Atividade para impressão - Input
Plano de Aula
Plano de aula: Lista de características de personagens para criação de conto
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Building A Repertoire
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a segunda parte de uma aula contendo duas partes.
Preparação para esta aula: Clique no link abaixo para se familiarizar com a história trabalhada.
Context
Tempo sugerido: 10 minutos.
Propósito: Relembrar as características escolhidas para o contos tradicionais que a turma está criando.
Expectativa: Que os alunos lembrem das características dos personagens escolhidos na última aula.
Orientações: (5 minutos para este slide, 5 minutos para o próximo)
Diga aos alunos que eles deverão lembrar as características dadas aos personagens dos contos tradicionais que começaram a esboçar na aula anterior. Utilize as respostas para preencher o slide com as características elencadas. Faça um slide para o vilão e outro para o personagem principal. Para obter as respostas, faça perguntas como:
- What are the psychological traits we gave our villain?
- What are the physical traits of our villain?
Caso eles não tiverem feito as duas aulas em sequência, podem usar este momento do context para escolher os personagens que utilizarão para criar seu conto de fadas.
Context
Propósito: Relembrar as características escolhidas para o conto tradicionais que a turma está criando.
Expectativa: Que os alunos lembrem das características dos personagens escolhidos na última aula.
Orientações: Esta atividade tem o tempo de 5 minutos. Utilize este slide para listar as características do personagem principal criado pela turma na aula anterior. Faça perguntas como:
- What are the inner traits of our main character?
- What are the outer traits of our main character?
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.
Orientações: Explique aos alunos que, na aula de hoje, eles irão criar um esboço de seu próprio conto tradicional, começando pelas características dos personagens escolhidos. Today, you will list the characteristics of the setting and decide the plot of your own fairy tale.
Input
Tempo sugerido: 15 minutos.
Propósito: Listar as características dos cenários de contos tradicionais conhecidos.
Expectativa: Que os alunos descrevam as imagens e entendam a importância do setting para a narrativa.
Orientações: (5 minutos para este slide, 5 minutos para o próximo e 10 minutos para o slide final).
Esta atividade tem o tempo de 5 minutos. Mostre o slide aos alunos e pergunte: Do you recognize the setting of these fairy tales? Mostre a imagem aos alunos e peça que tentem descrever o que vêem. Anote as sugestões. Entre as palavras, podem surgir:
Cinderella: castle- stairs - ballroom- village - kingdom - dungeon- land far far away
Hansel and Gretel: candy house (gingerbread house) - forest - trees - cauldron
Snow White and the Seven Dwarfs: forest - trees- small house - seven beds - tiny beds -small furniture - castle - magic mirror - cottage
Input
Propósito: Compartilhar a definição de setting com os alunos.
Expectativa: Que os alunos compreendam a definição de setting.
Orientações: Esta atividade tem o tempo de 5 minutos. Leia o slide com os alunos e explique a importância do cenário em uma história aos alunos. Para garantir que todos entenderam, faça perguntas como:
- What are the three main parts of a story?
- What does the setting represent in a story?
- Why do we need the setting?
Em seguida, passe para o próximo slide.
Input
Propósito: Apresentar um exemplo de descrição de cenário.
Expectativa: Que os alunos observem as características do cenário no texto para criarem seu próprio.
Imagem retirada do site Study.com.
Orientações: Esta atividade tem o tempo de 10 minutos. Diga aos alunos que eles lerão um trecho da história Snow White and the Seven Dwarfs, e deverão identificar o cenário em que acontece esta passagem do texto. Em grupos ou individualmente, entregue o handout (que pode ser impresso aqui) e leia o trecho com os alunos. Peça que sublinhem todas as indicações referentes a cenário que encontrarem. Para orientar a leitura, faça as seguintes perguntas:
- Where is Snow White? Resposta: In the great forest.
- What is she doing? Resposta: She is running.
- Who is she running from? Resposta: The hunter (está implícito no contexto).
- Does the forest seem like a nice place for her? Resposta: No, the trees seem to whisper to each other, scaring Snow White
- What happened when she started to run? Did she find it difficult to run in the forest? Resposta: Yes, she ran over sharp stones and thorns.
- What time of the day was it? Resposta: Late afternoon (evening was starting to fall).
- When evening falls, does the darkness make things easier? Resposta: No, it makes things scarier (provável resposta)
- What did she encounter when she was running? Resposta: A little house.
- What was the little house like? Resposta: It was small but tidy. It had a little table with a tidy, white tablecloth and seven little plates. Against the wall there were seven little beds, all in a row and covered with quilts.
Volte ao slide anterior e pergunte aos alunos: How does this setting contribute to Snow White’s emotional state in the scene? Um provável modelo de resposta é: She was already scared of the hunter, so being alone in the great forest increased her fear, and everything seemed threatening to her, like the trees and the sharp stones and rocks and the night which was about to fall. She only felt relieved when she encountered a place that looked inviting to her, which was the little house that belonged to the Seven Dwarfs.
Pergunte também aos alunos: How do we know that the house belonged to the Seven Dwarfs? Uma possível resposta é: The description talks about everything being small, tiny, and there were seven beds in a row by the wall.
Output
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Apresentar as imagens para que os alunos escolham o cenário e descrevam suas características.
Expectativa: Que os alunos escolham o cenário com riqueza de detalhes para compor sua conto.
Imagens retiradas do site Pexels: Castelo, Floresta, Lago, Navio, Deserto
Orientações:
(5 minutos para este slide, 15 minutos para o slide final) Explique à turma que agora é a hora de escolher o cenário para o conto tradicional. Diga aos alunos: Now we are going to choose the setting for our own fairy tale. Imprima as imagens (que podem ser encontradas aqui) e diga aos alunos que podem escolher um desses cenários para ser o principal. Caso prefira, você pode pedir aos alunos que dêem sugestões de outros cenários possíveis ou apresentar outras imagens para que escolham. Assim que escolherem a figura ideal, passe para o próximo slide.
Output
Orientações:
Esta atividade tem o tempo de 15 minutos. Com o cenário escolhido, divida os alunos em seis grupos. Cada grupo ficará responsável por responder a uma questão principal. Peça para que conversem entre si e façam uma lista de características que respondam a cada pergunta sobre o cenário escolhido. Eles podem utilizar o vocabulário aprendido e também utilizar novas palavras. Peça que levem em conta, além da imagem do cenário escolhida, as características dos personagens que criaram na aula passada. Lembre-os de que o cenário vai potencializar a história que pretendem contar.
Seguem algumas sugestões para facilitar o entendimento de cada questão:
Where did the story take place? (A city/a lake/the moon)
When did the story happen? (A long long time ago/ yesterday/ in the year 2050)
What is the weather like in the story? (Winter/ hot/ snowing/ gloomy)
What are the social conditions? (Poor/ rich/ royalty/ vampires)
What is the landscape like? (Green/ mountains/ skyscrapers/ deserted)
What special details to add? (Talking animals/ special weather changes/ mythical creatures)
Ao final, cole a imagem do cenário escolhido em uma folha de cartolina ou papel 40 kg e peça para que os alunos compartilhem suas ideias acerca do cenário. Vá criando com os alunos uma rede de ideias interconectadas, como um mind map parecido com este.
- SUGESTÃO: Caso queira, você pode dividir a turma em grupos e pedir que cada grupo escolha seu próprio cenário para criar sua própria história. Se a turma for avançada, e você preferir que trabalhem individualmente, também pode deixar que cada aluno escolha seu cenário e crie sua história. Uma outra alternativa é ter grupos diferentes dividindo o mesmo cenário para depois comparar as anotações e ideias de cada um.
Feedback
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Organizar os saberes ativados durante a aula.
Orientações: Encerre a aula com a sistematização dos conteúdos trabalhados.
Para o aluno
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Facebook, Whatsapp ou blog da escola (alguma plataforma que possibilite o envio aos alunos de posts e perguntas a serem realizadas nas aulas, para o context, input e output); Google Drive e Google Docs.
Optativas:
- Google Meet, Zoom ou Facebook (se houver a possibilidade de aula síncrona).
Context
Aulas assíncronas: relembre o conteúdo da semana anterior, características físicas e personalidade de personagens de contos, escrevendo um post com um(a) personagem que popular entre os alunos, ou algum(a) que eles tiverem usado muito na semana anterior, em seus projetos.
Peça aos alunos que tentem responder usando frases ou quaisquer palavras que associarem com as perguntas. Podem responder por escrito ou usando áudios. Por fim, escreva em um post: “This week you will list the characteristics of a setting of a story.”
Input
Em outro post ou mensagem no WhatsApp, publique imagens do setting de um conto ou história popular. No plano de aula original, há algumas sugestões, mas você pode escolher outros que ache mais populares ou comuns, ou continuar com a “Little Red Riding Hood” da aula anterior. Explique o significado do setting: “The setting is the location and time of your story.” (Where and when the story happens).
What words do you associate with these settings? Os alunos poderão responder: a long time ago, a forest, a palace, a small house etc.
Nota: em aula assíncrona, peça a participação individual dos alunos e coloque-os em breakout rooms para fazerem uma lista das características do setting, em torno de 5 minutos.
Output
Os alunos escolherão um conto ou uma história de sua preferência, podendo ser o(a) mesmo(a) da aula passada. Explique que eles deverão criar um desenho ou cartaz (físico ou eletrônico) sobre o setting do seu conto e escrever palavras que relacionam com esse setting. Estes são alguns exemplos de settings:
Source: Teachers Pay Teachers (disponível aqui).
Eles responderão ao post postando as imagens de seus desenhos, maquetes ou cartazes.
Nesta aula, é bem importante acompanhar os alunos com um feedback constante. Dê um tempo limitado para enviarem seus outputs; por exemplo, sugira que todos estejam fazendo o output ao mesmo tempo, em um dia e hora específica (como se estivessem na aula presencial).
Feedback
Dê um feedback individual respondendo aos posts de seus trabalhos. Por exemplo: Great job! ou I liked that you used many details.
Faça um resumo da semana. Por exemplo: “Great job this week everyone! This week, you described a setting from a story.”
What did you learn this week? If you could write a story, where and when would your story be?
Os alunos podem responder nos chats, compartilhando suas opiniões sobre a aula e o que aprenderam na semana.
Convite às famílias
Nesta semana, os alunos precisarão de alguns materiais para fazer os desenhos, maquetes ou cartazes. Por isso, peça apoio dos responsáveis uma semana antes.
Contents
- INPUT: Excerpt from Snow White and the Seven Dwarfs
- OUTPUT: List of ideas for setting of a fairy tale
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF06LI13) Listar ideias para a produção de textos, levando em conta o tema e o assunto.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Roberta Calabre
Mentor: Isabel Callejas
Especialista: Celina Fernandes