13703
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Você conhece? É o gênero dramático!

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre gênero dramático

Plano 01 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elisa Greenhalgh Vilalta

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre este plano 2. Tema da aula 3. Introdução 4. Desenvolvimento 5. Fechamento Materiais e Atividades
download Baixar plano

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero dramático e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta.

Materiais necessários: computador e projetor multimídia, cópias do quebra-cabeça com a foto de uma peça de teatro sendo encenada, envelopes com adivinhas e 1 cartolina para registro de sistematização.

Informações sobre o gênero: O texto dramático pode ter apenas função literária, mas seu principal objetivo é ser encenado. É dessa maneira que o gênero se mantém “vivo e atual”, pois cada nova encenação pode trazer algo diferente, tendo em vista quem atua, quem dirige e quem vai assistir a apresentação. Justamente porque as pessoas vão ao teatro para "assistir" alguma coisa, o texto dramático conta com muitos elementos visuais, descritos em marcas cênicas (também conhecidas como “didascálias” ou “rubricas”). Essas marcas podem orientar quanto a ambientação, cenário, iluminação, roupas, gestos, vozes dos personagens, entre outros... Em geral esse é um texto sem narrador e é comum que a obra seja, em sua maior parte, dialogada. Outra característica do gênero é a “concentração no conflito” ou no “drama” como o próprio nome anuncia, para isso o antagonismo na construção dos personagens é importante, bem como a expectativa gerada com o desenlace do conflito. O drama também tem por objetivo “presentificar o instinto de jogo da condição humana” ou seja o lúdico, as regras, o esforço e a colaboração para a encenação estão presentes nas peças e nos “jogos teatrais”. Por último, vale lembrar que o “teatro é teatro” e que as emoções e encenações são apenas representações da realidade, sugerindo um exercício reflexão, posicionamento e de ampliação do universo cultural e social dos alunos. (adaptado do texto "Encenar e ensinar – o texto dramático na escola" de Rosemari Calzavara)

Dificuldades antecipadas: Em geral, os alunos têm pouca familiaridade com o gênero dramático, o que pode dificultar a leitura da imagem e consequentemente a montagem do quebra-cabeça. Tendo isso em vista, o contorno das peças do quebra-cabeça não foi pré-definido. O recorte que o professor fará, vai conferir maior ou menor grau de complexidade à atividade. Os alunos também podem apresentar dificuldades em encontrar as palavras que completem as adivinhas por ter tido pouco ou nenhum contato com o gênero dramático. Se achar conveniente, um banco de palavras pode ser disponibilizado para que sirva como um apoio para a atividade.

Referências sobre o assunto:

CALZAVARA, Rosemari Bendlin. Encenar e ensinar – o texto dramático na escola. R.cient./FAP, Curitiba, v.4, n.2 p.149-154, jul./dez. 2009. Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1612/952

Prepare-se para cenas dramáticas - disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/2205/prepare-se-para-cenas-dramaticas - acessado em 21 de julho de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Explique para a turma a proposta da aula do dia.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: A atividade será introduzida a partir da montagem de um quebra-cabeça que irá antecipar informações sobre o gênero dramático. A imagem para o quebra-cabeça está disponível nos materiais complementares para a impressão. É interessante que ela esteja impressa ou colada em um papel com gramatura maior. Caso não seja possível a impressão, pode-se procurar fotografias em revistas ou jornais, com anúncios de peças teatrais, e utilizar como quebra-cabeça.

  • Faça grupos de 4 alunos. Arrume esses grupos ao redor de uma mesa e entregue uma caixa com o quebra-cabeça. Ao seu sinal, os alunos abrem a caixa e começam a montar o quebra-cabeça. Quando estiver montado, os alunos podem colá-lo em uma folha de papel sulfite (ofício). Determine o tempo para montagem para que os alunos não se dispersem.

Materiais complementares:

Quebra-cabeça.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Após a montagem do quebra-cabeça, mostre o slide e inicie uma discussão sobre o que os alunos veem na imagem. Lembre-se que como o teatro é a representação da realidade e que os alunos podem fazer comentários de ambas perspectivas (por exemplo: podem dizer na cena veem uma árvore ou a representação de uma árvore). Proponha as questões a seguir:
  • O que vocês estão vendo nessa fotografia?
  • O que mais chamou sua atenção? (Já pensando na “leitura de imagens” peça que descrevam características mais específicas do que lhes chama atenção. Exemplo: se disserem “a bruxa” pergunte “o que na bruxa?”, pode ser sua roupa, sua expressão facial, postura corporal...)
  • Onde podemos encontrar essa cena?
  • Quais são as personagens?
  • O que estão fazendo?
  • Onde está sendo encenado?
  • Para quem esse texto foi produzido?

Comentários: Promova uma discussão em que seja possível os alunos refletirem sobre a duplicidade de sentidos existentes nessas perguntas. Assim valide respostas de ambos os tipos: diante da pergunta “o que estão vendo?” os alunos podem por exemplo dizer que estão vendo atores encenando uma peça, enquanto outros vão dizer que estão vendo a branca de neve e outros personagens. Quanto a pergunta “onde é possível encontrar essa cena?” o mesmo pode ocorrer, alguns vão dizer que é “no Teatro” enquanto outros podem dizer “na floresta”, fazendo alusão a representação do que estão vendo. Com relação a última pergunta “para quem o texto foi produzido?” pode surgir como resposta “para atores encenarem” ou “para o público que vai ao Teatro”, esclareça que o texto é produzido para os atores lerem e ensaiarem, mas que tem o intuito de chegar até o público em forma de encenação. Cuide para que não haja respostas certas ou erradas, oriente sempre no sentido de melhorar a elaboração das ideias.

2. Essa atividade de identificação do gênero, a partir da imagem, será uma abertura e um levantamento de hipóteses sobre os conhecimentos prévios que os alunos têm acerca do gênero. As perguntas para guiar a interpretação e compreensão da imagem são importantes, pois são como uma guia à construção do pensamento desses alunos. Em algumas turmas, pode acontecer de não serem necessárias tantas perguntas, os alunos podem ir comentando o que já conhecem desse gênero, mas, em outras, o trabalho do professor conduzindo a atividade será essencial.

Materiais complementares:

Quebra-cabeça.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Projete o slide com as orientações para a tarefa a ser realizada pelos grupos de alunos. Caso não consiga imprimir, você pode copiar as instruções no quadro ou ler as instruções para os alunos.

  • Coloque no quadro envelopes numerados e dentro do envelope uma adivinha cuja resposta seja um elemento característico do gênero dramático.
  • Ainda em grupos de quatro alunos, um componente de cada grupo deve ir até o quadro, escolher um envelope, retirar a adivinha e fazer a leitura para toda a turma. Ele pode escolher qualquer envelope, não precisa ser na ordem da numeração. A leitura pode ser refeita de acordo com a necessidade dos grupos. Todos discutem qual será a palavra que responderá à adivinha. O leitor, ainda diante do quadro, escolhe alguém, de um grupo que não seja o seu, para responder a adivinha. Caso a resposta não seja a correta, ele pode escolher outro grupo para responder até que um grupo acerte. Pode acontecer, que por falta de familiaridade com o vocabulário relacionado com o gênero dramático, nenhum grupo acerte a adivinha. Nesse caso, você pode dar outras dicas como, por exemplo, o número de letras da palavra, a letra inicial ou um sinônimo. Caso os alunos não tenham tido contato com o gênero e a atividade se torne muito difícil, um banco de palavras pode ser disponibilizado. A intenção é que no final da atividade todas as adivinhas tenham sido respondidas.
  • Após terminar a leitura e o jogo de adivinhas, peça que os alunos observem as palavras que foram descobertas sobre o gênero. Essas palavras podem ser escritas no quadro ou junto ao quebra-cabeça que foi colado no papel sulfite.
  • Questione:
  • Essas adivinhas têm a ver com a imagem do quebra-cabeça que vocês montaram?
  • O que elas apresentam de semelhante?
  • Alguém pode localizar esses elementos na figura do quebra-cabeça? Quais?
  • Vocês conhecem esse gênero textual? Sabem como se chama? (Nesse momento o nome “gênero dramático” pode ser apresentado)

Materiais complementares:

Adivinhas.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Projete o slide com as orientações para a discussão a ser realizada pelos grupos de alunos. Caso não consiga imprimir, você pode copiar as instruções no quadro ou ler as questões para os alunos.

  • Coloque no quadro uma cartolina (ou papel pardo ou papel 40Kg) e inicie a discussão com as questões do slide. Essas questões são importantes para guiar a discussão e não deixar que os comentários se dispersem. Os componentes dos grupos podem ir fazendo anotações em seus cadernos sobre o que foi discutido para facilitar a sequência da atividade.
  • Após a discussão, peça que cada grupo anote em um papel uma descoberta que fez sobre o gênero e apresente para a turma. Essa descoberta será redigida no cartaz coletivo pela professora. Caso algum grupo diga uma característica que outro grupo já tenha citado, copie apenas uma vez e estimule esse grupo a encontrar outra característica do gênero. A socialização das explicações/hipóteses dos alunos é um momento importante da aula. Procure garantir a participação oral de todos da classe, para que seja possível fazer um levantamento rápido de quanto cada um conseguiu avançar.

  • Durante a discussão e o levantamento das descobertas que os grupos fizeram é possível que os alunos citem : “O objetivo do texto dramático é ser encenado com o intuito de entreter o público”, “Esse texto é dirigido aos atores que vão ensaiar e ao público que vai assistir a encenação”, “Esse gênero pode ser apresentado em teatros, praças, auditórios…”, “Elementos desse gênero são, além do próprio texto, os atores, o cenário, o palco, o figurino…” (é possível que utilizem as palavras descobertas nas adivinhas), “Esse gênero tem falas, diálogos entre os personagens”... Pode ser que como descobertas surja a ideia de que as pessoas “representam” a realidade no Teatro, dando “vida” às histórias com o uso de roupas, cenários, sons e interpretações verossímeis. Nesse momento, não é necessário intervir muito, o cartaz deve ter as conclusões dos alunos nas suas palavras. Lembre-se que esta primeira aula tem como finalidade o levantamento de hipóteses e conhecimentos prévios dos alunos acerca do gênero. Nas próximas aulas, as características desse gênero serão estudadas com maior aprofundamento.
  • O cartaz com as descobertas dos grupos deve ficar exposto na sala, dessa forma, conforme as aulas sobre o gênero forem acontecendo, os alunos podem voltar sempre ao cartaz e verificar se o que citaram é válido ou não para todos os textos do gênero.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero dramático e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta.

Materiais necessários: computador e projetor multimídia, cópias do quebra-cabeça com a foto de uma peça de teatro sendo encenada, envelopes com adivinhas e 1 cartolina para registro de sistematização.

Informações sobre o gênero: O texto dramático pode ter apenas função literária, mas seu principal objetivo é ser encenado. É dessa maneira que o gênero se mantém “vivo e atual”, pois cada nova encenação pode trazer algo diferente, tendo em vista quem atua, quem dirige e quem vai assistir a apresentação. Justamente porque as pessoas vão ao teatro para "assistir" alguma coisa, o texto dramático conta com muitos elementos visuais, descritos em marcas cênicas (também conhecidas como “didascálias” ou “rubricas”). Essas marcas podem orientar quanto a ambientação, cenário, iluminação, roupas, gestos, vozes dos personagens, entre outros... Em geral esse é um texto sem narrador e é comum que a obra seja, em sua maior parte, dialogada. Outra característica do gênero é a “concentração no conflito” ou no “drama” como o próprio nome anuncia, para isso o antagonismo na construção dos personagens é importante, bem como a expectativa gerada com o desenlace do conflito. O drama também tem por objetivo “presentificar o instinto de jogo da condição humana” ou seja o lúdico, as regras, o esforço e a colaboração para a encenação estão presentes nas peças e nos “jogos teatrais”. Por último, vale lembrar que o “teatro é teatro” e que as emoções e encenações são apenas representações da realidade, sugerindo um exercício reflexão, posicionamento e de ampliação do universo cultural e social dos alunos. (adaptado do texto "Encenar e ensinar – o texto dramático na escola" de Rosemari Calzavara)

Dificuldades antecipadas: Em geral, os alunos têm pouca familiaridade com o gênero dramático, o que pode dificultar a leitura da imagem e consequentemente a montagem do quebra-cabeça. Tendo isso em vista, o contorno das peças do quebra-cabeça não foi pré-definido. O recorte que o professor fará, vai conferir maior ou menor grau de complexidade à atividade. Os alunos também podem apresentar dificuldades em encontrar as palavras que completem as adivinhas por ter tido pouco ou nenhum contato com o gênero dramático. Se achar conveniente, um banco de palavras pode ser disponibilizado para que sirva como um apoio para a atividade.

Referências sobre o assunto:

CALZAVARA, Rosemari Bendlin. Encenar e ensinar – o texto dramático na escola. R.cient./FAP, Curitiba, v.4, n.2 p.149-154, jul./dez. 2009. Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1612/952

Prepare-se para cenas dramáticas - disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/2205/prepare-se-para-cenas-dramaticas - acessado em 21 de julho de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Explique para a turma a proposta da aula do dia.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: A atividade será introduzida a partir da montagem de um quebra-cabeça que irá antecipar informações sobre o gênero dramático. A imagem para o quebra-cabeça está disponível nos materiais complementares para a impressão. É interessante que ela esteja impressa ou colada em um papel com gramatura maior. Caso não seja possível a impressão, pode-se procurar fotografias em revistas ou jornais, com anúncios de peças teatrais, e utilizar como quebra-cabeça.

  • Faça grupos de 4 alunos. Arrume esses grupos ao redor de uma mesa e entregue uma caixa com o quebra-cabeça. Ao seu sinal, os alunos abrem a caixa e começam a montar o quebra-cabeça. Quando estiver montado, os alunos podem colá-lo em uma folha de papel sulfite (ofício). Determine o tempo para montagem para que os alunos não se dispersem.

Materiais complementares:

Quebra-cabeça.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Após a montagem do quebra-cabeça, mostre o slide e inicie uma discussão sobre o que os alunos veem na imagem. Lembre-se que como o teatro é a representação da realidade e que os alunos podem fazer comentários de ambas perspectivas (por exemplo: podem dizer na cena veem uma árvore ou a representação de uma árvore). Proponha as questões a seguir:
  • O que vocês estão vendo nessa fotografia?
  • O que mais chamou sua atenção? (Já pensando na “leitura de imagens” peça que descrevam características mais específicas do que lhes chama atenção. Exemplo: se disserem “a bruxa” pergunte “o que na bruxa?”, pode ser sua roupa, sua expressão facial, postura corporal...)
  • Onde podemos encontrar essa cena?
  • Quais são as personagens?
  • O que estão fazendo?
  • Onde está sendo encenado?
  • Para quem esse texto foi produzido?

Comentários: Promova uma discussão em que seja possível os alunos refletirem sobre a duplicidade de sentidos existentes nessas perguntas. Assim valide respostas de ambos os tipos: diante da pergunta “o que estão vendo?” os alunos podem por exemplo dizer que estão vendo atores encenando uma peça, enquanto outros vão dizer que estão vendo a branca de neve e outros personagens. Quanto a pergunta “onde é possível encontrar essa cena?” o mesmo pode ocorrer, alguns vão dizer que é “no Teatro” enquanto outros podem dizer “na floresta”, fazendo alusão a representação do que estão vendo. Com relação a última pergunta “para quem o texto foi produzido?” pode surgir como resposta “para atores encenarem” ou “para o público que vai ao Teatro”, esclareça que o texto é produzido para os atores lerem e ensaiarem, mas que tem o intuito de chegar até o público em forma de encenação. Cuide para que não haja respostas certas ou erradas, oriente sempre no sentido de melhorar a elaboração das ideias.

2. Essa atividade de identificação do gênero, a partir da imagem, será uma abertura e um levantamento de hipóteses sobre os conhecimentos prévios que os alunos têm acerca do gênero. As perguntas para guiar a interpretação e compreensão da imagem são importantes, pois são como uma guia à construção do pensamento desses alunos. Em algumas turmas, pode acontecer de não serem necessárias tantas perguntas, os alunos podem ir comentando o que já conhecem desse gênero, mas, em outras, o trabalho do professor conduzindo a atividade será essencial.

Materiais complementares:

Quebra-cabeça.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Projete o slide com as orientações para a tarefa a ser realizada pelos grupos de alunos. Caso não consiga imprimir, você pode copiar as instruções no quadro ou ler as instruções para os alunos.

  • Coloque no quadro envelopes numerados e dentro do envelope uma adivinha cuja resposta seja um elemento característico do gênero dramático.
  • Ainda em grupos de quatro alunos, um componente de cada grupo deve ir até o quadro, escolher um envelope, retirar a adivinha e fazer a leitura para toda a turma. Ele pode escolher qualquer envelope, não precisa ser na ordem da numeração. A leitura pode ser refeita de acordo com a necessidade dos grupos. Todos discutem qual será a palavra que responderá à adivinha. O leitor, ainda diante do quadro, escolhe alguém, de um grupo que não seja o seu, para responder a adivinha. Caso a resposta não seja a correta, ele pode escolher outro grupo para responder até que um grupo acerte. Pode acontecer, que por falta de familiaridade com o vocabulário relacionado com o gênero dramático, nenhum grupo acerte a adivinha. Nesse caso, você pode dar outras dicas como, por exemplo, o número de letras da palavra, a letra inicial ou um sinônimo. Caso os alunos não tenham tido contato com o gênero e a atividade se torne muito difícil, um banco de palavras pode ser disponibilizado. A intenção é que no final da atividade todas as adivinhas tenham sido respondidas.
  • Após terminar a leitura e o jogo de adivinhas, peça que os alunos observem as palavras que foram descobertas sobre o gênero. Essas palavras podem ser escritas no quadro ou junto ao quebra-cabeça que foi colado no papel sulfite.
  • Questione:
  • Essas adivinhas têm a ver com a imagem do quebra-cabeça que vocês montaram?
  • O que elas apresentam de semelhante?
  • Alguém pode localizar esses elementos na figura do quebra-cabeça? Quais?
  • Vocês conhecem esse gênero textual? Sabem como se chama? (Nesse momento o nome “gênero dramático” pode ser apresentado)

Materiais complementares:

Adivinhas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Projete o slide com as orientações para a discussão a ser realizada pelos grupos de alunos. Caso não consiga imprimir, você pode copiar as instruções no quadro ou ler as questões para os alunos.

  • Coloque no quadro uma cartolina (ou papel pardo ou papel 40Kg) e inicie a discussão com as questões do slide. Essas questões são importantes para guiar a discussão e não deixar que os comentários se dispersem. Os componentes dos grupos podem ir fazendo anotações em seus cadernos sobre o que foi discutido para facilitar a sequência da atividade.
  • Após a discussão, peça que cada grupo anote em um papel uma descoberta que fez sobre o gênero e apresente para a turma. Essa descoberta será redigida no cartaz coletivo pela professora. Caso algum grupo diga uma característica que outro grupo já tenha citado, copie apenas uma vez e estimule esse grupo a encontrar outra característica do gênero. A socialização das explicações/hipóteses dos alunos é um momento importante da aula. Procure garantir a participação oral de todos da classe, para que seja possível fazer um levantamento rápido de quanto cada um conseguiu avançar.

  • Durante a discussão e o levantamento das descobertas que os grupos fizeram é possível que os alunos citem : “O objetivo do texto dramático é ser encenado com o intuito de entreter o público”, “Esse texto é dirigido aos atores que vão ensaiar e ao público que vai assistir a encenação”, “Esse gênero pode ser apresentado em teatros, praças, auditórios…”, “Elementos desse gênero são, além do próprio texto, os atores, o cenário, o palco, o figurino…” (é possível que utilizem as palavras descobertas nas adivinhas), “Esse gênero tem falas, diálogos entre os personagens”... Pode ser que como descobertas surja a ideia de que as pessoas “representam” a realidade no Teatro, dando “vida” às histórias com o uso de roupas, cenários, sons e interpretações verossímeis. Nesse momento, não é necessário intervir muito, o cartaz deve ter as conclusões dos alunos nas suas palavras. Lembre-se que esta primeira aula tem como finalidade o levantamento de hipóteses e conhecimentos prévios dos alunos acerca do gênero. Nas próximas aulas, as características desse gênero serão estudadas com maior aprofundamento.
  • O cartaz com as descobertas dos grupos deve ficar exposto na sala, dessa forma, conforme as aulas sobre o gênero forem acontecendo, os alunos podem voltar sempre ao cartaz e verificar se o que citaram é válido ou não para todos os textos do gênero.

Slide Plano Aula
  • Para o professor
  • Documento

    Quebra-cabeça para impressão

    Quebra-cabeça para impressão
  • Documento

    Adivinhas

    Adivinhas

Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 02

Pluft, o fantasminha

AULA 03

Leitura do texto dramático: Novas aventuras de João Grilo

AULA 04

Marcações de cena e de fala no texto dramático

AULA 05

Que marcadores de fala e de cena usaremos?

AULA 06

Revisão de marcadores de falas e de cenas em textos dramátic...

AULA 07

Características do discurso direto - Pontuação

AULA 08

Pontuação em diálogos

AULA 09

Transformando discurso direto em indireto

AULA 10

Em cena - Conversando sobre o gênero dramático

AULA 11

Criando uma esquete.

AULA 12

É hora de interpretar o texto criado

AULA 13

Planejando a escrita de um texto dramático

AULA 14

Escrevendo a continuação de uma cena

AULA 15

Revisando o texto produzido

AULAS DE Leitura/Escuta do 4º ano :

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo A carta na História e a história da carta

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Cartas, para quê elas servem?

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Carta de reclamação: uma carta argumentativa

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Você conhece? É o gênero dramático!

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Pluft, o fantasminha

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Leitura do texto dramático: Novas aventuras de João Grilo

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Notícias e manchetes

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo A mesma notícia por pontos de vistas diferentes

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Fake News: como trabalhar em sala de aula

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Rodas de leitura

4º ano / Língua Portuguesa / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Minisseminários

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Plano Aula Relacionado por Eixo Minisseminários

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Minisseminários

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Roda de notícias

4º ano / Língua Portuguesa / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Assembleia

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Assembleia

4º ano / Língua Portuguesa / Produção de textos

Plano Aula Relacionado por Eixo Assembleia

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Evolução do verbete

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Como ler textos de divulgação científica?

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Leitura de infográficos em textos de divulgação científica

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Conhecendo as lendas indígenas

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Texto fatiado - Lenda indígena

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Cultura indígena: Lenda Saterê Mawé

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Uso do Ch e do X na escrita de Cecília Meireles

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Bingo do Ch e X

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Encontre os erros em palavras com Ch/X

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

A carta na História e a história da carta

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Cartas, para quê elas servem?

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Carta de reclamação: uma carta argumentativa

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Fonema /s/e seus grafemas

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Escrita de palavras com fonema /s/

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Palavras com fonema /s/

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Você conhece? É o gênero dramático!

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Pluft, o fantasminha

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Leitura do texto dramático: Novas aventuras de João Grilo

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Representação do fonema /ž/ (som Gê)

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Uso do G ou J

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

G ou J

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Notícias e manchetes

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

A mesma notícia por pontos de vistas diferentes

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Fake News: como trabalhar em sala de aula

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Paroxítonas eis a questão: acentuadas ou não?

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Exercitando as paroxítonas

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Acentuação das palavras paroxítonas

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Refletir sobre a função textual dos pronomes como articuladores do texto

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Exercitando: pronomes no texto

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Organizando conceitos: pronomes

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Representação do fonema (som) \w\ em final de sílabas por L ou U

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP01 da BNCC

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Conhecendo o gênero “cantiga”

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

identificando slogans em campanhas de conscientização infantil.

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Para que servem os textos de instrução de montagem

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Trabalhando com textos publicitários

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Apresentando a notícia em sala de aula

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Diário: conhecendo o gênero.

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Fábulas na escola

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Lendo texto científico

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Carta de leitor: Descobrindo o gênero

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

A carta na História e a história da carta

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Você conhece? É o gênero dramático!

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Brincando de acumular ideias

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Notícias e manchetes

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Resenha Crítica

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Atividade com o gênero conto popular afro-brasileiro

1º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Atividade de compreensão textual do gênero conto popular afro-brasileiro

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Lendo e aprendendo com textos expositivos de divulgação científica

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

O que é uma reportagem?

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Crônica: uma leitura do cotidiano

2º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

2º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Roda de notícias

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Explorando o gênero curiosidades

1º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Roda de notícias

3º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

O que são os verbetes das enciclopédias?

3º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Roda de notícias

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Conhecendo poemas

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Receitas: para que servem e onde encontrá-las?

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Função dos poemas concretos e visuais.

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Evolução do verbete

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Ouvir e contar histórias

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Conhecendo as lendas indígenas

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP02 da BNCC

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Leitura colaborativa de uma canção

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Brincando de representar campanha educativa

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Relacionando as campanhas publicitárias aos seus slogans

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Interpretando campanhas publicitárias de conscientização infantil

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

A relação texto-imagem em campanhas publicitárias e seus efeitos de sentido

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Apresentando a notícia em sala de aula

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Lendo e compreendendo as manchetes

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Manchetes e imagens de jornal: leitura e reflexão

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Diário: conhecendo o gênero.

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Fábulas na escola

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Compreendendo as fábulas

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Diário : ampliando o conhecimento sobre o gênero

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

A fábula na sala de aula

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Leitura colaborativa de textos expositivos

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Diário : ler para conhecer o gênero

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Lendo texto científico

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Lendo protocolos científicos

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Ler textos científicos para conhecer um tema

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Carta de leitor: Descobrindo o gênero

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

A carta na História e a história da carta

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Cartas, para quê elas servem?

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Carta de reclamação: uma carta argumentativa

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Você conhece? É o gênero dramático!

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Pluft, o fantasminha

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Leitura do texto dramático: Novas aventuras de João Grilo

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Notícias e manchetes

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Resenha Crítica

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Vlog de críticas

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Compreensão leitora

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Atividade com o gênero conto popular afro-brasileiro

1º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Leitura e compreensão de um conto popular afro-brasileiro

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Atividade de compreensão textual do gênero conto popular afro-brasileiro

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Lendo e aprendendo com textos expositivos de divulgação científica

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

O que é uma reportagem?

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Crônica: uma leitura do cotidiano

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Ler e interpretar o gênero Crônica

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Analisando textos de linguagem mista - Gráficos e Tabelas

2º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

2º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Roda de notícias

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Estratégias de leitura em ação

1º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Roda de notícias

3º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Explorando títulos e imagens de contos de fadas

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Conhecendo novos contos de fadas

3º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Roda de notícias

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Conhecendo poemas

4º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Roda de notícias

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Receitas: para que servem e onde encontrá-las?

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Receita: compreensão textual de textos escritos.

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Receita que te quero ler!

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Evolução do verbete

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Como ler textos de divulgação científica?

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Roda de notícias

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Leitura de verbete de enciclopédia infantil

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Leitura de verbete

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Relação entre fotos e texto lido

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Conhecendo um conto acumulativo

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Roda de leitura de um conto acumulativo: A princesa Maribel

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Relação entre imagem e texto lido

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Conhecendo as lendas indígenas

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Texto fatiado - Lenda indígena

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Cultura indígena: Lenda Saterê Mawé

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Língua Portuguesa 1º ANO Língua Portuguesa 2º ANO Língua Portuguesa 3º ANO Língua Portuguesa 4º ANO Língua Portuguesa 5º ANO Língua Portuguesa 6º ANO Língua Portuguesa 7º ANO Língua Portuguesa 8º ANO Língua Portuguesa 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades
  • Formação

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann