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Plano de aula - Carta de solicitação: quando e como solicitamos algo?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Carta de solicitação: quando e como solicitamos algo?

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Katia Nelsina Pereira Chiaradia

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Kátia Chiaradia
Mentor: Érica Silva
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Carta de solicitação: quando e como solicitamos algo?
Finalidade da aula: Comparar ao menos três  contextos em que a carta de solicitação tem aplicação, a fim de identificar especificidades de interlocutores e de condições de produção, além de ampliar o repertório de possibilidades de solicitação como forma de comprometimento escolar e social.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Carta de solicitação
Objeto(s) do conhecimento: Contexto de produção, circulação e recepção de textos e práticas relacionadas à defesa de direitos e à participação social / Relação entre contexto de produção e características composicionais e estilísticas dos gêneros (carta de solicitação, carta de reclamação, petição on-line, abaixo-assinado, propostas etc.) Apreciação e réplica / Estratégias, procedimentos de leitura em textos reivindicatórios ou propositivos
Prática de linguagem: Leitura
Habilidade(s) da BNCC: EF67LP16, EF67LP17, EF67LP18
Esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.  

Código: LPO7_03SQA03

(EF67LP17) Analisar, a partir do contexto de produção, a forma de organização das cartas de solicitação e de reclamação (datação, forma de início, apresentação contextualizada do pedido ou da reclamação, em geral, acompanhada de explicações, argumentos e/ou relatos do problema, fórmula de finalização mais ou menos cordata, dependendo do tipo de carta e subscrição) e algumas das marcas linguísticas relacionadas à argumentação, explicação ou relato de fatos, como forma de possibilitar a escrita fundamentada de cartas como essas ou de postagens em canais próprios de reclamações e solicitações em situações que envolvam questões relativas à escola, à comunidade ou a algum dos seus membros.

(EF67LP18) Identificar o objeto da reclamação e/ou da solicitação e sua sustentação, explicação ou justificativa, de forma a poder analisar a pertinência da solicitação ou justificação.

(EF67LP16) Explorar e analisar espaços de reclamação de direitos e de envio de solicitações (tais como ouvidorias, SAC, canais ligados a órgãos públicos, plataformas do consumidor, plataformas de reclamação), bem como de textos pertencentes a gêneros que circulam nesses espaços, reclamação ou carta de reclamação, solicitação ou carta de solicitação, como forma de ampliar as possibilidades de produção desses textos em casos que remetam a reivindicações que envolvam a escola, a comunidade ou algum de seus membros como forma de se engajar na busca de solução de problemas pessoais, dos outros e coletivos.


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