13302
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Reavaliando os contos de fada através do gênero jornalístico

POR: Roberta Ventura Calabre 14/11/2018
Código: ING6_11UND04

6º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF06LI26) Avaliar, problematizando elementos/produtos culturais de países de língua inglesa absorvidos pela sociedade brasileira/comunidade.

(EF06LI12) Interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica.

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre eavaliando os contos de fada através do gênero jornalístico

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira parte de uma aula contendo duas partes

Preparação para esta aula: O professor deve clicar nos links abaixo para se familiarizar com a história trabalhada.

The true story of the three little pigs

As atividades para a turma se encontram nesses links:

Texto e atividades

Output Worksheet

Folha de resposta

MATERIAL COMPLEMENTAR: Para aprofundamento, vale a leitura do conto “The three little pigs” e um texto explicativo sobre o gênero jornalístico:

How to write a school news article

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Contextualizar a origem do texto que será utilizado na unidade.

Expectativa: Que os alunos identifiquem os personagens na imagem e relembrem a história que ouviram alguma vez na infância.

Imagens retiradas do site Clipart Library.

Orientações: (7 minutos para este slide, 3 minutos para o próximo).Mostre o slide aos alunos e leia a frase do slide: You might know their story... Mostre as imagens e pergunte: What kind of animals are these? Os alunos responderão: pigs. Do you know these characters? Have you ever seen them somewhere? Os alunos responderão algo como: in a story, in a fairy tale

A maioria provavelmente já reconhecerá os personagens da história infantil “Three Little Pigs”. Continue a explorar as imagens, pois os elementos contidos nelas ajudarão aos alunos a recontar o clássico em inglês. Faça perguntas do tipo:

  • What is the first pig holding? (Garden fork). What is he standing on? (Straw)
  • What is the second pig holding? (Bricks).
  • What is the third pig holding? (Wood).

Peça que os alunos recontem a história dos 3 porquinhos do melhor jeito que se lembrarem. Acesse este link para ler a história em inglês e se familiarizar com o vocabulário. Você pode fazer perguntas para ajudá-los a recontar a história, como:

  • Why did the first pig build his house with straw? (Because he was lazy).
  • Why did the second pig build his house with wood? (He was also lazy).
  • Which pig was the smartest? (The third pig). Why? (Because he built a house with bricks).
  • What happened when the wolf arrived? (He wanted to eat the pigs).
  • How did the wolf destroy the houses? (By blowing hard on them. He huffed and puffed and blew them away).
  • Did the wolf manage to destroy all the houses? (No, just the first and the second house).
  • What happened to the first and second pig after the pig destroyed their houses? (They ran into the brick house).
  • Did the wolf manage to destroy the third house? (No). Why? (Because it was strong/ it was made of bricks).
  • Did the wolf give up when he couldn’t blow down the brick house? (No). How did he try to get in? (Climbing down the chimney).
  • What happened when the wolf climbed down the chimney? (The pigs had a pot of boiling water and burned the wolf).

Ressalte para a turma que, em muitas versões deste conto, os dois primeiros porquinhos são comidos pelo lobo, enquanto em outras eles apenas fogem para a casa do próximo irmão. Ao final deste recap, diga aos alunos enquanto passa para o próximo slide: “You know, all stories have more than one side, right? So you might know the little pigs’ version…

Propósito: Contextualizar a origem do texto que será utilizado na unidade.

Expectativa: Que os alunos entendam o contexto da história que será trabalhada na aula.

Imagem retirada do site Clipart Library.

Orientações:

Esta atividade tem o tempo de 3 minutos. Termine a frase anterior lendo a frase deste slide: “But do you know the wolf’s side of the story?”. Diga aos alunos que, na aula de hoje, eles analisarão a história dos três porquinhos pelo ponto de vista do “vilão” da história, o lobo e que, segundo ele, tudo não passou de uma armação da mídia para incriminá-lo.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.

Orientações: Explique aos alunos que a aula de hoje será uma introdução à versão do lobo sobre a tradicional história dos três porquinhos. Today, you will read and explore the Three Little Pigs from a different point of view.

Tempo sugerido: 25 minutos.

Propósito: Explorar a capa do livro e apresentar a história a ser trabalhada na aula.

Expectativa: Que os alunos identifiquem o gênero da capa (jornalístico).

Imagem retirada do site Amazon.

Orientações:

Esta atividade tem o tempo de 10 minutos. Antes de começar a leitura, mostre a imagem e explore os elementos do gênero jornalístico representado (columns, headline, image). Diga aos alunos: Pay attention to the template of this image. Does it look like a recipe? Does it look like a song? What does it look like? Os alunos responderão: A newspaper. Pergunte: What is the name of the newspaper? Os alunos responderão: Daily Wolf.

Explique aos alunos sobre o que é uma manchete. Diga: Headlines "sell" stories to readers, viewers and listeners by telling them what the story is about and grabbing their attention. A good headline tells you what the story is about and leaves you wanting to know more information. Pergunte aos alunos: What is the headline of the newspaper? Os alunos responderão: The true story of the 3 little pigs. Pergunte: Who is telling this version of the story? Os alunos responderão: A. Wolf (bonus points se eles entenderem a pegadinha com o nome A. Wolf/ a wolf). Mostre a imagem do lobo e pergunte: Who is that in the picture? Os alunos responderão: A. Wolf/ the wolf.

Explique à turma que esta, na verdade, é a capa do livro “The true story of the 3 little pigs”, e que A. Wolf é o personagem principal desta história. Pergunte aos alunos se conseguem identificar o nome do real autor da história na imagem (Jon Scieszka) e do ilustrador (Lane Smith). Chame a atenção para o fato de que o autor, para manter o espírito do estilo jornalístico, escolheu se colocar no papel do jornalista que apenas relata o depoimento de A. Wolf para o jornal onde trabalha.

Utilize a estratégia de antecipação para que os alunos ponderem sobre o que pode estar por vir: Why did the author choose to create a newspaper cover to this story? What do you think is the wolf’s version? Relembre aos alunos que, em algumas versões do conto dos três porquinhos, os dois primeiros irmãos são comidos pelo lobo. Pergunte: Do you think the wolf may be innocent? Do you think the three little pigs might be the bad guys?

Passe para o próximo slide e leia a introdução da história junto com os alunos.

Propósito: Apresentar a introdução do texto e explorá-lo junto com a turma.

Expectativa: Que os alunos consigam ler e analisar o texto escolhido dentro do gênero proposto pelo autor.

Orientações:

Esta atividade tem o tempo de 10 minutos. Acesse o link e imprima The true story of the three little pigs para se familiarizar com o texto. Ainda não utilizaremos o texto na íntegra nesta aula mas, se preferir, você pode já imprimi-lo e fazer cópias para os alunos para a próxima aula. Apresente o vocabulário mais complicado (que pode ser impresso aqui). Você pode entregar para os alunos ou fixá-lo no quadro ou mural. Chame a atenção da turma para a palavra em caixa alta (SOMERSET) e pergunte: Do you know what Somerset is? It is a city in Pennsylvania (PA). Explique à turma que este é o primeiro parágrafo do artigo do jornal Daily Wolf. Diga: The first paragraph in a newspaper article is the most important one and it is called lead. Explique aos alunos que o lead tem a responsabilidade de carregar as informações mais importantes da notícia, que serão desdobradas no restante do texto: who, what, when, where and why. Aqui, você pode passar para o próximo slide e explicar os 5 Ws e depois voltar para este slide.

Diga aos alunos: Journalists use the five Ws to gather facts and write articles:

  • Who? Tells who the article is about.
  • What? Explains what event is being covered in the article.
  • When? Tells when the event happened.
  • Where? Tells where the event happened.
  • Why? Explains why the event happened.

Faça a leitura analítica do parágrafo com a turma, ou seja: pare a leitura ao final das frases, ou parágrafos, e cheque com os alunos se estão conseguindo acompanhar a leitura. Segue abaixo uma sugestão de perguntas para fazer conforme a leitura do texto:

  • Who went to court today? The wolf.
  • Why did the wolf go to court? To defend himself.
  • Why was the media shocked? Because they thought he would not testify.
  • What was the wolf accused of? He was accused of murdering and eating two of the three little pigs.
  • What is the third pig going to do after the criminal trial? He is going to start a civil trial.
  • Why has the case been characterized as a media circus? (Open answer).

Diga aos alunos que o testemunho do lobo, que é a história do livro propriamente dita, será contada na próxima aula.

Propósito: Apresentar as cinco questões básicas do lead jornalístico.

Expectativa: Que os alunos entendam os 5 Ws do lead para identificá-los no texto apresentado.

Orientações:

Esta atividade tem o tempo de 5 minutos. Use este slide para facilitar a compreensão da turma acerca das 5 perguntas respondidas em um lead jornalístico.

Explique à turma que todo texto jornalístico segue a regra básica dos 5 Ws. Diga aos alunos: Journalists use the five Ws to gather facts and write articles.

  • Who? Tells who the article is about.
  • What? Explains what event is being covered in the article.
  • When? Tells when the event happened.
  • Where? Tells where the event happened.
  • Why? Explains why the event happened.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Identificar os elementos que compõem o lead do texto.

Expectativa: Que os alunos identifiquem os principais elementos do lead para compreender o texto.

Orientações:

Divida a turma em pares ou pequenos grupos. Apresente o quadro, que também está no handout, entregue à turma e explique que eles deverão identificar os 5 elementos principais do slide para completar o quadro.

As sugestões de resposta podem ser encontradas aqui. Ao final, cheque as respostas coletivamente e pergunte aos alunos se estão curiosos para conhecer a versão do lobo, que será contada na próxima lição.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante a aula.

Orientações: Encerre a aula com a sistematização dos conteúdos trabalhados.

Contents

  1. INPUT: Cover and introduction of book “The true story of the three little pigs”
  2. OUTPUT: Identifying the elements of the lead

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF06LI12) Interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica.                       

(EF06LI26) Avaliar, problematizando elementos/ produtos culturais de países de língua inglesa absorvidos pela sociedade brasileira/ comunidade.                                

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Roberta Calabre

Mentor: Isabel Callejas

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULA 04

Reavaliando os contos de fada através do gênero jornalístico

VOCÊ ESTÁ AQUI

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes