Atividade para impressão - Texto
Plano de Aula
Plano de aula: Carta de solicitação: quando e como solicitamos algo?
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de solicitação
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta de solicitação e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Materiais necessários: Você precisará de computador, projetor de imagens e cópias das atividades.
Dificuldades antecipadas: É provável que os estudantes tenham dificuldade em escolher seus pares de trabalho. Você pode auxiliá-los estabelecendo critérios para a formação das duplas.
Informações sobre o gênero Carta de solicitação: carta formal em que o emissor formaliza um pedido ao destinatário. Diferente de uma carta de reclamação, o produtor da carta de solicitação não necessariamente considera que tem um direito assegurado, mas acredita que seu interlocutor poderá atendê-lo. Por isso, além de explicitar a solicitação, deve ter forte base argumentativa.
Referências sobre o assunto:
BARBOSA, Jacqueline P. e ROJO, Roxane. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. Editora Parábola, 2015.
BARBOSA, Jacqueline P. Carta de solicitação e Carta de reclamação. Coleção Trabalhando com os Gêneros do Discurso- Editora FTD, 2005.
Programa de formação da Prefeitura – 2010 - Cadernos de apoio a aprendizagem 7º ano, parte 1 e parte 2 - Fazendo pedidos: cartas de solicitação e requerimento
http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Main/Noticia/Visualizar/PortalSMESP/cadernos
DOLZ, Joaquim e SCHNEUWLY, Bernard (orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas. Mercado de Letras, 2004.
TEIXEIRA, Ana Paula Tosta; BLASQUE, Roberta Maria Garcia; SANTOS, Célia Dias dos. “A exposição oral na sala de aula”: in Anais para o VII Seminário de Pesquisas em Ciências Humanas, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), 2008. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/sepech/sepech08/arqtxt/resumos-anais/AnaPTTeixeiraRobertaGBlasque.pdf
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Projete a questão (você também pode escrever no quadro) e estimule a participação dos alunos. Permita que eles se manifestem livremente sobre diferentes modos de solicitação, inclusive contando brevemente sobre experiências pessoais.
- Apresente o tema da aula, explicando que eles discutirão sobre a necessidade de adequar o modo de solicitar alguma coisa a partir de diferentes interlocutores e condições para a produção do texto.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Projete a questão (você também pode escrever no quadro) e estimule a participação dos alunos.
- A partir da metáfora das imagens, pergunte-lhes, por exemplo, quais frutas são mais facilmente consumidas no lanche da escola, ou no ônibus, ou em casa. A partir disso, peça-lhes que reflitam sobre o quanto os contextos podem influenciar em nossas escolhas, inclusive linguísticas.
- Peça que a turma se organize em trios. Entregue a cada trio uma cópia do documento para análise, disponível nos materiais complementares:
Materiais Complementares: Você encontra a versão para impressão da atividade aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 40 minutos
Orientações:
- Projete ou escreva no quadro as orientações para a atividade.
- Leia-as em voz alta ou peça que um estudante as leia.
- O tempo sugerido para essa atividade é de 5 minutos.
Materiais complementares: Caso você ache interessante, é possível dar acesso aos estudantes ao fac-símile da carta de Frankie, depositada no Centro de Documentação Alexandre Eulálio, da Unicamp, disponível aqui. A ocasião pode ser usada para discutir com os estudantes a importância da produção científica e da documentação, em todas as áreas. A correspondência de Charles Frankie com Monteiro Lobato documenta um importante capítulo da história brasileira: o início das pesquisas de petróleo de solo.
Desenvolvimento
Orientações:
- Após a apresentação das orientações, projete a tabela do slide. Ela também está disponível ao fim do arquivo entregue aos alunos.
- O tempo sugerido para essa atividade é de 25 minutos.
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete a tabela para que todos possam estabelecer comparação entre suas anotações e essas referências. É importante que eles entendam que as anotações do quadro/slide são referências e não gabaritos. Ou seja, não é necessário que as copiem ou que desconsiderem suas anotações. O caráter dialógico-reflexivo da atividade é o grande ganho.
- Retome com os estudantes a importância de se adequarem o discurso e o vocabulário ao interlocutor.
- Reforce com eles a validade de uso social das três cartas de solicitação estudadas na atividade, cada qual no seu contexto social.
- O tempo sugerido para essa atividade é de 10 minutos.
Fechamento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Retome com os estudantes a importância de se adequarem o discurso e o vocabulário ao interlocutor, conforme discutido no início da aula.
- Reforce com eles a validade de uso social das três cartas de solicitação estudadas na atividade, cada qual no seu contexto social.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades de produção textual (escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias);
Para o professor: Kahoot – Jogos de perguntas e respostas, disponível aqui (tutorial disponível aqui) ou Quizizz, disponível aqui (tutorial disponível aqui);
Padlet (tutorial disponível aqui).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet (acesse o tutorial disponível aqui) ou o Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução: Nós falamos do mesmo jeito com todas as pessoas?
Na Introdução do plano original, a primeira atividade é a discussão da adequação do uso da linguagem no gênero carta de solicitação, tendo em vista o interlocutor, seu papel social, relação de proximidade ou intimidade e o grau de hierarquia entre locutor e interlocutor. Sugerimos que, dado o contexto do Ensino Remoto, o professor substitua a imagem por gravações em que são feitas solicitações entre interlocutores que apresentem diferentes características em relação a esses critérios elencados anteriormente. Utilize a pergunta do plano original e as gravações enviadas, e elabore um questionário com as ferramentas Kahoot ou Quizizz para que os estudantes identifiquem, nas gravações (que devem ser numeradas), a linguagem utilizada, fazendo comparações com as características dos interlocutores frente aos critérios estabelecidos. Exemplo de pergunta: na gravação 2, podemos identificar, pelo uso da linguagem e formas de tratamento, que os interlocutores possuem: a) papéis sociais distintos, mas um nível de hierarquia semelhante na relação; b) mesmos papéis sociais, proximidade na relação etc.
Ao final, faça um comentário destacando que as características e relação entre os interlocutores, além dos contextos em que circulam as cartas de solicitação, podem determinar as escolhas linguísticas. Traga alguns exemplos dos textos das gravações feitas. Informe aos alunos que retomarão as duplas e trios já definidos em outras aulas para fazer a segunda etapa da aula. Lembre-se de determinar um tempo para que os estudantes se organizem para realizar a próxima atividade. Envie aos alunos os materiais complementares que estão disponíveis nas orientações ao professor na Introdução do plano original.
Desenvolvimento: Comparação entre três cartas de solicitação
Nesta etapa, organizados em duplas ou trios, os estudantes farão uma análise comparativa, respondendo às questões colocadas no plano original, para preencher a tabela, cujo modelo também está nessa etapa do plano. Sugerimos que envie a tabela aos alunos de modo que possam copiá-la para fazer a atividade. Envie as orientações escritas ou gravadas, determinado um tempo que considere o contexto remoto, pois os alunos precisam se organizar, conversar, comparar, analisar e preencher a tabela.
Solicite que enviem suas tabelas prontas, com todos os espaços preenchidos de preferência. Informe que fará os comentários e apresentará as tabelas no fechamento da aula.
Nesta adaptação, para que o professor possa ler as respostas nas tabelas enviadas, sugerimos que lance a seguinte questão para reflexão dos estudantes: “Vocês acham que as três cartas são válidas para o uso social, no contexto e com a finalidade para os quais foram escritas e enviadas? Por quê? Discutam e anotem as conclusões a que chegaram e a justificativa dada.” Solicite que enviem as respostas por escrito.
Fechamento: Nós falamos da mesma maneira com todas as pessoas?
Nesta parte, envie a tabela modelo aos alunos e grave uma mensagem fazendo perguntas para que os estudantes reflitam e comparem suas respostas com as que estão na tabela. Se achar necessário, abra um diálogo no WhatsApp para que eles enviem suas dúvidas.
Depois comente as respostas à pergunta que fez ao final do Desenvolvimento e compartilhe as respostas mais adequadas e completas. Para isso, se possível, utilize a ferramenta Padlet (tutorial disponível aqui) para colocar as respostas escolhidas, identificando duplas e trios. Sugira que reescrevam suas respostas com base nas que estarão no mural. Caso não utilize o Padlet, elabore uma mensagem e reúna as respostas selecionadas em uma tabela-síntese, destacando o que considera mais pertinente e bem colocado nas respostas. O importante é compartilhar as boas soluções de texto dos alunos e fechar com uma síntese.
Convite às famílias
É importante que as famílias sejam informadas por mensagem: explique que se trata de uma continuação dos estudos do gênero “cartas de solicitação”, em que eles farão um estudo comparativo de 3 cartas. Além disso, informe que eles vão precisar trabalhar colaborativamente, em alguns momentos, com os parceiros da dupla ou do trio. É preciso, então, que reservem o horário da aula para que os estudantes não atrapalhem nem se atrapalhem com a dinâmica da casa, possam fazer uso de celular e internet etc. Informe ainda se haverá sequência dessas atividades relativas à carta de solicitação. No caso de ter enviado um cronograma com essa sequência de atividades (LPO7_03SQA), apenas relembre as famílias, na véspera, para que todos possam se organizar e auxiliar os estudantes.