Atividade para impressão - Input / Output
Plano de Aula
Plano de aula: Escrevendo sobre o que mais gosto em mim
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Building A Repertoire
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Preparação para esta aula: Para esta aula, será necessário um celular ou câmera fotográfica, acesso à internet e tesoura.
Context
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Ativar os saberes dos alunos acerca do tema da aula.
Expectativa: Que os alunos pratiquem o vocabulário da aula através da atividade.
Orientações: Acesse o site https://www.eslgamesplus.com/body-parts-esl-vocabulary-memory-game/. Ele contém um jogo da memória simples, onde as crianças deverão associar as partes do corpo ao nome em inglês. Divida a turma em duplas, ou grupos, conforme sua disponibilidade e realize a atividade com eles. Caso prefira, você pode imprimir um dominó com as partes do corpo aqui. Você pode recortar previamente as peças ou fazê-las junto com os alunos em uma lição prévia. Para jogar, divida a turma em pequenos grupos e explique as regras: os alunos distribuem as peças igualmente entre si e decidem quem será o primeiro a jogar. Em sentido horário, cada aluno irá encaixar sua peça em uma das pontas do dominó, combinando imagem e nome da parte do corpo. Quem não tiver a peça adequada, passa a vez. O vencedor será aquele que colocar a última peça de sua mão primeiro. Esta é uma ótima maneira de trabalhar o vocabulário que será utilizado nas próximas atividades.
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.
Orientações: Explique aos alunos que, na aula de hoje, eles irão escolher uma parte do corpo para escrever sobre. Today, you will write about a part of your body that you really like.
Input
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Apresentar o texto e explorá-lo junto com a turma.
Expectativa: Que os alunos entendam os elementos que compõem o texto para reproduzi-los no output.
Print retirado do site Amazon.
Orientações: (10 minutos para este slide, 10 minutos para o próximo).
Antes de apresentar o slide, mostre uma parte de seu corpo à turma, como suas sobrancelhas, por exemplo, e diga: Guys, what do you think of my eyebrows? Because I absolutely love them! I think this is the best part of me. Os alunos devem achar engraçado, inusitado, mas não devem retrucar, pois você acabou de declarar seu amor pelas suas sobrancelhas. Em seguida, peça ajuda aos alunos para descrever as qualidades de suas sobrancelhas e anote-as no quadro. Algumas sugestões:
- Cool design
- Great to show emotions
- Protects your eyes from the sun and rain
- Looks great with sunglasses on
Feito isto, pergunte aos alunos: Which part of yourself do you like most? Deixe que os alunos respondam à vontade. Certifique-se de que o ambiente em classe seja acolhedor e tolerante, para que cada aluno se sinta à vontade em partilhar. Em seguida, entregue o handout aos alunos com o texto (que pode ser encontrado aqui). Explique aos alunos que este é um texto que faz parte de um livro chamado The Best Part of Me, de Wendy Ewald, que pode ser encontrado aqui. Diga aos alunos que Wendy é uma fotógrafa premiada e, para este livro, resolveu perguntar a crianças qual era a parte do próprio corpo que mais gostavam e por quê. Mostre o slide aos alunos e pergunte: What part of the body does this girl like? Os alunos responderão: Her hair. Em seguida, faça a leitura compartilhada do texto com a turma e faça as seguintes perguntas:
- What is the title of this text? My hair.
- Who wrote this text? Camila Villasana
- Which adjectives does she use to describe her hair? Long, black and wavy with red streaks.
- Where does Camila think her wavy hair comes from? She thinks it comes from her Mexican heritage.
- Why does she compare her hair to the ocean? Because they are both “wavy”.
Input
Propósito: Apresentar o texto e explorá-lo junto com a turma.
Expectativa: Que os alunos entendam os elementos que compõem o texto para reproduzi-los no output.
Print retirado do site Amazon.
Orientações: Esta atividade tem o tempo de 10 minutos. Mostre a imagem e pergunte aos alunos: Which body part did this child choose to talk about? Os alunos responderão: Legs ou feet. Faça a leitura compartilhada do texto com a turma, utilizando as seguintes perguntas:
- Who wrote the text? Martha Brenton
- Why does she like her feet? Because she painted her toenails and cut them not too short and not too long.
- Which insect likes her legs? Mosquitoes.
- Why do they like her legs? Because of her blood.
- Why does she compare her legs to her dad’s legs? Because mosquitoes like to bite her father’s legs too.
- What adjective does she use to describe her legs? Long.
- Why did she take a picture standing on leaves? Because she likes to play with them.
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Output
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Estimular os alunos a escreverem sobre a melhor parte de si mesmos.
Expectativa: Que os alunos escolham a melhor parte de si mesmos e criem um pequeno texto para falar sobre ela.
Orientações: Para este output, encoraje os alunos a se verem de maneira positiva, destacando aspectos de si mesmos que mais gostam. Peça que escolham uma parte do corpo que mais lhe agrada para escrever sobre. Diga aos alunos que a parte escolhida pode ser física (eyes, mouth, arms, legs) ou metafórica (heart, mind, soul, spirit). O importante é que cada um enxergue qualidades em si mesmo e utilizem o modelo de texto dado para criar sua descrição. Peça aos alunos que fotografem ou desenhem a parte que escolheram no campo indicado no handout. Caso fotografe, você pode imprimi-las e acrescentar ao output na lição seguinte.
Assim que escolherem uma parte do corpo, peça aos alunos que façam um brainstorm, ou seja, escrevam no papel todas as características e atributos que conseguirem pensar. Diga aos alunos que não precisam se preocupar com a gramática ou criar sentenças completas ainda. O importante nesta fase é descrever tudo o que se quer dizer acerca da parte do corpo. Peça aos alunos que pensem sobre a parte que escolheram. Primeiro, peça que descrevam os atributos físicos da parte escolhida (long, short, big, small, pretty, brown, white, cute etc). Para responder à segunda questão, peça aos alunos que analisem a parte escolhida com mais atenção: Why did you choose this part? What makes it special? What can you do with it? Peça aos alunos que pensem sobre os sentimentos deles em relação à parte escolhida e escrevam no handout.
Em seguida, peça aos alunos que pensem na origem dessa parte especial. Pergunte: Where did it come from? As respostas serão as mais variadas possíveis. Eles podem, por exemplo, associar a parte à genética familiar, ou à raça, ou a algum evento que tenha acontecido na vida deles. Peça para que escrevam sobre isso na terceira pergunta.
Feito isto, peça aos alunos que montem seu texto utilizando as informações dadas nas respostas anteriores. Caso prefira, volte ao slide do input para que os alunos se baseiem na estrutura do texto para montar o seu. Ande pela sala conferindo os trabalhos e auxiliando os alunos que estiverem com mais dificuldade. Caso desejem, ofereça dicionários para que os alunos completem a tarefa.
- ATIVIDADE COMPLEMENTAR: Caso deseje, você pode transformar a produção de texto dos alunos em exposição. Imprima as fotos e textos e cole-os em cartolina colorida e pendure-os no mural ou no corredor. Você também pode compilar os textos em um livro para usar como input para outras lições com turmas diferentes.
Feedback
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Organizar os saberes ativados durante a aula.
Orientações: Encerre a aula com a sistematização dos conteúdos trabalhados.
Para o aluno
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: ING06_12UND04
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2666/escrevendo-sobre-o-que-mais-gosto-em-mim
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Facebook, WhatsApp, blog da escola ou Google Docs (alguma plataforma que possibilite o envio aos alunos de posts e perguntas a serem realizadas nas aulas para o context, input e output).
Optativas:
- Hangouts, Zoom, Facebook live (se tiver a possibilidade de fazer de forma síncrona).
Nota: Esta aula é simples de fazer de forma síncrona ou assíncrona sem muita adaptação no plano original.
Context
Aulas assíncronas: Explique que o objetivo da semana será: “To write a short text about the best part of yourself”.
Escreva um post ou mande uma mensagem no WhatsApp. Peça aos alunos para accesarem este link: https://www.eslgamesplus.com/body-parts-esl-vocabulary-memory-game/. Ele contém um jogo da memória simples, no qual as crianças deverão associar as partes do corpo ao nome em inglês.
Nota: Para as aulas síncronas, compartilhe tela e faça as atividades junto com os alunos ou divida a turma em grupos (nos breakout groups), conforme sua disponibilidade e realize a atividade com eles (instruções adaptadas do plano original).
Opcional: Se preferir, peça aos alunos para que desenhem seus corpos colocando as partes mais importantes - knee, elbow, head, arms, legs, hands, back - e enviem uma foto de seus desenhos. Outra opção seria mostrar, durante as aulas síncronas, uma parte do corpo e pedir aos alunos que a identifiquem. Por exemplo: KNEE (students show their knees), HEAD (students touch their head). Tente fazer de forma animada ou peça para eles responderem com a parte do corpo em voz alta: “HAIR”.
Input
Em outro post no Facebook ou em uma mensagem no WhatsApp escreva o texto: “My Hair,” do livro “The Best Part of Me” de Wendy Ewald (postado no plano original).
My Hair
"I like my hair. It's long, black and wavy.
If you look real close you can see the red
streaks. It comes from my Mexican heritage.
It's wavy like the Ocean."
By Camila Villasana
Peça para que os alunos façam a leitura do texto e em seguida solicite que respondam com o nome ou uma foto de alguém (podendo ser eles mesmos) que se identifique com as características apresentadas no texto:
- Wavy Hair
- Black Hair
- Hair with red streaks
- Brazilian heritage
Posteriormente, peça para que respondam com base nas características de seu cabelo, usando este modelo:
"I have wavy/straight/curly hair. I have black/brown/blonde/red/blue hair with black/brown/blonde/red/blue/no streaks . It is ______ like ________."
Podem usar um exemplo pessoal. Por exemplo: "I have curly hair. I have brown hair with blonde streaks. It is curly like spaghetti".
Nota: Numa aula síncrona, dê um tempo para os alunos responderem. Peça participação individual dos alunos ou os coloque em breakout rooms para responderem as perguntas em grupos de 3-4 alunos. Revisem juntos as respostas.
Output
Escreva um post ou mensagem no WhatsApp destacando informações importantes nas instruções do output do plano original (ver texto):
“Para este output, encoraje os alunos a se verem de maneira positiva, destacando aspectos de si mesmos que mais gostam. Peça que escolham uma parte do corpo que mais lhe agradam para escreverem sobre. Diga aos alunos que a parte escolhida pode ser física (eyes, mouth, arms, legs) ou metafórica (heart, mind, soul, spirit). O importante é que cada um enxergue qualidades em si mesmos e utilize o modelo de texto dado para criar sua descrição. Peça aos alunos que fotografem ou desenhem a parte que escolheram no campo indicado no handout."
Assim que escolherem uma parte do corpo, peça aos alunos que façam um brainstorm, ou seja, escrevam no papel todas as características e atributos que conseguirem pensar. Diga aos alunos que não precisam se preocupar com a gramática ou em criar sentenças completas ainda. O importante nesta fase é descrever tudo o que se quer dizer acerca da parte do corpo. Peça aos alunos que pensem sobre a parte que escolheram. Primeiro, peça que descrevam os atributos físicos da parte escolhida (long, short, big, small, pretty, brown, white, cute etc). Para responder à segunda questão, peça aos alunos que analisem a parte escolhida com mais atenção: "Why did you choose this part? What makes it special? What can you do with it?". Peça aos alunos que pensem sobre os sentimentos deles em relação à parte escolhida.
Explique que escolherão uma parte do corpo e logo em seguida farão o brainstorming, explicando por que gostam de tal parte. Podem usar o texto do input como guia, mas os convide a usar a imaginação e criatividade. Podem desenhar ou usar só palavras, se preferirem.
Podem usar dois exemplos pessoais. Por exemplo: "I love my eyes. I love that they are brown like honey. I like that I can see very well and they help me see the beauty in the world". O outro exemplo pode ser um desenho.
Os alunos podem responder os colegas com comentários positivos. Por exemplo: “I love your drawing" ou "That’s interesting”.
Em aulas síncronas eles podem escrever seu output e depois compartilhar com a turma.
Feedback
Faça um resumo da semana. Por exemplo: “Great job this week everyone! This week, you read and analyzed a short text about someone's favorite part about themself and you wrote about what you like about yourself. You reviewed body parts and characteristics. Some new words from this week were: _______ and you wrote some great sentences, for example: _______. Well done! What did you learn this week?”.
Os alunos podem responder nos chats compartilhando suas opiniões sobre a aula e o que aprenderam na semana.
Convite às famílias
Os alunos podem compartilhar seus textos com seus pais, responsáveis ou familiares, lendo em inglês e explicando o significado em português caso precise.
Contents
- INPUT: Excerpts of the book “The best part of me”, by Wendy Ewald
- OUTPUT: Descriptive text about the students’ favorite body parts
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF06LI14) Organizar ideias, selecionando-as em função da estrutura e do objetivo do texto
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Roberta Calabre
Mentor: Isabel Callejas
Especialista: Celina Fernandes