Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: José Gilson Franco
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Notícia de esportes: exercitando os conhecimentos sobre os elementos que compõem o gênero
Finalidade da aula: Exercitar e sistematizar as descobertas sobre os elementos que compõem o gênero notícia de esportes, por meio de proposta de atividade prática.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Notícia de esportes
Objeto(s) do conhecimento: Construção composicional
Prática de linguagem: Análise linguística/semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP16
Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia de esportes e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística/semiótica.
Materiais necessários: uma notícia de esportes retirada de jornais impressos ou revistas, xerografada e recortada em várias partes, em quantidade suficiente para a realização do trabalho em grupos.
Informações sobre o gênero: trata-se de um gênero textual jornalístico e não literário, que está presente em nosso cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação. É um texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.
Dificuldades antecipadas: dificuldades em organizar todas as partes da notícia de modo coerente; dificuldade em conceituar os elementos que compõem a notícia de esportes; dificuldade com o vocabulário empregado.
Referências sobre o assunto:
CANAN, A. A. Não-linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2010. pp.141-148.
CUNHA,D. A. C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros textuais & ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. pp. 179-184.
FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 a.
______. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.
FERRARI, P. Jornalismo digital. São Paulo: Contexto, 2003.
SOUZA, L. V. Gêneros jornalísticos no letramento escolar inicial. In.: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros textuais & ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. pp. 63-80.
SVENTICKAS, P. H. S. A notícia e os gêneros jornalísticos: uma proposta de definição e classificação. In.: TRAVAGLIA, L. C.;
FINOTTI, E. M. C. M.; ROJO, R. et al. Gêneros de texto: caracterização e ensino. (orgs.) Uberlândia: Edufu, 2008. pp. 299-346.
Site:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19249. Acesso em 10 nov. 2018.