13969
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Texto didático: leitura e escolha de vocabulário

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Texto didático: leitura e escolha de vocabulário

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maurício dos Santos Gomes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie aos alunos o texto alterado, disponível aqui, apresentado nos Materiais do Plano de Aula. Envie um áudio dizendo para os alunos lerem e responderem às seguintes questões: 1. O material apresenta um bom exemplo de texto didático, isto é, ensina e informa sobre algum tópico de história?; 2. É fácil determinar o assunto do texto?; 3. Se não, por que isso ocorre? Estabeleça um prazo e avise que devem compartilhar suas respostas em uma pasta do Google Drive específica para esta atividade (ou por outro canal acessível para vocês).

Desenvolvimento
Após os alunos enviarem as respostas às primeiras questões, leia-as e escreva um feedback para cada um (aproveite as Orientações do Plano). Envie um novo áudio pedindo aos alunos que pesquisem no dicionário os termos destacados que julgarem inadequados ao texto didático lido e proponham sinônimos para eles, buscando tornar o texto compreensível. Enfatize as condições de produção do gênero: trata-se de um texto voltado para alunos e alunas de 6º ano. Sugira o uso do Dicionário Aulete Online, disponível aqui. Diga o prazo para entrega e que devem compartilhar essa atividade na mesma pasta do Google Drive.

Fechamento
Encerrado o prazo, leia as respostas dos alunos e deixe comentários no Doc de cada um. Envie para a mesma pasta no Drive o texto didático original, disponível nos Materiais do Plano, para conhecerem e compararem com suas produções.
Envie um áudio encerrando esta aula, retomando conceitos e aprendizagens e enfatizando que a escolha de vocabulário em um texto de livro didático é fundamental para que o texto cumpra seu objetivo, que é comunicar informações. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula utilizando o passo a passo do Fechamento do Plano.

Convite às famílias
As famílias podem auxiliar na busca das palavras (em destaque no texto) no dicionário e a encontrar palavras sinônimas adequadas para substituí-las.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_04SQA02

(EF69LP29) Refletir sobre a relação entre os contextos de produção dos gêneros de divulgação científica – texto didático, artigo de divulgação científica, reportagem de divulgação científica, verbete de enciclopédia (impressa e digital), esquema, infográfico (estático e animado), relatório, relato multimidiático de campo, podcasts e vídeos variados de divulgação científica etc. – e os aspectos relativos à construção composicional e às marcas linguística características desses gêneros, de forma a ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos pertencentes a esses gêneros.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas