14022
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - O mesmo fato sob diferentes perspectivas – Comparando notícias online

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre O mesmo fato sob diferentes perspectivas – Comparando notícias online

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniela Aparecida Vieira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados

- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos (escolha o modo que for mais acessível aos estudantes e às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meets (acesse o tutorial disponível aqui) ou o Zoom (tutorial disponível aqui).

Introdução: O mesmo fato sob diferentes perspectivas – Comparando notícias online
Para iniciar a aplicação do plano de aula com a discussão indicada no primeiro slide, sobre o que é fato e o que elege um fato como relevante para virar notícia, envie aos alunos, por e-mail ou WhatsApp, a notícia disponível aqui. Envie também os questionamentos do primeiro slide, reforçando com a seguinte pergunta: quais fatos deram origem a essa notícia? Oriente os alunos a enviar por e-mail ou WhatsApp as respostas. Depois disso, envie um áudio ou mensagem de texto por e-mail com a devolutiva, explicando que um fato, para ser noticiado, deve ser relevante para a sociedade. Comente que, no caso da notícia do artista inspirado pela ação da mulher, ao salvar o motorista, o fato foi duplamente relevante, por se tratar também de acidente envolvendo um importante jornalista brasileiro e que, além disso, enquanto alguns filmavam o acidente com o motorista, a mulher se prontificou a salvá-lo, numa atitude heróica.
Importante! Sempre inicie a sua comunicação e interação expressando acolhimento aos estudantes e motivação para a aula.

Desenvolvimento Algumas manchetes de notícias online
Para o desenvolvimento da aula, siga as orientações para o professor que estão no plano original. Separe diversos títulos de notícias online que noticiem o mesmo fato, ou use as indicadas no plano original, monte slides e envie o arquivo aos alunos, para que eles identifiquem o mesmo fato noticiado em diferentes fontes, sob diferentes perspectivas. Aguarde a devolutiva dos alunos e passe, então, para o próximo passo da aula.
Siga o plano original para a comparação das notícias e leitura na íntegra. Forme duplas ou trios para facilitar a comunicação e a interação entre eles no ensino remoto, e envie a cada dupla ou trio uma notícia completa para ser lida. Envie-lhes, juntamente com o link ou o texto da notícia, as questões apresentadas no plano original. Aguarde a devolutiva dos alunos sobre a leitura e os questionamentos, que pode ser feita também via WhatsApp ou e-mail.
Prepare, então, um quadro síntese com as principais diferenças entre o mesmo fato noticiado por diferentes fontes. Procure demonstrar o posicionamento evidenciado ao noticiar o fato, conforme orientado no plano original. Envie esse quadro síntese ao alunos juntamente com um áudio com sua explicação.

Fechamento: Diversas maneiras de evidenciar um ponto de vista
Nesta adaptação, trouxemos o debate sobre a liberdade de expressão e o discurso de ódio para o fechamento. Sendo assim, selecione comentários deixados por internautas nas notícias online trabalhadas na aula, ou use aqueles apresentados no plano original, caso tenha optado por não trocar as notícias. Junto aos comentários, envie as questões apresentadas no último slide do desenvolvimento. Continue o trabalho com os alunos divididos em dupla ou trio. Peça que cada grupo lhe envie seus comentários com as respostas às questões. Como devolutiva, grave um áudio sobre a diferença entre liberdade de expressão e discurso de ódio e envie aos alunos, para o encerramento das atividades da aula.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a conversar com a família, perguntando-lhes sobre onde se informam sobre os fatos acontecidos no dia a dia, em nossa sociedade, se leem notícia na Internet e, se sim, em quais fontes. Além disso, peça que conversem sobre o hábito de comentar notícias na Internet e sobre o fato das pessoas serem verbalmente mais agressivas na rede, por estarem atrás de um computador ou celular. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.

Sugestão Enviada Por: Silvia Albert


Código: LPO7_01SQA03

(EF67LP01) Analisar a estrutura e funcionamento dos hiperlinks em textos noticiosos publicados na Web e vislumbrar possibilidades de uma escrita hipertextual.

(EF69LP01) Diferenciar liberdade de expressão de discursos de ódio, posicionando-se contrariamente a esse tipo de discurso e vislumbrando possibilidades de denúncia quando for o caso.

(EF67LP08) Identificar os efeitos de sentido devidos à escolha de imagens estáticas, sequenciação ou sobreposição de imagens, definição de figura/fundo, ângulo, profundidade e foco, cores/tonalidades, relação com o escrito (relações de reiteração, complementação ou oposição) etc. em notícias, reportagens, fotorreportagens, foto-denúncias, memes, gifs, anúncios publicitários e propagandas publicados em jornais, revistas, sites na internet etc.

(EF07LP01) Distinguir diferentes propostas editoriais – sensacionalismo, jornalismo investigativo etc. –, de forma a identificar os recursos utilizados para impactar/chocar o leitor que podem comprometer uma análise crítica da notícia e do fato noticiado.

(EF07LP02) Comparar notícias e reportagens sobre um mesmo fato divulgadas em diferentes mídias, analisando as especificidades das mídias, os processos de (re)elaboração dos textos e a convergência das mídias em notícias ou reportagens multissemióticas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas