14132
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Argumentação e convencimento

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Argumentação e convencimento

Plano 04 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciana Oliveira De Sousa Barros

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Propaganda política e no campo de atuação na vida pública.
A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Vídeos do horário eleitoral gratuito e projetados em apresentação com projetor de imagem e som.

https://www.youtube.com/watch?v=ipKB9j4Xm7k

https://www.youtube.com/watch?v=TY2dnkKcSQs (até 3’50”)

Informações sobre o gênero: Professor, o gênero propaganda política está na esfera de atuação na vida pública, logo é um gênero que requer, entre outras habilidades, a capacidade de reconhecer o poder argumentativo que ele contém. Para aprofundar seus conhecimentos acerca do tema, você pode consultar este artigo. Para compreender um pouco mais sobre a construção do sentido no gênero propaganda, sugerimos esta leitura, professor.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem sentir dificuldades em conceitos com o conceito de argumentação. Para esclarecer melhor eventuais dúvidas, leia sobre o conteúdo aqui.

Referências sobre o assunto:

CARVALHO, Nelly. Publicidade: A linguagem da Sedução. São Paulo: Ática, 2001.

FIORIN, José Luiz. Savioli, Francisco Platão. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 2011.

GUIMARÃES, Eduardo. Texto e Argumentação: Um Estudo de Conjunções do Português. São Paulo: 2001.

KOCH, Ingedore. A Inter-Ação pela Linguagem. São Paulo: Contexto, 1998.

_____ Argumentação e Linguagem. São Paulo: Cortez, 1999.

MAINGUENEAU, Dominique. Análise de Textos de Comunicação. São Paulo: Cortez, 2001.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Professor, use este slide para antecipar o tema da aula. Para isso, faça a leitura da tela, em seguida comente que, às vezes, encontramo-nos em situações em que é preciso convencer alguém de algo e, em outras, teremos alguém tentando nos convencer; por isso é importante que reconheçamos como se dá este processo de construção da comunicação quando a intencionalidade é convencer.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Professor, reúna a turma em grupos de quatro ou cinco alunos e peça que eles pensem nas perguntas contidas no slide. Orientem que escolham um redator, que deverá anotar as respostas do grupo e apresentar para a turma. Possibilidades de respostas: 1. Para solicitar uma melhoria, reuniríamos um grupo e falaríamos com o diretor. 2. Para solicitar uma melhoria, mandaríamos o representante de sala falar com o diretor. 3. As propagandas que querem vender algum produto.
  • As perguntas podem ser projetadas no slide ou anotadas no quadro, caso não disponibilize de projetor.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Professor, com os alunos ainda em grupo, peça que eles agora troquem o redator e pensem nas duas perguntas dos slides. O redator deve recolher as respostas do grupo e anotá-las, para em seguida apresentar para a turma. Provavelmente os alunos não reconheçam neste momento os textos de vídeos de propaganda política como uma espécie de texto, por não estar escritos e sim falados na TV. Este conceito será construído no decorrer desta aula.
  • As perguntas podem ser projetadas no slide ou anotadas no quadro, caso não disponibilize de projetor.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Continuação

Orientações:

  • Professor, aqui, você irá introduzir o conceito de argumento de autoridade. Antes, retome o conceito do ato de argumentar e explique aos alunos que para que este ato se concretize, podemos lançar mão de vários tipos de argumentação. Só então passe para o conceito de argumento de autoridade.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Continuação

Orientações:

  • Professor, agora projete os vídeos dos links a seguir e, ainda com os alunos em grupo, entregue as atividades de interpretação. Deve ser entregue
    uma atividade para cada componente do grupo. Oriente-os a trocar novamente de redator, este deverá anotar as respostas formuladas pelo grupo e apresentá-las para a turma.
  • Nesta etapa, os alunos devem ser orientados a ter atenção nas falas dos enunciadores para reconhecer a presença ou não das propostas e dos argumentos construídos.
  • Vídeo 1 : https://www.youtube.com/watch?v=vJ88d4MNMk8
  • Vídeo 2: https://www.youtube.com/watch?v=TcAXdWdhlig (até 3’50”)
  • A atividade que deve ser entregue aos alunos está neste link.
  • Expectativas de respostas da atividade:

1. a) Ficam implícitas propostas de educação de qualidade para todos, com boas escolas e que gerem oportunidades de emprego.

b) O discurso do presidente estadual do partido impõe autoridade, uma vez que se trata de alguém que ocupa um cargo de destaque no partido e emprega sua crença também no que é proposto.

2. A escolha de uma pessoa mais velha para falar sobre a importância do jovem na política dá ao discurso um ar de confiança, já que ela tem uma carga de experiências que lhe possibilita falar com categoria sobre o assunto, assim configurando uma certa autoridade ao texto e à argumentação por ela colocada.

3. Nos vídeos não são mencionados argumentos de autoridade explicitamente. Apenas as falas do presidente estadual do partido, no vídeo 1, e da senadora, no vídeo 2, impõem este efeito.

4. No trecho da reportagem há um argumento de autoridade, manifestado nos dados estatísticos, no último parágrafo.

  • Para esta etapa do desenvolvimento da aula, utilize 18 minutos.

Materiais complementares: Para esta etapa você precisará de atividades fotocopiadas para os alunos.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Para finalizar, com os alunos ainda em grupos, peça que cada grupo escolha seu último redator para, com base nasideias do grupo. Proponha a seguinte atividade:
  • Cada grupo deverá elaborar uma proposta de reivindicação de melhoria e criar para ela um argumento de autoridade para tentar convencer o interlocutor.
  • Professor, delimite o tempo de 4 minutos para a elaboração das propostas e sorteie um grupo para socializar a proposta e o argumento criados nesta atividade.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Propaganda política e no campo de atuação na vida pública.
A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Vídeos do horário eleitoral gratuito e projetados em apresentação com projetor de imagem e som.

https://www.youtube.com/watch?v=ipKB9j4Xm7k

https://www.youtube.com/watch?v=TY2dnkKcSQs (até 3’50”)

Informações sobre o gênero: Professor, o gênero propaganda política está na esfera de atuação na vida pública, logo é um gênero que requer, entre outras habilidades, a capacidade de reconhecer o poder argumentativo que ele contém. Para aprofundar seus conhecimentos acerca do tema, você pode consultar este artigo. Para compreender um pouco mais sobre a construção do sentido no gênero propaganda, sugerimos esta leitura, professor.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem sentir dificuldades em conceitos com o conceito de argumentação. Para esclarecer melhor eventuais dúvidas, leia sobre o conteúdo aqui.

Referências sobre o assunto:

CARVALHO, Nelly. Publicidade: A linguagem da Sedução. São Paulo: Ática, 2001.

FIORIN, José Luiz. Savioli, Francisco Platão. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 2011.

GUIMARÃES, Eduardo. Texto e Argumentação: Um Estudo de Conjunções do Português. São Paulo: 2001.

KOCH, Ingedore. A Inter-Ação pela Linguagem. São Paulo: Contexto, 1998.

_____ Argumentação e Linguagem. São Paulo: Cortez, 1999.

MAINGUENEAU, Dominique. Análise de Textos de Comunicação. São Paulo: Cortez, 2001.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Professor, use este slide para antecipar o tema da aula. Para isso, faça a leitura da tela, em seguida comente que, às vezes, encontramo-nos em situações em que é preciso convencer alguém de algo e, em outras, teremos alguém tentando nos convencer; por isso é importante que reconheçamos como se dá este processo de construção da comunicação quando a intencionalidade é convencer.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Professor, reúna a turma em grupos de quatro ou cinco alunos e peça que eles pensem nas perguntas contidas no slide. Orientem que escolham um redator, que deverá anotar as respostas do grupo e apresentar para a turma. Possibilidades de respostas: 1. Para solicitar uma melhoria, reuniríamos um grupo e falaríamos com o diretor. 2. Para solicitar uma melhoria, mandaríamos o representante de sala falar com o diretor. 3. As propagandas que querem vender algum produto.
  • As perguntas podem ser projetadas no slide ou anotadas no quadro, caso não disponibilize de projetor.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Professor, com os alunos ainda em grupo, peça que eles agora troquem o redator e pensem nas duas perguntas dos slides. O redator deve recolher as respostas do grupo e anotá-las, para em seguida apresentar para a turma. Provavelmente os alunos não reconheçam neste momento os textos de vídeos de propaganda política como uma espécie de texto, por não estar escritos e sim falados na TV. Este conceito será construído no decorrer desta aula.
  • As perguntas podem ser projetadas no slide ou anotadas no quadro, caso não disponibilize de projetor.

Slide Plano Aula

Continuação

Orientações:

  • Professor, aqui, você irá introduzir o conceito de argumento de autoridade. Antes, retome o conceito do ato de argumentar e explique aos alunos que para que este ato se concretize, podemos lançar mão de vários tipos de argumentação. Só então passe para o conceito de argumento de autoridade.

Slide Plano Aula

Continuação

Orientações:

  • Professor, agora projete os vídeos dos links a seguir e, ainda com os alunos em grupo, entregue as atividades de interpretação. Deve ser entregue
    uma atividade para cada componente do grupo. Oriente-os a trocar novamente de redator, este deverá anotar as respostas formuladas pelo grupo e apresentá-las para a turma.
  • Nesta etapa, os alunos devem ser orientados a ter atenção nas falas dos enunciadores para reconhecer a presença ou não das propostas e dos argumentos construídos.
  • Vídeo 1 : https://www.youtube.com/watch?v=vJ88d4MNMk8
  • Vídeo 2: https://www.youtube.com/watch?v=TcAXdWdhlig (até 3’50”)
  • A atividade que deve ser entregue aos alunos está neste link.
  • Expectativas de respostas da atividade:

1. a) Ficam implícitas propostas de educação de qualidade para todos, com boas escolas e que gerem oportunidades de emprego.

b) O discurso do presidente estadual do partido impõe autoridade, uma vez que se trata de alguém que ocupa um cargo de destaque no partido e emprega sua crença também no que é proposto.

2. A escolha de uma pessoa mais velha para falar sobre a importância do jovem na política dá ao discurso um ar de confiança, já que ela tem uma carga de experiências que lhe possibilita falar com categoria sobre o assunto, assim configurando uma certa autoridade ao texto e à argumentação por ela colocada.

3. Nos vídeos não são mencionados argumentos de autoridade explicitamente. Apenas as falas do presidente estadual do partido, no vídeo 1, e da senadora, no vídeo 2, impõem este efeito.

4. No trecho da reportagem há um argumento de autoridade, manifestado nos dados estatísticos, no último parágrafo.

  • Para esta etapa do desenvolvimento da aula, utilize 18 minutos.

Materiais complementares: Para esta etapa você precisará de atividades fotocopiadas para os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Para finalizar, com os alunos ainda em grupos, peça que cada grupo escolha seu último redator para, com base nasideias do grupo. Proponha a seguinte atividade:
  • Cada grupo deverá elaborar uma proposta de reivindicação de melhoria e criar para ela um argumento de autoridade para tentar convencer o interlocutor.
  • Professor, delimite o tempo de 4 minutos para a elaboração das propostas e sorteie um grupo para socializar a proposta e o argumento criados nesta atividade.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP27 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano