13969
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Texto didático: leitura e escolha de vocabulário

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Texto didático: leitura e escolha de vocabulário

Plano 02 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maurício dos Santos Gomes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero texto didático e exposição oral e no campo de atuação “práticas de estudo e pesquisa”. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Cópias do texto “A história entre a imaginação e a realidade”; dicionários impressos ou virtuais.

Informações sobre o gênero: Enquanto gênero discursivo do campo das práticas de estudo e pesquisa, entende-se por texto didático o gênero de base escrita que circula sobretudo no meio escolar, com autoria creditada a um ou mais professores e/ou especialistas reconhecidos, e que se destina a ensinar ao aprendiz um conteúdo/tema científico. Esse gênero concretiza-se em textos escritos com o formato impresso ou eletrônico, notadamente presentes em livro didático (também impresso ou eletrônico). No texto didático, tendem a predominar as passagens / sequências expositivas, mas sempre contendo estratégias de organização das informações visando a facilitar a aprendizagem do aluno (uso de contextualizações vivenciais, exemplificações, citações científicas, boxes, QR Codes, etc.).

Dificuldades antecipadas: Escolher vocabulário adequado ao contexto de produção do texto analisado (livro de história voltado a alunos de 6º ano).

Referências sobre o assunto:

FONTANA, N. M. O texto didático nas licenciaturas: otimizando o discurso do professor (UCS). Disponível em: <http://www.filologia.org.br/ileel/artigos/artigo_299.pdf>. Acesso em: 3 out. 2018.

LONGO, H. I. O texto didático questionador. Disponível em: <http://www.abenge.org.br/cobenge/arquivos/20/st/s/s036.PDF>. Acesso em: 3 out. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula propondo à turma a pergunta do slide. Espera-se que, por conta da palavra “inextricável”, a turma tenha dificuldades em formular respostas. Instigue os alunos e as alunas a pensar sobre a palavra em questão com as perguntas: “Alguém na turma já escutou ou leu essa palavra?”; “Ela parece adequada ao contexto da pergunta, isto é, deixa claro a informação que se espera obter?”; “Podemos imaginar significados para essa palavra a partir das outras palavras que compõem a pergunta?”
  • Permita que a turma se manifeste livremente diante dessas provocações. Em seguida, explique que “inextricável”, nesse contexto, pode significar “algo difícil de compreender”. O objetivo dessa breve atividade é instigar os alunas e as alunas a explorarem o tema de discussão desta aula, a escolha vocabular em textos didáticos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente à turma o texto do slide, “A história entre a imaginação e a realidade”. É recomendável que cada aluno e aluna receba cópias impressas do texto, de modo a permitir o contato individualizado com o material. Deixe claro que o texto integra a página 13 de um livro didático História.doc (VAINFAS, Ronaldo… [et. al.]. São Paulo: Saraiva, 2016), voltado para o 6º ano. Note que, no material em questão, houve uma série de alterações: a imagem, a legenda, um box de texto e duas definições de palavras foram suprimidos, de modo a manter apenas o texto principal da página. Além disso, certas palavras foram modificadas por sinônimos diversos, a fim de dificultar a leitura do texto. As palavras foram destacadas e numeradas para facilitar a observação da turma.
  • Solicite a leitura silenciosa do texto, a fim de permitir o estranhamento individualizado frente ao material.
  • Em seguida, pergunte à turma: “O material apresenta um bom exemplo de texto didático, isto é, ensina e informa sobre algum tópico de história?”; “É fácil determinar o assunto do texto?”; “Se não, por que isso ocorre?”. Espera-se que compreendam o fato de que a dificuldade de leitura está diretamente ligada às escolhas vocabulares inadequadas ao público leitor (alunos e alunas de 6º ano) e aos objetivos do gênero didático (ensinar e informar).
  • Lembre-se de que o foco desta atividade é refletir a respeito das relações entre a leitura e a escolha de vocabulário em textos didáticos. Por isso, caso necessário, esclareça as dúvidas da turma em relação a informações de outra ordem que não a vocabular, como, por exemplo, o que aconteceu na Guerra de Troia ou quem é Cinderela.

Materiais complementares: A versão do texto com alterações pode ser encontrada aqui.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente à turma o texto do slide, “A história entre a imaginação e a realidade”. É recomendável que cada aluno e aluna receba cópias impressas do texto, de modo a permitir o contato individualizado com o material. Deixe claro que o texto integra a página 13 de um livro didático História.doc (VAINFAS, Ronaldo… [et. al.]. São Paulo: Saraiva, 2016), voltado para o 6º ano. Note que, no material em questão, houve uma série de alterações: a imagem, a legenda, um box de texto e duas definições de palavras foram suprimidos, de modo a manter apenas o texto principal da página. Além disso, certas palavras foram modificadas por sinônimos diversos, a fim de dificultar a leitura do texto. As palavras foram destacadas e numeradas para facilitar a observação da turma.
  • Solicite a leitura silenciosa do texto, a fim de permitir o estranhamento individualizado frente ao material.
  • Em seguida, pergunte à turma: “O material apresenta um bom exemplo de texto didático, isto é, ensina e informa sobre algum tópico de história?”; “É fácil determinar o assunto do texto?”; “Se não, por que isso ocorre?”. Espera-se que compreendam o fato de que a dificuldade de leitura está diretamente ligada às escolhas vocabulares inadequadas ao público leitor (alunos e alunas de 6º ano) e aos objetivos do gênero didático (ensinar e informar).
  • Lembre-se de que o foco desta atividade é refletir a respeito das relações entre a leitura e a escolha de vocabulário em textos didáticos. Por isso, caso necessário, esclareça as dúvidas da turma em relação a informações de outra ordem que não a vocabular, como, por exemplo, o que aconteceu na Guerra de Troia ou quem é Cinderela.

Materiais complementares: A versão do texto com alterações pode ser encontrada aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações:

  • Divida a turma em pequenos grupos, a fim de incentivar a troca de ideias entre os estudantes durante a atividade a seguir. Certifique-se de que cada grupo possua ao menos um dicionário, seja ele impresso ou digital.
  • Peça à turma que pesquise nos dicionários os termos destacados que julgarem inadequados ao texto didático lido. Enfatize as condições de produção do gênero: trata-se de um texto voltado a crianças interessadas em conhecimentos sobre história.
  • Em seguida, solicite aos alunos e alunas que proponham sinônimos para as palavras que, na opinião de cada grupo, mais dificultaram a leitura e a compreensão do texto. Deixe clara a possibilidade de manter palavras tal como estão. Enfatize também a necessidade de justificar o uso dos sinônimos: “Por que as palavras escolhidas facilitam a leitura e a compreensão do texto?”. O tempo sugerido para esta etapa do plano é de 12 minutos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações:

  • Solicite que cada grupo apresente suas soluções. Incentive os alunos e as alunas a compartilhar as justificativas para cada troca de palavras. Instigue a turma a voltar ao texto diante das justificativas apresentadas, de modo a testar a adequação ou não das propostas.
  • Após as exposições, pergunte à turma: “Ficou mais fácil dizer do que trata o texto?”; “As informações estão mais claras? Se sim, o que tornou a leitura mais fácil?”. Espera-se que a turma se atente para o fato de que a alteração vocabular aproximou o textos aos leitores e leitoras, tornando mais fácil sua compreensão. O tempo sugerido para esta etapa da aula é de 12 minutos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações:

  • Apresente à turma a versão original do texto.
  • Instigue os alunos e as alunas a compararem suas próprias soluções com aquelas propostas pelos autores do texto.
  • Pergunte à turma: “A escolha de palavras da versão original cumpre o que se espera de um texto didático, isto é, comunica conteúdos de história ao público infantil?”.
  • Após escutar as respostas, projete a página na qual o texto foi originalmente publicado.
  • Pergunte: “Na sua opinião, os termos destacados e definidos pelos autores (“fantasioso”, “lenda” e “mito”) auxiliam na leitura do texto?”; “Alguma outra palavra mereceria definição? Qual?”. O tempo sugerido para esta etapa da aula é de 8 minutos

Materiais complementares: O texto sem alterações pode ser encontrado aqui. Já a página original do livro pode ser encontrada aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente à turma a versão original do texto.
  • Instigue os alunos e as alunas a compararem suas próprias soluções com aquelas propostas pelos autores do texto.
  • Pergunte à turma: “A escolha de palavras da versão original cumpre o que se espera de um texto didático, isto é, comunica conteúdos de história ao público infantil?”.
  • Após escutar as respostas, projete a página na qual o texto foi originalmente publicado.
  • Pergunte: “Na sua opinião, os termos destacados e definidos pelos autores (“fantasioso”, “lenda” e “mito”) auxiliam na leitura do texto?”; “Alguma outra palavra mereceria definição? Qual?”. O tempo sugerido para esta etapa da aula é de 8 minutos

Materiais complementares: O texto sem alterações pode ser encontrado aqui. Já a página original do livro pode ser encontrada aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Proponha à turma as perguntas do slide. A fim de auxiliar os alunos e as alunas no processo de sistematização, tome notas das respostas apresentadas no quadro.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero texto didático e exposição oral e no campo de atuação “práticas de estudo e pesquisa”. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Cópias do texto “A história entre a imaginação e a realidade”; dicionários impressos ou virtuais.

Informações sobre o gênero: Enquanto gênero discursivo do campo das práticas de estudo e pesquisa, entende-se por texto didático o gênero de base escrita que circula sobretudo no meio escolar, com autoria creditada a um ou mais professores e/ou especialistas reconhecidos, e que se destina a ensinar ao aprendiz um conteúdo/tema científico. Esse gênero concretiza-se em textos escritos com o formato impresso ou eletrônico, notadamente presentes em livro didático (também impresso ou eletrônico). No texto didático, tendem a predominar as passagens / sequências expositivas, mas sempre contendo estratégias de organização das informações visando a facilitar a aprendizagem do aluno (uso de contextualizações vivenciais, exemplificações, citações científicas, boxes, QR Codes, etc.).

Dificuldades antecipadas: Escolher vocabulário adequado ao contexto de produção do texto analisado (livro de história voltado a alunos de 6º ano).

Referências sobre o assunto:

FONTANA, N. M. O texto didático nas licenciaturas: otimizando o discurso do professor (UCS). Disponível em: <http://www.filologia.org.br/ileel/artigos/artigo_299.pdf>. Acesso em: 3 out. 2018.

LONGO, H. I. O texto didático questionador. Disponível em: <http://www.abenge.org.br/cobenge/arquivos/20/st/s/s036.PDF>. Acesso em: 3 out. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula propondo à turma a pergunta do slide. Espera-se que, por conta da palavra “inextricável”, a turma tenha dificuldades em formular respostas. Instigue os alunos e as alunas a pensar sobre a palavra em questão com as perguntas: “Alguém na turma já escutou ou leu essa palavra?”; “Ela parece adequada ao contexto da pergunta, isto é, deixa claro a informação que se espera obter?”; “Podemos imaginar significados para essa palavra a partir das outras palavras que compõem a pergunta?”
  • Permita que a turma se manifeste livremente diante dessas provocações. Em seguida, explique que “inextricável”, nesse contexto, pode significar “algo difícil de compreender”. O objetivo dessa breve atividade é instigar os alunas e as alunas a explorarem o tema de discussão desta aula, a escolha vocabular em textos didáticos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente à turma o texto do slide, “A história entre a imaginação e a realidade”. É recomendável que cada aluno e aluna receba cópias impressas do texto, de modo a permitir o contato individualizado com o material. Deixe claro que o texto integra a página 13 de um livro didático História.doc (VAINFAS, Ronaldo… [et. al.]. São Paulo: Saraiva, 2016), voltado para o 6º ano. Note que, no material em questão, houve uma série de alterações: a imagem, a legenda, um box de texto e duas definições de palavras foram suprimidos, de modo a manter apenas o texto principal da página. Além disso, certas palavras foram modificadas por sinônimos diversos, a fim de dificultar a leitura do texto. As palavras foram destacadas e numeradas para facilitar a observação da turma.
  • Solicite a leitura silenciosa do texto, a fim de permitir o estranhamento individualizado frente ao material.
  • Em seguida, pergunte à turma: “O material apresenta um bom exemplo de texto didático, isto é, ensina e informa sobre algum tópico de história?”; “É fácil determinar o assunto do texto?”; “Se não, por que isso ocorre?”. Espera-se que compreendam o fato de que a dificuldade de leitura está diretamente ligada às escolhas vocabulares inadequadas ao público leitor (alunos e alunas de 6º ano) e aos objetivos do gênero didático (ensinar e informar).
  • Lembre-se de que o foco desta atividade é refletir a respeito das relações entre a leitura e a escolha de vocabulário em textos didáticos. Por isso, caso necessário, esclareça as dúvidas da turma em relação a informações de outra ordem que não a vocabular, como, por exemplo, o que aconteceu na Guerra de Troia ou quem é Cinderela.

Materiais complementares: A versão do texto com alterações pode ser encontrada aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente à turma o texto do slide, “A história entre a imaginação e a realidade”. É recomendável que cada aluno e aluna receba cópias impressas do texto, de modo a permitir o contato individualizado com o material. Deixe claro que o texto integra a página 13 de um livro didático História.doc (VAINFAS, Ronaldo… [et. al.]. São Paulo: Saraiva, 2016), voltado para o 6º ano. Note que, no material em questão, houve uma série de alterações: a imagem, a legenda, um box de texto e duas definições de palavras foram suprimidos, de modo a manter apenas o texto principal da página. Além disso, certas palavras foram modificadas por sinônimos diversos, a fim de dificultar a leitura do texto. As palavras foram destacadas e numeradas para facilitar a observação da turma.
  • Solicite a leitura silenciosa do texto, a fim de permitir o estranhamento individualizado frente ao material.
  • Em seguida, pergunte à turma: “O material apresenta um bom exemplo de texto didático, isto é, ensina e informa sobre algum tópico de história?”; “É fácil determinar o assunto do texto?”; “Se não, por que isso ocorre?”. Espera-se que compreendam o fato de que a dificuldade de leitura está diretamente ligada às escolhas vocabulares inadequadas ao público leitor (alunos e alunas de 6º ano) e aos objetivos do gênero didático (ensinar e informar).
  • Lembre-se de que o foco desta atividade é refletir a respeito das relações entre a leitura e a escolha de vocabulário em textos didáticos. Por isso, caso necessário, esclareça as dúvidas da turma em relação a informações de outra ordem que não a vocabular, como, por exemplo, o que aconteceu na Guerra de Troia ou quem é Cinderela.

Materiais complementares: A versão do texto com alterações pode ser encontrada aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações:

  • Divida a turma em pequenos grupos, a fim de incentivar a troca de ideias entre os estudantes durante a atividade a seguir. Certifique-se de que cada grupo possua ao menos um dicionário, seja ele impresso ou digital.
  • Peça à turma que pesquise nos dicionários os termos destacados que julgarem inadequados ao texto didático lido. Enfatize as condições de produção do gênero: trata-se de um texto voltado a crianças interessadas em conhecimentos sobre história.
  • Em seguida, solicite aos alunos e alunas que proponham sinônimos para as palavras que, na opinião de cada grupo, mais dificultaram a leitura e a compreensão do texto. Deixe clara a possibilidade de manter palavras tal como estão. Enfatize também a necessidade de justificar o uso dos sinônimos: “Por que as palavras escolhidas facilitam a leitura e a compreensão do texto?”. O tempo sugerido para esta etapa do plano é de 12 minutos.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações:

  • Solicite que cada grupo apresente suas soluções. Incentive os alunos e as alunas a compartilhar as justificativas para cada troca de palavras. Instigue a turma a voltar ao texto diante das justificativas apresentadas, de modo a testar a adequação ou não das propostas.
  • Após as exposições, pergunte à turma: “Ficou mais fácil dizer do que trata o texto?”; “As informações estão mais claras? Se sim, o que tornou a leitura mais fácil?”. Espera-se que a turma se atente para o fato de que a alteração vocabular aproximou o textos aos leitores e leitoras, tornando mais fácil sua compreensão. O tempo sugerido para esta etapa da aula é de 12 minutos.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações:

  • Apresente à turma a versão original do texto.
  • Instigue os alunos e as alunas a compararem suas próprias soluções com aquelas propostas pelos autores do texto.
  • Pergunte à turma: “A escolha de palavras da versão original cumpre o que se espera de um texto didático, isto é, comunica conteúdos de história ao público infantil?”.
  • Após escutar as respostas, projete a página na qual o texto foi originalmente publicado.
  • Pergunte: “Na sua opinião, os termos destacados e definidos pelos autores (“fantasioso”, “lenda” e “mito”) auxiliam na leitura do texto?”; “Alguma outra palavra mereceria definição? Qual?”. O tempo sugerido para esta etapa da aula é de 8 minutos

Materiais complementares: O texto sem alterações pode ser encontrado aqui. Já a página original do livro pode ser encontrada aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente à turma a versão original do texto.
  • Instigue os alunos e as alunas a compararem suas próprias soluções com aquelas propostas pelos autores do texto.
  • Pergunte à turma: “A escolha de palavras da versão original cumpre o que se espera de um texto didático, isto é, comunica conteúdos de história ao público infantil?”.
  • Após escutar as respostas, projete a página na qual o texto foi originalmente publicado.
  • Pergunte: “Na sua opinião, os termos destacados e definidos pelos autores (“fantasioso”, “lenda” e “mito”) auxiliam na leitura do texto?”; “Alguma outra palavra mereceria definição? Qual?”. O tempo sugerido para esta etapa da aula é de 8 minutos

Materiais complementares: O texto sem alterações pode ser encontrado aqui. Já a página original do livro pode ser encontrada aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Proponha à turma as perguntas do slide. A fim de auxiliar os alunos e as alunas no processo de sistematização, tome notas das respostas apresentadas no quadro.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP29 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano