13916
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Atividade - Diferenças entre bichos de jardim

Leve animais do jardim da escola para a sala de aula e estimule as crianças a observá-los mais de perto e falar sobre suas características.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Karla Alessandra Santos Pereira de Souza

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
1. O que fazer antes? 2. O que fazer durante? 3. Desdobramentos 4. Engajando as famílias Materiais e Atividades
download Baixar plano

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para realizar esta atividade você deve ter acesso a algum jardim ou canteiro, onde seja possível coletar alguns bichinhos de jardim e colocá-los em potes transparentes com furinhos, para entrar ar, ou outro recipiente disponível. É importante que você já tenha solicitado às crianças sugestões de quais bichinhos elas gostariam de observar mais de perto ou procurado saber quais causam mais interesse nelas. É necessária a presença de um professor auxiliar, para que possa ajudá-lo na condução da atividade com o pequeno grupo . Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Conhecendo os bichos de jardim

Visita ao jardim

Brincando de imitar os bichos de jardim

Diferenças entre bichos de jardim

Produção de um minijardim com as famílias

Materiais:

Lupassuficientes para a quantidade de crianças. Caso não seja possível, a observação pode ser feita a olho nu. Recipientes transparentes e/ou caixas com furinhos, para que sejam acomodados os bichinhos do jardim. Espécies diferentes de bichinhos, como formigas, joaninhas, besouros, minhocas, borboletas, grilos etc., sugeridos pelas crianças anteriormente. Um álbum para o registro das famílias, que pode ser confeccionado em um caderno. Materiais para brincadeiras de livre escolha, como massinha, blocos de empilhar, livros para manuseio, imagens de bichinhos em representações reais para apreciar. Uma câmera ou celular para fazer fotos das crianças e dos bichinhos e um mural, que pode ser feito com o que for mais apropriado: cartolina, papel-madeira, isopor etc.

Espaços:

Prepare um ambiente na sala ou em outro espaço da escola que tenha boa iluminação e onde crianças possam sentar confortavelmente e, posteriormente, se locomover com liberdade e autonomia. Organize um suporte que esteja ao acesso das crianças, como uma mesa ou bancada, e disponha os recipientes com os bichinhos. Em outros espaços, disponha materiais que as crianças possam explorar com autonomia, como: brincadeiras livres no pátio, com massinha, blocos de montar, manuseio de livros, imagens de bichinhos para apreciar em móbiles ou sobre as mesas etc. Em outro espaço, prepare o mural que receberá as fotos.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 1 hora, considerando a conversa inicial, a observação dos bichinhos pelos grupos e os registros.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Elas manifestam curiosidade pelos bichinhos? Como expressam essa curiosidade e/ou interesse?

2. Como as crianças expressam seus desejos, sentimentos, opiniões e necessidades? Elas apontam, choram, imitam ou dançam? Elas apontam para si e para algum bichinho, indicando que se parece com elas?

3. Elas manifestam entusiasmo, satisfação ou decepção, ao se comparar com algum bichinho? De qual forma? Que perguntas ou expressões fazem sobre as diferenças entre os bichinhos e/ou entre elas próprias?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. É fundamental que todas tenham a oportunidade de vivenciar essa experiência. Para tanto, convide, incentive e estimule que cada criança com suas especificidades tenham a possibilidade de observar e manifestar seus desejos e opiniões. Respeite as que não quiserem ou não ficarem envolvidas. Se atente a todas as formas de comunicação que as crianças podem usar para se expressar.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Convide as crianças para que em grande grupo sentem em roda. Deixe que se acomodem com autonomia. Diga que trouxe alguns bichinhos de jardim sugeridos por elas. Conte que poderão observá-los, perceber suas diferençase que, para isso, poderãousar lupas ou apenas seus olhinhos e mãos. Deixe que os pequenos manifestem opiniões e façam perguntas. Perceba como reagem ao ouvirem que há bichinhos no espaço. Algumas crianças podem se movimentar procurando os bichinhos, podem apontar ou bater palminhas de alegria. Outras podem tentar comunicar desconforto. Fique atento e considere suas reações.


2

Divida a turma em, pelo menos, dois pequenos grupos, a fim de facilitar o acompanhamento dos pequenos e a riqueza de experiências. Enquanto um grupo faz as observações com você e o professor auxiliar, o outro pode estar brincando com outros materiais. Avise-os que, enquanto um grupo observa os bichinhos, o outro poderá fazer outras atividades de livre escolha, como brincar de massinha, empilhar blocos, manusear livros, apreciar imagens de bichinhos ou brincar na área externa (a depender de sua realidade) etc.


3

Encaminhe o primeiro grupo a observação para que olhem a vontade, peguem os potes, os bichinhos e usem as lupas. Caso não queiram usar as lupas disponíveis, elas podem fazer a observação a olho nu ou tocando, cada um à sua maneira.Perceba oque falam, balbuciam, como se expressam diante dos bichinhos ou se questionam algo. Se surgiralgum comentário apontando as diferenças entre os bichinhos, conduza as observações e estimule-os a perceberem que eles não são iguais, que cada um tem suas características. Se alguma criança não quiser se aproximar, incentive um coleguinha a convidá-la ou diga que não há problema em olhar de longe.

Possíveis falas do professor neste momento: Quantos bichinhos! O que você achou desse aqui? Olha! o que acha de trocar de pote e ver outro? Você acha que eles se parecem? Ah, esse voa! E esse, como faz para sair do lugar?

Possíveis falas e ações das crianças neste momento: As crianças podem ficar muito entusiasmadas e curiosas. Podem querer abrir os potes e pegar nos bichinhos. Podem tentar verbalizar as diferenças notadas, fazer expressão de nojo ao observar uma minhoca ou expressão de felicidade ao observar uma borboleta, por exemplo.


4

Fique sempre atento a cada expressão, comentário e ideias das crianças, para que a partir dessas manifestações você continue orientando a observação dos bichinhos. Oportunize que as crianças, por livre escolha, se dirijam ao recipientecom os bichinhos que mais gostarem. Porém, as incentive a experimentarem outras possibilidades. Por exemplo, se uma criança preferir só observar as borboletas, convide-a a “conhecer” outros animaizinhos que também estão ali.

Possíveis ações das crianças neste momento: Uma criança pode pegar um pote, manifestando ter gostado muito de um bichinho. Outra criança pode ficar por muito tempo só olhando um bichinho, indicando uma possível afinidade.

Possíveis falas do professor neste momento: Você gostou muito desse bichinho, não é? O que acha de conhecer o vizinho dele? Será que são iguais ou diferentes? Olha! Esta minhoca parece ser maior do que esta aqui! O que você acha?


5

Ao notar que as crianças do grupo visualizaram os bichinhos disponíveis, você pode, com uma lupa, observar o rosto de alguma criança, sugerindo com essa ação que elas se observem usando as lupas (sem indicar que devam fazer isso). Será um momento de brincadeira e aprendizado. A partir disso, sugira que falem ou apontem diferenças e semelhanças entre elas próprias e com os animaizinhos. Brinque junto com as crianças!

Possíveis falas do professor neste momento: Como seu olho é pretinho! igual ao dele. Posso ver o seu? Você é alta! Temos tamanhos diferentes, não é mesmo? Quais são nossas diferenças?

Possíveis ações das crianças neste momento: As crianças podem gostar muito de observar os colegas e até elas mesmas com a lupa. Podem surgir muitas ideias nesse momento. Elas podem apontar para características físicas suas e dos outros, inclusive do professor.


6

Avise as crianças que logo a atividade terminará. Pergunte se gostariam de escolher um bichinho de jardim presente ali ou outro que conheçam e que ache parecido com elas. Estimule-as a expressar suas características e do bichinho que escolheu ou indicou com a mão. Mesmo que não haja linguagem verbal, perceba e verbalize todas as expressões e manifestações neste momento. Caso alguma criança expresse não se achar parecido com nenhum bichinho, peça que indique qual bichinho de jardim que mais gosta, mais interessante ou ouça a sugestão das outras crianças.

Possíveis ações das crianças neste momento: Uma criança pode apontar para o bichinho que mais gosta ou ache mais parecido com ela. Outra criança pode abrir os braços e correr pelo espaço, indicando se achar parecida com uma borboleta.

Possíveis falas do professor neste momento: Vocês acham que me pareço com qual bichinho? É mesmo? E ele? Você é rápida como a borboleta! Ela ajuda como a formiga trabalhadora!


7

Nesse momento de escolha dos bichinhos, avise que você fará o registro com uma foto, para montar um mural da turma. Diga que imitem o bichinho que preferir, sugerindo as crianças que elas fiquem iguais aos bichinhos: parados, esticados, rastejando etc. para a foto. Se mais de uma criança escolher o mesmo bichinho, faça a foto coletiva. Incentive, mas não obrigue, e avise as crianças que as fotos irão para o mural que será montado em outro dia.


Para finalizar:

Oriente que poderão observar os bichinhos por mais 5 minutos e que, depois do outro grupo fazer as observações, todos irão devolvê-los para o jardim. Aquelas que não estiverem mais envolvidas podem se dirigir para outra atividade de livre escolha preparada anteriormente. Depois desse tempo, convide-as a se deslocarem daquele espaço, para que o outro grupo faça as suas observações. Você pode sugerir uma música rápida, conhecida pela turma, para os momentos de troca de atividade. Repita as orientações com o segundo grupo. Convide o grande grupo para soltar os bichinhos no jardim.

Desdobramentos

Caso julgue pertinente,proponha mais atividades de observação, oportunizando que as crianças façam outras comparações e continuemidentificando diferenças e semelhanças entre pares (outros elementos da natureza, brinquedos, alimentos etc.). Possibilite às crianças perceberem o mundo ao seu redor, opinem, questionem e manifestem suas preferências. Dependendo do que será observado, você também pode incluir outros instrumentos de observação como binóculo, microscópio etc.

Engajando as famílias

Envie para casa o álbum com um comunicado à família anexado na primeira página, informando sobre o objetivo de contar com a colaboração dos familiares para que, junto com a criança, completem o álbum da turma dos bichos de jardim preferidos. Use recursos diversos, como fotos, desenhos, figuras de revistas etc. Comunique que o álbum irá cada dia para a casa de uma criança diferente, retornando no dia seguinte, até que esteja completo.Você pode ler o comunicado para os pequenos. Ao final, pode deixar o álbum numa mesinha na entrada da sala, para que todos, familiares e crianças, vejam as outras páginas do álbum.


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADE 01

Conhecendo os bichos de jardim

ATIVIDADE 02

Visita ao jardim

ATIVIDADE 03

Brincando de imitar os bichos de jardim

ATIVIDADE 05

Produção de um minijardim com as famílias

ATIVIDADES DE Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) :

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Cuidados com o Corpo: Higiene e Cooperação

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Autonomia no momento do banheiro

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Cuidados com o corpo: hidratação

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Conhecendo a escola

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincadeiras em um espaço da escola

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando com as profissões do entorno

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando com as expressões

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Confecção do Painel das Expressões

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Narração de história

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Percepção de cuidados das plantas do entorno

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando de lavar roupas na área externa

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Caça aos tesouros da natureza

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincadeiras com diferentes elementos da natureza

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincadeiras de outras épocas

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Exploração e criação de sons com objetos

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincadeiras com sons do corpo

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Instalações Sonoras

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Pintura com materiais da natureza

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Observação e pintura

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Pintura com o corpo

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Conhecendo novas parlendas

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Leitura de poesias

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando com rimas

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Exploração das ilustrações do livro

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Manuseio de livros

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Creche / Educação Infantil / Bebês

Adaptação: meu cantinho acolhedor

Creche / Educação Infantil / Bebês

Preparando uma cozinha para os bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Preparação do álbum dos bebês

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Brincando com personagens

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Banho nas bonecas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Investigação das fotos do álbum dos bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Brincadeiras no espelho

Creche / Educação Infantil / Bebês

O que eu vejo quando me olho no espelho?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Exploração com espelhos e caixas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Danças, balanços e acalantos

Creche / Educação Infantil / Bebês

Dançando em dose dupla

Creche / Educação Infantil / Bebês

Dança do barulho

Creche / Educação Infantil / Bebês

Sacos sensoriais

Creche / Educação Infantil / Bebês

Onde está o objeto que estava aqui?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com tiras de papel

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com túnel e bolinhas coloridas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com colchões

Creche / Educação Infantil / Bebês

Luz e sombra: brincadeiras com lanterna

Creche / Educação Infantil / Bebês

Brincadeiras com celofane

Creche / Educação Infantil / Bebês

Luz e sombras: Brincadeiras com lençol

Creche / Educação Infantil / Bebês

Cantigas com os nomes das crianças

Creche / Educação Infantil / Bebês

Retratos das famílias

Creche / Educação Infantil / Bebês

A identificação nas produções artísticas como marcas de identidade

Creche / Educação Infantil / Bebês

Os caminhos até o pátio

Creche / Educação Infantil / Bebês

O corredor como espaço de passagem e aprendizagens

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI02CG04 da BNCC

Creche / Educação Infantil / Unidade

Autonomia no momento do banheiro

Creche / Educação Infantil / Unidade

Cuidados com o corpo: hidratação

Creche / Educação Infantil / Unidade

Pintura com o corpo

Creche / Educação Infantil / Unidade

O que tem dentro da sua fralda?

Creche / Educação Infantil / Unidade

Diferenças entre bichos de jardim

Creche / Educação Infantil / Unidade

Orientações para desfralde

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo a artista Niki e sua obra

Creche / Educação Infantil / Unidade

Cuidando da horta

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo vida e obra de Henri Matisse

Creche / Educação Infantil / Unidade

Hábitos antes e depois de comer

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI02EF01 da BNCC

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo a escola

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com as profissões do entorno

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com as expressões

Creche / Educação Infantil / Unidade

Confecção do Painel das Expressões

Creche / Educação Infantil / Unidade

Decidindo a leitura do dia

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo os bichos de jardim

Creche / Educação Infantil / Unidade

Encontrando objetos escondidos pelo espaço da escola

Creche / Educação Infantil / Unidade

Diferenças entre bichos de jardim

Creche / Educação Infantil / Unidade

Representando graficamente as preferências das crianças

Creche / Educação Infantil / Unidade

O cuidado e o faz de conta: Banho de bonecos

Creche / Educação Infantil / Unidade

Montando um Álbum de Expressões da Turma

Creche / Educação Infantil / Unidade

Resolução de problemas com a receita de cajuzinhos

Creche / Educação Infantil / Unidade

Chamada como estratégia de leitura para crianças

Creche / Educação Infantil / Unidade

Registrando, conhecendo e contando com dados

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com os dados coloridos durante a “Corrida dos Cones”

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com a história dos Três Porquinhos

Creche / Educação Infantil / Unidade

Trabalhando as palavras estáveis dos momentos da rotina

Creche / Educação Infantil / Unidade

Meu nome, minha identidade

Creche / Educação Infantil / Unidade

Recorte e colagem de Henri Matisse

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo vida e obra de Henri Matisse

Creche / Educação Infantil / Unidade

Rodada de caretas da despedida

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo uma horta

Creche / Educação Infantil / Unidade

Pesquisa sobre cirandas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Adaptação: brinquedos e brincadeiras preferidos

Creche / Educação Infantil / Unidade

Etiquetando espaços

Creche / Educação Infantil / Unidade

A proposta de um livro de receitas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Construindo uma coleção com objetos do parque

Creche / Educação Infantil / Unidade

O desenho e o corpo

Creche / Educação Infantil / Unidade

Jogo de memória com desenhos autorais

Creche / Educação Infantil / Unidade

Escolha das receitas que vão para o livro

Creche / Educação Infantil / Unidade

Adaptação: conhecendo a escola

Creche / Educação Infantil / Unidade

Adaptação: brincadeira com produção de massinha

Creche / Educação Infantil / Unidade

Adaptação: saída com atividade de livre escolha

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com a história a partir de um cenário

Creche / Educação Infantil / Unidade

Experiências com esponjas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Produção de um minijardim com as famílias

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI02EO05 da BNCC

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo a escola

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com as expressões

Creche / Educação Infantil / Unidade

Confecção do Painel das Expressões

Creche / Educação Infantil / Unidade

Explorando as Expressões

Creche / Educação Infantil / Unidade

Visita e exploração do banheiro

Creche / Educação Infantil / Unidade

Construindo o próprio brinquedo

Creche / Educação Infantil / Unidade

Diferenças entre bichos de jardim

Creche / Educação Infantil / Unidade

Montando um Álbum de Expressões da Turma

Creche / Educação Infantil / Unidade

Experimentando vegetais

Creche / Educação Infantil / Unidade

As danças e as culturas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Lanche comunitário

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Educação Infantil Bebês Crianças bem pequenas Crianças pequenas

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann