Plano de Aula

Plano de aula: Emprego dos sufixo - esa ou -eza

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Formação de palavras

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber a regularidade no uso do sufixo -eza em substantivos derivados de adjetivos e do sufixo -esa em títulos de nobreza e adjetivos pátrios femininos.

Materiais necessários: Folhas impressas; projetor ou quadro de giz; e dicionário (opcional).

Dificuldades antecipadas: Relacionar a regularidade do uso do sufixo -eza nos substantivos derivadas de adjetivos, percebendo a mudança na classificação da palavra.

Referências sobre o assunto:

AULETE, C. Minidicionário contemporâneo da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004.

MORAIS, A. G. A norma ortográfica do Português: o que é? Para que serve? Como está organizada? In: SILVA, A. MORAIS, A. G. MELO, K. L. R. Ortografia na sala de aula. 1. ed., 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. pp. 11-28.

SÃO PAULO (SP). Secretaria de Educação. Ler e escrever: RI- Recuperação Intensiva. Material do professor- 5º ano. 8. ed. rev. e atual. São Paulo: FDE, 2015. pp. 125-127.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 01 min

Orientações:

  • Projete ou escreva, no quadro, o tema da aula. Realize a leitura em voz alta para os alunos.
  • Diga aos alunos que as palavras que terminam com -esa ou -eza , muitas vezes, nos deixam em dúvida ao escrevê-las, mas que, na aula de hoje, vamos aprender um pouco mais sobre como grafar essas palavras.