14281
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Som e imagem de pássaros com bebês

Nesta atividade, as crianças irão interagir com imagens de aves e tentarão imitar o som desses animais.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Nataly Gomes Ovando

Som e imagem de pássaros com bebês

Apresente a proposta
Envie por Whatsapp ou outra plataforma de comunicação com as famílias algumas fotos de pássaros da sua região, juntamente com o arquivo dos sons deles. Você pode pesquisar na internet qual é mais conhecido, o som ou a imagem, e com isso instigar a curiosidade deles para revelar depois a resposta, fazendo com que associem pássaro e canto de forma divertida nesse primeiro momento.

Faça o convite:
- Que tal brincarmos com a imagem e o som dos pássaros da nossa região?

Adaptações necessárias
Convide as famílias para fazerem uma brincadeira animada com os bebês a partir das imagens e sons que você enviar. Poderão imprimir o material (se tiverem disponível esse recurso) ou usar o dispositivo digital para reproduzir as mídias de imagem e som. Se tiverem passarinhos em casa, poderão interagir com o som deles ou observá-los pela janela, por exemplo. Oriente que acompanhem os bebês durante toda proposta para a segurança deles.

Sugira às famílias
Oriente as famílias a interagirem e conversarem com os bebês sobre os pássaros a partir das imagens e sons que você enviou, ampliando experiências na realidade em que estão. É bem provável que os bebês tentarão imitar o som e movimentos e assim uma brincadeira divertida surgirá.

Proponha a brincadeira de esconder/achar com as imagens pela casa, deixando uma pontinha visível para que os bebês possam localizar. Se dispuserem de um espaço externo, como quintal, varanda, corredor etc., pode ser que consigam avistar um passarinho voando. Nesses casos, é interessante proporem a observação do bicho na natureza da forma que for possível. Desta forma, eles poderão imitar o movimento do vôo, o que favorece a representação do pensamento.

Outras formas de interagir poderão surgir, incentive que as famílias chamem atenção dos bebês para o cantar dos pássaros pela manhã, quando acordam. Assim, os laços afetivos que unem a família podem se estreitar, aprofundando os vínculos.

Para compartilhar com o grupo
Convide as famílias para registrarem a atividade e enviarem para você. Socialize os registros com as demais, para incentivar que também façam a proposta. Reúna esse acervo digital via Apresentações Google (disponível aqui) e envie por Whatsapp ou pela plataforma que sua rede está usando para se comunicar. Quando retornar às aulas presenciais, selecione alguns registros para compor uma exposição da forma que sua escola costuma fazer. Desta forma, o fazer em casa fará conexão com o escolar, o que tende a apoiar a volta do convívio escolar.


 

Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca


Código: EDI1_26UND01

(EI01ET03) Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.

(EI01TS01) Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente.

(EI01EO01) Perceber que suas ações têm efeitos nas outras crianças e nos adultos.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês:

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas