13484
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Fábulas na escola

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Fundamental sobre a finalidade do gênero textual fábula.

Plano 01 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elenir Aparecida De Oliveira Novaes

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Fábulas/ Provérbios e no campo de atuação artístico-literário: Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários: Texto impresso da fábula “O leão e o ratinho”, para ser contada em uma roda de conversa. Imagens representando animais principais da fábula: “O leão e o ratinho”, projetados, e/ou imagens impressas em tamanho grande para facilitar a visualização. Quadro, papel para cartaz, pincel atômico.

Texto: “A formiga e a pomba”, para projetar. Disponível em: https://www.mundodasmensagens.com/mensagem/fabulas-a-formiga-e-a-pomba.html Acesso em 03/08/2018.

Curiosidades sobre o leão: Disponível em: http://mundoanimal.net.br/curiosidades-sobre-leoes/ fala sobre os leões, serve como suporte para o professor.Acesso em 03/08/2018

Curiosidade sobre o rato: Disponível em:https://pt.wikipedia.org/wiki/Rato . Acesso em 03/08/2018

LOBATO,Monteiro. fábulas. São Paulo: Globo,2008. p.104

Informações sobre o gênero: De acordo com Bagno (2006) é muito provável que as fábulas que chegaram até nós, por meio da escrita, tenham existido durante muito tempo como narrativas tradicionais orais, o que faz esse gênero remontar a estágios muito arcaicos da civilização humana. As fábulas devem ter sido usadas com objetivos claramente pedagógicos: a pequena narrativa exemplar serviria como instrumento de aprendizagem, fixação e memorização dos valores morais do grupo social. É importante salientarmos também que as narrativas tradicionais orais circulavam entre crianças e adultos, indistintamente. Essa informação é importante para reconstruirmos os modos como esse gênero textual era produzido em épocas passadas e até mesmo para permitir uma análise mais crítica acerca das modificações por ele sofridas ao longo dos séculos. (A referência completa do texto de Bagno encontra-se ao lado e está disponível on-line).

Dificuldades antecipadas: Alunos que não leem e escrevem convencionalmente.

Referências sobre o assunto: BAGNO, M. Fábulas fabulosas. In: CARVALHO, Maria Angélica Freire de, MENDONÇA, Rosa Helena (orgs). Práticas de leitura e escrita. Brasília : Ministério da Educação, 2006. 180 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf .

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos. Hoje vamos ter uma sessão fabulosa...

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Proponha um desafio aos alunos: Pensar sobre as características que definem o leão. Pergunte se já ouviram alguma história da qual ele tenha feito parte. Ouça todos, garantindo a circulação das informações. Estabeleça um combinado, garantindo que todos sejam ouvidos evitando dispersão. Professor, você pode direcionar as perguntas sobre o leão: Como ele é fisicamente, onde vive, tamanho e curiosidades que possam preparar os alunos para a compreensão da próxima atividade. Procure articular as intervenções com as respostas dos alunos.

  • Conduza a discussão fazendo um breve fechamento, repetindo as informações ouvidas para certificar-se do êxito da proposta inicial. Se julgar que falta ainda alguma informação intervenha com questionamentos para que os alunos cheguem à resposta. Concluído o exercício oral da atividade, conduza os alunos para realizar a mesma tarefa com outro bicho.

Material complementar: Disponível em: http://mundoanimal.net.br/curiosidades-sobre-leoes/ fala sobre os leões, serve como suporte para o professor.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Ler para os alunos como maneira de levá-los a perceber as características marcantes de força e poder desse animal, que aparecerão na fábula. Para que os alunos percebam estas características, o professor vai conduzindo a leitura, de forma a questionar sobre quais palavras definem o leão. Pergunte sobre o que acham importante destacar naquele pedaço do texto que mostrem essas características. Pode escrever no quadro, palavras-chave com eles. A cada parte lida,o professor continua fazendo indagações como maneira de levá-los a perceber as características frágeis deste animal, que depois aparecerão na fábula. Questionar com eles, por exemplo, o porquê dos ratos viverem em tocas, de terem hábitos noturnos. Provavelmente, eles notarão no personagem leão características como a força, valentia, grande no porte físico..

Material complementar: Texto impresso sobre curiosidades do leão ou material online.

Disponível em: http://mundoanimal.net.br/curiosidades-sobre-leoes/Acesso em 03/08/2018

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça que os alunos pensem sobre este outro animalzinho. Questione sobre o que sabem sobre ele, deixando-os livres para expor com segurança seus conhecimentos. Espera-se que os alunos digam que é um animalzinho fraco, pequeno, medroso.
  • O professor pode direcionar as perguntas:

Como ele é fisicamente, onde vive, tamanho e curiosidades que possam preparar os alunos para a compreensão da próxima atividade. Procurar articular as intervenções com as respostas dos alunos.

Exemplo: Por que será que o ratinho vive escondido durante o dia?

Material complementar: Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rato . Acesso em 03/08/2018

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Ler o texto projetado, de forma a questionar sobre os dados de cada parte com os alunos. Caso não haja possibilidade de projetá-lo, leia o texto impresso, fazendo paradas a cada sinal de pontuação. Registre no quadro palavras ou frases que exemplificam os acontecimentos principais.

2- Questione sobre o que acham importante destacar naquele pedaço do texto. Escreva no quadro, palavras-chave com eles. A cada parte lida,o professor continua fazendo indagações como maneira de levá-los a perceber as características frágeis deste animal, que depois aparecerão na fábula. Questionar com eles, por exemplo, o porquê dos ratos viverem em tocas, de terem hábitos noturnos. Provavelmente, eles notarão a fragilidade do ratinho, que fica mais seguro na escuridão, momento em que há menos perigo.

Material complementar: Texto impresso sobre curiosidades do rato.

Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rato . Acesso em 03/08/2018

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Organize a sala em círculo para favorecer a troca de informações.Comente com os alunos que você vai apresentar a fábula O leão e o ratinho. Diga-lhes que nele há lacunas e que as palavras ratinho e leão podem completá-las.O objetivo, professor, do texto lacunado, é inferir sentido de palavras e expressões, ou seja, construir uma informação nova a partir do estabelecimento de relações entre informações dadas pelo texto e informações do conhecimento prévio. A tarefa do texto lacunado estimula o leitor a realizar inferências. Os textos lacunados servem para o aluno completar a informação que falta, seguindo pistas de informações anteriores. Destacam-se, nas lacunas, informações que o aluno terá de inferir.
  • Forneça o texto impresso, em lacunas, como o slide. Fazer a discussão coletivamente. Perceber se os alunos completam o texto utilizando os conhecimentos vistos nos slides anteriores, ou não, para conduzir a correção no final.
  • Finalize as discussões, fazendo a correção, já que você, professor tem a posse do texto original, ouvindo os argumentos dos alunos ao completarem as lacunas do texto,favorecendo uma interação produtiva, sendo o aluno protagonista da aula.
  • Converse sobre o autor desta fábula dando um breve relato. Contar sobre as fábulas como um meio de comunicar sobre o contexto histórico de criação das fábulas, a finalidade da moral. Todas as histórias são produzidas de acordo com o que as pessoas pensam na sua época. A escolha de animais para representar os personagens das fábulas tem muita relação com os tipos humanos que pretende criticar/moralizar: o leão simboliza força e poder já o rato simboliza fragilidade e impotência. Esses extremos podem ser associados a como a sociedade é organizada: de um lado políticos poderosos, de outro o povo indefeso. Tratar essas questões com a figura dos animais ajuda a dar lições de moral, ética sem ferir as relações interpessoais entre quem conta (quer ensinar) e quem ouve a fábula (quem deveria aprender) ".
  • Conduzir a leitura como leitor experiente, leia com entonação, mude a voz no momento das falas dos personagens e utilize as expressões faciais como recurso de compreensão.
  • Finalize a leitura e questione os alunos sobre o que sentiram durante a escuta deste texto. O que vocês observaram sobre este texto? Quem são os personagens? O que aconteceu com eles? Que ações vocês observaram em cada personagem? O que sentiram em relação ao seus comportamentos? O que acharam do final e se apareceu alguma palavra que eles não sabiam o significado.
  • Pergunte se eles notaram que apareceu uma palavra no final : Moral. Deixe que exponham suas ideias sobre o significado e após amplie o conhecimento oferecendo sua contribuição, explicando que a moral faz parte de um gênero chamado fábula. Durante a realização da atividade, é importante garantir a participação de todos, combinando o momento de falar e de ouvir, de modo a garantir que eles tragam a situação vista na fábula para sua própria vida. Organizando bem esta atividades esperamos que os alunos adquiram competência leitora para observar, compreender e interpretar textos. Garanta que os alunos vão apropriar-se aos poucos desse tipo de gênero, fazendo intervenções que o levem a descobrir as informações coerentes e isso não extingue o fato da sua participação, professor, oferecendo a validação ou não das explicações usadas.

Material complementar: Texto impresso lacunado, da fábula O leão e o ratinho para impressão do professor. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KkRsHUDD5KVMwdjQp3zXBA6AVC8gmt26z37BQ2P7tFckdazabwmnTrrZUpzR/atividade-para-impressao-texto-lpo3-03sqa01.pdf

Fonte bibliográfica: LOBATO,Monteiro.Fábulas. São Paulo: Editora Globo,2008, p.104 .

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Ofereça cópias para todos de outra fábula: “A formiga e a pomba”, ou mesmo projete a fábula para que todos possam ler.
  • Oriente para que observem nesta fábula os pontos comuns que existem com a fábula lida anteriormente. O registro será oral. Direcione a discussão sobre o que observaram sobre o cenário, a ação de cada personagem, o significado da moral, se é possível acontecer a situação descrita com humanos. Peça que opinem sobre a atitude da formiga. Explore o significado da palavra gratidão, ouvindo as impressões dos alunos e depois, oferecendo o significado através da leitura em um dicionário.
  • Escolha uma das fábulas e peça aos alunos que escrevam uma frase que expresse o que aprendeu através delas. A socialização das observações dos alunos é um momento importante da aula. Nela, os alunos poderão expressar-se, escutar os outros e organizar seu próprio pensamento. Sendo assim, você, professor, estará estimulando a construção da autonomia por meio da problematização, da troca de informações como forma de ampliar suas próprias opiniões, favorecendo a reflexão.

Material Complementar: ABREU, A. R. A formiga e a pomba. In: Ana Rosa Abreu ... [et al.] Alfabetização : livro do aluno. Brasília : FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000. 3 v.: 128 p. n. 2.

Texto impresso: clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Questione junto aos alunos sobre o que aprenderam ao ler o texto. Peça que a turma sugira dicas para alguém que queira saber o que são fábulas. Direcione as contribuições dos alunos de modo que consigam elencar que a fábula tem a função de apresentar uma lição de conduta. Elas usam animais como personagens mostrando o comportamento humano, representando emoções e sentimentos humanos. É uma leitura curta, que provoca a curiosidade do leitor para saber o final de tudo.Elas são escritas para dar conselhos, para alertar sobre algo que pode acontecer na vida real, transmitir ensinamentos, fazer críticas, ironias, etc. As fábulas são tão antigas quanto as conversas dos homens.
  • Registre, no cartaz, as sugestões e convide todos a anotar em seus cadernos. A leitura de fábulas proporciona aos alunos a oportunidade de refletir sobre a maneira de agir das pessoas em várias situações, servindo até como reflexão. Lembre junto com eles de possíveis situações já vivenciadas em sala.
  • Peça aos alunos que registrem uma situação vivenciada por eles, como aconteceu na fábulas com o leão e o ratinho.. Caso algum aluno, diga que nunca tenha vivenciado tal situação , peça que crie uma situação para exemplificar.
  • Peça que os alunos pesquisem outras fábulas em casa ou leve-os até a biblioteca da escola. Essa atividade, poderá ser passada como dever de casa. Caso seja pesquisa na escola, combine para outro dia, planejando de forma a observar a funcionalidade da instituição escolar. Garanta nos próximos dias momentos para compartilhar os resultados destas pesquisas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Fábulas/ Provérbios e no campo de atuação artístico-literário: Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários: Texto impresso da fábula “O leão e o ratinho”, para ser contada em uma roda de conversa. Imagens representando animais principais da fábula: “O leão e o ratinho”, projetados, e/ou imagens impressas em tamanho grande para facilitar a visualização. Quadro, papel para cartaz, pincel atômico.

Texto: “A formiga e a pomba”, para projetar. Disponível em: https://www.mundodasmensagens.com/mensagem/fabulas-a-formiga-e-a-pomba.html Acesso em 03/08/2018.

Curiosidades sobre o leão: Disponível em: http://mundoanimal.net.br/curiosidades-sobre-leoes/ fala sobre os leões, serve como suporte para o professor.Acesso em 03/08/2018

Curiosidade sobre o rato: Disponível em:https://pt.wikipedia.org/wiki/Rato . Acesso em 03/08/2018

LOBATO,Monteiro. fábulas. São Paulo: Globo,2008. p.104

Informações sobre o gênero: De acordo com Bagno (2006) é muito provável que as fábulas que chegaram até nós, por meio da escrita, tenham existido durante muito tempo como narrativas tradicionais orais, o que faz esse gênero remontar a estágios muito arcaicos da civilização humana. As fábulas devem ter sido usadas com objetivos claramente pedagógicos: a pequena narrativa exemplar serviria como instrumento de aprendizagem, fixação e memorização dos valores morais do grupo social. É importante salientarmos também que as narrativas tradicionais orais circulavam entre crianças e adultos, indistintamente. Essa informação é importante para reconstruirmos os modos como esse gênero textual era produzido em épocas passadas e até mesmo para permitir uma análise mais crítica acerca das modificações por ele sofridas ao longo dos séculos. (A referência completa do texto de Bagno encontra-se ao lado e está disponível on-line).

Dificuldades antecipadas: Alunos que não leem e escrevem convencionalmente.

Referências sobre o assunto: BAGNO, M. Fábulas fabulosas. In: CARVALHO, Maria Angélica Freire de, MENDONÇA, Rosa Helena (orgs). Práticas de leitura e escrita. Brasília : Ministério da Educação, 2006. 180 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf .

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos. Hoje vamos ter uma sessão fabulosa...

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Proponha um desafio aos alunos: Pensar sobre as características que definem o leão. Pergunte se já ouviram alguma história da qual ele tenha feito parte. Ouça todos, garantindo a circulação das informações. Estabeleça um combinado, garantindo que todos sejam ouvidos evitando dispersão. Professor, você pode direcionar as perguntas sobre o leão: Como ele é fisicamente, onde vive, tamanho e curiosidades que possam preparar os alunos para a compreensão da próxima atividade. Procure articular as intervenções com as respostas dos alunos.

  • Conduza a discussão fazendo um breve fechamento, repetindo as informações ouvidas para certificar-se do êxito da proposta inicial. Se julgar que falta ainda alguma informação intervenha com questionamentos para que os alunos cheguem à resposta. Concluído o exercício oral da atividade, conduza os alunos para realizar a mesma tarefa com outro bicho.

Material complementar: Disponível em: http://mundoanimal.net.br/curiosidades-sobre-leoes/ fala sobre os leões, serve como suporte para o professor.

Slide Plano Aula

Orientações: Ler para os alunos como maneira de levá-los a perceber as características marcantes de força e poder desse animal, que aparecerão na fábula. Para que os alunos percebam estas características, o professor vai conduzindo a leitura, de forma a questionar sobre quais palavras definem o leão. Pergunte sobre o que acham importante destacar naquele pedaço do texto que mostrem essas características. Pode escrever no quadro, palavras-chave com eles. A cada parte lida,o professor continua fazendo indagações como maneira de levá-los a perceber as características frágeis deste animal, que depois aparecerão na fábula. Questionar com eles, por exemplo, o porquê dos ratos viverem em tocas, de terem hábitos noturnos. Provavelmente, eles notarão no personagem leão características como a força, valentia, grande no porte físico..

Material complementar: Texto impresso sobre curiosidades do leão ou material online.

Disponível em: http://mundoanimal.net.br/curiosidades-sobre-leoes/Acesso em 03/08/2018

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça que os alunos pensem sobre este outro animalzinho. Questione sobre o que sabem sobre ele, deixando-os livres para expor com segurança seus conhecimentos. Espera-se que os alunos digam que é um animalzinho fraco, pequeno, medroso.
  • O professor pode direcionar as perguntas:

Como ele é fisicamente, onde vive, tamanho e curiosidades que possam preparar os alunos para a compreensão da próxima atividade. Procurar articular as intervenções com as respostas dos alunos.

Exemplo: Por que será que o ratinho vive escondido durante o dia?

Material complementar: Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rato . Acesso em 03/08/2018

Slide Plano Aula

Orientações: Ler o texto projetado, de forma a questionar sobre os dados de cada parte com os alunos. Caso não haja possibilidade de projetá-lo, leia o texto impresso, fazendo paradas a cada sinal de pontuação. Registre no quadro palavras ou frases que exemplificam os acontecimentos principais.

2- Questione sobre o que acham importante destacar naquele pedaço do texto. Escreva no quadro, palavras-chave com eles. A cada parte lida,o professor continua fazendo indagações como maneira de levá-los a perceber as características frágeis deste animal, que depois aparecerão na fábula. Questionar com eles, por exemplo, o porquê dos ratos viverem em tocas, de terem hábitos noturnos. Provavelmente, eles notarão a fragilidade do ratinho, que fica mais seguro na escuridão, momento em que há menos perigo.

Material complementar: Texto impresso sobre curiosidades do rato.

Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rato . Acesso em 03/08/2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Organize a sala em círculo para favorecer a troca de informações.Comente com os alunos que você vai apresentar a fábula O leão e o ratinho. Diga-lhes que nele há lacunas e que as palavras ratinho e leão podem completá-las.O objetivo, professor, do texto lacunado, é inferir sentido de palavras e expressões, ou seja, construir uma informação nova a partir do estabelecimento de relações entre informações dadas pelo texto e informações do conhecimento prévio. A tarefa do texto lacunado estimula o leitor a realizar inferências. Os textos lacunados servem para o aluno completar a informação que falta, seguindo pistas de informações anteriores. Destacam-se, nas lacunas, informações que o aluno terá de inferir.
  • Forneça o texto impresso, em lacunas, como o slide. Fazer a discussão coletivamente. Perceber se os alunos completam o texto utilizando os conhecimentos vistos nos slides anteriores, ou não, para conduzir a correção no final.
  • Finalize as discussões, fazendo a correção, já que você, professor tem a posse do texto original, ouvindo os argumentos dos alunos ao completarem as lacunas do texto,favorecendo uma interação produtiva, sendo o aluno protagonista da aula.
  • Converse sobre o autor desta fábula dando um breve relato. Contar sobre as fábulas como um meio de comunicar sobre o contexto histórico de criação das fábulas, a finalidade da moral. Todas as histórias são produzidas de acordo com o que as pessoas pensam na sua época. A escolha de animais para representar os personagens das fábulas tem muita relação com os tipos humanos que pretende criticar/moralizar: o leão simboliza força e poder já o rato simboliza fragilidade e impotência. Esses extremos podem ser associados a como a sociedade é organizada: de um lado políticos poderosos, de outro o povo indefeso. Tratar essas questões com a figura dos animais ajuda a dar lições de moral, ética sem ferir as relações interpessoais entre quem conta (quer ensinar) e quem ouve a fábula (quem deveria aprender) ".
  • Conduzir a leitura como leitor experiente, leia com entonação, mude a voz no momento das falas dos personagens e utilize as expressões faciais como recurso de compreensão.
  • Finalize a leitura e questione os alunos sobre o que sentiram durante a escuta deste texto. O que vocês observaram sobre este texto? Quem são os personagens? O que aconteceu com eles? Que ações vocês observaram em cada personagem? O que sentiram em relação ao seus comportamentos? O que acharam do final e se apareceu alguma palavra que eles não sabiam o significado.
  • Pergunte se eles notaram que apareceu uma palavra no final : Moral. Deixe que exponham suas ideias sobre o significado e após amplie o conhecimento oferecendo sua contribuição, explicando que a moral faz parte de um gênero chamado fábula. Durante a realização da atividade, é importante garantir a participação de todos, combinando o momento de falar e de ouvir, de modo a garantir que eles tragam a situação vista na fábula para sua própria vida. Organizando bem esta atividades esperamos que os alunos adquiram competência leitora para observar, compreender e interpretar textos. Garanta que os alunos vão apropriar-se aos poucos desse tipo de gênero, fazendo intervenções que o levem a descobrir as informações coerentes e isso não extingue o fato da sua participação, professor, oferecendo a validação ou não das explicações usadas.

Material complementar: Texto impresso lacunado, da fábula O leão e o ratinho para impressão do professor. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KkRsHUDD5KVMwdjQp3zXBA6AVC8gmt26z37BQ2P7tFckdazabwmnTrrZUpzR/atividade-para-impressao-texto-lpo3-03sqa01.pdf

Fonte bibliográfica: LOBATO,Monteiro.Fábulas. São Paulo: Editora Globo,2008, p.104 .

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Ofereça cópias para todos de outra fábula: “A formiga e a pomba”, ou mesmo projete a fábula para que todos possam ler.
  • Oriente para que observem nesta fábula os pontos comuns que existem com a fábula lida anteriormente. O registro será oral. Direcione a discussão sobre o que observaram sobre o cenário, a ação de cada personagem, o significado da moral, se é possível acontecer a situação descrita com humanos. Peça que opinem sobre a atitude da formiga. Explore o significado da palavra gratidão, ouvindo as impressões dos alunos e depois, oferecendo o significado através da leitura em um dicionário.
  • Escolha uma das fábulas e peça aos alunos que escrevam uma frase que expresse o que aprendeu através delas. A socialização das observações dos alunos é um momento importante da aula. Nela, os alunos poderão expressar-se, escutar os outros e organizar seu próprio pensamento. Sendo assim, você, professor, estará estimulando a construção da autonomia por meio da problematização, da troca de informações como forma de ampliar suas próprias opiniões, favorecendo a reflexão.

Material Complementar: ABREU, A. R. A formiga e a pomba. In: Ana Rosa Abreu ... [et al.] Alfabetização : livro do aluno. Brasília : FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000. 3 v.: 128 p. n. 2.

Texto impresso: clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Questione junto aos alunos sobre o que aprenderam ao ler o texto. Peça que a turma sugira dicas para alguém que queira saber o que são fábulas. Direcione as contribuições dos alunos de modo que consigam elencar que a fábula tem a função de apresentar uma lição de conduta. Elas usam animais como personagens mostrando o comportamento humano, representando emoções e sentimentos humanos. É uma leitura curta, que provoca a curiosidade do leitor para saber o final de tudo.Elas são escritas para dar conselhos, para alertar sobre algo que pode acontecer na vida real, transmitir ensinamentos, fazer críticas, ironias, etc. As fábulas são tão antigas quanto as conversas dos homens.
  • Registre, no cartaz, as sugestões e convide todos a anotar em seus cadernos. A leitura de fábulas proporciona aos alunos a oportunidade de refletir sobre a maneira de agir das pessoas em várias situações, servindo até como reflexão. Lembre junto com eles de possíveis situações já vivenciadas em sala.
  • Peça aos alunos que registrem uma situação vivenciada por eles, como aconteceu na fábulas com o leão e o ratinho.. Caso algum aluno, diga que nunca tenha vivenciado tal situação , peça que crie uma situação para exemplificar.
  • Peça que os alunos pesquisem outras fábulas em casa ou leve-os até a biblioteca da escola. Essa atividade, poderá ser passada como dever de casa. Caso seja pesquisa na escola, combine para outro dia, planejando de forma a observar a funcionalidade da instituição escolar. Garanta nos próximos dias momentos para compartilhar os resultados destas pesquisas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 3º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP01 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano