14321
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Políticas públicas na saúde brasileira

Plano de aula de Ciências com atividades para 7º ano do Fundamental sobre as ações de política pública com cada região brasileira para interpretar sua eficácia na promoção de saúde à população

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ayslan Carvalho de Melo

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esse plano de aula faz sequência com a aula CEI7_09VE08 e CEI7_09VE09, uma vez que lá podemos trabalhar as regiões segmentadas, e aqui há a união de todos os projetos de saúde do Brasil e desenvolvimento sobre o conceito do SUS.

Materiais necessários para a aula:

Material de apoio para impressão;

Ficha de ação dos Projetos (1 para cada grupo).

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o tema da aula e explore com os alunos e pergunte o que eles conseguem entender como política pública. Qual seria o papel do Estado (federação) na tomada de decisões e quais seriam essas decisões.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia com os alunos a matéria e colha deles o que entendem pela sigla SUS (indicando que representa o Sistema Único de Saúde, aparato do governo para tratar de todos os brasileiros sem nenhuma distinção no campo da saúde e deve acolher todos de forma integral, unindo a saúde física, psíquica e social).

Link da matéria completa: https://www1.folha.uol.com.br/seminariosfolha/2018/04/apesar-de-problemas-sus-e-referencia-em-saude-publica-dizem-especialistas.shtml

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora e anote as respostas desenvolvidas pelos alunos na lousa para melhor discussão à frente.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Os estudantes devem se dividir em 5 grupos, que irão receber textos referente às cinco regiões políticas do Brasil. Cada grupo irá conhecer um pouco de programas apoiados pelo governo para a assistência e promoção à saúde. Após a leitura, os grupos devem decidir qual tema presente em sua realidade que deve merecer atenção. Eles então deverão desenvolver um projeto social para sua comunidade, cidade, estado ou para todo o Brasil, completando dados apontados na Atividade de impressão 6: (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/T5SjPMGuxK4zHTBq8ghsn9RbU2xmxnexhTkEYJNDNqjKjZe79tyeuRUskapS/cie7-09ve10--mao-na-massa--atividade-para-impressao-6-ficha-de-apresentacao.pdf).

Grupos:

Região Norte 01 - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/A3ZTaCdSfJbTSPCCC5PMK23rSgXKrrwWdjEwH4VrAUeHNmyqX2kyxVSZcHpf/cie7-09ve10--mao-na-massa--atividade-para-impressao-1.pdf

Região Nordeste 02 - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/c7NT3XS2VhbzVFF5pGdR9e9HtHE2FFrzEfDZxZ8T9tpMbhmxPr5WMK6xJpMT/cie7-09ve10--mao-na-massa--atividade-para-impressao-2.pdf

Região Centro-oeste 03 - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9AhNfBqaSUZgdz2xSchEVGjvqbRntfA24VbP9byveyuJmSt4tXRQ6TWy8Wen/cie7-09ve10--mao-na-massa--atividade-para-impressao-3.pdf

Região Sudeste 04 - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/69krKZYHn4dRCJuhXRHjzBp4VqcgqZ46DK5bjaaFu2a8nW8E3z7ft3BhxhbR/cie7-09ve10--mao-na-massa--atividade-para-impressao-4.pdf

Região Sul 05 - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4YFRZxqpe2QJSsjrP73hfD6BNfp7cDAW4g22hkkxcsbvjXJDcz34wM2bUAXU/cie7-09ve10--mao-na-massa--atividade-para-impressao-5.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Retome o conceito do SUS, lembrando sua função quanto a promoção à saúde, trazendo os conceitos apresentados nas fichas que eles puderam entrar em contato durante o Mão na massa (Integralidade, Equidade e Universalidade, indicando que são a base do SUS e deveria funcionar muito bem, quando bem gerenciado). Retome a questão disparadora e integre a discussão à pergunta aos trabalhos desenvolvidos pelos alunos. Peça que eles apresentem os projetos desenvolvidos (em até 2 minutos por grupo) e como o SUS poderia influenciar no trabalho deles e em quais outras áreas o SUS trabalha. Encaixe nas falas deles que, “todos os serviços de saúde são de competência do SUS, havendo sempre suporte da parte do governo ao cuidado completo com o paciente, desde a solicitação do serviço pelo telefone, até a fisioterapia nos casos necessários de reabilitação física, além de acompanhamento psicológico especializado”.

Princípios do SUS para melhor entendimento - http://portalms.saude.gov.br/sistema-unico-de-saude/principios-do-sus

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esse plano de aula faz sequência com a aula CEI7_09VE08 e CEI7_09VE09, uma vez que lá podemos trabalhar as regiões segmentadas, e aqui há a união de todos os projetos de saúde do Brasil e desenvolvimento sobre o conceito do SUS.

Materiais necessários para a aula:

Material de apoio para impressão;

Ficha de ação dos Projetos (1 para cada grupo).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o tema da aula e explore com os alunos e pergunte o que eles conseguem entender como política pública. Qual seria o papel do Estado (federação) na tomada de decisões e quais seriam essas decisões.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia com os alunos a matéria e colha deles o que entendem pela sigla SUS (indicando que representa o Sistema Único de Saúde, aparato do governo para tratar de todos os brasileiros sem nenhuma distinção no campo da saúde e deve acolher todos de forma integral, unindo a saúde física, psíquica e social).

Link da matéria completa: https://www1.folha.uol.com.br/seminariosfolha/2018/04/apesar-de-problemas-sus-e-referencia-em-saude-publica-dizem-especialistas.shtml

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora e anote as respostas desenvolvidas pelos alunos na lousa para melhor discussão à frente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Os estudantes devem se dividir em 5 grupos, que irão receber textos referente às cinco regiões políticas do Brasil. Cada grupo irá conhecer um pouco de programas apoiados pelo governo para a assistência e promoção à saúde. Após a leitura, os grupos devem decidir qual tema presente em sua realidade que deve merecer atenção. Eles então deverão desenvolver um projeto social para sua comunidade, cidade, estado ou para todo o Brasil, completando dados apontados na Atividade de impressão 6: (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/T5SjPMGuxK4zHTBq8ghsn9RbU2xmxnexhTkEYJNDNqjKjZe79tyeuRUskapS/cie7-09ve10--mao-na-massa--atividade-para-impressao-6-ficha-de-apresentacao.pdf).

Grupos:

Região Norte 01 - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/A3ZTaCdSfJbTSPCCC5PMK23rSgXKrrwWdjEwH4VrAUeHNmyqX2kyxVSZcHpf/cie7-09ve10--mao-na-massa--atividade-para-impressao-1.pdf

Região Nordeste 02 - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/c7NT3XS2VhbzVFF5pGdR9e9HtHE2FFrzEfDZxZ8T9tpMbhmxPr5WMK6xJpMT/cie7-09ve10--mao-na-massa--atividade-para-impressao-2.pdf

Região Centro-oeste 03 - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9AhNfBqaSUZgdz2xSchEVGjvqbRntfA24VbP9byveyuJmSt4tXRQ6TWy8Wen/cie7-09ve10--mao-na-massa--atividade-para-impressao-3.pdf

Região Sudeste 04 - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/69krKZYHn4dRCJuhXRHjzBp4VqcgqZ46DK5bjaaFu2a8nW8E3z7ft3BhxhbR/cie7-09ve10--mao-na-massa--atividade-para-impressao-4.pdf

Região Sul 05 - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4YFRZxqpe2QJSsjrP73hfD6BNfp7cDAW4g22hkkxcsbvjXJDcz34wM2bUAXU/cie7-09ve10--mao-na-massa--atividade-para-impressao-5.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Retome o conceito do SUS, lembrando sua função quanto a promoção à saúde, trazendo os conceitos apresentados nas fichas que eles puderam entrar em contato durante o Mão na massa (Integralidade, Equidade e Universalidade, indicando que são a base do SUS e deveria funcionar muito bem, quando bem gerenciado). Retome a questão disparadora e integre a discussão à pergunta aos trabalhos desenvolvidos pelos alunos. Peça que eles apresentem os projetos desenvolvidos (em até 2 minutos por grupo) e como o SUS poderia influenciar no trabalho deles e em quais outras áreas o SUS trabalha. Encaixe nas falas deles que, “todos os serviços de saúde são de competência do SUS, havendo sempre suporte da parte do governo ao cuidado completo com o paciente, desde a solicitação do serviço pelo telefone, até a fisioterapia nos casos necessários de reabilitação física, além de acompanhamento psicológico especializado”.

Princípios do SUS para melhor entendimento - http://portalms.saude.gov.br/sistema-unico-de-saude/principios-do-sus

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 7º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07CI09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano