13429
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 9º ano > Conhecimentos linguísticos

Plano de aula - Orações Condicionais do Tipo 1 - Old Wives’ Tales

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre Orações Condicionais do Tipo 1 - Old Wives’ Tales

Plano 11 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renan da Silva Portolan,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este é o primeiro plano, de uma sequência de dois (ING9_03UN11 - ING9_03UN12), em que as orações condicionais (first conditional) serão abordadas com vistas à produção oral.

Preparação para a aula: Nesta aula, os alunos trabalharão o first conditional através do tema Old Wives’ Tales. Desde a contextualização, os alunos trabalharão a ideia de “condições e suas possíveis consequências”, partindo de situações mais próximas às suas vivências. Nos slides de input, os alunos: a) serão apresentados a, e possivelmente reconhecerão, algumas das Old Wives’ Tales selecionadas; b) serão apresentados a uma definição de Old Wives’ Tales; c) identificarão as condições (comportamentos) e as possíveis consequência em cada uma das frases apresentadas; e, finalmente, na segunda parte do input, d) irão analisar a estrutura gramatical utilizada para expressar a ideia de condição e possível consequência (first conditional). Já no output, os alunos expressarão suas opiniões sobre as Old Wives’ Tales trabalhadas na Atividade 1 do handout de input serem mitos ou verdades, comparando suas opiniões com as de uma reportagem de um programa de notícias americano e, por fim, reorganizarão oralmente as Old Wives’ Tales apresentadas como mitos de modo a soarem como verdades. Para esta aula, listamos os materiais e links necessários abaixo, bem como alternativas à aula com recursos multimídia.

  • Nota aos professores:
  • Impressões dos materiais listados acima: Antes da aula, providencie uma cópia da Folha de atividades de input (que pode ser encontrada no ponto a, acima) para cada aluno. O arquivo de resolução de atividades (ponto b) e do Transcript do vídeo de output (ponto d) são destinados à sua preparação para a aula;
  • Sugestão de atividade complementar: Caso você tenha tempo o suficiente e decida por fazer a atividade sugerida como “Atividade Complementar”, apresentada no slide 8, prepare todo o material com antecedência de acordo com o número de pares de alunos que você poderá formar;
  • Alternativas à aula com recursos multimídia: Caso seja necessário, você poderá imprimir os slides 2, 4, 5, 7 e 10 em tamanho grande (de modo que toda a turma possa enxergar). Contudo, atente-se para as instruções dos slides 4, 5, 6 e 7, no qual há uma alternância entre as apresentações. Com relação ao objetivo da aula, você pode escrevê-lo antes da mesma.

Context select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Mostre o slide acima e explore as imagens. Pergunte aos alunos: Do you think our actions have consequences? What consequences can you think of for the situations presented in the pictures? Leia as perguntas com os alunos e dê dois minutos para que, em pares, discutam possíveis consequências para as situações apresentadas. Você pode dizer: In pairs, think of possible consequences for the situations in the pictures. You have two minutes to talk to your partner.
  • Finalizado o tempo, peça aos alunos que compartilhem as possíveis consequências que discutiram nos pares. Esteja ciente do fato de que este é um momento de levantar algumas ideias sobre condições e possíveis consequências, não havendo, portanto, respostas corretas.

Objective select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Diga: In this lesson, you will talk about ideas passed down from one generation to another and discuss whether they are myths or facts.

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos (este é o tempo para os slides 4, 5, 6, 7 e 8).

Propósito: Ativar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema da aula e introduzir algumas Old Wives’ Tales.

Expectativa: Que os alunos possam contribuir com ideias sobre o tema e reconhecer algumas das Old Wives’ Tales apresentadas.

Orientações:

  • Diga aos alunos: Look at the sentences on the slide/poster. They are all ‘Old Wives’ Tales’. What comes to your mind when you think of this phrase (Old Wives’ Tales)? Faça um brainstorming com esta pergunta, anotando as contribuições dos alunos no quadro para uso posterior.

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Continuação do input.

Propósito: Ativar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema da aula e introduzir algumas Old Wives’ Tales.

Expectativa: Que os alunos possam contribuir com ideias sobre o tema e reconhecer algumas das Old Wives’ Tales apresentadas.

Orientações:

  • Terminado o brainstorming, apresente a definição de Old Wives’ Tales aos alunos e pergunte a eles, fazendo referência às anotações feitas no quadro, durante o brainstorming:
  • Were your ideas similar or different from the definition you have just read? (Os alunos poderão responder: They were different/similar.)
  • Have you ever heard of or said any Old Wives’ Tales? Which? (Acolha as contribuições dos alunos.)
  • Diga a eles: As you have read in the definition, Old Wives’ Tales express cultural beliefs related to our actions. They provide consequences for a specific behavior of ours.

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Continuação do input

Propósito: Ativar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema da aula e introduzir algumas Old Wives’ Tales.

Expectativa: Que os alunos possam contribuir com ideias sobre o tema e reconhecer algumas das Old Wives’ Tales apresentadas.

Orientações:

  • Dirija a atenção dos alunos para o slide e pergunte a eles: Can you identify the behavior and its consequence in each of these sentences?. Dê aos alunos cerca de 3 minutos para que analisem as frases e comparem suas respostas com o colega ao lado. Finalizado o tempo, leia as frases com os alunos e pergunte, ao ler cada uma delas, qual comportamento e qual consequência eles identificaram em cada frase. Você pode perguntar: What’s the behavior and its consequence in this sentence? Para a correção, vá para o próximo slide.

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Continuação do input.

Propósito: Ativar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema da aula e introduzir algumas Old Wives’ Tales.

Expectativa: Que os alunos possam contribuir com ideias sobre o tema e reconhecer algumas das Old Wives’ Tales apresentadas.

Orientações:

  • Após a socialização das partes identificadas nas frases (condições e possíveis consequências), mostre as respostas presentes neste slide. Pergunte aos alunos: Which of these sentences do you know? (As respostas para esta pergunta são abertas. Acolha as contribuições de seus alunos). Diga a eles: You are going to work on different Old Wives’ Tales and analyze them.

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Continuação do input.

Propósito: Analisar a estrutura gramatical utilizada para falar de condições e possíveis consequências (first conditional) presente nas Old Wives’ Tales.

Expectativa: Que os alunos possam identificar o que há de comum na escrita das frases e o que esta estrutura em comum produz em termos de sentido.

Orientações:

  • Entregue o handout com as Old Wives’ Tales aos alunos e leia a instrução da primeira atividade com eles. Pergunte aos alunos: What do you have to do? (Idealmente, os alunos responderão: Read the columns and match the beginnings to the endings of the Old Wives’ Tales.) Dê a eles cerca de 5 minutos para que realizem a atividade. Ao final do tempo, diga: Compare your answers to your partner’s. Por fim, corrija a atividade com a turma, escrevendo as relações (ordem das letras) no quadro. Você encontra as respostas para as atividades de Input clicando aqui.
  • Leia o enunciado e as perguntas da atividade 2 com os alunos. Pergunte a eles: What do you have to do? (Idealmente, os alunos dirão: Answer the questions based on the statements from Activity 1.). Dê a eles 3 minutos para que respondam as perguntas, agora em duplas. Finalizado o tempo, corrija a atividade no quadro com os alunos, pedindo, sempre que possível, que justifiquem suas respostas.
  • Leia a atividade de número 3 e os exemplos com os alunos. Dê às duplas 3 minutos para que façam a atividade. Ao final, corrija a atividade no quadro.
  • Finalmente, leia a atividade de número 4 com os alunos. Complete com eles as regras da estrutura para a forma afirmativa, explorando as palavras do exemplo dado. Você pode ir palavra por palavra e perguntar: What is it? Is it a person? Is it an action? Is it a complement/an object? Não se esqueça de ir escrevendo as respostas no quadro. Após completar este exemplo com os alunos, diga: Now, in pairs, write the rules for the negative and interrogative forms as we have done for the affirmative form. Dê a eles 3 minutos para completar a atividade e a corrija no quadro.

  • Atividade Complementar/Adaptação:
  • A atividade de número 4 do handout pode ser adaptada ou complementada com a sugestão que apresentamos a seguir, caso haja tempo o suficiente ou sinta a necessidade de expandir a prática dos alunos sobre as if-clauses. Veja que a atividade apresentada no handout é mais rápida da que aqui apresentada como sugestão.
  • Sugestão: Divida os alunos em duplas. Entregue a eles pequenas tiras de papel com um verbo em cada (você também pode adicionar algum objeto ao verbo caso sinta ser necessário para a turma em que estiver trabalhando) e um sinal (+; -; ?). Peça aos alunos que deixem as tiras em uma pilha, todas voltadas para baixo. Nesta atividade, cada aluno deverá pegar uma tira e formular uma if-clause com o verbo indicado na tira e na forma (afirmativa, negativa ou interrogativa) indicada pelo sinal presente na mesma tira. Enquanto o aluno A diz sua if-clause, o aluno B deve conferir se ela está correta ou não. Caso esteja correta, o aluno A fica com a tira de papel; caso contrário, o aluno B tem a chance de corrigi-la e, se estiver correta, ficar com a tira de papel.

Output select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Propósito: Desenvolver a habilidade de speaking através de uma atividade de produção oral controlada.

Expectativa: Que os alunos possam fazer o uso correto do first conditional para expressar suas considerações sobre os Old Wives’ Tales.

Orientações:

  • Peça para os alunos que voltem para a atividade número 1 da seção anterior. Pergunte a eles: Which of these Old Wives’ Tales do you think are facts? Which ones do you think are myths? Pergunte aos alunos: How can you express your opinion in English? (Idealmente, os alunos responderão: I think/I don’t think…). Conduza, brevemente, a repetição destes itens e das frases presentes na atividade 1 para modelar a pronúncia. Diga aos alunos: You have 2 minutes to tell to your partner your opinion about the Old Wives’ Tales from Activity 1. Finalizado o tempo, pergunte a alguns alunos qual a opinião deles sobre as frases e anuncie para a turma: Now, you are going to watch a video and check whether your guesses were correct or not. Execute o vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=kQqjOAuwIs8; você pode encontrar a transcrição aqui). Finalizada a exibição, pergunte aos alunos: So, according to that TV News’ interviewee, which Old Wives’ Tales are myths and which ones are facts?
  • Diga aos alunos: Now, you are going to watch the video again and pay attention to the myths. How can you correct them so that they can sound true? Exiba o vídeo novamente. Finalizado o tempo, peça aos alunos que reorganizem oralmente as frases apresentadas como myths no vídeo de modo que elas possam soar como facts. Por fim, peça para cada grupo dar um exemplo. Os alunos poderão produzir oralmente frases como: If you take horseradish, you won’t get better from chest cold; If you go out with your hair wet, you won’t have a cold; If you go out in the cold, you won’t be sick; If you read in dim light, you won’t damage your vision; If you watch too much TV, you won’t damage your vision; If you eat carrots, you won’t improve your vision; If you swallow a gum, it won’t be in your stomach for seven years.

Feedback select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Organizar os saberes ativados durante a aula.

Expectativa: Que os alunos possam perceber o que aprenderam e como aprenderam (o caminho que seguiram, as estratégias e ferramentas utilizadas para chegar ao objetivo de aprendizagem ou, em outras palavras, dar conta da tarefa).

Orientações:

  • Mostre a pergunta do slide aos alunos e permita que eles falem livremente. Caso não tenha tempo o suficiente, leia os pontos do slide e peça exemplos, sempre que possível.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este é o primeiro plano, de uma sequência de dois (ING9_03UN11 - ING9_03UN12), em que as orações condicionais (first conditional) serão abordadas com vistas à produção oral.

Preparação para a aula: Nesta aula, os alunos trabalharão o first conditional através do tema Old Wives’ Tales. Desde a contextualização, os alunos trabalharão a ideia de “condições e suas possíveis consequências”, partindo de situações mais próximas às suas vivências. Nos slides de input, os alunos: a) serão apresentados a, e possivelmente reconhecerão, algumas das Old Wives’ Tales selecionadas; b) serão apresentados a uma definição de Old Wives’ Tales; c) identificarão as condições (comportamentos) e as possíveis consequência em cada uma das frases apresentadas; e, finalmente, na segunda parte do input, d) irão analisar a estrutura gramatical utilizada para expressar a ideia de condição e possível consequência (first conditional). Já no output, os alunos expressarão suas opiniões sobre as Old Wives’ Tales trabalhadas na Atividade 1 do handout de input serem mitos ou verdades, comparando suas opiniões com as de uma reportagem de um programa de notícias americano e, por fim, reorganizarão oralmente as Old Wives’ Tales apresentadas como mitos de modo a soarem como verdades. Para esta aula, listamos os materiais e links necessários abaixo, bem como alternativas à aula com recursos multimídia.

  • Nota aos professores:
  • Impressões dos materiais listados acima: Antes da aula, providencie uma cópia da Folha de atividades de input (que pode ser encontrada no ponto a, acima) para cada aluno. O arquivo de resolução de atividades (ponto b) e do Transcript do vídeo de output (ponto d) são destinados à sua preparação para a aula;
  • Sugestão de atividade complementar: Caso você tenha tempo o suficiente e decida por fazer a atividade sugerida como “Atividade Complementar”, apresentada no slide 8, prepare todo o material com antecedência de acordo com o número de pares de alunos que você poderá formar;
  • Alternativas à aula com recursos multimídia: Caso seja necessário, você poderá imprimir os slides 2, 4, 5, 7 e 10 em tamanho grande (de modo que toda a turma possa enxergar). Contudo, atente-se para as instruções dos slides 4, 5, 6 e 7, no qual há uma alternância entre as apresentações. Com relação ao objetivo da aula, você pode escrevê-lo antes da mesma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Mostre o slide acima e explore as imagens. Pergunte aos alunos: Do you think our actions have consequences? What consequences can you think of for the situations presented in the pictures? Leia as perguntas com os alunos e dê dois minutos para que, em pares, discutam possíveis consequências para as situações apresentadas. Você pode dizer: In pairs, think of possible consequences for the situations in the pictures. You have two minutes to talk to your partner.
  • Finalizado o tempo, peça aos alunos que compartilhem as possíveis consequências que discutiram nos pares. Esteja ciente do fato de que este é um momento de levantar algumas ideias sobre condições e possíveis consequências, não havendo, portanto, respostas corretas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Diga: In this lesson, you will talk about ideas passed down from one generation to another and discuss whether they are myths or facts.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos (este é o tempo para os slides 4, 5, 6, 7 e 8).

Propósito: Ativar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema da aula e introduzir algumas Old Wives’ Tales.

Expectativa: Que os alunos possam contribuir com ideias sobre o tema e reconhecer algumas das Old Wives’ Tales apresentadas.

Orientações:

  • Diga aos alunos: Look at the sentences on the slide/poster. They are all ‘Old Wives’ Tales’. What comes to your mind when you think of this phrase (Old Wives’ Tales)? Faça um brainstorming com esta pergunta, anotando as contribuições dos alunos no quadro para uso posterior.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Continuação do input.

Propósito: Ativar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema da aula e introduzir algumas Old Wives’ Tales.

Expectativa: Que os alunos possam contribuir com ideias sobre o tema e reconhecer algumas das Old Wives’ Tales apresentadas.

Orientações:

  • Terminado o brainstorming, apresente a definição de Old Wives’ Tales aos alunos e pergunte a eles, fazendo referência às anotações feitas no quadro, durante o brainstorming:
  • Were your ideas similar or different from the definition you have just read? (Os alunos poderão responder: They were different/similar.)
  • Have you ever heard of or said any Old Wives’ Tales? Which? (Acolha as contribuições dos alunos.)
  • Diga a eles: As you have read in the definition, Old Wives’ Tales express cultural beliefs related to our actions. They provide consequences for a specific behavior of ours.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Continuação do input

Propósito: Ativar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema da aula e introduzir algumas Old Wives’ Tales.

Expectativa: Que os alunos possam contribuir com ideias sobre o tema e reconhecer algumas das Old Wives’ Tales apresentadas.

Orientações:

  • Dirija a atenção dos alunos para o slide e pergunte a eles: Can you identify the behavior and its consequence in each of these sentences?. Dê aos alunos cerca de 3 minutos para que analisem as frases e comparem suas respostas com o colega ao lado. Finalizado o tempo, leia as frases com os alunos e pergunte, ao ler cada uma delas, qual comportamento e qual consequência eles identificaram em cada frase. Você pode perguntar: What’s the behavior and its consequence in this sentence? Para a correção, vá para o próximo slide.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Continuação do input.

Propósito: Ativar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema da aula e introduzir algumas Old Wives’ Tales.

Expectativa: Que os alunos possam contribuir com ideias sobre o tema e reconhecer algumas das Old Wives’ Tales apresentadas.

Orientações:

  • Após a socialização das partes identificadas nas frases (condições e possíveis consequências), mostre as respostas presentes neste slide. Pergunte aos alunos: Which of these sentences do you know? (As respostas para esta pergunta são abertas. Acolha as contribuições de seus alunos). Diga a eles: You are going to work on different Old Wives’ Tales and analyze them.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Continuação do input.

Propósito: Analisar a estrutura gramatical utilizada para falar de condições e possíveis consequências (first conditional) presente nas Old Wives’ Tales.

Expectativa: Que os alunos possam identificar o que há de comum na escrita das frases e o que esta estrutura em comum produz em termos de sentido.

Orientações:

  • Entregue o handout com as Old Wives’ Tales aos alunos e leia a instrução da primeira atividade com eles. Pergunte aos alunos: What do you have to do? (Idealmente, os alunos responderão: Read the columns and match the beginnings to the endings of the Old Wives’ Tales.) Dê a eles cerca de 5 minutos para que realizem a atividade. Ao final do tempo, diga: Compare your answers to your partner’s. Por fim, corrija a atividade com a turma, escrevendo as relações (ordem das letras) no quadro. Você encontra as respostas para as atividades de Input clicando aqui.
  • Leia o enunciado e as perguntas da atividade 2 com os alunos. Pergunte a eles: What do you have to do? (Idealmente, os alunos dirão: Answer the questions based on the statements from Activity 1.). Dê a eles 3 minutos para que respondam as perguntas, agora em duplas. Finalizado o tempo, corrija a atividade no quadro com os alunos, pedindo, sempre que possível, que justifiquem suas respostas.
  • Leia a atividade de número 3 e os exemplos com os alunos. Dê às duplas 3 minutos para que façam a atividade. Ao final, corrija a atividade no quadro.
  • Finalmente, leia a atividade de número 4 com os alunos. Complete com eles as regras da estrutura para a forma afirmativa, explorando as palavras do exemplo dado. Você pode ir palavra por palavra e perguntar: What is it? Is it a person? Is it an action? Is it a complement/an object? Não se esqueça de ir escrevendo as respostas no quadro. Após completar este exemplo com os alunos, diga: Now, in pairs, write the rules for the negative and interrogative forms as we have done for the affirmative form. Dê a eles 3 minutos para completar a atividade e a corrija no quadro.

  • Atividade Complementar/Adaptação:
  • A atividade de número 4 do handout pode ser adaptada ou complementada com a sugestão que apresentamos a seguir, caso haja tempo o suficiente ou sinta a necessidade de expandir a prática dos alunos sobre as if-clauses. Veja que a atividade apresentada no handout é mais rápida da que aqui apresentada como sugestão.
  • Sugestão: Divida os alunos em duplas. Entregue a eles pequenas tiras de papel com um verbo em cada (você também pode adicionar algum objeto ao verbo caso sinta ser necessário para a turma em que estiver trabalhando) e um sinal (+; -; ?). Peça aos alunos que deixem as tiras em uma pilha, todas voltadas para baixo. Nesta atividade, cada aluno deverá pegar uma tira e formular uma if-clause com o verbo indicado na tira e na forma (afirmativa, negativa ou interrogativa) indicada pelo sinal presente na mesma tira. Enquanto o aluno A diz sua if-clause, o aluno B deve conferir se ela está correta ou não. Caso esteja correta, o aluno A fica com a tira de papel; caso contrário, o aluno B tem a chance de corrigi-la e, se estiver correta, ficar com a tira de papel.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Propósito: Desenvolver a habilidade de speaking através de uma atividade de produção oral controlada.

Expectativa: Que os alunos possam fazer o uso correto do first conditional para expressar suas considerações sobre os Old Wives’ Tales.

Orientações:

  • Peça para os alunos que voltem para a atividade número 1 da seção anterior. Pergunte a eles: Which of these Old Wives’ Tales do you think are facts? Which ones do you think are myths? Pergunte aos alunos: How can you express your opinion in English? (Idealmente, os alunos responderão: I think/I don’t think…). Conduza, brevemente, a repetição destes itens e das frases presentes na atividade 1 para modelar a pronúncia. Diga aos alunos: You have 2 minutes to tell to your partner your opinion about the Old Wives’ Tales from Activity 1. Finalizado o tempo, pergunte a alguns alunos qual a opinião deles sobre as frases e anuncie para a turma: Now, you are going to watch a video and check whether your guesses were correct or not. Execute o vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=kQqjOAuwIs8; você pode encontrar a transcrição aqui). Finalizada a exibição, pergunte aos alunos: So, according to that TV News’ interviewee, which Old Wives’ Tales are myths and which ones are facts?
  • Diga aos alunos: Now, you are going to watch the video again and pay attention to the myths. How can you correct them so that they can sound true? Exiba o vídeo novamente. Finalizado o tempo, peça aos alunos que reorganizem oralmente as frases apresentadas como myths no vídeo de modo que elas possam soar como facts. Por fim, peça para cada grupo dar um exemplo. Os alunos poderão produzir oralmente frases como: If you take horseradish, you won’t get better from chest cold; If you go out with your hair wet, you won’t have a cold; If you go out in the cold, you won’t be sick; If you read in dim light, you won’t damage your vision; If you watch too much TV, you won’t damage your vision; If you eat carrots, you won’t improve your vision; If you swallow a gum, it won’t be in your stomach for seven years.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Organizar os saberes ativados durante a aula.

Expectativa: Que os alunos possam perceber o que aprenderam e como aprenderam (o caminho que seguiram, as estratégias e ferramentas utilizadas para chegar ao objetivo de aprendizagem ou, em outras palavras, dar conta da tarefa).

Orientações:

  • Mostre a pergunta do slide aos alunos e permita que eles falem livremente. Caso não tenha tempo o suficiente, leia os pontos do slide e peça exemplos, sempre que possível.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conhecimentos linguísticos do 9º ano :

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

MAIS AULAS DE Inglês do 9º ano:

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LI15 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano