de aula, para a mesa de cada um.
  • Oriente a turma a ouvir todas as características, para só ao final, tentar adivinhar de qual colega são aquelas características.
  • Após a brincadeira pergunte à turma: foi difícil ou fácil encontrar características para o colega? Por quê? Na sua opinião, as características atribuídas a você, foram adequadas? Por quê?

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Tempo sugerido: 29 minutos

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  • Projete o slide ou leia o enunciado para a turma..
  • Leia para a turma a carta de leitor “Cerrado”, retirada do site <http://chc.org.br/artigo/fala-aqui-julho/>, a fim de que os alunos identifiquem que faltam palavras. Não diga a eles que o texto possui lacunas, deixe que eles percebam que isso está acontecendo.
  • O que vocês entenderam sobre o texto? Está faltando alguma coisa? (Espera-se que os alunos percebam que o entendimento do texto fica difícil à medida que faltam palavras).

Materiais complementares: Texto para leitura, disponível aqui

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  • Projete o slide e distribua o texto impresso para a turma, a fim de que os alunos o tenham em mãos e consigam desenvolver a atividade, se não for possível a impressão, peça para que copiem no caderno.
  • Peça para que os alunos leiam o texto de forma silenciosa, depois peça para que cada um leia uma parte do texto.
  • Pergunte, se agora, conseguiram entender o texto. (Espera-se que os alunos digam que esse texto apresenta a opinião das leitoras, porém é difícil identificar exatamente qual é essa opinião, já que faltam “palavras”, ou seja, adjetivos, para que possa caracterizar os substantivos, não sendo possível compreender os detalhes. Se os alunos não chegarem a essa conclusão, peça aos alunos para que leiam mais uma vez o texto, depois questione-os: Ao lermos esse texto, mesmo faltando algumas palavras, conseguimos identificar o assunto principal do mesmo? Sabemos que o texto fala sobre o Cerrado, fala da vegetação e da natureza desse local, mas é possível compreender exatamente os detalhes dessa vegetação/natureza?)
  • Se os alunos não tiverem nenhum conhecimento prévio sobre o cerrado, apresente o vídeo “Belezas do Cerrado” do canal WWF-Brasil, para repertoriar a turma. Peça para que os alunos prestem atenção a tudo: vegetação, solo, céu, animais, clima, etc.
  • Pergunte aos alunos, o que devemos fazer para que esse texto ganhe sentido? (Espera-se que os alunos percebam que devemos inserir palavras nas lacunas).
  • Pergunte aos alunos que tipo de palavras poderíamos inserir nas lacunas. (Espera-se que eles percebam que faltam adjetivos. Considere a resposta, se os alunos disserem que faltam características.)
  • Peça para que cada aluno preencha as lacunas com adjetivos (características) adequados. (Se os alunos tiverem dificuldades para encontrar os adjetivos adequados, peça para que eles elaborem perguntas, de modo que a resposta seja o adjetivo apropriado. Dê exemplos: Vamos começar a ler o texto? Olá, tudo bem? Achamos ( ) o texto sobre o cerrado. O que será que as autoras acharam do texto? Que adjetivos poderíamos encaixar nessa lacuna?)
  • Depois, peça para que cada aluno ou alguns alunos que queiram ler suas respostas, leiam o texto com os adjetivos correspondentes. Os alunos poderão encontrar adjetivos variados. Observe se os adjetivos encontrados são coerentes com o texto, por exemplo, se o aluno escrever na primeira lacuna, o adjetivo ruim, oriente-o: Termine de ler seu texto, você acha que as autoras gostaram do texto? Se elas não tivessem gostado, será que sugeririam um novo tema? Será que dariam detalhes interessantes sobre o texto?

Materiais complementares:

Vídeo Belezas do cerrado, disponível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=q0_XODQ0GGg

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Orientações:

  • Projete o slide ou preencha as lacunas, com o adjetivo, no texto escrito no quadro.
  • Peça para que alguns alunos leiam o texto com as lacunas preenchidas. Você poderá solicitar para que cada aluno leia uma parte do texto.
  • Após a leitura, pergunte aos alunos: Você conseguiu descobrir as palavras que estão faltando no texto? Os adjetivos que você inseriu no texto tem o mesmo sentido desses apresentados no texto original? Dependendo do adjetivo inserido num texto, poderá modificar o sentido do texto? Se em vez do autor ter colocado o adjetivo legal, tivesse inserido o adjetivo difícil, o texto ficaria com o mesmo sentido? Quais adjetivos o autor poderia ter colocado no lugar dos adjetivos legal, baixas, seco, forte, azul, para que o texto continuasse com o mesmo sentido? Vamos listar essas palavras, no caderno? (Disponibilize dicionários para ajudar os alunos, nessa tarefa. Cuide para que todos os alunos consigam procurar no dicionário, auxiliando os estudantes com mais dificuldades. Se for necessário, faça uma breve explicação de como encontrar uma palavra no dicionário):
  • Para legal, os alunos poderão sugerir: divertido, interessante, agradável…
  • Para baixas, os alunos poderão sugerir: pequenas, rasteiras…
  • Para seco, os alunos poderão sugerir: ressecado, árido, desidratado…
  • Para forte, os alunos poderão sugerir: quente, ardente, intenso...
  • Para azul, os alunos poderão sugerir: limpo, claro, aberto…

4. Essas palavras que faltaram, no texto, são importantes? Qual a importância dessas palavras? Vamos anotar no caderno? (Espera-se que os alunos concluam que os adjetivos são importantíssimos para o texto, pois são eles que caracterizam um substantivo, descrevendo-o e às vezes modificando o sentido do texto e/ou do substantivo.)

5. Sabemos que os adjetivos caracterizam um substantivo e por isso são muito importantes. Sem os adjetivos num determinado texto é possível compreender exatamente os detalhes do mesmo? Vamos anotar no caderno, nossas conclusões?

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