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Plano de aula > Inglês > 9º ano > Conhecimentos linguísticos

Plano de aula - Modal Verbs - May & Might

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre Modal Verbs - May & Might

Plano 15 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renan da Silva Portolan,

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este é o segundo plano, de uma sequência de dois (ING9_03UN14 - ING9_03UN15), em que os verbos modais (should, must, have to, may e might) serão abordadas com vistas à produção oral. Especificamente nesta aula, os alunos serão apresentados aos verbos modais may e might.

Preparação para a aula: Nesta aula, os alunos serão apresentados aos modal verbs may e might através do tema viagens, discutindo sobre situações que podem acontecer durante a viagem que estavam planejando no plano anterior (ING9_03UN14). Na seção Context, os alunos discutirão, inicialmente, sobre o que fariam em uma dada situação de viagem, tendo como objetivo aquecer a turma para o tema proposto. Na seção Input, os alunos: a) assistirão a parte de um vídeo com prováveis situações que podem acontecer em uma viagem e suas prováveis resoluções; b) discutirão situações que podem acontecer durante uma viagem; c) classificarão algumas situações como mais ou menos prováveis de acontecer a eles em uma viagem, com vistas a introduzir a ideia de probabilidade que os modal verbs may e might trazem; e d) serão apresentados aos pontos gramaticais relacionados ao uso dos modal verbs, focando em seu uso (indicar probabilidade). Já na seção Output, os alunos farão uso dos modal verbs may e might para indicar o que fariam nas situações apresentadas. Para esta aula, listamos os materiais e links necessários abaixo, bem como alternativas à aula com recursos multimídia.

  • Nota aos professores:
  • Impressões do material listado acima: Antes da aula:
  • Providencie uma cópia da Folha de atividades do Input 1 (localizada no ponto a, acima) para cada aluno;
  • Providencie uma cópia da Folha de atividades do Input 2 (localizada no ponto b, acima) para cada aluno;
  • Providencie uma cópia da Folha de atividades do Ouput (localizada no ponto f, acima) para cada dupla de trabalho.
  • Material destinado aos professores:
  • A Folha de resolução de atividades de Input 2 (localizada no ponto c, acima) e o Transcript do vídeo do Input (localizado no ponto e, acima) são exclusivos a você, professor, e foram feitos para auxiliar sua preparação para a aula.
  • Alternativas à aula sem recursos multimídia:
  • Slide 2 - Context - Você poderá imprimir o slide em tamanho grande, de modo que toda a turma possa enxergar;
  • Slide 3 - Objective - Você poderá escrever no quadro o objetivo desta aula;
  • Slide 4 - Input - Caso não seja possível reproduzir o trecho do vídeo, providencie uma cópia do Transcript para o vídeo de Input para cada dois alunos e proceda como indicado nas orientações. Atente-se para o fato de que será preciso substituir as palavras watch por read se a atividade de listening/watching for transformada em reading. Observação: Esta parte da aula é fundamental como modelo de input aos alunos, uma vez que se trata de uma aula destinada à produção oral. A substituição pela leitura do transcript só pode ocorrer caso seja, de fato, impossível acessar os recursos multimídia;
  • Slide 5 - Input - Você pode imprimir o slide em tamanho grande, de modo que toda a turma possa enxergar. As imagens apresentadas auxiliam os alunos na compreensão das situações.

Context select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Mostre o slide para a turma e explore a imagen:
  • Where are these people? (Os alunos poderão dizer coisas como: They are on a road; They are in the countryside, etc.)
  • What are they doing? (Os alunos poderão dizer coisas como: The car stopped working and they are trying to make it work again; They are trying to fix the car, etc.)
  • What is the problem? (Os alunos poderão dizer: The car stopped working.)
  • Has this situation ever happened to you? What did you do? (As respostas para esta pergunta podem variar. Considere e acolha as respostas dos alunos.)
  • Leia a pergunta do slide (What would you do if your car broke down in the middle of nowhere?) e dê um exemplo do que você faria, como I would call someone from my family. Diga aos alunos: Ask this question to your partner and find out whether your reactions would be the same.
  • Terminada a conversa entre os pares, pergunte a alguns deles, apontando para a imagem do slide: What would you do in this situation?
  • Finalizada as trocas, diga a eles: It’s difficult to know exactly what we would do. So, we need to think of probabilities.

Objective select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minutos

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique: In this lesson, we will imagine what we would do in some situations during the trip.

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 26 minutos

Propósito: Introduzir o tópico da aula através de um vídeo.

Expectativa: Que os alunos reflitam sobre duas situações que podem acontecer a eles durante a viagem e que tenham um contato inicial com a função da estrutura que irão desenvolver durante a aula.

Orientações:

  • Mostre a imagem do slide aos alunos e diga a eles: You are going to watch part of a video about travel tips. Pergunte aos alunos:
  • What’s the title of the video? (Idealmente, os alunos dirão: My top 22 travel life hacks and trips!)
  • What kind of tips do you expect her to give? (Os alunos poderão trazer respostas variadas para a pergunta. Acolha as contribuições que forem feitas.)
  • Reproduza a parte do vídeo (que pode ser encontrado através do link https://www.youtube.com/watch?v=2jrv9TJfMCw) selecionada para esta aula: do minuto 3:30 ao 4:33 (você pode encontrar a transcrição do trecho aqui). Observação: por ser um vídeo com uma fala mais rápida, é importante reduzir a velocidade do vídeo para que os alunos consigam prestar atenção na informação que precisam. Para isso, clique no ícone de configurações na barra de reprodução do vídeo, depois clique em “velocidade” e, finalmente, selecione “0.75”.
  • Após a exibição, pergunte a eles:
  • She talks about two situations and gives some tips about them. Which situations has she talked about? (Idealmente, os alunos dirão: Different rates for a Uber or a Lyft ride & getting your credit card or passport stolen or lost.)
  • What probable solutions does she mention to solve them? (Idealmente, os alunos dirão: Having both apps in your phone and comparing rates for the same destination & taking a picture of your credit card and passport with you.)
  • Escreva no quadro as seguintes frases:
  • Lyft _______ be cheaper or Uber _______ be cheaper [...].”;
  • “[...] one _______ have a price search at one time when the other one _______ not.”;
  • “[...] they _______ think that someone stole your credit card [...].”
  • Diga aos alunos: You are going to watch the video again and pay attention to these problems. What words does Janine use to fill in the gaps? Reproduza o trecho do vídeo novamente e, finalizada a reprodução, confira as respostas com a turma, no quadro. (Respostas: a) may/may; b) may/may; c) might.) Finalize esta parte da aula dizendo: We use may and might to indicate probability. Let’s think of other situations that may happen during a trip.

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Continuação do input

Propósito: Promover uma prática inicial usando os modais may e might sobre a probabilidade de algumas situações que podem acontecer durante a viagem.

Expectativa: Que os alunos identifiquem situações que provavelmente enfrentarão e iniciar a pensar o que fariam nelas. Que expressem o que fariam nas situações. Não se espera que os alunos formulem frases complexas, mas que, em sua produção, consigam demonstrar ter compreendido os itens e sintam segurança em usá-los.

Orientações:

  • Diga aos alunos: On the video, Janine talked about two probable situations: comparing transport taxes and losing or having your credit card or passport stolen. Pergunte:
  • Do you think this may happen to you during the trip you planned last class? (Os alunos poderão responder Yes ou No.)
  • What other things you did not plan but may happen to you? (As respostas para a pergunta podem variar.)
  • Mostre as imagens e frases do slide, explore as figuras, e pergunte aos alunos:
  • Which of these situations may happen to you during the trip? (As respostas para a pergunta podem variar.)
  • Which of them are more likely to happen than the others? (As respostas para a pergunta podem variar.)
  • Diga aos alunos: Get together in pairs and discuss these two questions. Think about why they may or might happen to you. You have 3 minutes. Finalizadas as trocas nos pares, abra a discussão para a turma e faça um ranking das situações que são mais prováveis de acontecer de acordo com a opinião dos alunos. Diga: Some of these situations are more likely to happen according to the place we go, but some others depend on how careful we are.
  • Entregue o handout aos alunos e leia a primeira atividade com eles. Pergunte a eles: What do you have to do in this activity? (Idealmente, os alunos dirão: Read the situations and write 1 or 2.) Por fim, diga: You have 4 minutes to write 1 or 2 to each situation. Finalizado o tempo, diga: Now, compare your answers to your partner’s by reading the situations. Finalmente, pergunte aos alunos: Were your answers similar or different?.
  • Diga aos alunos: Similar or different, we must be prepared and think what we may or might do in such situations. Leia a atividade 2 com os alunos e pergunte a eles: How can you make questions in order to find out about what your classmate may or might do? (Acolha as possíveis contribuições dos alunos.) Vá para o language hints e conduza a repetição daqueles itens. Leia a primeira situação e pergunte: How can you make a question for this situation using the model in the language hints? (Idealmente, os alunos dirão: What may you do if you get lost? ou What might you do if you get lost?). Caso os alunos demonstrem segurança, vá lendo cada situação e pedindo a eles que formulem a pergunta. Caso não demonstrem segurança, faça este primeiro exemplo com eles e vá para as próximas situações como indicado anteriormente. Por fim, conduza a repetição de todas as perguntas e modele uma possível conversa com um aluno. Pergunte aos alunos: What do you have to do? (Idealmente, os alunos dirão: We have to make questions using the situations in Activity 1.)

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Continuação do input.

Propósito: Organizar o conhecimento relacionado aos verbos modais may e might em termos de gramática a partir das situações trabalhadas anteriormente.

Expectativa: Que os alunos reconheçam a função e o uso dos verbos modais may e might para indicar probabilidade e organizem seu conhecimento com relação a eles.

Orientações:

  • Entregue o handout aos alunos. Leia a primeira atividade com eles e diga: In this activity, you and your classmate will organize what you have practiced during the first and second activities. Finalizada a tarefa, faça a correção no quadro com os alunos e tire quaisquer dúvidas que eles possam trazer.
  • Leia com os alunos a segunda atividade do handout. Faça a primeira situação no quadro como exemplo. Pergunte: What do you have to do in this activity? (Idealmente, os alunos dirão: We have to write complete the sentences with may or might.) Which word do I use when something is more likely to happen? (Idealmente, os alunos dirão: May.) Which one do I use when something is less likely to happen? (Idealmente, os alunos dirão Might.)
  • Leia a atividade de número 3 com os alunos. Após a leitura do enunciado, diga: Work individually. You have 3 minutes. Then, compare your answers. Finalizada a atividade, corrija-a no quadro (você pode encontrar as possíveis respostas aqui) e tire quaisquer dúvidas que os alunos possam trazer. Faça a segunda pergunta do enunciado (What do they have in common?). Por fim, acolha a contribuição da turma e peça aos alunos que tomem nota das conclusões às quais chegaram.

Output select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Propósito: Consolidar o uso dos verbos modais may e might para indicar probabilidade através de uma atividade de prática oral usando situações que exijam um posicionamento dos falantes.

Expectativa: Que os alunos expressem seus posicionamentos usando may e might de forma simples, porém indicando a compreensão do tópico.

Orientações:

  • Explique para os alunos: You are going to work on some situations that are likely or less likely to happen during your trip in the destination you chose last class. Entregue o handout com as situações aos alunos, leia o enunciado e pergunte:
  • How can I indicate probability? (Idealmente, os alunos dirão: I may/I might.);
  • How can I make questions? (Idealmente, os alunos dirão: What may/might you do if…);
  • How can I indicate that something is more likely to happen? (Idealmente, os alunos dirão: We can use “may”.);
  • How can I indicate that something is less likely to happen? (Idealmente, os alunos dirão: We can use “might”.)
  • Conduza a repetição dos itens apresentados no language hints e faça o modelo do slide com um dos alunos. Caso os alunos demonstrem segurança, diga: Now, read the situations in pairs and talk to each other. Caso os alunos não demonstrem estar seguros, faça mais um exemplo com eles e dê a instrução anterior (Now, read the situations in pairs and talk to each other.)

Feedback select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante a aula.

Expectativa: Que os alunos possam perceber o que aprenderam e como aprenderam (o caminho que seguiram, as estratégias e ferramentas utilizadas para chegar ao objetivo de aprendizagem ou, em outras palavras, dar conta da tarefa).

Orientações:

  • Mostre a pergunta do slide aos alunos e permita que eles falem livremente. Caso não tenha tempo o suficiente, leia os pontos do slide e peça exemplos, sempre que possível.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este é o segundo plano, de uma sequência de dois (ING9_03UN14 - ING9_03UN15), em que os verbos modais (should, must, have to, may e might) serão abordadas com vistas à produção oral. Especificamente nesta aula, os alunos serão apresentados aos verbos modais may e might.

Preparação para a aula: Nesta aula, os alunos serão apresentados aos modal verbs may e might através do tema viagens, discutindo sobre situações que podem acontecer durante a viagem que estavam planejando no plano anterior (ING9_03UN14). Na seção Context, os alunos discutirão, inicialmente, sobre o que fariam em uma dada situação de viagem, tendo como objetivo aquecer a turma para o tema proposto. Na seção Input, os alunos: a) assistirão a parte de um vídeo com prováveis situações que podem acontecer em uma viagem e suas prováveis resoluções; b) discutirão situações que podem acontecer durante uma viagem; c) classificarão algumas situações como mais ou menos prováveis de acontecer a eles em uma viagem, com vistas a introduzir a ideia de probabilidade que os modal verbs may e might trazem; e d) serão apresentados aos pontos gramaticais relacionados ao uso dos modal verbs, focando em seu uso (indicar probabilidade). Já na seção Output, os alunos farão uso dos modal verbs may e might para indicar o que fariam nas situações apresentadas. Para esta aula, listamos os materiais e links necessários abaixo, bem como alternativas à aula com recursos multimídia.

  • Nota aos professores:
  • Impressões do material listado acima: Antes da aula:
  • Providencie uma cópia da Folha de atividades do Input 1 (localizada no ponto a, acima) para cada aluno;
  • Providencie uma cópia da Folha de atividades do Input 2 (localizada no ponto b, acima) para cada aluno;
  • Providencie uma cópia da Folha de atividades do Ouput (localizada no ponto f, acima) para cada dupla de trabalho.
  • Material destinado aos professores:
  • A Folha de resolução de atividades de Input 2 (localizada no ponto c, acima) e o Transcript do vídeo do Input (localizado no ponto e, acima) são exclusivos a você, professor, e foram feitos para auxiliar sua preparação para a aula.
  • Alternativas à aula sem recursos multimídia:
  • Slide 2 - Context - Você poderá imprimir o slide em tamanho grande, de modo que toda a turma possa enxergar;
  • Slide 3 - Objective - Você poderá escrever no quadro o objetivo desta aula;
  • Slide 4 - Input - Caso não seja possível reproduzir o trecho do vídeo, providencie uma cópia do Transcript para o vídeo de Input para cada dois alunos e proceda como indicado nas orientações. Atente-se para o fato de que será preciso substituir as palavras watch por read se a atividade de listening/watching for transformada em reading. Observação: Esta parte da aula é fundamental como modelo de input aos alunos, uma vez que se trata de uma aula destinada à produção oral. A substituição pela leitura do transcript só pode ocorrer caso seja, de fato, impossível acessar os recursos multimídia;
  • Slide 5 - Input - Você pode imprimir o slide em tamanho grande, de modo que toda a turma possa enxergar. As imagens apresentadas auxiliam os alunos na compreensão das situações.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Mostre o slide para a turma e explore a imagen:
  • Where are these people? (Os alunos poderão dizer coisas como: They are on a road; They are in the countryside, etc.)
  • What are they doing? (Os alunos poderão dizer coisas como: The car stopped working and they are trying to make it work again; They are trying to fix the car, etc.)
  • What is the problem? (Os alunos poderão dizer: The car stopped working.)
  • Has this situation ever happened to you? What did you do? (As respostas para esta pergunta podem variar. Considere e acolha as respostas dos alunos.)
  • Leia a pergunta do slide (What would you do if your car broke down in the middle of nowhere?) e dê um exemplo do que você faria, como I would call someone from my family. Diga aos alunos: Ask this question to your partner and find out whether your reactions would be the same.
  • Terminada a conversa entre os pares, pergunte a alguns deles, apontando para a imagem do slide: What would you do in this situation?
  • Finalizada as trocas, diga a eles: It’s difficult to know exactly what we would do. So, we need to think of probabilities.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minutos

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique: In this lesson, we will imagine what we would do in some situations during the trip.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 26 minutos

Propósito: Introduzir o tópico da aula através de um vídeo.

Expectativa: Que os alunos reflitam sobre duas situações que podem acontecer a eles durante a viagem e que tenham um contato inicial com a função da estrutura que irão desenvolver durante a aula.

Orientações:

  • Mostre a imagem do slide aos alunos e diga a eles: You are going to watch part of a video about travel tips. Pergunte aos alunos:
  • What’s the title of the video? (Idealmente, os alunos dirão: My top 22 travel life hacks and trips!)
  • What kind of tips do you expect her to give? (Os alunos poderão trazer respostas variadas para a pergunta. Acolha as contribuições que forem feitas.)
  • Reproduza a parte do vídeo (que pode ser encontrado através do link https://www.youtube.com/watch?v=2jrv9TJfMCw) selecionada para esta aula: do minuto 3:30 ao 4:33 (você pode encontrar a transcrição do trecho aqui). Observação: por ser um vídeo com uma fala mais rápida, é importante reduzir a velocidade do vídeo para que os alunos consigam prestar atenção na informação que precisam. Para isso, clique no ícone de configurações na barra de reprodução do vídeo, depois clique em “velocidade” e, finalmente, selecione “0.75”.
  • Após a exibição, pergunte a eles:
  • She talks about two situations and gives some tips about them. Which situations has she talked about? (Idealmente, os alunos dirão: Different rates for a Uber or a Lyft ride & getting your credit card or passport stolen or lost.)
  • What probable solutions does she mention to solve them? (Idealmente, os alunos dirão: Having both apps in your phone and comparing rates for the same destination & taking a picture of your credit card and passport with you.)
  • Escreva no quadro as seguintes frases:
  • Lyft _______ be cheaper or Uber _______ be cheaper [...].”;
  • “[...] one _______ have a price search at one time when the other one _______ not.”;
  • “[...] they _______ think that someone stole your credit card [...].”
  • Diga aos alunos: You are going to watch the video again and pay attention to these problems. What words does Janine use to fill in the gaps? Reproduza o trecho do vídeo novamente e, finalizada a reprodução, confira as respostas com a turma, no quadro. (Respostas: a) may/may; b) may/may; c) might.) Finalize esta parte da aula dizendo: We use may and might to indicate probability. Let’s think of other situations that may happen during a trip.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Continuação do input

Propósito: Promover uma prática inicial usando os modais may e might sobre a probabilidade de algumas situações que podem acontecer durante a viagem.

Expectativa: Que os alunos identifiquem situações que provavelmente enfrentarão e iniciar a pensar o que fariam nelas. Que expressem o que fariam nas situações. Não se espera que os alunos formulem frases complexas, mas que, em sua produção, consigam demonstrar ter compreendido os itens e sintam segurança em usá-los.

Orientações:

  • Diga aos alunos: On the video, Janine talked about two probable situations: comparing transport taxes and losing or having your credit card or passport stolen. Pergunte:
  • Do you think this may happen to you during the trip you planned last class? (Os alunos poderão responder Yes ou No.)
  • What other things you did not plan but may happen to you? (As respostas para a pergunta podem variar.)
  • Mostre as imagens e frases do slide, explore as figuras, e pergunte aos alunos:
  • Which of these situations may happen to you during the trip? (As respostas para a pergunta podem variar.)
  • Which of them are more likely to happen than the others? (As respostas para a pergunta podem variar.)
  • Diga aos alunos: Get together in pairs and discuss these two questions. Think about why they may or might happen to you. You have 3 minutes. Finalizadas as trocas nos pares, abra a discussão para a turma e faça um ranking das situações que são mais prováveis de acontecer de acordo com a opinião dos alunos. Diga: Some of these situations are more likely to happen according to the place we go, but some others depend on how careful we are.
  • Entregue o handout aos alunos e leia a primeira atividade com eles. Pergunte a eles: What do you have to do in this activity? (Idealmente, os alunos dirão: Read the situations and write 1 or 2.) Por fim, diga: You have 4 minutes to write 1 or 2 to each situation. Finalizado o tempo, diga: Now, compare your answers to your partner’s by reading the situations. Finalmente, pergunte aos alunos: Were your answers similar or different?.
  • Diga aos alunos: Similar or different, we must be prepared and think what we may or might do in such situations. Leia a atividade 2 com os alunos e pergunte a eles: How can you make questions in order to find out about what your classmate may or might do? (Acolha as possíveis contribuições dos alunos.) Vá para o language hints e conduza a repetição daqueles itens. Leia a primeira situação e pergunte: How can you make a question for this situation using the model in the language hints? (Idealmente, os alunos dirão: What may you do if you get lost? ou What might you do if you get lost?). Caso os alunos demonstrem segurança, vá lendo cada situação e pedindo a eles que formulem a pergunta. Caso não demonstrem segurança, faça este primeiro exemplo com eles e vá para as próximas situações como indicado anteriormente. Por fim, conduza a repetição de todas as perguntas e modele uma possível conversa com um aluno. Pergunte aos alunos: What do you have to do? (Idealmente, os alunos dirão: We have to make questions using the situations in Activity 1.)
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Continuação do input.

Propósito: Organizar o conhecimento relacionado aos verbos modais may e might em termos de gramática a partir das situações trabalhadas anteriormente.

Expectativa: Que os alunos reconheçam a função e o uso dos verbos modais may e might para indicar probabilidade e organizem seu conhecimento com relação a eles.

Orientações:

  • Entregue o handout aos alunos. Leia a primeira atividade com eles e diga: In this activity, you and your classmate will organize what you have practiced during the first and second activities. Finalizada a tarefa, faça a correção no quadro com os alunos e tire quaisquer dúvidas que eles possam trazer.
  • Leia com os alunos a segunda atividade do handout. Faça a primeira situação no quadro como exemplo. Pergunte: What do you have to do in this activity? (Idealmente, os alunos dirão: We have to write complete the sentences with may or might.) Which word do I use when something is more likely to happen? (Idealmente, os alunos dirão: May.) Which one do I use when something is less likely to happen? (Idealmente, os alunos dirão Might.)
  • Leia a atividade de número 3 com os alunos. Após a leitura do enunciado, diga: Work individually. You have 3 minutes. Then, compare your answers. Finalizada a atividade, corrija-a no quadro (você pode encontrar as possíveis respostas aqui) e tire quaisquer dúvidas que os alunos possam trazer. Faça a segunda pergunta do enunciado (What do they have in common?). Por fim, acolha a contribuição da turma e peça aos alunos que tomem nota das conclusões às quais chegaram.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Propósito: Consolidar o uso dos verbos modais may e might para indicar probabilidade através de uma atividade de prática oral usando situações que exijam um posicionamento dos falantes.

Expectativa: Que os alunos expressem seus posicionamentos usando may e might de forma simples, porém indicando a compreensão do tópico.

Orientações:

  • Explique para os alunos: You are going to work on some situations that are likely or less likely to happen during your trip in the destination you chose last class. Entregue o handout com as situações aos alunos, leia o enunciado e pergunte:
  • How can I indicate probability? (Idealmente, os alunos dirão: I may/I might.);
  • How can I make questions? (Idealmente, os alunos dirão: What may/might you do if…);
  • How can I indicate that something is more likely to happen? (Idealmente, os alunos dirão: We can use “may”.);
  • How can I indicate that something is less likely to happen? (Idealmente, os alunos dirão: We can use “might”.)
  • Conduza a repetição dos itens apresentados no language hints e faça o modelo do slide com um dos alunos. Caso os alunos demonstrem segurança, diga: Now, read the situations in pairs and talk to each other. Caso os alunos não demonstrem estar seguros, faça mais um exemplo com eles e dê a instrução anterior (Now, read the situations in pairs and talk to each other.)

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Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante a aula.

Expectativa: Que os alunos possam perceber o que aprenderam e como aprenderam (o caminho que seguiram, as estratégias e ferramentas utilizadas para chegar ao objetivo de aprendizagem ou, em outras palavras, dar conta da tarefa).

Orientações:

  • Mostre a pergunta do slide aos alunos e permita que eles falem livremente. Caso não tenha tempo o suficiente, leia os pontos do slide e peça exemplos, sempre que possível.

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