13430
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 9º ano > Conhecimentos linguísticos

Plano de aula - Mensagens de Twitter

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre Mensagens de Twitter

Plano 04 de 9 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Patricia Vergara Emmerich Vasques

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Peça aos alunos para se prepararem para a aula: pesquisar o que é o Twitter, como se escreve, para que serve, que tipo de mensagem pode ser escrita, com qual finalidade etc. Separe pedaços de papel tipo Post-It para a produção dos alunos.

A seguir, estão algumas dicas de como criar e acessar o Twitter caso você queira criar um para você ou para sugerir para os alunos.

https://blog.hubspot.com/marketing/tweet-formulas-to-get-you-started-on-twitter

http://smallbusiness.chron.com/tweet-someone-twitter-66853.html

https://thenextweb.com/twitter/2012/09/15/a-list-twitters-language/

Context select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (para todos os slides: 2, 3 e 4)

Orientações: mostre a imagem do slide 2 e pergunte a eles o que ela lembra. Faça perguntas como:

  • What image is this? (Resposta: It's a bird.)
  • Where can you find this image? (Resposta: On Twitter.)

Mostre o slide 4 e pergunte qual o motivo de essa palavra ter sido escolhida para esse tipo de rede social:

5. Why do you think this social media has chosen this verb? (Respostas possíveis: Because people talk a lot about unimportant things, because people chat all the time, because it's an informal way to communicate, etc)

Context select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Continuação do context.

Orientações: Continuação do slide anterior.

Pergunte aos alunos se eles sabem o significado da palavra Twitter e, depois, mostre o slide 3. (Fonte: https://www.merriam-webster.com/dictionary/twitter )

  • What’s the original meaning of Twitter? (Resposta: It’s the noise birds make.)
  • What are other meanings of this verb? (Resposta: to shake, to talk in a chattering way…)

Context select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Continuação do context.

Orientações: Continuação do slide anterior.

Mostre o slide 4 e pergunte qual o motivo de essa palavra ter sido escolhida para esse tipo de rede social (fonte: https://dictionary.cambridge.org/dictionary/english/twitter ) Why do you think this social media has chosen this verb? (Respostas possíveis: Because people talk a lot about unimportant things, because people chat all the time, because it's an informal way to communicate etc.)

Objective select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada em ler e entender como funciona um Twitter.

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutes

Propósito: levar os alunos a perceberem os diferentes usos de cada tweet e o tipo de linguagem usada.

Expectativa: que os alunos consigam perceber os diferentes objetivos e linguagens de cada tipo de tweet.

Orientações: mostre aos alunos o slide 6 e faça perguntas sobre o conteúdo e a linguagem usada:

  • Who is the author of this tweet? (Resposta: Barack Obama) (cheque se eles sabem quem é o ex-presidente dos Estados Unidos)
  • Is this a formal or informal message? Why? (Resposta: Informal, because he is talking about his wife. OR Informal, because he is wishing her a happy anniversary.) Cheque se os alunos sabem a diferença de BIRTHDAY (comemoração do aniversário de uma pessoa) e ANNIVERSARY (comemoração de uma data, no caso o aniversário de casamento deles).
  • What are some specific items of a tweet? (Resposta: @BarackObama, Retweets etc.) Lembre-os de como se lê o símbolo "@" em inglês = "at".

Fonte para saber mais sobre o presidente:

https://www.seuhistory.com/biografias/barack-obama (em português)

https://www.biography.com/people/barack-obama-12782369 (em inglês)

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Continuação do input.

Propósito: levar os alunos a perceberem os diferentes usos de Twitter e o tipo de linguagem usada.

Expectativa: que os alunos consigam perceber os diferentes objetivos e linguagens de cada tipo de tweet.

Orientações: mostre aos alunos o slide 7 e faça perguntas como:

  • Who has sent this message? (Resposta: Barack Obama)
  • What does he want us to do? (Resposta: He wants us to help him turn out the vote.)
  • Is this a formal or informal tweet? Why? (Respostas possíveis: Formal, because he is talking to people he doesn't know OR because he is talking about elections.)
  • What is the difference between both messages? (Respostas possíveis: The first one is a message to his wife, so the language is informal. The second, he is talking to people about elections as a president, so he needs to be more formal.)

Output select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: levar os alunos a trocarem tweets de uma forma lúdica.

Expectativa: que os alunos consigam produzir um tweet de acordo com as orientações dadas.

Orientações: depois de analisar o material anterior, pedir aos alunos para escreverem dois tweets para alunos diferentes, usando o formato dado. Lembrá-los de que o texto não pode ter mais do que 280 caracteres. Eles deverão escrever dois Tweets: um formal e outro informal. Podem também usar abreviações nas mensagens, conforme explicado no plano 1 desta unidade (clique aqui para ver). Explique que eles terão que pensar no destinatário da mensagem e escolher bem a linguagem que usarão. Distribua Post-Its e peça que escrevam e enviem para os destinatários responderem e/ou colem num quadro (como uma cartolina) para que a sala possa compartilhar as mensagens.

Feedback select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutes

Propósito: organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com uma sensação de sucesso. Eles precisam se dar conta de que o objetivo da aula era ser capaz de aprender algumas estratégias de leitura no meio digital, como os diferentes tipos de linguagem que podem ser usados dependendo do destinatário da mensagem.

Orientações: Feche a aula com uma retomada do que aprenderam. Apresente esse slide, e leia com eles, pedindo que eles falem um pouco sobre cada item.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Peça aos alunos para se prepararem para a aula: pesquisar o que é o Twitter, como se escreve, para que serve, que tipo de mensagem pode ser escrita, com qual finalidade etc. Separe pedaços de papel tipo Post-It para a produção dos alunos.

A seguir, estão algumas dicas de como criar e acessar o Twitter caso você queira criar um para você ou para sugerir para os alunos.

https://blog.hubspot.com/marketing/tweet-formulas-to-get-you-started-on-twitter

http://smallbusiness.chron.com/tweet-someone-twitter-66853.html

https://thenextweb.com/twitter/2012/09/15/a-list-twitters-language/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (para todos os slides: 2, 3 e 4)

Orientações: mostre a imagem do slide 2 e pergunte a eles o que ela lembra. Faça perguntas como:

  • What image is this? (Resposta: It's a bird.)
  • Where can you find this image? (Resposta: On Twitter.)

Mostre o slide 4 e pergunte qual o motivo de essa palavra ter sido escolhida para esse tipo de rede social:

5. Why do you think this social media has chosen this verb? (Respostas possíveis: Because people talk a lot about unimportant things, because people chat all the time, because it's an informal way to communicate, etc)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Continuação do context.

Orientações: Continuação do slide anterior.

Pergunte aos alunos se eles sabem o significado da palavra Twitter e, depois, mostre o slide 3. (Fonte: https://www.merriam-webster.com/dictionary/twitter )

  • What’s the original meaning of Twitter? (Resposta: It’s the noise birds make.)
  • What are other meanings of this verb? (Resposta: to shake, to talk in a chattering way…)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Continuação do context.

Orientações: Continuação do slide anterior.

Mostre o slide 4 e pergunte qual o motivo de essa palavra ter sido escolhida para esse tipo de rede social (fonte: https://dictionary.cambridge.org/dictionary/english/twitter ) Why do you think this social media has chosen this verb? (Respostas possíveis: Because people talk a lot about unimportant things, because people chat all the time, because it's an informal way to communicate etc.)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada em ler e entender como funciona um Twitter.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutes

Propósito: levar os alunos a perceberem os diferentes usos de cada tweet e o tipo de linguagem usada.

Expectativa: que os alunos consigam perceber os diferentes objetivos e linguagens de cada tipo de tweet.

Orientações: mostre aos alunos o slide 6 e faça perguntas sobre o conteúdo e a linguagem usada:

  • Who is the author of this tweet? (Resposta: Barack Obama) (cheque se eles sabem quem é o ex-presidente dos Estados Unidos)
  • Is this a formal or informal message? Why? (Resposta: Informal, because he is talking about his wife. OR Informal, because he is wishing her a happy anniversary.) Cheque se os alunos sabem a diferença de BIRTHDAY (comemoração do aniversário de uma pessoa) e ANNIVERSARY (comemoração de uma data, no caso o aniversário de casamento deles).
  • What are some specific items of a tweet? (Resposta: @BarackObama, Retweets etc.) Lembre-os de como se lê o símbolo "@" em inglês = "at".

Fonte para saber mais sobre o presidente:

https://www.seuhistory.com/biografias/barack-obama (em português)

https://www.biography.com/people/barack-obama-12782369 (em inglês)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Continuação do input.

Propósito: levar os alunos a perceberem os diferentes usos de Twitter e o tipo de linguagem usada.

Expectativa: que os alunos consigam perceber os diferentes objetivos e linguagens de cada tipo de tweet.

Orientações: mostre aos alunos o slide 7 e faça perguntas como:

  • Who has sent this message? (Resposta: Barack Obama)
  • What does he want us to do? (Resposta: He wants us to help him turn out the vote.)
  • Is this a formal or informal tweet? Why? (Respostas possíveis: Formal, because he is talking to people he doesn't know OR because he is talking about elections.)
  • What is the difference between both messages? (Respostas possíveis: The first one is a message to his wife, so the language is informal. The second, he is talking to people about elections as a president, so he needs to be more formal.)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: levar os alunos a trocarem tweets de uma forma lúdica.

Expectativa: que os alunos consigam produzir um tweet de acordo com as orientações dadas.

Orientações: depois de analisar o material anterior, pedir aos alunos para escreverem dois tweets para alunos diferentes, usando o formato dado. Lembrá-los de que o texto não pode ter mais do que 280 caracteres. Eles deverão escrever dois Tweets: um formal e outro informal. Podem também usar abreviações nas mensagens, conforme explicado no plano 1 desta unidade (clique aqui para ver). Explique que eles terão que pensar no destinatário da mensagem e escolher bem a linguagem que usarão. Distribua Post-Its e peça que escrevam e enviem para os destinatários responderem e/ou colem num quadro (como uma cartolina) para que a sala possa compartilhar as mensagens.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutes

Propósito: organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com uma sensação de sucesso. Eles precisam se dar conta de que o objetivo da aula era ser capaz de aprender algumas estratégias de leitura no meio digital, como os diferentes tipos de linguagem que podem ser usados dependendo do destinatário da mensagem.

Orientações: Feche a aula com uma retomada do que aprenderam. Apresente esse slide, e leia com eles, pedindo que eles falem um pouco sobre cada item.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conhecimentos linguísticos do 9º ano :

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

MAIS AULAS DE Inglês do 9º ano:

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LI13 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano