Plano de Aula

Plano de aula: Emprego dos sufixo - esa ou -eza

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Formação de palavras

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber a regularidade no uso do sufixo -eza em substantivos derivados de adjetivos e do sufixo -esa em títulos de nobreza e adjetivos pátrios femininos.

Materiais necessários: Folhas impressas; projetor ou quadro de giz; e dicionário (opcional).

Dificuldades antecipadas: Relacionar a regularidade do uso do sufixo -eza nos substantivos derivadas de adjetivos, percebendo a mudança na classificação da palavra.

Referências sobre o assunto:

AULETE, C. Minidicionário contemporâneo da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004.

MORAIS, A. G. A norma ortográfica do Português: o que é? Para que serve? Como está organizada? In: SILVA, A. MORAIS, A. G. MELO, K. L. R. Ortografia na sala de aula. 1. ed., 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. pp. 11-28.

SÃO PAULO (SP). Secretaria de Educação. Ler e escrever: RI- Recuperação Intensiva. Material do professor- 5º ano. 8. ed. rev. e atual. São Paulo: FDE, 2015. pp. 125-127.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 01 min

Orientações:

  • Projete ou escreva, no quadro, o tema da aula. Realize a leitura em voz alta para os alunos.
  • Diga aos alunos que as palavras que terminam com -esa ou -eza , muitas vezes, nos deixam em dúvida ao escrevê-las, mas que, na aula de hoje, vamos aprender um pouco mais sobre como grafar essas palavras.