Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Para esta aula espera-se que os professores já tenham trabalhado a seguinte habilidade: EF06CI11. Assim, possivelmente já foram discutidas com os alunos questões, como: identificação das diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características. Nesta aula, após uma retomada de conceitos introdutórios sobre o tema, será proposto aos alunos responderem à um jogo de verdadeiro ou falso com perguntas sobre o tema. Deverão, também, justificar suas respostas baseados em argumentos que foram adquirindo no decorrer desta unidade. Posteriormente, farão uma discussão sobre as fontes de pesquisa sobre a Terra Plana. Você observará que a habilidade trabalhada neste plano (EF06CI13) não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários para a aula: globo terrestre, impressão de folha com https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/c22RZeMjpYBHdCfdPFzuUgrFHenHTpca4DDsG4RZbCKuPdBHs83FAnqgtTfD/cie6-11tu10--atividade-para-impressao-resolucao-do-jogo-de-perguntas.pdf para o jogo e, caso possível, globinhos terrestres para premiar os ganhadores.
Recomendo as leituras a seguir para melhorar a qualidade de sua aula:
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre a Teoria da Terra Plana. Questione-os se eles lembram de terem visto algo sobre isso em aulas anteriores. Caso não lembrem, pergunte do que eles imaginam que se trata esta teoria? Pergunte também o que seria uma fake news. Peça para darem exemplos de fake news. Caso você desconheça o termo, sugiro a leitura disponível em: https://www.significados.com.br/fake-news/.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:. Projete o slide e peça para os alunos analisarem a manchete. Primeiro explore a imagem explicando que esta teoria acredita que nosso planeta teria a forma plana cincundado pela Antártida e com os continentes ao centro. Além disso, tanto o Sol quanto a Lua estariam dentro de uma espécie de cúpula, isolados das estrelas. Agora leia a manchete com eles e pergunte por que acreditam que esta teoria vem ganhando cada vez mais adeptos.
Manchete disponível em: https://entretenimento.uol.com.br/colunas/chico-barney/2017/08/14/a-teoria-da-terra-plana-ganha-cada-vez-mais-adeptos.htm
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete a questão disparadora e peça aos alunos para que proponham hipóteses de por que a Teoria da Terra Plana pode ser considerada uma fake news? É esperado que os alunos já saibam muitos argumentos que evidenciam a esfericidade da Terra, já que este é o tema dos planos de aula desta unidade.
Mão na massa
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: É esperado que os alunos já saibam muitos argumentos que evidenciam a esfericidade da terra. Portanto, o Mão na massa deve conter elementos que favoreçam o resgate de definições previamente discutidas em aulas anteriores desta unidade. Para isto, faremos inicialmente um jogo para relembrar alguns destes conceitos. Divida os alunos em grupos de no máximo 5 integrantes. Diga a eles que participarão de um jogo de perguntas e respostas. Projete e leia com eles o slide com as regras do jogo. As perguntas e o gabarito estão disponíveis para impressão em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/c22RZeMjpYBHdCfdPFzuUgrFHenHTpca4DDsG4RZbCKuPdBHs83FAnqgtTfD/cie6-11tu10--atividade-para-impressao-resolucao-do-jogo-de-perguntas.pdf. Não esqueça de ir anotando os pontos de cada equipe no quadro. Sugiro que premie os vencedores com globinhos do planeta Terra, caso for possível.
Sugiro não ultrapassar o limite de 25 minutos para esta etapa.
Mão na massa
Orientações: Leve os alunos para a sala de informática ou projete um computador com acesso à internet e façam juntos uma pesquisa em sites de busca sobre a Teoria da Terra Plana. Peça para os alunos irem anotando em que tipos de sites as divulgações e discussões sobre este assunto são encontradas. Abra um espaço para eles discutirem se estes sites são confiáveis. São sites oficiais de divulgação de algum governo? Ou de universidades? São blogs de cientistas que estudam o nosso Planeta? Para direcionar os alunos na discussão, peça para que eles observem se os sites que contêm textos que defendem a Teoria da Terra Plana apresentam algum dado científico por meio de referências a cientistas reconhecidos ou artigos ou livros. Finalize indicando aos alunos sites de referência (confiáveis) sobre assunto: http://www.oba.org.br/site/, http://www.aeb.gov.br/, https://sab-astro.org.br/, http://www.inpe.br/, https://www.nasa.gov/, sites de universidades de sua região, entre outros que você julgue interessante compartilhar.
Sugiro não ultrapassar o limite de 10 minutos para esta etapa.
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Como forma de sistematizar esta aula faça uma retomada da questão disparadora para que eles dêem suas respostas. Espera-se que eles tenham percebido que a Teoria da Terra Plana pode ser considerada uma fake news, sim, pois os seus argumentos não condizem com as descobertas já realizadas pela Ciência. As “verdades” reivindicadas pelos terraplanistas se resumem a tentativas de refutar conceitos provados e comprovados por mais de 2 mil anos de Ciência. Projete o slide e peça para os alunos anotarem algumas das evidências que contrariam a Teoria da Terra Plana. Caso seja possível, recomendo que finalize com este vídeo de imagens do planeta Terra feitas pela NASA, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vTLKW4SV9bc. Nele é possível visualizar algumas coisas interessantes para comentar com os alunos, entre elas: as maiores densidades populacionais com as imagens noturnas (pontos mais brilhantes são mais povoados), as auroras boreais (o Sol emite partículas que "batem" no campo magnético de proteção terrestre e são puxadas para os pólos, quando elas entram na atmosfera, elas colidem com elementos que fazem acontecer as Auroras Boreais), raios brilhando ao meio de nuvens de tempestades, parte do satélite artificial que faz os registros etc.