Atividade para impressão - Texto e questionário - Interpretação de texto
Plano de Aula
Plano de aula: Interpretação de texto
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Writing Skills II
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
CONTEXT
Tempo sugerido: 10 minutos.
Propósito: Introduzir o texto que será utilizado na aula e despertar a curiosidade dos alunos.
Expectativa: Que os alunos compreendam o texto e façam inferências acerca do texto que será trabalhado em classe.
Orientações: Imagem da lâmpada retirada deste site.
Comece a aula apresentando este trecho do livro “Wonder”, de R. J. Palacio. Explique apenas que se trata de uma narrativa retirada de um livro infantil. Diga “it’s a children’s novel”. What do you expect to find in a story? Os alunos responderão algo como “characters/ scenario/ setting/ narrator”. Explique aos alunos que esta é a história de um menino norte-americano, e que eles descobrirão mais sobre ele ao longo do texto.
Leia o texto em voz alta para os alunos. Apresente o vocabulário mais difícil, para que compreendam o texto. Uma boa maneira de fazer com que a turma entenda o contexto é utilizar o Total Physical Response. Não é necessário que os alunos entendam cada palavra do texto, e sim tenham uma ideia do todo. Assim, leia o texto em voz alta para a turma e utilize o gestual e a entonação para que os alunos compreendam o trecho. Dê enfase nos termos mais complicados, como os sugeridos abaixo (ou quaisquer outros que você julgue que a turma não conheça):
- Wish
- Notice
- Walk down
- Look-away
- Think
- Ordinary
- No one else
- Whatever
- Worse
Ao final da leitura, pergunte: Who is narrating the story? As crianças deverão responder: August. Pergunte: What does he want to find? Os alunos responderão: A magic lamp. Continue a exploração do trecho com perguntas como:
- Why does he want to find a magic lamp? (To have a normal face)
- How do people react when they see his face? (They do the look-away thing)
- Why does he think he is not ordinary? (Because no one sees him that way)
Explique, então, que este texto é uma narrativa, ou seja, um texto literário que envolve a contação de uma história a partir de um ponto de vista. Diga: This is a literary text that involves the retelling of a story from a specific point of view. Pergunte aos alunos: Whose point of view is this story being told from? Os alunos responderão: August. Explique aos alunos que esta é a história de August, contada por ele mesmo.
Volte ao texto, releia com os alunos a última frase e pergunte à turma: What do you think August looks like?
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO