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Plano de aula - O mesmo fato sob diferentes perspectivas – Comparando notícias online

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre O mesmo fato sob diferentes perspectivas – Comparando notícias online

Plano 03 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniela Aparecida Vieira

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia online e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de

Materiais necessários: Computador com acesso à internet (para mostrar três ou mais notícias online que tratam do mesmo fato, mas que foram divulgadas em sites diversos), projetor multimídia.

Informações sobre o gênero: A notícia é um gênero discursivo da esfera jornalística, esfera “responsável pelo ‘controle’ e circulação da informação” (ROJO e BARBOSA, 2015, p. 141). Trata-se de um texto em que são relatados acontecimentos políticos, econômicos, sociais etc. A notícia é considerada a matéria-prima dos jornais (impressos e online), mas pode ser encontrada, também, em revistas (impressas e online), blogs, redes sociais etc. Além de circular em meios de comunicação que se utilizam, sobretudo, da escrita, a notícia também pode circular em outras mídias como a TV, o rádio e os vídeos.
O comentário de notícia, por sua vez, consiste em um gênero de base argumentativa, em que o autor expressa o seu ponto de vista quanto ao fato relatado, fazendo uma interpretação, análise ou crítica da notícia. Geralmente, é um texto curto e apresenta uma linguagem simples e acessível.

Dificuldades antecipadas: Os alunos, provavelmente, terão dificuldade em identificar o fato central noticiado, pois talvez não tenham o hábito de ler notícias e não estejam acostumados a compará-las.

Referências sobre o assunto: BARBOSA, J. P. Notícia - Trabalhando com os gêneros do discurso. São Paulo: Editora FTD, 2001.

Tema da aula select-down

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Tempo sugerido: 02 minutos

Orientações:

  • Mostre este slide aos alunos para apresentar-lhes o tema da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Para verificar quais são os conhecimentos prévios dos alunos no tocante à identificação de fatos, proponha à turma uma discussão a partir das questões contidas neste slide.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 38 minutos

Orientações:

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite que os estudantes leiam os títulos das notícias online e, depois de eles terem lido, pergunte-lhes se é possível identificar, por meio dessas manchetes, qual é o fato noticiado. No caso das notícias que escolhemos, espera-se que, após a leitura das manchetes, os alunos percebam que o fato é o seguinte: moradores de uma cidade de Roraima, localizada na fronteira entre o Brasil e a Venezuela, praticaram atos de violência contra imigrantes venezuelanos. Esse fato, ocorrido em 18 de agosto de 2018, foi amplamente noticiado, e o escolhemos por se tratar de um tema bastante polêmico e que faz parte da realidade brasileira atual, visto que, em todo o país, têm chegado muitos imigrantes. Além disso, essa é a única aula em que procuraremos, mais explicitamente, diferenciar liberdade de expressão e discurso de ódio. Portanto, o fato abordado nas notícias selecionadas para esta aula precisa, necessariamente, possibilitar essa diferenciação.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Organize os estudantes em pequenos grupos e solicite que cada grupo leia uma das notícias online cujos títulos foram mostrados a eles nos slides. Para que os alunos façam essa leitura, preferencialmente, será necessário que eles acessem o site em que cada uma delas foi publicada, pois, em algumas notícias, há, inclusive, vídeos aos quais os discentes podem assistir. Se não for possível que eles leiam as notícias diretamente nos sites, antes da aula, imprima as notícias e distribua cópias delas aos grupos. Devido a limitações de tempo, cada grupo lerá uma única notícia durante a aula, embora todos tenham lido todas as manchetes.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Para orientar a leitura das notícias, peça que os estudantes respondam as perguntas contidas neste slide.
  • Depois que os grupos tiverem respondido as perguntas, solicite-lhes que apresentem suas respostas à turma e discuta com eles algumas semelhanças e diferenças entre as notícias. Durante a discussão, escreva, no quadro, algumas dessas características, as quais podem ser identificadas a partir das manchetes (que foram lidas por todos os grupos) e a partir de cada notícia, tais como:
    ? Três manchetes destacam a agressão aos venezuelanos, mas sem dizer quem a cometeu. Apenas uma das manchetes dá destaque aos brasileiros, mas não se refere à agressão; refere-se somente à expulsão: brasileiros expulsam venezuelanos. Explique aos alunos que essas diferentes ênfases não são dadas de modo aleatório; elas revelam, de certa forma, o posicionamento de quem escreveu a notícia e/ou do site onde ela circula.
    ? Todas as manchetes explicitam o Estado onde o fato ocorreu, pois, ao relatá-lo, é relevante destacar que se trata de um lugar na fronteira entre o Brasil e a Venezuela.
    ? Em algumas notícias, os venezuelanos são chamados de refugiados; em outras, são chamados de imigrantes ilegais; em outras, são chamados apenas de imigrantes. (Aqui, talvez seja necessário perguntar aos alunos se eles sabem a diferença entre imigrante e refugiado. Caso eles não saibam, oriente-os a buscar essa informação na internet, sugerindo-lhes uma rápida leitura do texto que pode ser acessado neste link: http://www.acnur.org/portugues/2016/03/22/refugiados-e-migrantes-perguntas-frequentes/. Se não for possível que eles acessem o site, explique-lhes, brevemente, a diferença: todo refugiado é imigrante, mas nem todo imigrante é refugiado. Os refugiados saem de seu país por motivo de perseguição política, guerras e/ou qualquer outro acontecimento que ameace as suas vidas. Já os imigrantes podem sair de seu país de origem por motivos que envolvem trabalho, estudo, família etc. Ressalte que a escolha de um termo, em vez de outro, não é aleatória e já pode nos dar indícios da opinião que o site tem a respeito do fato noticiado.
    ? Todas as notícias têm imagens (fotografias ou vídeos). Converse com os alunos sobre o fato de essas imagens serem escolhidas para atrair a atenção do leitor e para ilustrar o fato noticiado. Ressalte, desse modo, que a notícia online é um texto multissemiótico. ou seja, um texto em que são utilizadas a linguagem verbal e linguagens não verbais (imagens estáticas e/ou em movimento, cores, sons etc.).
  • Essa comparação de notícias sobre o mesmo fato é uma atividade muito profícua para o desenvolvimento da reflexão crítica dos estudantes. Por isso, incentive-os a ler, não só nas aulas como também fora delas, sempre que possível, no mínimo, duas notícias sobre o mesmo fato, pois, desse modo, eles poderão contrastar diferentes pontos de vista, o que poderá contribuir para que eles comecem a formar a sua própria opinião sobre o fato noticiado.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Após a discussão das respostas dos grupos e o levantamento de semelhanças e diferenças entre as manchetes e as notícias, apresente alguns comentários dessas notícias aos alunos. Para isso, antes da aula, selecione alguns comentários. Escolhemos os comentários transcritos neste slide e, entre parênteses, indicamos apenas em qual site foi publicada cada notícia online à qual se refere cada um deles. Se necessário, lembre aos alunos que, ao transcrever os comentários, não foram feitas correções e, portanto, em alguns deles, encontram-se desvios de escrita.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Mostre à turma os comentários e solicite-lhes que, ainda em pequenos grupos, discutam as questões contidas neste slide.
  • Depois que os grupos tiverem respondido as perguntas, solicite-lhes que apresentem suas respostas à turma. Durante essa apresentação, discuta com eles esta especificidade da notícia online: a possibilidade imediata de o leitor expressar a sua opinião sobre o fato noticiado, escrevendo comentários. Ressalte que, em alguns sites, apenas os assinantes podem fazer comentários, mas que, em boa parte dos portais de notícias, qualquer leitor pode comentá-las. Nessa discussão, destaque a importância e a necessidade de escrever comentários que não firam os direitos humanos, que demonstrem respeito às pessoas. Explique aos alunos que, ao lerem uma notícia online e se depararem com comentários desrespeitosos, eles podem, até mesmo, fazer uma denúncia ao site onde esses textos foram publicados. Esclareça aos estudantes que, como leitores, todos nós podemos exprimir a nossa opinião sobre os fatos noticiados, contudo, isso não nos dá o direito de ofender ou desrespeitar pessoas, instituições etc.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

1. Para encerrar a aula, proponha que os alunos respondam a questão colocada neste slide.
2. Nessa parte final da aula, peça que alguns estudantes apresentem suas respostas e encerre-a explicando que existem diferentes maneiras de relatar fatos e que, ao escrever uma notícia, os jornalistas precisam fazer várias escolhas: as palavras que serão usadas, a ordem em que os acontecimentos serão relatados, os dados que serão utilizados etc. Essas escolhas não são aleatórias e, dependendo de como forem feitas, podem privilegiar um dos lados envolvidos no fato noticiado. Assim, para contrastarmos vários relatos e não sermos tão manipulados, é importante lermos diversas notícias acerca do mesmo fato.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia online e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de

Materiais necessários: Computador com acesso à internet (para mostrar três ou mais notícias online que tratam do mesmo fato, mas que foram divulgadas em sites diversos), projetor multimídia.

Informações sobre o gênero: A notícia é um gênero discursivo da esfera jornalística, esfera “responsável pelo ‘controle’ e circulação da informação” (ROJO e BARBOSA, 2015, p. 141). Trata-se de um texto em que são relatados acontecimentos políticos, econômicos, sociais etc. A notícia é considerada a matéria-prima dos jornais (impressos e online), mas pode ser encontrada, também, em revistas (impressas e online), blogs, redes sociais etc. Além de circular em meios de comunicação que se utilizam, sobretudo, da escrita, a notícia também pode circular em outras mídias como a TV, o rádio e os vídeos.
O comentário de notícia, por sua vez, consiste em um gênero de base argumentativa, em que o autor expressa o seu ponto de vista quanto ao fato relatado, fazendo uma interpretação, análise ou crítica da notícia. Geralmente, é um texto curto e apresenta uma linguagem simples e acessível.

Dificuldades antecipadas: Os alunos, provavelmente, terão dificuldade em identificar o fato central noticiado, pois talvez não tenham o hábito de ler notícias e não estejam acostumados a compará-las.

Referências sobre o assunto: BARBOSA, J. P. Notícia - Trabalhando com os gêneros do discurso. São Paulo: Editora FTD, 2001.

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Tempo sugerido: 02 minutos

Orientações:

  • Mostre este slide aos alunos para apresentar-lhes o tema da aula.

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Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Para verificar quais são os conhecimentos prévios dos alunos no tocante à identificação de fatos, proponha à turma uma discussão a partir das questões contidas neste slide.

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Tempo sugerido: 38 minutos

Orientações:

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Orientações:

  • Solicite que os estudantes leiam os títulos das notícias online e, depois de eles terem lido, pergunte-lhes se é possível identificar, por meio dessas manchetes, qual é o fato noticiado. No caso das notícias que escolhemos, espera-se que, após a leitura das manchetes, os alunos percebam que o fato é o seguinte: moradores de uma cidade de Roraima, localizada na fronteira entre o Brasil e a Venezuela, praticaram atos de violência contra imigrantes venezuelanos. Esse fato, ocorrido em 18 de agosto de 2018, foi amplamente noticiado, e o escolhemos por se tratar de um tema bastante polêmico e que faz parte da realidade brasileira atual, visto que, em todo o país, têm chegado muitos imigrantes. Além disso, essa é a única aula em que procuraremos, mais explicitamente, diferenciar liberdade de expressão e discurso de ódio. Portanto, o fato abordado nas notícias selecionadas para esta aula precisa, necessariamente, possibilitar essa diferenciação.

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Orientações:

  • Organize os estudantes em pequenos grupos e solicite que cada grupo leia uma das notícias online cujos títulos foram mostrados a eles nos slides. Para que os alunos façam essa leitura, preferencialmente, será necessário que eles acessem o site em que cada uma delas foi publicada, pois, em algumas notícias, há, inclusive, vídeos aos quais os discentes podem assistir. Se não for possível que eles leiam as notícias diretamente nos sites, antes da aula, imprima as notícias e distribua cópias delas aos grupos. Devido a limitações de tempo, cada grupo lerá uma única notícia durante a aula, embora todos tenham lido todas as manchetes.

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Orientações:

  • Para orientar a leitura das notícias, peça que os estudantes respondam as perguntas contidas neste slide.
  • Depois que os grupos tiverem respondido as perguntas, solicite-lhes que apresentem suas respostas à turma e discuta com eles algumas semelhanças e diferenças entre as notícias. Durante a discussão, escreva, no quadro, algumas dessas características, as quais podem ser identificadas a partir das manchetes (que foram lidas por todos os grupos) e a partir de cada notícia, tais como:
    ? Três manchetes destacam a agressão aos venezuelanos, mas sem dizer quem a cometeu. Apenas uma das manchetes dá destaque aos brasileiros, mas não se refere à agressão; refere-se somente à expulsão: brasileiros expulsam venezuelanos. Explique aos alunos que essas diferentes ênfases não são dadas de modo aleatório; elas revelam, de certa forma, o posicionamento de quem escreveu a notícia e/ou do site onde ela circula.
    ? Todas as manchetes explicitam o Estado onde o fato ocorreu, pois, ao relatá-lo, é relevante destacar que se trata de um lugar na fronteira entre o Brasil e a Venezuela.
    ? Em algumas notícias, os venezuelanos são chamados de refugiados; em outras, são chamados de imigrantes ilegais; em outras, são chamados apenas de imigrantes. (Aqui, talvez seja necessário perguntar aos alunos se eles sabem a diferença entre imigrante e refugiado. Caso eles não saibam, oriente-os a buscar essa informação na internet, sugerindo-lhes uma rápida leitura do texto que pode ser acessado neste link: http://www.acnur.org/portugues/2016/03/22/refugiados-e-migrantes-perguntas-frequentes/. Se não for possível que eles acessem o site, explique-lhes, brevemente, a diferença: todo refugiado é imigrante, mas nem todo imigrante é refugiado. Os refugiados saem de seu país por motivo de perseguição política, guerras e/ou qualquer outro acontecimento que ameace as suas vidas. Já os imigrantes podem sair de seu país de origem por motivos que envolvem trabalho, estudo, família etc. Ressalte que a escolha de um termo, em vez de outro, não é aleatória e já pode nos dar indícios da opinião que o site tem a respeito do fato noticiado.
    ? Todas as notícias têm imagens (fotografias ou vídeos). Converse com os alunos sobre o fato de essas imagens serem escolhidas para atrair a atenção do leitor e para ilustrar o fato noticiado. Ressalte, desse modo, que a notícia online é um texto multissemiótico. ou seja, um texto em que são utilizadas a linguagem verbal e linguagens não verbais (imagens estáticas e/ou em movimento, cores, sons etc.).
  • Essa comparação de notícias sobre o mesmo fato é uma atividade muito profícua para o desenvolvimento da reflexão crítica dos estudantes. Por isso, incentive-os a ler, não só nas aulas como também fora delas, sempre que possível, no mínimo, duas notícias sobre o mesmo fato, pois, desse modo, eles poderão contrastar diferentes pontos de vista, o que poderá contribuir para que eles comecem a formar a sua própria opinião sobre o fato noticiado.

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Orientações:

  • Após a discussão das respostas dos grupos e o levantamento de semelhanças e diferenças entre as manchetes e as notícias, apresente alguns comentários dessas notícias aos alunos. Para isso, antes da aula, selecione alguns comentários. Escolhemos os comentários transcritos neste slide e, entre parênteses, indicamos apenas em qual site foi publicada cada notícia online à qual se refere cada um deles. Se necessário, lembre aos alunos que, ao transcrever os comentários, não foram feitas correções e, portanto, em alguns deles, encontram-se desvios de escrita.

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Orientações:

  • Mostre à turma os comentários e solicite-lhes que, ainda em pequenos grupos, discutam as questões contidas neste slide.
  • Depois que os grupos tiverem respondido as perguntas, solicite-lhes que apresentem suas respostas à turma. Durante essa apresentação, discuta com eles esta especificidade da notícia online: a possibilidade imediata de o leitor expressar a sua opinião sobre o fato noticiado, escrevendo comentários. Ressalte que, em alguns sites, apenas os assinantes podem fazer comentários, mas que, em boa parte dos portais de notícias, qualquer leitor pode comentá-las. Nessa discussão, destaque a importância e a necessidade de escrever comentários que não firam os direitos humanos, que demonstrem respeito às pessoas. Explique aos alunos que, ao lerem uma notícia online e se depararem com comentários desrespeitosos, eles podem, até mesmo, fazer uma denúncia ao site onde esses textos foram publicados. Esclareça aos estudantes que, como leitores, todos nós podemos exprimir a nossa opinião sobre os fatos noticiados, contudo, isso não nos dá o direito de ofender ou desrespeitar pessoas, instituições etc.

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Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

1. Para encerrar a aula, proponha que os alunos respondam a questão colocada neste slide.
2. Nessa parte final da aula, peça que alguns estudantes apresentem suas respostas e encerre-a explicando que existem diferentes maneiras de relatar fatos e que, ao escrever uma notícia, os jornalistas precisam fazer várias escolhas: as palavras que serão usadas, a ordem em que os acontecimentos serão relatados, os dados que serão utilizados etc. Essas escolhas não são aleatórias e, dependendo de como forem feitas, podem privilegiar um dos lados envolvidos no fato noticiado. Assim, para contrastarmos vários relatos e não sermos tão manipulados, é importante lermos diversas notícias acerca do mesmo fato.

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