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Plano de aula - Carta de solicitação: quando e como solicitamos algo?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Carta de solicitação: quando e como solicitamos algo?

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Katia Nelsina Pereira Chiaradia

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades de produção textual (escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias);
Para o professor: Kahoot  Jogos de perguntas e respostas, disponível aqui (tutorial disponível aqui) ou Quizizz, disponível aqui (tutorial disponível aqui);
Padlet (tutorial disponível aqui).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet (acesse o tutorial disponível aqui) ou o Zoom (tutorial disponível aqui).

Introdução: Nós falamos do mesmo jeito com todas as pessoas?
Na Introdução do plano original, a primeira atividade é a discussão da adequação do uso da linguagem no gênero carta de solicitação, tendo em vista o interlocutor, seu papel social, relação de proximidade ou intimidade e o grau de hierarquia entre locutor e interlocutor. Sugerimos que, dado o contexto do Ensino Remoto, o professor substitua a imagem por gravações em que são feitas solicitações entre interlocutores que apresentem diferentes características em relação a esses critérios elencados anteriormente. Utilize a pergunta do plano original e as gravações enviadas, e elabore um questionário com as ferramentas Kahoot ou Quizizz para que os estudantes identifiquem, nas gravações (que devem ser numeradas), a linguagem utilizada, fazendo comparações com as características dos interlocutores frente aos critérios estabelecidos. Exemplo de pergunta: na gravação 2, podemos identificar, pelo uso da linguagem e formas de tratamento, que os interlocutores possuem: a) papéis sociais distintos, mas um nível de hierarquia semelhante na relação; b) mesmos papéis sociais, proximidade na relação etc.
Ao final, faça um comentário destacando que as características e relação entre os interlocutores, além dos contextos em que circulam as cartas de solicitação, podem determinar as escolhas linguísticas. Traga alguns exemplos dos textos das gravações feitas. Informe aos alunos que retomarão as duplas e trios já definidos em outras aulas para fazer a segunda etapa da aula. Lembre-se de determinar um tempo para que os estudantes se organizem para realizar a próxima atividade. Envie aos alunos os materiais complementares que estão disponíveis nas orientações ao professor na Introdução do plano original.

Desenvolvimento: Comparação entre três cartas de solicitação
Nesta etapa, organizados em duplas ou trios, os estudantes farão uma análise comparativa, respondendo às questões colocadas no plano original, para preencher a tabela, cujo modelo também está nessa etapa do plano. Sugerimos que envie a tabela aos alunos de modo que possam copiá-la para fazer a atividade. Envie as orientações escritas ou gravadas, determinado um tempo que considere o contexto remoto, pois os alunos precisam se organizar, conversar, comparar, analisar e preencher a tabela.
Solicite que enviem suas tabelas prontas, com todos os espaços preenchidos de preferência. Informe que fará os comentários e apresentará as tabelas no fechamento da aula.
Nesta adaptação, para que o professor possa ler as respostas nas tabelas enviadas, sugerimos que lance a seguinte questão para reflexão dos estudantes: “Vocês acham que as três cartas são válidas para o uso social, no contexto e com a finalidade para os quais foram escritas e enviadas? Por quê? Discutam e anotem as conclusões a que chegaram e a justificativa dada.” Solicite que enviem as respostas por escrito.

Fechamento: Nós falamos da mesma maneira com todas as pessoas?
Nesta parte, envie a tabela modelo aos alunos e grave uma mensagem fazendo perguntas para que os estudantes reflitam e comparem suas respostas com as que estão na tabela. Se achar necessário, abra um diálogo no WhatsApp para que eles enviem suas dúvidas.
Depois comente as respostas à pergunta que fez ao final do Desenvolvimento e compartilhe as respostas mais adequadas e completas. Para isso, se possível, utilize a ferramenta Padlet (tutorial disponível aqui) para colocar as respostas escolhidas, identificando duplas e trios. Sugira que reescrevam suas respostas com base nas que estarão no mural. Caso não utilize o Padlet, elabore uma mensagem e reúna as respostas selecionadas em uma tabela-síntese, destacando o que considera mais pertinente e bem colocado nas respostas. O importante é compartilhar as boas soluções de texto dos alunos e fechar com uma síntese.

Convite às famílias
É importante que as famílias sejam informadas por mensagem: explique que se trata de uma continuação dos estudos do gênero “cartas de solicitação”, em que eles farão um estudo comparativo de 3 cartas. Além disso, informe que eles vão precisar trabalhar colaborativamente, em alguns momentos, com os parceiros da dupla ou do trio. É preciso, então, que reservem o horário da aula para que os estudantes não atrapalhem nem se atrapalhem com a dinâmica da casa, possam fazer uso de celular e internet etc. Informe ainda se haverá sequência dessas atividades relativas à carta de solicitação. No caso de ter enviado um cronograma com essa sequência de atividades (LPO7_03SQA), apenas relembre as famílias, na véspera, para que todos possam se organizar e auxiliar os estudantes.

Sugestão Enviada Por: Silvia Albert


Código: LPO7_03SQA03

(EF67LP17) Analisar, a partir do contexto de produção, a forma de organização das cartas de solicitação e de reclamação (datação, forma de início, apresentação contextualizada do pedido ou da reclamação, em geral, acompanhada de explicações, argumentos e/ou relatos do problema, fórmula de finalização mais ou menos cordata, dependendo do tipo de carta e subscrição) e algumas das marcas linguísticas relacionadas à argumentação, explicação ou relato de fatos, como forma de possibilitar a escrita fundamentada de cartas como essas ou de postagens em canais próprios de reclamações e solicitações em situações que envolvam questões relativas à escola, à comunidade ou a algum dos seus membros.

(EF67LP18) Identificar o objeto da reclamação e/ou da solicitação e sua sustentação, explicação ou justificativa, de forma a poder analisar a pertinência da solicitação ou justificação.

(EF67LP16) Explorar e analisar espaços de reclamação de direitos e de envio de solicitações (tais como ouvidorias, SAC, canais ligados a órgãos públicos, plataformas do consumidor, plataformas de reclamação), bem como de textos pertencentes a gêneros que circulam nesses espaços, reclamação ou carta de reclamação, solicitação ou carta de solicitação, como forma de ampliar as possibilidades de produção desses textos em casos que remetam a reivindicações que envolvam a escola, a comunidade ou algum de seus membros como forma de se engajar na busca de solução de problemas pessoais, dos outros e coletivos.


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