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Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Sufixo OSO/ OSA

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Sufixo OSO/ OSA

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tezolini Sugahara

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é investigar palavras derivadas com o sufixo -OSO.

Materiais necessários:

Papel de cartaz, caderno, lápis e canetas coloridas.

Dificuldades antecipadas:

Podem responder a carta lacunada sem manter o radical (com muitas saudades - saudoso), mas com sentido no texto. Orientá-los quanto a isso. É importante que os alunos tenham alguma familiaridade com os adjetivos, para que teçam relações de regularidade da classe gramatical com a terminação.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf. Acesso em 25 de nov. de 2018.

MORAIS, A. G. A norma ortográfica do Português: o que é? Para que serve? Como está organizada? In: SILVA, A. MORAIS, A. G. MELO, K. L. R. Ortografia na sala de aula. 1. ed, 1. reimp. – Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 11-28. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora. Acesso em 25 de nov. de 2018.

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1. Acesso em 25 de nov. de 2018.

MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 1998.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

1. Divida a sala em duplas.

2. Esclareça que trabalharão com o som /Z/ nas palavras, no sufixo OSO/OZO, estabelecendo conexões entre a grafia de palavras com Z e S e a classe de palavras a que pertencem.

3. Explique que algumas dúvidas ortográficas podem ser esclarecidas com base sobre a classificação morfológica das palavras.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

1. Leia a carta em voz alta para os alunos, com as expressões escritas nos parênteses.

2. Discuta a primeira lacuna com eles, a fim de que percebam a lógica do pensamento: cheia de ansiedade = ansiosa.

3. Proponha que em duplas preencham as lacunas, lembrando de inserir apenas uma palavra em cada uma, mantendo a mesma ideia dos parênteses.

Materiais complementares:

Texto escrito no quadro, em cartaz ou em slide, lacunado, para que preencham. (Este texto foi escrito pela autora do plano, especialmente para esta aula)

Dicionário para consulta.

Caso queira imprimir a atividade, clique aqui.

A resolução da atividade encontra-se aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

1. Divida o quadro em três colunas:

- 1ª: carta

- 2ª: questionário de análise

- 3ª: cartaz

2. Corrija a carta.

3. Leia as perguntas do slide ou coloque-as no quadro, ao lado da “carta”, para iniciar a análise do sufixo:

  • Como elas terminam? (Todas em oso/osa)
  • Qual a classe gramatical dessas palavras? (são adjetivos)
  • Que significado essa terminação traz quando acrescentada a uma palavra que já existia? (traz a ideia de “com muito”, “cheio de”)
  • Será que existe, que conseguem encontrar alguma palavra dessa ou de outra classe gramatical terminada com ozo/oza? Qual(is)? (cozo, do verbo cozer - cozinhar; gozo - substantivo ou verbo e outras pouco usuais) - podem consultar o dicionário.

4. Registre as respostas no quadro, junto às perguntas, conforme forem respondendo.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

1. Monte um cartaz coletivo.

2. Peça que, em duplas, criem regras a partir do questionário.

3. Ouça as regras de cada dupla e juntos criem a da sala (sugestão no slide).

Materiais complementares:

Papel de cartaz, canetas coloridas, caderno e lápis.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é investigar palavras derivadas com o sufixo -OSO.

Materiais necessários:

Papel de cartaz, caderno, lápis e canetas coloridas.

Dificuldades antecipadas:

Podem responder a carta lacunada sem manter o radical (com muitas saudades - saudoso), mas com sentido no texto. Orientá-los quanto a isso. É importante que os alunos tenham alguma familiaridade com os adjetivos, para que teçam relações de regularidade da classe gramatical com a terminação.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf. Acesso em 25 de nov. de 2018.

MORAIS, A. G. A norma ortográfica do Português: o que é? Para que serve? Como está organizada? In: SILVA, A. MORAIS, A. G. MELO, K. L. R. Ortografia na sala de aula. 1. ed, 1. reimp. – Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 11-28. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora. Acesso em 25 de nov. de 2018.

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1. Acesso em 25 de nov. de 2018.

MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 1998.

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Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

1. Divida a sala em duplas.

2. Esclareça que trabalharão com o som /Z/ nas palavras, no sufixo OSO/OZO, estabelecendo conexões entre a grafia de palavras com Z e S e a classe de palavras a que pertencem.

3. Explique que algumas dúvidas ortográficas podem ser esclarecidas com base sobre a classificação morfológica das palavras.

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Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

1. Leia a carta em voz alta para os alunos, com as expressões escritas nos parênteses.

2. Discuta a primeira lacuna com eles, a fim de que percebam a lógica do pensamento: cheia de ansiedade = ansiosa.

3. Proponha que em duplas preencham as lacunas, lembrando de inserir apenas uma palavra em cada uma, mantendo a mesma ideia dos parênteses.

Materiais complementares:

Texto escrito no quadro, em cartaz ou em slide, lacunado, para que preencham. (Este texto foi escrito pela autora do plano, especialmente para esta aula)

Dicionário para consulta.

Caso queira imprimir a atividade, clique aqui.

A resolução da atividade encontra-se aqui

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Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

1. Divida o quadro em três colunas:

- 1ª: carta

- 2ª: questionário de análise

- 3ª: cartaz

2. Corrija a carta.

3. Leia as perguntas do slide ou coloque-as no quadro, ao lado da “carta”, para iniciar a análise do sufixo:

  • Como elas terminam? (Todas em oso/osa)
  • Qual a classe gramatical dessas palavras? (são adjetivos)
  • Que significado essa terminação traz quando acrescentada a uma palavra que já existia? (traz a ideia de “com muito”, “cheio de”)
  • Será que existe, que conseguem encontrar alguma palavra dessa ou de outra classe gramatical terminada com ozo/oza? Qual(is)? (cozo, do verbo cozer - cozinhar; gozo - substantivo ou verbo e outras pouco usuais) - podem consultar o dicionário.

4. Registre as respostas no quadro, junto às perguntas, conforme forem respondendo.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

1. Monte um cartaz coletivo.

2. Peça que, em duplas, criem regras a partir do questionário.

3. Ouça as regras de cada dupla e juntos criem a da sala (sugestão no slide).

Materiais complementares:

Papel de cartaz, canetas coloridas, caderno e lápis.

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