14363
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Produção de textos

Plano de aula - Minha vida, nossas vidas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Minha vida, nossas vidas

Plano 15 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabel Fernandes, Silvia Albert

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Atenção!

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.

Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Atenção!

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.

Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Atenção!

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.

Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Atenção!

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.

Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.

Introdução ou preparação select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Converse com a turma sobre o objetivo desta aula: revisar em pares as autobiografias; reler criticamente o próprio texto, considerando as observações do colega baseadas nos parâmetros estabelecidos.
  • Retome um velho jargão da escrita: “receita para escrever: use 1% de inspiração e 99% de transpiração”. E faça também um paralelo entre escrever e fazer a massa do pão: é preciso uma seleção atenta e minuciosa dos ingredientes, carinho e força na manipulação da massa e depois uma espera para que a massa cresça e por fim voltamos a ela, para manipulá-la mais uma vez e para moldar a forma do pão. Assim podemos pensar no processo da escrita também.
  • Peça aos alunos que observem a imagem. Veja se os alunos observam as marcas de revisão. Reforce que o texto nunca está pronto em sua primeira versão e que sempre podemos aperfeiçoá-lo. Além disso, o olhar do outro, de um leitor externo sobre o seu texto, pode ajudar muito para esse aperfeiçoamento. Costumamos ser complacentes com a nossa produção escrita, ou seja, costumamos não ter muito juízo crítico sobre o que escrevemos. Daí a importância do olhar do outro.
  • É fundamental que os critérios/parâmetros para a revisão tenham sido trabalhados e definidos, para viabilizar as leituras avaliativas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 min

Orientações:

  • Apresente aos alunos o processo e as etapas de revisão e de reescrita que estão previstas para esta aula: uso de uma tabela com parâmetros para revisão/ correção e avaliação da autobiografia, leitura e avaliação entre pares na classe e, posteriormente, revisão do texto por seu próprio autor. É importante frisar que o autor pode concordar ou não com as indicações do colega e o professor será o mediador dessas trocas entre os pares.
  • Por fim, cada qual com seu texto, já corrigido e avaliado e com todos os apontamentos e indicações do colega para correção, elaborará a reescrita em casa para entrega e publicação no blog da turma.

Desenvolvimento (continuação) select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Professor, a tabela apresentada é uma das possibilidades de pauta de revisão. Discuta cada um dos critérios com a turma, para que os alunos relembrem o que foi estudado.
  • É importante imprimir a tabela, para que os estudantes possam fazer as anotações.
  • Divida a sala em duplas. Os alunos trocam os textos e, munidos da tabela com os critérios, fazem as marcações do que deve ser revisto pelo colega e depois (no fechamento da aula) uma apreciação sintética do texto lido.
  • Importante que você circule entre as duplas e observe se estão com dúvidas em relação a algum critério proposto na tabela. Converse com a turma, para garantir uma atitude comprometida e respeitosa nessa atividade.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula
  • Antes que os alunos iniciem a revisão do texto do colega, relembre algumas etapas desse processo, enfatizando o compromisso da atividade para o aperfeiçoamento dos textos e a atitude respeitosa frente ao texto do outro.
  • Leia cada item em voz alta, comente e dê exemplos do que seria adequado e do que não seria adequado.
  • Comente que há uma profissão de revisor de textos, profissionais que trabalham para auxiliar a todos os que escrevem, tendo em vista o aperfeiçoamento da escrita, sempre.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min

Orientações:

  • Você deve garantir alguns minutos finais da aula para que o aluno que está com o texto do colega escreva uma pequena apreciação (seguir a proposta que está no slide).
  • A reescrita dos textos vai ser feita em outro momento. Se quiser garantir que seja feita em sala de aula, pode ser um momento de avaliação. Também a reescrita pode ser feita como lição de casa.
  • Ressalte para os alunos que reescrever não é passar o texto a limpo, não é apenas cuidar da letra e/ou da organização do texto no papel, ou ainda, apenas da ortografia e pontuação. A reescrita demanda a disponibilidade de rever escolhas no texto, de escrever de novo com outras palavras, de acrescentar informações ao texto, isto é, de realmente colocar de novo a mão na massa de palavras, acrescentar fermento, para que elas cresçam, se entrelacem e façam surgir um texto que expresse bem aquilo que o autor-narrador-personagem planejou dizer.
  • Antes da publicação das versões finais, é necessário ler as produções finais dos alunos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Atenção!

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.

Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.

Slide Plano Aula

Atenção!

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.

Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.

Slide Plano Aula

Atenção!

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.

Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.

Slide Plano Aula

Atenção!

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.

Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Converse com a turma sobre o objetivo desta aula: revisar em pares as autobiografias; reler criticamente o próprio texto, considerando as observações do colega baseadas nos parâmetros estabelecidos.
  • Retome um velho jargão da escrita: “receita para escrever: use 1% de inspiração e 99% de transpiração”. E faça também um paralelo entre escrever e fazer a massa do pão: é preciso uma seleção atenta e minuciosa dos ingredientes, carinho e força na manipulação da massa e depois uma espera para que a massa cresça e por fim voltamos a ela, para manipulá-la mais uma vez e para moldar a forma do pão. Assim podemos pensar no processo da escrita também.
  • Peça aos alunos que observem a imagem. Veja se os alunos observam as marcas de revisão. Reforce que o texto nunca está pronto em sua primeira versão e que sempre podemos aperfeiçoá-lo. Além disso, o olhar do outro, de um leitor externo sobre o seu texto, pode ajudar muito para esse aperfeiçoamento. Costumamos ser complacentes com a nossa produção escrita, ou seja, costumamos não ter muito juízo crítico sobre o que escrevemos. Daí a importância do olhar do outro.
  • É fundamental que os critérios/parâmetros para a revisão tenham sido trabalhados e definidos, para viabilizar as leituras avaliativas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 min

Orientações:

  • Apresente aos alunos o processo e as etapas de revisão e de reescrita que estão previstas para esta aula: uso de uma tabela com parâmetros para revisão/ correção e avaliação da autobiografia, leitura e avaliação entre pares na classe e, posteriormente, revisão do texto por seu próprio autor. É importante frisar que o autor pode concordar ou não com as indicações do colega e o professor será o mediador dessas trocas entre os pares.
  • Por fim, cada qual com seu texto, já corrigido e avaliado e com todos os apontamentos e indicações do colega para correção, elaborará a reescrita em casa para entrega e publicação no blog da turma.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Professor, a tabela apresentada é uma das possibilidades de pauta de revisão. Discuta cada um dos critérios com a turma, para que os alunos relembrem o que foi estudado.
  • É importante imprimir a tabela, para que os estudantes possam fazer as anotações.
  • Divida a sala em duplas. Os alunos trocam os textos e, munidos da tabela com os critérios, fazem as marcações do que deve ser revisto pelo colega e depois (no fechamento da aula) uma apreciação sintética do texto lido.
  • Importante que você circule entre as duplas e observe se estão com dúvidas em relação a algum critério proposto na tabela. Converse com a turma, para garantir uma atitude comprometida e respeitosa nessa atividade.
Slide Plano Aula
  • Antes que os alunos iniciem a revisão do texto do colega, relembre algumas etapas desse processo, enfatizando o compromisso da atividade para o aperfeiçoamento dos textos e a atitude respeitosa frente ao texto do outro.
  • Leia cada item em voz alta, comente e dê exemplos do que seria adequado e do que não seria adequado.
  • Comente que há uma profissão de revisor de textos, profissionais que trabalham para auxiliar a todos os que escrevem, tendo em vista o aperfeiçoamento da escrita, sempre.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min

Orientações:

  • Você deve garantir alguns minutos finais da aula para que o aluno que está com o texto do colega escreva uma pequena apreciação (seguir a proposta que está no slide).
  • A reescrita dos textos vai ser feita em outro momento. Se quiser garantir que seja feita em sala de aula, pode ser um momento de avaliação. Também a reescrita pode ser feita como lição de casa.
  • Ressalte para os alunos que reescrever não é passar o texto a limpo, não é apenas cuidar da letra e/ou da organização do texto no papel, ou ainda, apenas da ortografia e pontuação. A reescrita demanda a disponibilidade de rever escolhas no texto, de escrever de novo com outras palavras, de acrescentar informações ao texto, isto é, de realmente colocar de novo a mão na massa de palavras, acrescentar fermento, para que elas cresçam, se entrelacem e façam surgir um texto que expresse bem aquilo que o autor-narrador-personagem planejou dizer.
  • Antes da publicação das versões finais, é necessário ler as produções finais dos alunos.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP51 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano