Atividade para impressão - Texto e questionário - Interpretação de texto
Plano de Aula
Plano de aula: Interpretação de texto
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Writing Skills II
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
CONTEXT
Tempo sugerido: 10 minutos.
Propósito: Introduzir o texto que será utilizado na aula e despertar a curiosidade dos alunos.
Expectativa: Que os alunos compreendam o texto e façam inferências acerca do texto que será trabalhado em classe.
Orientações: Imagem da lâmpada retirada deste site.
Comece a aula apresentando este trecho do livro “Wonder”, de R. J. Palacio. Explique apenas que se trata de uma narrativa retirada de um livro infantil. Diga “it’s a children’s novel”. What do you expect to find in a story? Os alunos responderão algo como “characters/ scenario/ setting/ narrator”. Explique aos alunos que esta é a história de um menino norte-americano, e que eles descobrirão mais sobre ele ao longo do texto.
Leia o texto em voz alta para os alunos. Apresente o vocabulário mais difícil, para que compreendam o texto. Uma boa maneira de fazer com que a turma entenda o contexto é utilizar o Total Physical Response. Não é necessário que os alunos entendam cada palavra do texto, e sim tenham uma ideia do todo. Assim, leia o texto em voz alta para a turma e utilize o gestual e a entonação para que os alunos compreendam o trecho. Dê enfase nos termos mais complicados, como os sugeridos abaixo (ou quaisquer outros que você julgue que a turma não conheça):
- Wish
- Notice
- Walk down
- Look-away
- Think
- Ordinary
- No one else
- Whatever
- Worse
Ao final da leitura, pergunte: Who is narrating the story? As crianças deverão responder: August. Pergunte: What does he want to find? Os alunos responderão: A magic lamp. Continue a exploração do trecho com perguntas como:
- Why does he want to find a magic lamp? (To have a normal face)
- How do people react when they see his face? (They do the look-away thing)
- Why does he think he is not ordinary? (Because no one sees him that way)
Explique, então, que este texto é uma narrativa, ou seja, um texto literário que envolve a contação de uma história a partir de um ponto de vista. Diga: This is a literary text that involves the retelling of a story from a specific point of view. Pergunte aos alunos: Whose point of view is this story being told from? Os alunos responderão: August. Explique aos alunos que esta é a história de August, contada por ele mesmo.
Volte ao texto, releia com os alunos a última frase e pergunte à turma: What do you think August looks like?
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO