Propostas e argumentos na propaganda política
Plano de Aula
Plano de aula: Argumentação e convencimento
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre ropaganda política
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Propaganda política e no campo de atuação na vida pública.
A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Vídeos do horário eleitoral gratuito e projetados em apresentação com projetor de imagem e som.
https://www.youtube.com/watch?v=ipKB9j4Xm7k
https://www.youtube.com/watch?v=TY2dnkKcSQs (até 3’50”)
Informações sobre o gênero: Professor, o gênero propaganda política está na esfera de atuação na vida pública, logo é um gênero que requer, entre outras habilidades, a capacidade de reconhecer o poder argumentativo que ele contém. Para aprofundar seus conhecimentos acerca do tema, você pode consultar este artigo. Para compreender um pouco mais sobre a construção do sentido no gênero propaganda, sugerimos esta leitura, professor.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem sentir dificuldades em conceitos com o conceito de argumentação. Para esclarecer melhor eventuais dúvidas, leia sobre o conteúdo aqui.
Referências sobre o assunto:
CARVALHO, Nelly. Publicidade: A linguagem da Sedução. São Paulo: Ática, 2001.
FIORIN, José Luiz. Savioli, Francisco Platão. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 2011.
GUIMARÃES, Eduardo. Texto e Argumentação: Um Estudo de Conjunções do Português. São Paulo: 2001.
KOCH, Ingedore. A Inter-Ação pela Linguagem. São Paulo: Contexto, 1998.
_____ Argumentação e Linguagem. São Paulo: Cortez, 1999.
MAINGUENEAU, Dominique. Análise de Textos de Comunicação. São Paulo: Cortez, 2001.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Professor, use este slide para antecipar o tema da aula. Para isso, faça a leitura da tela, em seguida comente que, às vezes, encontramo-nos em situações em que é preciso convencer alguém de algo e, em outras, teremos alguém tentando nos convencer; por isso é importante que reconheçamos como se dá este processo de construção da comunicação quando a intencionalidade é convencer.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Professor, reúna a turma em grupos de quatro ou cinco alunos e peça que eles pensem nas perguntas contidas no slide. Orientem que escolham um redator, que deverá anotar as respostas do grupo e apresentar para a turma. Possibilidades de respostas: 1. Para solicitar uma melhoria, reuniríamos um grupo e falaríamos com o diretor. 2. Para solicitar uma melhoria, mandaríamos o representante de sala falar com o diretor. 3. As propagandas que querem vender algum produto.
- As perguntas podem ser projetadas no slide ou anotadas no quadro, caso não disponibilize de projetor.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
- Professor, com os alunos ainda em grupo, peça que eles agora troquem o redator e pensem nas duas perguntas dos slides. O redator deve recolher as respostas do grupo e anotá-las, para em seguida apresentar para a turma. Provavelmente os alunos não reconheçam neste momento os textos de vídeos de propaganda política como uma espécie de texto, por não estar escritos e sim falados na TV. Este conceito será construído no decorrer desta aula.
- As perguntas podem ser projetadas no slide ou anotadas no quadro, caso não disponibilize de projetor.
Desenvolvimento
Continuação
Orientações:
- Professor, aqui, você irá introduzir o conceito de argumento de autoridade. Antes, retome o conceito do ato de argumentar e explique aos alunos que para que este ato se concretize, podemos lançar mão de vários tipos de argumentação. Só então passe para o conceito de argumento de autoridade.
Desenvolvimento
Continuação
Orientações:
- Professor, agora projete os vídeos dos links a seguir e, ainda com os alunos em grupo, entregue as atividades de interpretação. Deve ser entregue
uma atividade para cada componente do grupo. Oriente-os a trocar novamente de redator, este deverá anotar as respostas formuladas pelo grupo e apresentá-las para a turma. - Nesta etapa, os alunos devem ser orientados a ter atenção nas falas dos enunciadores para reconhecer a presença ou não das propostas e dos argumentos construídos.
- Vídeo 1 : https://www.youtube.com/watch?v=vJ88d4MNMk8
- Vídeo 2: https://www.youtube.com/watch?v=TcAXdWdhlig (até 3’50”)
- A atividade que deve ser entregue aos alunos está neste link.
- Expectativas de respostas da atividade:
1. a) Ficam implícitas propostas de educação de qualidade para todos, com boas escolas e que gerem oportunidades de emprego.
b) O discurso do presidente estadual do partido impõe autoridade, uma vez que se trata de alguém que ocupa um cargo de destaque no partido e emprega sua crença também no que é proposto.
2. A escolha de uma pessoa mais velha para falar sobre a importância do jovem na política dá ao discurso um ar de confiança, já que ela tem uma carga de experiências que lhe possibilita falar com categoria sobre o assunto, assim configurando uma certa autoridade ao texto e à argumentação por ela colocada.
3. Nos vídeos não são mencionados argumentos de autoridade explicitamente. Apenas as falas do presidente estadual do partido, no vídeo 1, e da senadora, no vídeo 2, impõem este efeito.
4. No trecho da reportagem há um argumento de autoridade, manifestado nos dados estatísticos, no último parágrafo.
- Para esta etapa do desenvolvimento da aula, utilize 18 minutos.
Materiais complementares: Para esta etapa você precisará de atividades fotocopiadas para os alunos.
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
- Para finalizar, com os alunos ainda em grupos, peça que cada grupo escolha seu último redator para, com base nasideias do grupo. Proponha a seguinte atividade:
- Cada grupo deverá elaborar uma proposta de reivindicação de melhoria e criar para ela um argumento de autoridade para tentar convencer o interlocutor.
- Professor, delimite o tempo de 4 minutos para a elaboração das propostas e sorteie um grupo para socializar a proposta e o argumento criados nesta atividade.
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Opcional: plataforma de design gráfico Canva (tutorial disponível aqui).
Tema
Professor, use este slide (veja no plano original) para antecipar o tema da aula. Para isso, compartilhe-o pelo WhatsApp com a turma. Em seguida, comente que às vezes nos encontramos em situações em que é preciso convencer alguém de algo; em outras, há alguém tentando nos convencer. Por isso, é importante que reconheçamos como se dá esse processo de construção da comunicação quando a intencionalidade é convencer.
Introdução
Reúna a turma em grupos de quatro alunos e peça que pensem nas perguntas contidas no slide (veja no plano original). Oriente que escolham um redator, que deverá anotar as respostas do grupo e apresentá-las para a turma. Para que seja possível esta atividade em aulas remotas assíncronas, é importante que os grupos interajam pelo WhatsApp em chamadas de vídeo ou áudio.
Desenvolvimento
Proponha uma nova tarefa aos mesmos grupos: peça que troquem o redator e pensem nas duas perguntas dos slides (veja no plano original). O redator deve recolher as respostas do grupo e anotá-las para, em seguida, apresentar para a turma. A apresentação poderá ser multimodal, por gravação de áudio e apresentação de imagens (veja como os alunos podem criar artes gráficas para apresentações pelo WhatsApp com o Canva, em Recursos Opcionais). Provavelmente os alunos não reconhecerão neste momento os vídeos de propagandas políticas como uma espécie de texto por não serem escritos, e sim falados na TV. Este conceito será construído no decorrer desta aula. Introduza o conceito de argumento de autoridade (também por áudio e material gráfico). Em seguida, encaminhe à turma o Vídeo 1, disponível aqui, e o Vídeo 2, disponível aqui (até 3’50”), junto às atividades de interpretação, disponíveis aqui (veja possibilidades de respostas no plano original). Deve ser entregue uma atividade para cada componente do grupo. Oriente-os a trocarem novamente de redator, que deverá anotar as respostas formuladas pelo grupo e apresentá-las para a turma. Nesta etapa, os alunos devem ser orientados a ter atenção aos materiais gráficos, enviados pelos colegas no grupo da turma, e às suas falas, encaminhadas por áudios explicativos.
Fechamento
Para finalizar, peça que cada grupo escolha seu último redator. Proponha a seguinte atividade: cada grupo deverá elaborar uma proposta de reivindicação de melhoria e criar para ela um argumento de autoridade, para tentar convencer o interlocutor. Sorteie um grupo para socializar a proposta e o argumento criados nesta atividade.
Convite às famílias
Os familiares poderão auxiliar os alunos a criarem argumentos de autoridade, com pesquisas, exemplos etc.