Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: ferramenta para compartilhamento de áudios, vídeos, imagens e mensagens (grupos de whatsapp, por exemplo).
- Optativas: videochamadas pelo Hangout ou Zoom; e-mail ou Whatsapp para envio de link e áudio.
Contexto e questão disparadora
Em uma videochamada, apresente o vídeo (disponível aqui). Pergunte para as crianças:
- Quais riscos de queimaduras apareceram nesse vídeo?
É importante que eles percebam que o perigo de queimadura narrado no vídeo era sobre o doce quente que a personagem desejava comer, porém, na cena, outras coisas poderiam queimar: a panela quente e o próprio fogo aceso no fogão. Caso alguma criança não possa participar participar da aula síncrona, você pode disponibilizar o link do vídeo e solicitar que ela assista e, em seguida, responda às perguntas por meio áudio, que deverá ser encaminhado por Whatsapp ou e-mail.
Mão na massa
Divida a turma em grupos de cinco alunos. Cada grupo deve produzir dois vídeos de, no máximo, dez segundos cada. Para o primeiro, eles devem planejar a dramatização de uma situação de risco de queimadura em casa, em que o acidente ocorreu. Para o segundo, devem planejar a dramatização de uma situação de risco de queimadura em que o acidente foi evitado, evidenciando o que foi feito para que o acidente não ocorresse. Peça que os alunos planejem colaborativamente a dramatização e escolham um do grupo para gravar o vídeo conforme o planejamento. Os vídeos devem ser compartilhados com todos os alunos.
Sistematização
Após todos os alunos assistirem aos vídeos uns dos outros, solicite que respondam à seguinte pergunta:
- Como podemos evitar queimaduras em nosso dia a dia?
Convite às famílias
Façam uma vistoria pela casa à procura de locais em que podem ocorrer acidentes com queimaduras. Pensem juntos em maneiras de evitar esses acidentes e, caso não seja possível ajustar o ambiente para que fique mais seguro, elaborem cartazes para alertar acerca dos riscos.