9850
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Geometria

Plano de aula - Reconhecendo polígonos

Plano de aula de matemática com atividades para 4 do Fundamental sobre reconhecer polígonos.

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paula Burkardt Moreira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Paula Burkardt Moreira

Mentor: Paula Massi Reis Pires

Especialista de área: Priscilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF04MA18-Reconhecer ângulos retos e não retos em figuras poligonais com o uso de dobraduras, esquadros ou softwares de geometria.

EF04MA19-Reconhecer simetria de reflexão em figuras e em pares de figuras geométricas planas e utilizá-la na construção de figuras congruentes com o uso de malhas quadriculadas e softwares de geometria.

Objetivos específicos

Reconhecer polígonos.

Conceito-chave

Polígonos.

Recursos necessários

Lousa e papel A4.


Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: O professor apresentará o objetivo da aula.

Discuta com a turma: Pergunte se já ouviram falar do termo ¨polígono¨.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: O professor deve apresentar essas quatro figuras geométricas na lousa ou em projeção e propor aos alunos que as nomeiem e apresentem algumas de suas características. O professor pergunta aos alunos quais as figuras planas que eles conhecem e pede para que dêem exemplos de figuras planas.

Propósito: Promover a familiaridade com as figuras geométricas planas e suas características.

Discuta com a turma:

Questionar se as figuras apresentadas são formadas por linhas retas ou curvas.

Propor que os alunos verbalizem as diferenças entre o triângulo, o quadrado e o retângulo quanto ao número de lados.

Propor que os alunos verbalizem as diferenças entre o quadrado e o retângulo já que as duas figuras têm quatro lados.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Professor, distribua as imagens individualmente para que cada aluno possa fazer as suas próprias observações. Depois de um tempo, proponha que a turma divida-se em grupos de 2 ou 3 alunos. Entregue fichas das imagens impressas de figuras formadas por linhas curvas e retas, linhas poligonais simples e não simples, abertas e fechadas. Em seguida, deixe que discutam entre eles os critérios para fazer os agrupamentos.

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Propósito: Observar características próprias das figuras, como : linhas abertas ou fechadas, linhas curvas ou retas, linhas que se cruzam ou não se cruzam

Discuta com a turma:

Vocês identificam as figuras planas formadas por linhas curvas e or linhas retas?

Vocês identificam as figuras planas formadas por linhas abertas e linhas fechadas?

Vocês identificam as figuras formadas por linhas que se cruzam e linhas que não se cruzam?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Peça para que cada grupo apresente as suas soluções. Os outros grupos observarão as soluções apresentadas e irão verbalizar o critério de cada um. É esperado que apareçam critérios diferentes. É importante deixar claro que não existe a solução certa ou errada na realização da atividade, mas sim várias maneiras de pensar na organização dos agrupamentos. A partir da discussão das soluções encontradas, passaremos para o próximo slide, no qual poderemos observar alguns critérios possíveis de agrupamento.

Propósito: Fazer com que o aluno entenda que existem várias formas diferentes de classificar as figuras planas dependendo dos critérios utilizados.

Discuta com a turma:

  • As soluções encontradas pelos grupos foram sempre as mesmas?
  • Quais foram as soluções encontradas pelos grupos?
  • Podem existir outros critérios diferentes desses que foram apresentados?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Mostre os grupos de figuras e desafie os alunos a perceberem as semelhanças e diferenças entre os dois grupos. O grupo da esquerda é formado apenas por linhas curvas, sejam estas abertas ou fechadas. O grupo da direita é formado apenas por linhas retas, sejam estas abertas ou fechadas. A partir desse slide o professor inicia a conceituação de polígonos. Os próximos 2 slides também fazem parte desse processo de conceituação de polígonos.

Propósito: Estimular o senso de observação e atenção a fim de que os alunos percebam as diferenças e semelhanças entre os dois grupos.

Discuta com a turma:

  • O que tem em comum no grupo das figuras da direita?
  • O que tem em comum no grupo das figuras da direita?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Mostre esses grupos de figuras e desafia os alunos a perceberem as semelhanças e diferenças entre os dois grupos. O grupo da esquerda é formado apenas por figuras abertas, sejam estas formadas por linhas retas ou curvas. O grupo de direita é formado por figuras fechadas, sejam estas formadas por linhas retas ou curvas. No próximo slide poderemos observar um outro critério de agrupamento . Por meio desse processo o professor conceituará polígono.

Propósito: Estimular o senso de observação e atenção a fim de que os alunos percebam as diferenças e semelhanças entre os dois grupos.

Discuta com a turma:

  • O que tem em comum no grupo das figuras da direita?
  • O que tem em comum no grupo das figuras da esquerda?

Título: Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: O professor mostra esses grupos de figuras e desafia os alunos a perceberem as semelhanças e diferenças entre os dois grupos. O grupo da esquerda é formado apenas por figuras que apresentam linhas que se cruzam, sejam estas curvas ou retas. O grupo da direita é formado por figuras que apresentam linhas que não se cruzam, sejam estas retas ou curvas.

Propósito: Estimular o senso de observação e atenção para que os alunos percebam as diferenças e semelhanças entre os dois grupos.

Discuta com a turma:

O que tem em comum no grupo das figuras da direita?

O que tem em comum no grupo das figuras da esquerda?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: O professor, depois de, junto com os alunos, ter observado e classificado as figuras planas como abertas, fechadas, formadas por linhas curvas ou retas, formadas por linhas que se cruzam ou não se cruzam, introduz o conceito de polígono.

Propósito: Introduzir o conceito de polígono

Discuta com a turma:*

Observem essas figuras e digam se apresentam as características de um polígono.

Vocês podem dar exemplos de outras figuras que podemos chamar de polígonos?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Fazer uma retomada do conteúdo apresentado e discutido no plano de aula.

Orientação: Encerrre a aula comentando que eles aprenderam a reconhecer as figuras geométricas planas classificadas como polígonos.

Faça um resumo da atividade falando que, a partir da observação de possíveis agrupamentos feitos em grupo durante a atividade principal, eles tiveram a oportunidade de perceber que há vários tipos de figuras planas: formadas por linhas retas ou curvas, abertas ou fechadas, formadas por linhas que se cruzam ou não se cruzam.

As figuras planas fechadas, formadas por segmentos de retas que não se cruzam conceituamos como polígonos.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Oriente aos alunos que, individualmente, construam 2 polígonos diferentes. Pode usar um papel quadriculado para que desenhem sobre a malha quadriculada.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos e avaliar os conhecimentos de cada um.

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: O professor apresentará o objetivo da aula.

Discuta com a turma: Pergunte se já ouviram falar do termo ¨polígono¨.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Paula Burkardt Moreira

Mentor: Paula Massi Reis Pires

Especialista de área: Priscilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF04MA18-Reconhecer ângulos retos e não retos em figuras poligonais com o uso de dobraduras, esquadros ou softwares de geometria.

EF04MA19-Reconhecer simetria de reflexão em figuras e em pares de figuras geométricas planas e utilizá-la na construção de figuras congruentes com o uso de malhas quadriculadas e softwares de geometria.

Objetivos específicos

Reconhecer polígonos.

Conceito-chave

Polígonos.

Recursos necessários

Lousa e papel A4.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: O professor deve apresentar essas quatro figuras geométricas na lousa ou em projeção e propor aos alunos que as nomeiem e apresentem algumas de suas características. O professor pergunta aos alunos quais as figuras planas que eles conhecem e pede para que dêem exemplos de figuras planas.

Propósito: Promover a familiaridade com as figuras geométricas planas e suas características.

Discuta com a turma:

Questionar se as figuras apresentadas são formadas por linhas retas ou curvas.

Propor que os alunos verbalizem as diferenças entre o triângulo, o quadrado e o retângulo quanto ao número de lados.

Propor que os alunos verbalizem as diferenças entre o quadrado e o retângulo já que as duas figuras têm quatro lados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Professor, distribua as imagens individualmente para que cada aluno possa fazer as suas próprias observações. Depois de um tempo, proponha que a turma divida-se em grupos de 2 ou 3 alunos. Entregue fichas das imagens impressas de figuras formadas por linhas curvas e retas, linhas poligonais simples e não simples, abertas e fechadas. Em seguida, deixe que discutam entre eles os critérios para fazer os agrupamentos.

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Propósito: Observar características próprias das figuras, como : linhas abertas ou fechadas, linhas curvas ou retas, linhas que se cruzam ou não se cruzam

Discuta com a turma:

Vocês identificam as figuras planas formadas por linhas curvas e or linhas retas?

Vocês identificam as figuras planas formadas por linhas abertas e linhas fechadas?

Vocês identificam as figuras formadas por linhas que se cruzam e linhas que não se cruzam?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Peça para que cada grupo apresente as suas soluções. Os outros grupos observarão as soluções apresentadas e irão verbalizar o critério de cada um. É esperado que apareçam critérios diferentes. É importante deixar claro que não existe a solução certa ou errada na realização da atividade, mas sim várias maneiras de pensar na organização dos agrupamentos. A partir da discussão das soluções encontradas, passaremos para o próximo slide, no qual poderemos observar alguns critérios possíveis de agrupamento.

Propósito: Fazer com que o aluno entenda que existem várias formas diferentes de classificar as figuras planas dependendo dos critérios utilizados.

Discuta com a turma:

  • As soluções encontradas pelos grupos foram sempre as mesmas?
  • Quais foram as soluções encontradas pelos grupos?
  • Podem existir outros critérios diferentes desses que foram apresentados?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Mostre os grupos de figuras e desafie os alunos a perceberem as semelhanças e diferenças entre os dois grupos. O grupo da esquerda é formado apenas por linhas curvas, sejam estas abertas ou fechadas. O grupo da direita é formado apenas por linhas retas, sejam estas abertas ou fechadas. A partir desse slide o professor inicia a conceituação de polígonos. Os próximos 2 slides também fazem parte desse processo de conceituação de polígonos.

Propósito: Estimular o senso de observação e atenção a fim de que os alunos percebam as diferenças e semelhanças entre os dois grupos.

Discuta com a turma:

  • O que tem em comum no grupo das figuras da direita?
  • O que tem em comum no grupo das figuras da direita?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Mostre esses grupos de figuras e desafia os alunos a perceberem as semelhanças e diferenças entre os dois grupos. O grupo da esquerda é formado apenas por figuras abertas, sejam estas formadas por linhas retas ou curvas. O grupo de direita é formado por figuras fechadas, sejam estas formadas por linhas retas ou curvas. No próximo slide poderemos observar um outro critério de agrupamento . Por meio desse processo o professor conceituará polígono.

Propósito: Estimular o senso de observação e atenção a fim de que os alunos percebam as diferenças e semelhanças entre os dois grupos.

Discuta com a turma:

  • O que tem em comum no grupo das figuras da direita?
  • O que tem em comum no grupo das figuras da esquerda?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: O professor mostra esses grupos de figuras e desafia os alunos a perceberem as semelhanças e diferenças entre os dois grupos. O grupo da esquerda é formado apenas por figuras que apresentam linhas que se cruzam, sejam estas curvas ou retas. O grupo da direita é formado por figuras que apresentam linhas que não se cruzam, sejam estas retas ou curvas.

Propósito: Estimular o senso de observação e atenção para que os alunos percebam as diferenças e semelhanças entre os dois grupos.

Discuta com a turma:

O que tem em comum no grupo das figuras da direita?

O que tem em comum no grupo das figuras da esquerda?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: O professor, depois de, junto com os alunos, ter observado e classificado as figuras planas como abertas, fechadas, formadas por linhas curvas ou retas, formadas por linhas que se cruzam ou não se cruzam, introduz o conceito de polígono.

Propósito: Introduzir o conceito de polígono

Discuta com a turma:*

Observem essas figuras e digam se apresentam as características de um polígono.

Vocês podem dar exemplos de outras figuras que podemos chamar de polígonos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Fazer uma retomada do conteúdo apresentado e discutido no plano de aula.

Orientação: Encerrre a aula comentando que eles aprenderam a reconhecer as figuras geométricas planas classificadas como polígonos.

Faça um resumo da atividade falando que, a partir da observação de possíveis agrupamentos feitos em grupo durante a atividade principal, eles tiveram a oportunidade de perceber que há vários tipos de figuras planas: formadas por linhas retas ou curvas, abertas ou fechadas, formadas por linhas que se cruzam ou não se cruzam.

As figuras planas fechadas, formadas por segmentos de retas que não se cruzam conceituamos como polígonos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Oriente aos alunos que, individualmente, construam 2 polígonos diferentes. Pode usar um papel quadriculado para que desenhem sobre a malha quadriculada.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos e avaliar os conhecimentos de cada um.

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 4º ano :

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem paralelismo e perpendicularismo e aplicação em situações de localização espacial; identificação de ângulos retos e não retos, reconhecimento de figuras planas e algumas propriedades, reconhecimento e análise de figuras não planas, suas características e representações.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA18 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA19 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano