Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Mapa da comunidade escolar: Google maps.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma, apresente os slides “contexto” e motive uma breve discussão sobre a questão apresentada.
Apresente a questão disparadora aos estudantes:
- Como melhorar a qualidade de vida na comunidade escolar?
Peça a eles que reflitam sobre a pergunta.
Mão na massa
Organize a turma em grupos de 3 a 5 estudantes e proporcione um meio de comunicação entre eles. Você pode disponibilizar um link para videoconferência ou criar um grupo em aplicativo de mensagens.
Explique aos grupos que, nesta atividade, eles serão urbanistas e deverão criar um projeto da comunidade escolar.
Oriente-os conforme as etapas propostas do plano e compartilhe um documento editável para facilitar a construção de cada grupo.
Sistematização
Marque outra videochamada, reserve um tempo para que os grupos compartilhem os projetos e siga as orientações do plano para sistematização.
Convite às famílias
As famílias podem contribuir com uma reflexão sobre qualidade de vida e viabilidade das propostas dos estudantes para a comunidade escolar.