Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para o envio das propostas e orientações das atividades, e das devolutivas aos alunos.
- Opcional: Google Jamboard (tutorial disponível aqui).
Introdução
Grave em áudio ou vídeo orientações sobre a atividade, explicando as questões e oferecendo informações para que os alunos consigam realizar a tarefa com autonomia, e envie pelo WhatsApp. Comece dizendo aos alunos que eles irão aprender um pouco mais sobre o uso de ESA e EZA. Fale as palavras GRANDEZA e BARONESA, e faça questionamentos para que os alunos pensem sobre os seus significados. Solicite que escrevam as duas palavras no caderno. Envie pelo WhatsApp os verbetes das palavras, como proposto no slide da Introdução do plano de aula, e solicite que os alunos os observem, comparem as escritas e vejam os significados. Para esta atividade, utilize as orientações da Introdução do plano de aula para ajudar os alunos a explorarem os verbetes.
Desenvolvimento
Retome, nas orientações da atividade, as regularidades do uso de ESA e EZA. Explicite para os alunos essas regularidades e proponha que tenham em mãos as anotações das aulas anteriores. Envie pelo WhatsApp a atividade proposta no terceiro slide do Desenvolvimento do plano de aula: “Fábrica de palavras”. Solicite que os alunos copiem a atividade no caderno ou crie a atividade utilizando o Google Jamboard. Proponha aos alunos que leiam a frase e completem as lacunas utilizando palavras com ESA ou EZA, derivadas das palavras que estão entre parênteses. Ofereça um exemplo, de modo a dar autonomia para a realização da atividade. Disponibilize um tempo para a realização da tarefa e envie a lista das palavras para os alunos compararem com as suas atividades e fazerem as correções necessárias. Oriente-os a organizarem as palavras em dois grupos, utilizando o modelo da tabela abaixo:

Fechamento
Oriente os alunos a analisarem as palavras na tabela, observando cada grupo, e escreverem uma conclusão a partir das seguinte consigna:
Complete as frases sobre o uso de ESA e EZA:
“Usa-se ESA em palavra…”
“Usa-se EZA em palavras…”
Convite às famílias
Disponibilize o jogo do lince, proposto no último slide do desenvolvimento do plano de aula (caso seja possível, envie o tabuleiro impresso em material resistente e a tabela com as frases da atividade; se não, envie o modelo pelo WhatsApp, ensinando os alunos a confeccionarem). Explique as regras do jogo para os alunos e sugira que convidem os familiares para jogarem e se divertirem juntos.