Sobre este plano
Atenção!
Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.
Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.
Sobre este plano
Atenção!
Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.
Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.
Sobre este plano
Atenção!
Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.
Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.
Sobre este plano
Atenção!
Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.
Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.
Introdução ou preparação
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Converse com a turma sobre o objetivo desta aula: revisar em pares as autobiografias; reler criticamente o próprio texto, considerando as observações do colega baseadas nos parâmetros estabelecidos.
- Retome um velho jargão da escrita: “receita para escrever: use 1% de inspiração e 99% de transpiração”. E faça também um paralelo entre escrever e fazer a massa do pão: é preciso uma seleção atenta e minuciosa dos ingredientes, carinho e força na manipulação da massa e depois uma espera para que a massa cresça e por fim voltamos a ela, para manipulá-la mais uma vez e para moldar a forma do pão. Assim podemos pensar no processo da escrita também.
- Peça aos alunos que observem a imagem. Veja se os alunos observam as marcas de revisão. Reforce que o texto nunca está pronto em sua primeira versão e que sempre podemos aperfeiçoá-lo. Além disso, o olhar do outro, de um leitor externo sobre o seu texto, pode ajudar muito para esse aperfeiçoamento. Costumamos ser complacentes com a nossa produção escrita, ou seja, costumamos não ter muito juízo crítico sobre o que escrevemos. Daí a importância do olhar do outro.
- É fundamental que os critérios/parâmetros para a revisão tenham sido trabalhados e definidos, para viabilizar as leituras avaliativas.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 min
Orientações:
- Apresente aos alunos o processo e as etapas de revisão e de reescrita que estão previstas para esta aula: uso de uma tabela com parâmetros para revisão/ correção e avaliação da autobiografia, leitura e avaliação entre pares na classe e, posteriormente, revisão do texto por seu próprio autor. É importante frisar que o autor pode concordar ou não com as indicações do colega e o professor será o mediador dessas trocas entre os pares.
- Por fim, cada qual com seu texto, já corrigido e avaliado e com todos os apontamentos e indicações do colega para correção, elaborará a reescrita em casa para entrega e publicação no blog da turma.
Desenvolvimento (continuação)
Orientações:
- Professor, a tabela apresentada é uma das possibilidades de pauta de revisão. Discuta cada um dos critérios com a turma, para que os alunos relembrem o que foi estudado.
- É importante imprimir a tabela, para que os estudantes possam fazer as anotações.
- Divida a sala em duplas. Os alunos trocam os textos e, munidos da tabela com os critérios, fazem as marcações do que deve ser revisto pelo colega e depois (no fechamento da aula) uma apreciação sintética do texto lido.
- Importante que você circule entre as duplas e observe se estão com dúvidas em relação a algum critério proposto na tabela. Converse com a turma, para garantir uma atitude comprometida e respeitosa nessa atividade.
Fechamento
- Antes que os alunos iniciem a revisão do texto do colega, relembre algumas etapas desse processo, enfatizando o compromisso da atividade para o aperfeiçoamento dos textos e a atitude respeitosa frente ao texto do outro.
- Leia cada item em voz alta, comente e dê exemplos do que seria adequado e do que não seria adequado.
- Comente que há uma profissão de revisor de textos, profissionais que trabalham para auxiliar a todos os que escrevem, tendo em vista o aperfeiçoamento da escrita, sempre.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 min
Orientações:
- Você deve garantir alguns minutos finais da aula para que o aluno que está com o texto do colega escreva uma pequena apreciação (seguir a proposta que está no slide).
- A reescrita dos textos vai ser feita em outro momento. Se quiser garantir que seja feita em sala de aula, pode ser um momento de avaliação. Também a reescrita pode ser feita como lição de casa.
- Ressalte para os alunos que reescrever não é passar o texto a limpo, não é apenas cuidar da letra e/ou da organização do texto no papel, ou ainda, apenas da ortografia e pontuação. A reescrita demanda a disponibilidade de rever escolhas no texto, de escrever de novo com outras palavras, de acrescentar informações ao texto, isto é, de realmente colocar de novo a mão na massa de palavras, acrescentar fermento, para que elas cresçam, se entrelacem e façam surgir um texto que expresse bem aquilo que o autor-narrador-personagem planejou dizer.
- Antes da publicação das versões finais, é necessário ler as produções finais dos alunos.