Atividade para impressão - Glossário
Plano de Aula
Plano de aula: Reavaliando os contos de fada através do gênero jornalístico
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Writing Skills II
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira parte de uma aula contendo duas partes
Preparação para esta aula: O professor deve clicar nos links abaixo para se familiarizar com a história trabalhada.
The true story of the three little pigs
As atividades para a turma se encontram nesses links:
MATERIAL COMPLEMENTAR: Para aprofundamento, vale a leitura do conto “The three little pigs” e um texto explicativo sobre o gênero jornalístico:
Context
Tempo sugerido: 10 minutos
Propósito: Contextualizar a origem do texto que será utilizado na unidade.
Expectativa: Que os alunos identifiquem os personagens na imagem e relembrem a história que ouviram alguma vez na infância.
Imagens retiradas do site Clipart Library.
Orientações: (7 minutos para este slide, 3 minutos para o próximo).Mostre o slide aos alunos e leia a frase do slide: You might know their story... Mostre as imagens e pergunte: What kind of animals are these? Os alunos responderão: pigs. Do you know these characters? Have you ever seen them somewhere? Os alunos responderão algo como: in a story, in a fairy tale
A maioria provavelmente já reconhecerá os personagens da história infantil “Three Little Pigs”. Continue a explorar as imagens, pois os elementos contidos nelas ajudarão aos alunos a recontar o clássico em inglês. Faça perguntas do tipo:
- What is the first pig holding? (Garden fork). What is he standing on? (Straw)
- What is the second pig holding? (Bricks).
- What is the third pig holding? (Wood).
Peça que os alunos recontem a história dos 3 porquinhos do melhor jeito que se lembrarem. Acesse este link para ler a história em inglês e se familiarizar com o vocabulário. Você pode fazer perguntas para ajudá-los a recontar a história, como:
- Why did the first pig build his house with straw? (Because he was lazy).
- Why did the second pig build his house with wood? (He was also lazy).
- Which pig was the smartest? (The third pig). Why? (Because he built a house with bricks).
- What happened when the wolf arrived? (He wanted to eat the pigs).
- How did the wolf destroy the houses? (By blowing hard on them. He huffed and puffed and blew them away).
- Did the wolf manage to destroy all the houses? (No, just the first and the second house).
- What happened to the first and second pig after the pig destroyed their houses? (They ran into the brick house).
- Did the wolf manage to destroy the third house? (No). Why? (Because it was strong/ it was made of bricks).
- Did the wolf give up when he couldn’t blow down the brick house? (No). How did he try to get in? (Climbing down the chimney).
- What happened when the wolf climbed down the chimney? (The pigs had a pot of boiling water and burned the wolf).
Ressalte para a turma que, em muitas versões deste conto, os dois primeiros porquinhos são comidos pelo lobo, enquanto em outras eles apenas fogem para a casa do próximo irmão. Ao final deste recap, diga aos alunos enquanto passa para o próximo slide: “You know, all stories have more than one side, right? So you might know the little pigs’ version…”
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO