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Plano de aula > Inglês > 9º ano > Conhecimentos linguísticos

Plano de aula - Modal Verbs - Should - Must - Have to

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre Modal Verbs - Should - Must - Have to

Plano 14 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renan da Silva Portolan,

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este é o primeiro plano, de uma sequência de dois (ING_03UN14 - ING9_03UN15), em que os verbos modais (should, must, have to, may e might) serão abordadas com vistas à produção oral. Especificamente nesta aula, os alunos serão apresentados aos verbos modais should, must e have to.

Preparação para a aula: Nesta aula, os alunos serão apresentados aos modal verbs should, must e have to através do tema viagens. Na seção Context, os alunos discutirão, inicialmente, sobre os destinos de viagem que aparecerão no Output, tendo como objetivo organizar o conhecimento prévio dos alunos sobre os lugares e aquecer a turma para o tema proposto. Na seção Input, os alunos: a) assistirão a um vídeo curto sobre os 5 melhores destinos de viagem no Brasil e as razões pelas quais estes lugares são assim considerados; b) discutirão alguns benefícios que viajar pode proporcionar a quem vivencia a experiência; e c) serão apresentados aos pontos gramaticais relacionados ao uso dos modal verbs, focando em seu uso (indicar recomendação, obrigação e/ou necessidade). Já na seção Output, os alunos farão combinados sobre o que farão no destino de viagem utilizando should, must e have to nas formas afirmativa e interrogativa. Para esta aula, listamos os materiais e links necessários abaixo, bem como alternativas à aula com recursos multimídia.

  • Nota aos professores:
  • Impressões do material listado acima: Antes da aula:
  • Providencie uma cópia da Folha de atividades de input (localizada no ponto c, acima) para cada aluno;
  • Providencie uma cópia da Folha com os guidelines e language hints do output (localizada no ponto g, acima) para cada aluno. Note que o arquivo possui duas cópias por página; faça cópias e as recorte de acordo com o número de alunos que você tiver;
  • Faça cópias da Folha com os travel tickets do output (localizada no ponto e, acima) e as recorte, de modo que todos os alunos da metade da turma recebam um bilhete;
  • Faça cópias da Folha com as informações sobre o destino de viagem do output (localizada no ponto f, acima), recorte cada leaflet com informações sobre os destinos e entregue um leaflet para cada aluno da outra metade da turma.

Observação: Os alunos precisarão formar duplas a partir dos destinos de viagem (leaflets) e os bilhetes (travel tickets). Os dois funcionam como grouping arrangement kit. Portanto, é importante que a quantidade de leaflets sobre um destino seja igual ao número de travel tickets entregues. Por exemplo: sua turma possui 40 alunos. Ao dividi-la, 20 alunos receberão o leaflet e 20 receberão os travel tickets. Dos 20 alunos do primeiro grupo, 4 receberão informações sobre Bonito; 4 receberão informações sobre Florianópolis; 4 receberão informações sobre Fortaleza; 4 receberão informações sobre Manaus; e 4 receberão informações sobre Petrópolis. Já no outro grupo de 20 alunos, 4 receberão o bilhete com destino a Bonito; 4 receberão o bilhete com destino a Florianópolis; 4 receberão o bilhete com destino a Fortaleza; 4 receberão o bilhete com destino a Manaus; e 4 receberão o bilhete com destino a Petrópolis. Assim, há um mesmo número entre leaflets sobre uma cidade e travel tickets àquela cidade, de modo que os alunos possam formar seus pares.

  • Materiais de auxílio à preparação do professor para esta aula: Nos itens b e d você encontrará, respectivamente, o transcript para o vídeo de input e a Folha de resolução das atividades de input. Note que elas não devem ser entregues aos alunos uma vez que são destinadas à sua preparação para a aula;
  • Alternativas à aula com recursos multimídia: Caso seja necessário, você poderá imprimir os slides 2 e 6 em tamanho grande (de modo que toda a turma possa enxergar). Com relação ao objetivo da aula, você pode escrevê-lo antes da mesma. Já com relação ao vídeo de input, caso não seja possível executá-lo, entregue uma cópia do Transcript do vídeo de input a cada dois alunos.

Context select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Mostre o slide aos alunos e explore as imagens perguntando:
  • What can you see in these pictures? (Os alunos poderão dizer coisas como: Cities, touristic spots, rivers, bridges, buildings, caves, palaces, etc.)
  • What do you know about these places? (As respostas podem variar. Acolha as contribuições dos alunos.)
  • Have you ever traveled to any of these? (As respostas podem variar. Acolha as contribuições dos alunos.)
  • Leia a pergunta do slide (If you could travel to one of these places, which one would you choose? Why?) e peça aos alunos que a discutam em pares por dois minutos. Ao final, faça um poll com as escolhas que os alunos fizeram e pergunte aos alunos: Based on this activity, what do you think you will learn about in this lesson? (Idealmente, os alunos dirão: We’ll learn about travel.) Vá para o próximo slide e apresente o objetivo da aula para os alunos.

Objective select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Diga: In this lesson, you will learn about modal verbs and talk about important things to do or places to visit when traveling.

  • Observação: É importante relembrar o objetivo da aula aos alunos durante as atividades caso você perceba que, por conta do tema, o objetivo esteja aparecendo como secundário durante as atividades. Embora o contexto e o tema façam o convite a falar sobre o universo das viagens, é importante focar na compreensão dos modal verbs aqui apresentados e sua função durante a prática oral.

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 27 minutos

Propósito: Discutir sobre os destinos de viagem no Brasil através de um ranking e os benefícios que viajar pode trazer a cada sujeito. Apresentar os verbos modais (should, must e have to) e promover prática inicial com estes itens.

Expectativa: Que os alunos falem de suas experiências com relação a viagens e como elas podem ser transformadoras (ou não), bem como compreender o uso dos verbos modais ao realizar as atividades do handout e uma atividade oral controlada.

Orientações:

  • Mostre o slide aos alunos e faça a pergunta a eles (Which places in Brazil would you like to travel to?) e conduza uma breve discussão com a turma. Sempre que possível, peça aos alunos que justifiquem os lugares para onde gostariam de viajar. Diga aos alunos: You're going to watch a short video. Pergunte:
  • What is the video about? (Idealmente, os alunos responderão: It’s about the top 5 destinations in Brazil).
  • Which destinations do you think the video will show? (Vá anotando no quadro os lugares mencionados pelos alunos para que eles possam compará-las após a exibição do vídeo.)

Observação: O ponto 1, acima, tem a função de preparar os alunos para a visualização do vídeo (pre-listening/pre-watching). Para o bom andamento da aula e a realização desta proposta, é ideal que o ponto, em sua íntegra, tenha a duração de, no máximo, 3 minutos.

  • Diga aos alunos: You're going to watch the video now. Pay attention to the destinations and the reasons why they are in the ranking. Execute o vídeo para a turma (ele pode ser encontrado neste link: https://www.youtube.com/watch?v=dGZCEtKuw2M&t=7s&pbjreload=10. A transcrição pode ser encontrada aqui.) Finalizado o vídeo, pergunte aos alunos:
  • Were the destinations in the video similar or different to the ones we discussed? (Faça referência visual aos itens anotados no ponto 1, antes da exibição do vídeo.)
  • Which destinations could you identify? (As respostas podem variar. Acolha as contribuições dos alunos.)
  • Which reasons did the presenter mention? (Os alunos poderão dizer coisas como: The presenter mentioned the diversified culture of those places, natural landscapes, festivals, etc.)
  • Have you ever been to any of these places? Which places in the city did you visit? (As respostas podem variar. Acolha as contribuições dos alunos.)
  • Diga aos alunos: Traveling can broaden our horizons and make us more confident, independent and open-minded people. Entregue o handout aos alunos e diga: In this Activity, you can read some ways traveling can change us. Leia as frases com os alunos e tire quaisquer dúvidas sobre vocabulário. Leia a instrução e dê cerca de dois minutos para que os alunos terminem a atividade. Em seguida, faça a leitura, ou peça a algum aluno que leia, a segunda atividade. Caso seja necessário, dê um modelo para os alunos de como fazê-la ao simular como você faria a atividade. Dê cerca de dois minutos para que os alunos realizem a tarefa e um minuto para que possam comparar suas frases às do(a) colega.
  • Após os alunos compararem suas listas, faça a pergunta da Atividade 3 aos alunos (How would you express the sentences as recommendation, necessity or obligation?) de modo que os alunos possam trazer algumas hipóteses a partir de seu conhecimento prévio. Partindo do que os alunos tenham dito na Atividade 3, leia com eles a Atividade 4 e tire quaisquer dúvidas que eles possam ter. Dê cerca de 5 minutos para que os alunos realizem a atividade e faça a correção no quadro, perguntando aos pares os motivos de suas escolhas.
  • Direcione a atenção dos alunos para a estrutura utilizada nas frases com modal verbs e peça a eles alguns exemplos. Você pode dizer Can you give me any examples with should/must/have to? Finalmente, leia a Atividade 5 com os alunos e dê um modelo de como fazer com os mesmos exemplos que você utilizou no ponto 2, para a Atividade 2 do handout. Conduza a repetição da pronúncia dos verbos modais e peça um exemplo com um dos verbos modais para três alunos diferentes. Desta forma, você está permitindo que os alunos tenham outros modelos ao mesmo tempo que confere a compreensão da atividade. Dê cerca de 5 minutos para que os alunos realizem a Atividade 5 em pares. Enquanto os alunos produzem, tome nota de bons usos e usos não tão adequados dos verbos modais ou qualquer outro aspecto do uso da língua que mereça ser pontuado à posteriori.

Output select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos

Propósito: Fazer recomendações, falar de obrigações e/ou necessidades de viagem aos colegas usando os verbos modais adequados (should, must, e have to).

Expectativa: Que os alunos produzam frases simples utilizando os verbos modais. Não se espera que os alunos produzam frases perfeitas, mas que demonstrem a compreensão da estrutura aplicada à oralidade. É importante ter em mente, especialmente durante a atividade, os níveis diferentes de proficiência que os alunos têm e o que pode ser cobrado e esperado de cada um.

Orientações:

  • Não mostre este slide para a turma, ainda. Para focar a atenção dos alunos na frase que vem a seguir, escreva no quadro as seguintes palavras-chave: experience, changes, e decisions. Diga aos alunos: Imagine that you decided to live the experience of traveling to another city with your friend and benefit from the changes traveling can bring you - but before going on this trip, there are important things to do or decisions to make. Pergunte aos alunos:
  • What is obligatory to do before you travel? (As respostas podem variar. Acolha as contribuições dos alunos.)
  • What is necessary to do before you travel? (As respostas podem variar. Acolha as contribuições dos alunos.)
  • What is a good idea to do before you travel? (As respostas podem variar. Acolha as contribuições dos alunos.)

Observação: Acolha as contribuições dos alunos nas perguntas a, b e c. Caso elas não venham, você pode dizer: I must buy the tickets to travel and decide what clothes to pack; I have to look for a place to stay; I should pick some places to visit and activities to do, etc.

  • Finalizadas as contribuições, mostre o slide para a turma e leia, ou peça a algum aluno que leia, o título (You won a trip for two/travel ticket in a raffle. You and your partner are in doubt about what to do during your stay.). Divida a turma em dois grandes grupos. Entregue para o primeiro um papel com o destino da viagem, apenas (você pode encontrá-lo aqui). Para o segundo, entregue o travel ticket ganhado no concurso. Diga aos alunos: Are you ready to discover who you are traveling with? Explique aos alunos: Students who got the travel ticket, you need to interview the students who got the destination and find a partner who is traveling to the same place as you. Escreva a pergunta: What’s your destination? e a resposta: It’s _________ no quadro. Conduza a repetição (choral repetition) da pergunta e da resposta e dê um modelo à turma ao fazer a pergunta a um dos alunos. Após o modelo, diga aos alunos: Now, find your pair! You have two minutes!
  • Finalizado o tempo e com todos os alunos em seus pares, diga a eles: You know your destination and who you are traveling with. How about deciding which places you want to visit in your trip? Entregue o handout com a situação, os guidelines e o Language Hints (dispostos como no slide) aos alunos. Apresente aos alunos os guidelines desta tarefa, no slide (eles também poderão acompanhar no handout), focando especialmente no terceiro ponto (Do not forget to make a suggestion, express a necessity and/or an obligation to your partner). Embora haja um pedido de que os alunos deem exemplos após a apresentação do Language Hints, você pode perguntar aos alunos: What word can we use to make suggestions?; What word can we use to express necessity or obligation?. Finalmente, apresente as sugestões de perguntas e respostas (Language Hints) que os alunos poderão usar durante a tarefa. Conduza a repetição daquelas e peça aos alunos que deem um exemplo. Caso os exemplos não venham, você pode dizer: I think we should go for a walk at Ipirapuera Park; I think we must/have to go to that art exhibition at MASP; Why do we have to go to MASP? I think we must go to Museu Afro Brasil, there are great exhibitions there!
  • Modele a atividade com um aluno e tire quaisquer dúvidas que a turma apresente. Diga aos alunos: You have 5 minutes do talk to your partner and decide what to do during the trip. Circule pela sala e tome nota da produção dos alunos, prestando atenção em bons exemplos e em usos inadequados da língua a serem pontuados em outro momento.

Observação: Como feedback da atividade realizada pelos alunos, deixamos as perguntas abaixo como sugestão, caso tenha tempo o suficiente.

  • Was it easy or difficult to make decisions about this trip?
  • Which places have you agreed on visiting?
  • Was it difficult to talk about a place that you probably do not know?
  • Where do people go when they do not have enough information about a city they want to visit?

Feedback select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante a aula.

Expectativa: Que os alunos possam perceber o que aprenderam e como aprenderam (o caminho que seguiram, as estratégias e ferramentas utilizadas para chegar ao objetivo de aprendizagem ou, em outras palavras, dar conta da tarefa).

Orientações:

  • Mostre a pergunta do slide aos alunos e permita que eles falem livremente. Caso não tenha tempo o suficiente, leia os pontos do slide e peça exemplos, sempre que possível.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este é o primeiro plano, de uma sequência de dois (ING_03UN14 - ING9_03UN15), em que os verbos modais (should, must, have to, may e might) serão abordadas com vistas à produção oral. Especificamente nesta aula, os alunos serão apresentados aos verbos modais should, must e have to.

Preparação para a aula: Nesta aula, os alunos serão apresentados aos modal verbs should, must e have to através do tema viagens. Na seção Context, os alunos discutirão, inicialmente, sobre os destinos de viagem que aparecerão no Output, tendo como objetivo organizar o conhecimento prévio dos alunos sobre os lugares e aquecer a turma para o tema proposto. Na seção Input, os alunos: a) assistirão a um vídeo curto sobre os 5 melhores destinos de viagem no Brasil e as razões pelas quais estes lugares são assim considerados; b) discutirão alguns benefícios que viajar pode proporcionar a quem vivencia a experiência; e c) serão apresentados aos pontos gramaticais relacionados ao uso dos modal verbs, focando em seu uso (indicar recomendação, obrigação e/ou necessidade). Já na seção Output, os alunos farão combinados sobre o que farão no destino de viagem utilizando should, must e have to nas formas afirmativa e interrogativa. Para esta aula, listamos os materiais e links necessários abaixo, bem como alternativas à aula com recursos multimídia.

  • Nota aos professores:
  • Impressões do material listado acima: Antes da aula:
  • Providencie uma cópia da Folha de atividades de input (localizada no ponto c, acima) para cada aluno;
  • Providencie uma cópia da Folha com os guidelines e language hints do output (localizada no ponto g, acima) para cada aluno. Note que o arquivo possui duas cópias por página; faça cópias e as recorte de acordo com o número de alunos que você tiver;
  • Faça cópias da Folha com os travel tickets do output (localizada no ponto e, acima) e as recorte, de modo que todos os alunos da metade da turma recebam um bilhete;
  • Faça cópias da Folha com as informações sobre o destino de viagem do output (localizada no ponto f, acima), recorte cada leaflet com informações sobre os destinos e entregue um leaflet para cada aluno da outra metade da turma.

Observação: Os alunos precisarão formar duplas a partir dos destinos de viagem (leaflets) e os bilhetes (travel tickets). Os dois funcionam como grouping arrangement kit. Portanto, é importante que a quantidade de leaflets sobre um destino seja igual ao número de travel tickets entregues. Por exemplo: sua turma possui 40 alunos. Ao dividi-la, 20 alunos receberão o leaflet e 20 receberão os travel tickets. Dos 20 alunos do primeiro grupo, 4 receberão informações sobre Bonito; 4 receberão informações sobre Florianópolis; 4 receberão informações sobre Fortaleza; 4 receberão informações sobre Manaus; e 4 receberão informações sobre Petrópolis. Já no outro grupo de 20 alunos, 4 receberão o bilhete com destino a Bonito; 4 receberão o bilhete com destino a Florianópolis; 4 receberão o bilhete com destino a Fortaleza; 4 receberão o bilhete com destino a Manaus; e 4 receberão o bilhete com destino a Petrópolis. Assim, há um mesmo número entre leaflets sobre uma cidade e travel tickets àquela cidade, de modo que os alunos possam formar seus pares.

  • Materiais de auxílio à preparação do professor para esta aula: Nos itens b e d você encontrará, respectivamente, o transcript para o vídeo de input e a Folha de resolução das atividades de input. Note que elas não devem ser entregues aos alunos uma vez que são destinadas à sua preparação para a aula;
  • Alternativas à aula com recursos multimídia: Caso seja necessário, você poderá imprimir os slides 2 e 6 em tamanho grande (de modo que toda a turma possa enxergar). Com relação ao objetivo da aula, você pode escrevê-lo antes da mesma. Já com relação ao vídeo de input, caso não seja possível executá-lo, entregue uma cópia do Transcript do vídeo de input a cada dois alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Mostre o slide aos alunos e explore as imagens perguntando:
  • What can you see in these pictures? (Os alunos poderão dizer coisas como: Cities, touristic spots, rivers, bridges, buildings, caves, palaces, etc.)
  • What do you know about these places? (As respostas podem variar. Acolha as contribuições dos alunos.)
  • Have you ever traveled to any of these? (As respostas podem variar. Acolha as contribuições dos alunos.)
  • Leia a pergunta do slide (If you could travel to one of these places, which one would you choose? Why?) e peça aos alunos que a discutam em pares por dois minutos. Ao final, faça um poll com as escolhas que os alunos fizeram e pergunte aos alunos: Based on this activity, what do you think you will learn about in this lesson? (Idealmente, os alunos dirão: We’ll learn about travel.) Vá para o próximo slide e apresente o objetivo da aula para os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Diga: In this lesson, you will learn about modal verbs and talk about important things to do or places to visit when traveling.

  • Observação: É importante relembrar o objetivo da aula aos alunos durante as atividades caso você perceba que, por conta do tema, o objetivo esteja aparecendo como secundário durante as atividades. Embora o contexto e o tema façam o convite a falar sobre o universo das viagens, é importante focar na compreensão dos modal verbs aqui apresentados e sua função durante a prática oral.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 27 minutos

Propósito: Discutir sobre os destinos de viagem no Brasil através de um ranking e os benefícios que viajar pode trazer a cada sujeito. Apresentar os verbos modais (should, must e have to) e promover prática inicial com estes itens.

Expectativa: Que os alunos falem de suas experiências com relação a viagens e como elas podem ser transformadoras (ou não), bem como compreender o uso dos verbos modais ao realizar as atividades do handout e uma atividade oral controlada.

Orientações:

  • Mostre o slide aos alunos e faça a pergunta a eles (Which places in Brazil would you like to travel to?) e conduza uma breve discussão com a turma. Sempre que possível, peça aos alunos que justifiquem os lugares para onde gostariam de viajar. Diga aos alunos: You're going to watch a short video. Pergunte:
  • What is the video about? (Idealmente, os alunos responderão: It’s about the top 5 destinations in Brazil).
  • Which destinations do you think the video will show? (Vá anotando no quadro os lugares mencionados pelos alunos para que eles possam compará-las após a exibição do vídeo.)

Observação: O ponto 1, acima, tem a função de preparar os alunos para a visualização do vídeo (pre-listening/pre-watching). Para o bom andamento da aula e a realização desta proposta, é ideal que o ponto, em sua íntegra, tenha a duração de, no máximo, 3 minutos.

  • Diga aos alunos: You're going to watch the video now. Pay attention to the destinations and the reasons why they are in the ranking. Execute o vídeo para a turma (ele pode ser encontrado neste link: https://www.youtube.com/watch?v=dGZCEtKuw2M&t=7s&pbjreload=10. A transcrição pode ser encontrada aqui.) Finalizado o vídeo, pergunte aos alunos:
  • Were the destinations in the video similar or different to the ones we discussed? (Faça referência visual aos itens anotados no ponto 1, antes da exibição do vídeo.)
  • Which destinations could you identify? (As respostas podem variar. Acolha as contribuições dos alunos.)
  • Which reasons did the presenter mention? (Os alunos poderão dizer coisas como: The presenter mentioned the diversified culture of those places, natural landscapes, festivals, etc.)
  • Have you ever been to any of these places? Which places in the city did you visit? (As respostas podem variar. Acolha as contribuições dos alunos.)
  • Diga aos alunos: Traveling can broaden our horizons and make us more confident, independent and open-minded people. Entregue o handout aos alunos e diga: In this Activity, you can read some ways traveling can change us. Leia as frases com os alunos e tire quaisquer dúvidas sobre vocabulário. Leia a instrução e dê cerca de dois minutos para que os alunos terminem a atividade. Em seguida, faça a leitura, ou peça a algum aluno que leia, a segunda atividade. Caso seja necessário, dê um modelo para os alunos de como fazê-la ao simular como você faria a atividade. Dê cerca de dois minutos para que os alunos realizem a tarefa e um minuto para que possam comparar suas frases às do(a) colega.
  • Após os alunos compararem suas listas, faça a pergunta da Atividade 3 aos alunos (How would you express the sentences as recommendation, necessity or obligation?) de modo que os alunos possam trazer algumas hipóteses a partir de seu conhecimento prévio. Partindo do que os alunos tenham dito na Atividade 3, leia com eles a Atividade 4 e tire quaisquer dúvidas que eles possam ter. Dê cerca de 5 minutos para que os alunos realizem a atividade e faça a correção no quadro, perguntando aos pares os motivos de suas escolhas.
  • Direcione a atenção dos alunos para a estrutura utilizada nas frases com modal verbs e peça a eles alguns exemplos. Você pode dizer Can you give me any examples with should/must/have to? Finalmente, leia a Atividade 5 com os alunos e dê um modelo de como fazer com os mesmos exemplos que você utilizou no ponto 2, para a Atividade 2 do handout. Conduza a repetição da pronúncia dos verbos modais e peça um exemplo com um dos verbos modais para três alunos diferentes. Desta forma, você está permitindo que os alunos tenham outros modelos ao mesmo tempo que confere a compreensão da atividade. Dê cerca de 5 minutos para que os alunos realizem a Atividade 5 em pares. Enquanto os alunos produzem, tome nota de bons usos e usos não tão adequados dos verbos modais ou qualquer outro aspecto do uso da língua que mereça ser pontuado à posteriori.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos

Propósito: Fazer recomendações, falar de obrigações e/ou necessidades de viagem aos colegas usando os verbos modais adequados (should, must, e have to).

Expectativa: Que os alunos produzam frases simples utilizando os verbos modais. Não se espera que os alunos produzam frases perfeitas, mas que demonstrem a compreensão da estrutura aplicada à oralidade. É importante ter em mente, especialmente durante a atividade, os níveis diferentes de proficiência que os alunos têm e o que pode ser cobrado e esperado de cada um.

Orientações:

  • Não mostre este slide para a turma, ainda. Para focar a atenção dos alunos na frase que vem a seguir, escreva no quadro as seguintes palavras-chave: experience, changes, e decisions. Diga aos alunos: Imagine that you decided to live the experience of traveling to another city with your friend and benefit from the changes traveling can bring you - but before going on this trip, there are important things to do or decisions to make. Pergunte aos alunos:
  • What is obligatory to do before you travel? (As respostas podem variar. Acolha as contribuições dos alunos.)
  • What is necessary to do before you travel? (As respostas podem variar. Acolha as contribuições dos alunos.)
  • What is a good idea to do before you travel? (As respostas podem variar. Acolha as contribuições dos alunos.)

Observação: Acolha as contribuições dos alunos nas perguntas a, b e c. Caso elas não venham, você pode dizer: I must buy the tickets to travel and decide what clothes to pack; I have to look for a place to stay; I should pick some places to visit and activities to do, etc.

  • Finalizadas as contribuições, mostre o slide para a turma e leia, ou peça a algum aluno que leia, o título (You won a trip for two/travel ticket in a raffle. You and your partner are in doubt about what to do during your stay.). Divida a turma em dois grandes grupos. Entregue para o primeiro um papel com o destino da viagem, apenas (você pode encontrá-lo aqui). Para o segundo, entregue o travel ticket ganhado no concurso. Diga aos alunos: Are you ready to discover who you are traveling with? Explique aos alunos: Students who got the travel ticket, you need to interview the students who got the destination and find a partner who is traveling to the same place as you. Escreva a pergunta: What’s your destination? e a resposta: It’s _________ no quadro. Conduza a repetição (choral repetition) da pergunta e da resposta e dê um modelo à turma ao fazer a pergunta a um dos alunos. Após o modelo, diga aos alunos: Now, find your pair! You have two minutes!
  • Finalizado o tempo e com todos os alunos em seus pares, diga a eles: You know your destination and who you are traveling with. How about deciding which places you want to visit in your trip? Entregue o handout com a situação, os guidelines e o Language Hints (dispostos como no slide) aos alunos. Apresente aos alunos os guidelines desta tarefa, no slide (eles também poderão acompanhar no handout), focando especialmente no terceiro ponto (Do not forget to make a suggestion, express a necessity and/or an obligation to your partner). Embora haja um pedido de que os alunos deem exemplos após a apresentação do Language Hints, você pode perguntar aos alunos: What word can we use to make suggestions?; What word can we use to express necessity or obligation?. Finalmente, apresente as sugestões de perguntas e respostas (Language Hints) que os alunos poderão usar durante a tarefa. Conduza a repetição daquelas e peça aos alunos que deem um exemplo. Caso os exemplos não venham, você pode dizer: I think we should go for a walk at Ipirapuera Park; I think we must/have to go to that art exhibition at MASP; Why do we have to go to MASP? I think we must go to Museu Afro Brasil, there are great exhibitions there!
  • Modele a atividade com um aluno e tire quaisquer dúvidas que a turma apresente. Diga aos alunos: You have 5 minutes do talk to your partner and decide what to do during the trip. Circule pela sala e tome nota da produção dos alunos, prestando atenção em bons exemplos e em usos inadequados da língua a serem pontuados em outro momento.

Observação: Como feedback da atividade realizada pelos alunos, deixamos as perguntas abaixo como sugestão, caso tenha tempo o suficiente.

  • Was it easy or difficult to make decisions about this trip?
  • Which places have you agreed on visiting?
  • Was it difficult to talk about a place that you probably do not know?
  • Where do people go when they do not have enough information about a city they want to visit?

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Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante a aula.

Expectativa: Que os alunos possam perceber o que aprenderam e como aprenderam (o caminho que seguiram, as estratégias e ferramentas utilizadas para chegar ao objetivo de aprendizagem ou, em outras palavras, dar conta da tarefa).

Orientações:

  • Mostre a pergunta do slide aos alunos e permita que eles falem livremente. Caso não tenha tempo o suficiente, leia os pontos do slide e peça exemplos, sempre que possível.

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