13651
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Cuidado: isso corta!

POR: Roberta Braga Manes da Silva 25/02/2019
Código: CIE2_03M&E04

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF02CI03) Discutir os cuidados necessários à prevenção de acidentes domésticos (objetos cortantes e inflamáveis, eletricidade, produtos de limpeza, medicamentos etc.).

Plano de aula de Ciências com atividades para 2o ano do EF sobre Cuidado: isso corta!

 

Sobre esta aula select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Fichas com nome e imagens dos cômodos da casa, folha com planta baixa de uma casa, folhas de papel e lápis para desenhos.

Título da aula select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o título com as crianças. Pergunte em que objeto pensam primeiro quando falamos sobre coisas que cortam. Não interfira nas respostas, deixe que eles falem, mesmo que sejam objetos repetidos como a faca ou a tesoura.

CONTEXTO select-down

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia a situação apresentada com as crianças. Pergunte quem na sala já sabia que a lata de alumínio pode cortar. Pergunte também se já viram esse acidente acontecer com alguém. Deixe que as crianças se coloquem. A ideia é mobilizá-las para o tema.

QUESTÃO DISPARADORA select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia com as crianças a questão disparadora. Comente que nesta aula pensarão sobre todos os objetos que podem nos causar cortes e que estão dentro de casa.

MÃO NA MASSA select-down

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Organize os alunos em 5 grupos. Entregue a cada grupo o nome e imagem de um cômodo da casa com a respectiva imagem (disponível no material complementar). Entregue também papéis e lápis. Solicite aos alunos que discutam nos grupos quais objetos, que fazem parte desse cômodo, que podem cortar e causar um acidente. Oriente-os a, depois da discussão, montar uma breve peça de teatro para mostrar aos demais grupos como esse objeto pode cortar e o que podemos fazer para evitar esse acidente. Circule entre os grupos incentivando-os a pensar em objetos que normalmente não pensamos como o vidro da janela ou do espelho, objetos de cerâmica utilizados para decoração, estiletes, latas de alumínio, vidros em geral, objetos pontiagudos, entre outros. Cada grupo pode escolher mais de um objeto. Auxilie-os também na organização do teatro, sugerindo algo breve e não esquecendo de encenar a prevenção. Eles podem utilizar os papéis e lápis para desenhar esses objetos e utilizar na encenação.

Materiais necessários: Fichas com nome e imagens dos cômodos da casa, folha com planta baixa de uma casa, folhas de papel e lápis para desenhos.

Materiais de apoio:

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/05/saiba-quais-cuidados-tomar-para-reduzir-risco-de-acidentes-na-cozinha.html https://catraquinha.catracalivre.com.br/geral/cuidar/indicacao/acidentes-domesticos-saiba-como-identificar-os-maiores-perigos/

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Para esta etapa, reserve 13 minutos. Organize os alunos em semicírculo. Peça que cada grupo apresente seu cômodo e, em seguida, inicie sua apresentação. Ao final de cada apresentação comente sobre o objeto, a prevenção e outros possíveis objetos desse cômodo, por exemplo: na cozinha enfatizar facas, tesouras, descascadores de legumes, cortadores em geral e objetos de vidro como copos e pratos. Na sala, objetos de decoração de porcelana ou vidro, vasos, porta retratos, vidros de janelas, agulhas. No quarto, vidros de quadros, vidros da janela, pregos. No banheiro aparelhos de barbear, tesouras, vidros de box, janelas e espelhos, o vaso sanitário.No quintal ou varanda vasos, objetos de metal, objetos enferrujados, azulejos, etc. Registre o cômodo apresentado na planta baixa da casa. Após todas as apresentações, sugira para a turma a apresentação desses teatrinhos para outras turmas da escola.

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Orientações: Para esta etapa, reserve 5 minutos. Após a finalização das apresentações, projete e leia o texto com os alunos. Retome as principais questões que apareceram nas apresentações e convide-os a compartilhar suas descobertas com familiares e amigos,

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Fichas com nome e imagens dos cômodos da casa, folha com planta baixa de uma casa, folhas de papel e lápis para desenhos.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o título com as crianças. Pergunte em que objeto pensam primeiro quando falamos sobre coisas que cortam. Não interfira nas respostas, deixe que eles falem, mesmo que sejam objetos repetidos como a faca ou a tesoura.

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia a situação apresentada com as crianças. Pergunte quem na sala já sabia que a lata de alumínio pode cortar. Pergunte também se já viram esse acidente acontecer com alguém. Deixe que as crianças se coloquem. A ideia é mobilizá-las para o tema.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia com as crianças a questão disparadora. Comente que nesta aula pensarão sobre todos os objetos que podem nos causar cortes e que estão dentro de casa.

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Organize os alunos em 5 grupos. Entregue a cada grupo o nome e imagem de um cômodo da casa com a respectiva imagem (disponível no material complementar). Entregue também papéis e lápis. Solicite aos alunos que discutam nos grupos quais objetos, que fazem parte desse cômodo, que podem cortar e causar um acidente. Oriente-os a, depois da discussão, montar uma breve peça de teatro para mostrar aos demais grupos como esse objeto pode cortar e o que podemos fazer para evitar esse acidente. Circule entre os grupos incentivando-os a pensar em objetos que normalmente não pensamos como o vidro da janela ou do espelho, objetos de cerâmica utilizados para decoração, estiletes, latas de alumínio, vidros em geral, objetos pontiagudos, entre outros. Cada grupo pode escolher mais de um objeto. Auxilie-os também na organização do teatro, sugerindo algo breve e não esquecendo de encenar a prevenção. Eles podem utilizar os papéis e lápis para desenhar esses objetos e utilizar na encenação.

Materiais necessários: Fichas com nome e imagens dos cômodos da casa, folha com planta baixa de uma casa, folhas de papel e lápis para desenhos.

Materiais de apoio:

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/05/saiba-quais-cuidados-tomar-para-reduzir-risco-de-acidentes-na-cozinha.html https://catraquinha.catracalivre.com.br/geral/cuidar/indicacao/acidentes-domesticos-saiba-como-identificar-os-maiores-perigos/

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Para esta etapa, reserve 13 minutos. Organize os alunos em semicírculo. Peça que cada grupo apresente seu cômodo e, em seguida, inicie sua apresentação. Ao final de cada apresentação comente sobre o objeto, a prevenção e outros possíveis objetos desse cômodo, por exemplo: na cozinha enfatizar facas, tesouras, descascadores de legumes, cortadores em geral e objetos de vidro como copos e pratos. Na sala, objetos de decoração de porcelana ou vidro, vasos, porta retratos, vidros de janelas, agulhas. No quarto, vidros de quadros, vidros da janela, pregos. No banheiro aparelhos de barbear, tesouras, vidros de box, janelas e espelhos, o vaso sanitário.No quintal ou varanda vasos, objetos de metal, objetos enferrujados, azulejos, etc. Registre o cômodo apresentado na planta baixa da casa. Após todas as apresentações, sugira para a turma a apresentação desses teatrinhos para outras turmas da escola.

Orientações: Para esta etapa, reserve 5 minutos. Após a finalização das apresentações, projete e leia o texto com os alunos. Retome as principais questões que apareceram nas apresentações e convide-os a compartilhar suas descobertas com familiares e amigos,

2° Ano

Objetivos de aprendizagem

Analisar situações de risco e possibilidades de prevenção de acidentes relacionados à objetos cortantes.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF02CI03) Discutir os cuidados necessários à prevenção de acidentes domésticos (Objetos cortantes e inflamáveis, eletricidade, produtos de limpeza, medicamentos, etc.)

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA”.

Professor-autor: Roberta Braga Manes da Silva

Mentor: Lisandra Amaral

Especialista: Margareth Polido


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

AULAS RELACIONADAS:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes