Sobre esta aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários para a aula: Fichas com nome e imagens dos cômodos da casa, folha com planta baixa de uma casa, folhas de papel e lápis para desenhos.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o título com as crianças. Pergunte em que objeto pensam primeiro quando falamos sobre coisas que cortam. Não interfira nas respostas, deixe que eles falem, mesmo que sejam objetos repetidos como a faca ou a tesoura.
CONTEXTO
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia a situação apresentada com as crianças. Pergunte quem na sala já sabia que a lata de alumínio pode cortar. Pergunte também se já viram esse acidente acontecer com alguém. Deixe que as crianças se coloquem. A ideia é mobilizá-las para o tema.
QUESTÃO DISPARADORA
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia com as crianças a questão disparadora. Comente que nesta aula pensarão sobre todos os objetos que podem nos causar cortes e que estão dentro de casa.
MÃO NA MASSA
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Organize os alunos em 5 grupos. Entregue a cada grupo o nome e imagem de um cômodo da casa com a respectiva imagem (disponível no material complementar). Entregue também papéis e lápis. Solicite aos alunos que discutam nos grupos quais objetos, que fazem parte desse cômodo, que podem cortar e causar um acidente. Oriente-os a, depois da discussão, montar uma breve peça de teatro para mostrar aos demais grupos como esse objeto pode cortar e o que podemos fazer para evitar esse acidente. Circule entre os grupos incentivando-os a pensar em objetos que normalmente não pensamos como o vidro da janela ou do espelho, objetos de cerâmica utilizados para decoração, estiletes, latas de alumínio, vidros em geral, objetos pontiagudos, entre outros. Cada grupo pode escolher mais de um objeto. Auxilie-os também na organização do teatro, sugerindo algo breve e não esquecendo de encenar a prevenção. Eles podem utilizar os papéis e lápis para desenhar esses objetos e utilizar na encenação.
Materiais necessários: Fichas com nome e imagens dos cômodos da casa, folha com planta baixa de uma casa, folhas de papel e lápis para desenhos.
Materiais de apoio:
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/05/saiba-quais-cuidados-tomar-para-reduzir-risco-de-acidentes-na-cozinha.html https://catraquinha.catracalivre.com.br/geral/cuidar/indicacao/acidentes-domesticos-saiba-como-identificar-os-maiores-perigos/
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações: Para esta etapa, reserve 13 minutos. Organize os alunos em semicírculo. Peça que cada grupo apresente seu cômodo e, em seguida, inicie sua apresentação. Ao final de cada apresentação comente sobre o objeto, a prevenção e outros possíveis objetos desse cômodo, por exemplo: na cozinha enfatizar facas, tesouras, descascadores de legumes, cortadores em geral e objetos de vidro como copos e pratos. Na sala, objetos de decoração de porcelana ou vidro, vasos, porta retratos, vidros de janelas, agulhas. No quarto, vidros de quadros, vidros da janela, pregos. No banheiro aparelhos de barbear, tesouras, vidros de box, janelas e espelhos, o vaso sanitário.No quintal ou varanda vasos, objetos de metal, objetos enferrujados, azulejos, etc. Registre o cômodo apresentado na planta baixa da casa. Após todas as apresentações, sugira para a turma a apresentação desses teatrinhos para outras turmas da escola.
SISTEMATIZAÇÃO
Orientações: Para esta etapa, reserve 5 minutos. Após a finalização das apresentações, projete e leia o texto com os alunos. Retome as principais questões que apareceram nas apresentações e convide-os a compartilhar suas descobertas com familiares e amigos,