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Plano de aula - Carta de solicitação: quando e como solicitamos algo?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Carta de solicitação: quando e como solicitamos algo?

Plano 03 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Katia Nelsina Pereira Chiaradia

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta de solicitação e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários: Você precisará de computador, projetor de imagens e cópias das atividades.

Dificuldades antecipadas: É provável que os estudantes tenham dificuldade em escolher seus pares de trabalho. Você pode auxiliá-los estabelecendo critérios para a formação das duplas.

Informações sobre o gênero Carta de solicitação: carta formal em que o emissor formaliza um pedido ao destinatário. Diferente de uma carta de reclamação, o produtor da carta de solicitação não necessariamente considera que tem um direito assegurado, mas acredita que seu interlocutor poderá atendê-lo. Por isso, além de explicitar a solicitação, deve ter forte base argumentativa.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, Jacqueline P. e ROJO, Roxane. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. Editora Parábola, 2015.

BARBOSA, Jacqueline P. Carta de solicitação e Carta de reclamação. Coleção Trabalhando com os Gêneros do Discurso- Editora FTD, 2005.

Programa de formação da Prefeitura – 2010 - Cadernos de apoio a aprendizagem 7º ano, parte 1 e parte 2 - Fazendo pedidos: cartas de solicitação e requerimento

http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Main/Noticia/Visualizar/PortalSMESP/cadernos

DOLZ, Joaquim e SCHNEUWLY, Bernard (orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas. Mercado de Letras, 2004.

TEIXEIRA, Ana Paula Tosta; BLASQUE, Roberta Maria Garcia; SANTOS, Célia Dias dos. “A exposição oral na sala de aula”: in Anais para o VII Seminário de Pesquisas em Ciências Humanas, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), 2008. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/sepech/sepech08/arqtxt/resumos-anais/AnaPTTeixeiraRobertaGBlasque.pdf

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Projete a questão (você também pode escrever no quadro) e estimule a participação dos alunos. Permita que eles se manifestem livremente sobre diferentes modos de solicitação, inclusive contando brevemente sobre experiências pessoais.
  • Apresente o tema da aula, explicando que eles discutirão sobre a necessidade de adequar o modo de solicitar alguma coisa a partir de diferentes interlocutores e condições para a produção do texto.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Projete a questão (você também pode escrever no quadro) e estimule a participação dos alunos.
  • A partir da metáfora das imagens, pergunte-lhes, por exemplo, quais frutas são mais facilmente consumidas no lanche da escola, ou no ônibus, ou em casa. A partir disso, peça-lhes que reflitam sobre o quanto os contextos podem influenciar em nossas escolhas, inclusive linguísticas.
  • Peça que a turma se organize em trios. Entregue a cada trio uma cópia do documento para análise, disponível nos materiais complementares:

Materiais Complementares: Você encontra a versão para impressão da atividade aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações:

  • Projete ou escreva no quadro as orientações para a atividade.
  • Leia-as em voz alta ou peça que um estudante as leia.
  • O tempo sugerido para essa atividade é de 5 minutos.

Materiais complementares: Caso você ache interessante, é possível dar acesso aos estudantes ao fac-símile da carta de Frankie, depositada no Centro de Documentação Alexandre Eulálio, da Unicamp, disponível aqui. A ocasião pode ser usada para discutir com os estudantes a importância da produção científica e da documentação, em todas as áreas. A correspondência de Charles Frankie com Monteiro Lobato documenta um importante capítulo da história brasileira: o início das pesquisas de petróleo de solo.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Após a apresentação das orientações, projete a tabela do slide. Ela também está disponível ao fim do arquivo entregue aos alunos.
  • O tempo sugerido para essa atividade é de 25 minutos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a tabela para que todos possam estabelecer comparação entre suas anotações e essas referências. É importante que eles entendam que as anotações do quadro/slide são referências e não gabaritos. Ou seja, não é necessário que as copiem ou que desconsiderem suas anotações. O caráter dialógico-reflexivo da atividade é o grande ganho.
  • Retome com os estudantes a importância de se adequarem o discurso e o vocabulário ao interlocutor.
  • Reforce com eles a validade de uso social das três cartas de solicitação estudadas na atividade, cada qual no seu contexto social.
  • O tempo sugerido para essa atividade é de 10 minutos.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Retome com os estudantes a importância de se adequarem o discurso e o vocabulário ao interlocutor, conforme discutido no início da aula.
  • Reforce com eles a validade de uso social das três cartas de solicitação estudadas na atividade, cada qual no seu contexto social.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta de solicitação e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários: Você precisará de computador, projetor de imagens e cópias das atividades.

Dificuldades antecipadas: É provável que os estudantes tenham dificuldade em escolher seus pares de trabalho. Você pode auxiliá-los estabelecendo critérios para a formação das duplas.

Informações sobre o gênero Carta de solicitação: carta formal em que o emissor formaliza um pedido ao destinatário. Diferente de uma carta de reclamação, o produtor da carta de solicitação não necessariamente considera que tem um direito assegurado, mas acredita que seu interlocutor poderá atendê-lo. Por isso, além de explicitar a solicitação, deve ter forte base argumentativa.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, Jacqueline P. e ROJO, Roxane. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. Editora Parábola, 2015.

BARBOSA, Jacqueline P. Carta de solicitação e Carta de reclamação. Coleção Trabalhando com os Gêneros do Discurso- Editora FTD, 2005.

Programa de formação da Prefeitura – 2010 - Cadernos de apoio a aprendizagem 7º ano, parte 1 e parte 2 - Fazendo pedidos: cartas de solicitação e requerimento

http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Main/Noticia/Visualizar/PortalSMESP/cadernos

DOLZ, Joaquim e SCHNEUWLY, Bernard (orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas. Mercado de Letras, 2004.

TEIXEIRA, Ana Paula Tosta; BLASQUE, Roberta Maria Garcia; SANTOS, Célia Dias dos. “A exposição oral na sala de aula”: in Anais para o VII Seminário de Pesquisas em Ciências Humanas, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), 2008. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/sepech/sepech08/arqtxt/resumos-anais/AnaPTTeixeiraRobertaGBlasque.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Projete a questão (você também pode escrever no quadro) e estimule a participação dos alunos. Permita que eles se manifestem livremente sobre diferentes modos de solicitação, inclusive contando brevemente sobre experiências pessoais.
  • Apresente o tema da aula, explicando que eles discutirão sobre a necessidade de adequar o modo de solicitar alguma coisa a partir de diferentes interlocutores e condições para a produção do texto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Projete a questão (você também pode escrever no quadro) e estimule a participação dos alunos.
  • A partir da metáfora das imagens, pergunte-lhes, por exemplo, quais frutas são mais facilmente consumidas no lanche da escola, ou no ônibus, ou em casa. A partir disso, peça-lhes que reflitam sobre o quanto os contextos podem influenciar em nossas escolhas, inclusive linguísticas.
  • Peça que a turma se organize em trios. Entregue a cada trio uma cópia do documento para análise, disponível nos materiais complementares:

Materiais Complementares: Você encontra a versão para impressão da atividade aqui.

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Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações:

  • Projete ou escreva no quadro as orientações para a atividade.
  • Leia-as em voz alta ou peça que um estudante as leia.
  • O tempo sugerido para essa atividade é de 5 minutos.

Materiais complementares: Caso você ache interessante, é possível dar acesso aos estudantes ao fac-símile da carta de Frankie, depositada no Centro de Documentação Alexandre Eulálio, da Unicamp, disponível aqui. A ocasião pode ser usada para discutir com os estudantes a importância da produção científica e da documentação, em todas as áreas. A correspondência de Charles Frankie com Monteiro Lobato documenta um importante capítulo da história brasileira: o início das pesquisas de petróleo de solo.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Após a apresentação das orientações, projete a tabela do slide. Ela também está disponível ao fim do arquivo entregue aos alunos.
  • O tempo sugerido para essa atividade é de 25 minutos.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a tabela para que todos possam estabelecer comparação entre suas anotações e essas referências. É importante que eles entendam que as anotações do quadro/slide são referências e não gabaritos. Ou seja, não é necessário que as copiem ou que desconsiderem suas anotações. O caráter dialógico-reflexivo da atividade é o grande ganho.
  • Retome com os estudantes a importância de se adequarem o discurso e o vocabulário ao interlocutor.
  • Reforce com eles a validade de uso social das três cartas de solicitação estudadas na atividade, cada qual no seu contexto social.
  • O tempo sugerido para essa atividade é de 10 minutos.
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Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Retome com os estudantes a importância de se adequarem o discurso e o vocabulário ao interlocutor, conforme discutido no início da aula.
  • Reforce com eles a validade de uso social das três cartas de solicitação estudadas na atividade, cada qual no seu contexto social.

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