Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie aos alunos a orientação desta atividade em áudio ou por escrito. Oriente-os a marcar, na notícia que você enviou (disponível no Plano), as partes essenciais: título, subtítulo, lead e corpo da notícia. Os alunos podem utilizar um editor de imagem básico do celular ou do computador para escrever os nomes das partes da notícia, usando cores para diferenciar cada um. Estabeleça um prazo e peça que a atividade seja postada em uma pasta específica do Google Drive. Cada aluno deve postar a atividade dentro dessa pasta. Caso não seja possível utilizar esses recursos, peça aos alunos que compartilhem suas resenhas pelos meios possíveis para vocês.
Desenvolvimento
Após verificar a aprendizagem das partes essenciais da notícia nas produções de seus alunos, avise-os, por áudio ou por escrito, que devem responder a uma pergunta em duplas: porque é importante essa organização dos elementos que constituem a notícia de esportes?
Após as entregas por e-mail, WhatsApp ou documento compartilhado na pasta do Drive, peça para que todos os alunos leiam as respostas das duplas.
Fechamento
Leia as respostas de seus alunos e faça uma seleção do que você deve destacar, retomar e enfatizar. Grave um novo áudio ou envie um comentário por escrito com essas observações. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula, seguindo o passo a passo de Fechamento do Plano.
Convite às famílias
Uma brincadeira bacana de fazer com a família é o quebra-cabeça de notícias, pois, além de ser divertido, ajuda o aluno a se apropriar ainda mais desse gênero textual. Diga às famílias para recortarem duas ou três notícias em várias partes (de preferência, separá-las nas 4 partes essenciais: manchete, subtítulo, lead e corpo da notícia) e depois misturar tudo. Os membros podem se organizar em grupos ou duplas, e quem conseguir remontar as notícias primeiro vence a brincadeira. Encoraje aqueles que toparem o desafio a postar vídeos ou fotos do jogo em família no grupo de WhatsApp da turma.
Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares
Código: LPO6_01SQA05
(EF69LP16) Analisar e utilizar as formas de composição dos gêneros jornalísticos da ordem do relatar, tais como notícias (pirâmide invertida no impresso X blocos noticiosos hipertextuais e hipermidiáticos no digital, que também pode contar com imagens de vários tipos, vídeos, gravações de áudio etc.), da ordem do argumentar, tais como artigos de opinião e editorial (contextualização, defesa de tese/opinião e uso de argumentos) e das entrevistas: apresentação e contextualização do entrevistado e do tema, estrutura pergunta e resposta etc.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes