Plano de aula: Interpretação de texto

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Writing Skills II

CONTEXT

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Introduzir o texto que será utilizado na aula e despertar a curiosidade dos alunos.

Expectativa: Que os alunos compreendam o texto e façam inferências acerca do texto que será trabalhado em classe.

Orientações: Imagem da lâmpada retirada deste site.

Comece a aula apresentando este trecho do livro “Wonder”, de R. J. Palacio. Explique apenas que se trata de uma narrativa retirada de um livro infantil. Diga “it’s a children’s novel”. What do you expect to find in a story? Os alunos responderão algo como “characters/ scenario/ setting/ narrator”. Explique aos alunos que esta é a história de um menino norte-americano, e que eles descobrirão mais sobre ele ao longo do texto.

Leia o texto em voz alta para os alunos. Apresente o vocabulário mais difícil, para que compreendam o texto. Uma boa maneira de fazer com que a turma entenda o contexto é utilizar o Total Physical Response. Não é necessário que os alunos entendam cada palavra do texto, e sim tenham uma ideia do todo. Assim, leia o texto em voz alta para a turma e utilize o gestual e a entonação para que os alunos compreendam o trecho. Dê enfase nos termos mais complicados, como os sugeridos abaixo (ou quaisquer outros que você julgue que a turma não conheça):

• Wish
  • Notice
  • Walk down
  • Look-away
  • Think
  • Ordinary
  • No one else
  • Whatever
  • Worse

Ao final da leitura, pergunte: Who is narrating the story? As crianças deverão responder: August. Pergunte: What does he want to find? Os alunos responderão: A magic lamp. Continue a exploração do trecho com perguntas como:

• Why does he want to find a magic lamp? (To have a normal face)
  • How do people react when they see his face? (They do the look-away thing)
  • Why does he think he is not ordinary? (Because no one sees him that way)

Explique, então, que este texto é uma narrativa, ou seja, um texto literário que envolve a contação de uma história a partir de um ponto de vista. Diga: This is a literary text that involves the retelling of a story from a specific point of view. Pergunte aos alunos: Whose point of view is this story being told from? Os alunos responderão: August. Explique aos alunos que esta é a história de August, contada por ele mesmo.

Volte ao texto, releia com os alunos a última frase e pergunte à turma: What do you think August looks like?