Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Facebook, Whatsapp ou blog da escola (alguma plataforma que possibilite o envio aos alunos de posts e perguntas a serem realizadas nas aulas, para o context, input e output); Google Drive e Google Docs.
Optativas:
- Google Meet, Zoom ou Facebook (se houver a possibilidade de aula síncrona).
Context
Aulas assíncronas: relembre o conteúdo da semana anterior, características físicas e personalidade de personagens de contos, escrevendo um post com um(a) personagem que popular entre os alunos, ou algum(a) que eles tiverem usado muito na semana anterior, em seus projetos.
![](https://thumbor.novaescola.org.br/5PeeF906owLzbYcURE_W4K9inPU=/nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mcCyzg73Ug7g6nwJ48AGDsBU8ZkfwWMSPgccfeKgXfc6KbbJfsyzDshNcKPT/ing6-12un02.png)
Peça aos alunos que tentem responder usando frases ou quaisquer palavras que associarem com as perguntas. Podem responder por escrito ou usando áudios. Por fim, escreva em um post: “This week you will list the characteristics of a setting of a story.”
Input
Em outro post ou mensagem no WhatsApp, publique imagens do setting de um conto ou história popular. No plano de aula original, há algumas sugestões, mas você pode escolher outros que ache mais populares ou comuns, ou continuar com a “Little Red Riding Hood” da aula anterior. Explique o significado do setting: “The setting is the location and time of your story.” (Where and when the story happens).
What words do you associate with these settings? Os alunos poderão responder: a long time ago, a forest, a palace, a small house etc.
Nota: em aula assíncrona, peça a participação individual dos alunos e coloque-os em breakout rooms para fazerem uma lista das características do setting, em torno de 5 minutos.
Output
Os alunos escolherão um conto ou uma história de sua preferência, podendo ser o(a) mesmo(a) da aula passada. Explique que eles deverão criar um desenho ou cartaz (físico ou eletrônico) sobre o setting do seu conto e escrever palavras que relacionam com esse setting. Estes são alguns exemplos de settings:
![](https://thumbor.novaescola.org.br/naEJvgmW6MS33ZR_nisgMzT-rRY=/nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2nyMDnjyzhUyVQKfRNWkWfYP8NNWNRGBt2aX99zh7mmFEf7NfkYMgH3bR7vP/ing6-12un02-2.png)
Source: Teachers Pay Teachers (disponível aqui).
Eles responderão ao post postando as imagens de seus desenhos, maquetes ou cartazes.
Nesta aula, é bem importante acompanhar os alunos com um feedback constante. Dê um tempo limitado para enviarem seus outputs; por exemplo, sugira que todos estejam fazendo o output ao mesmo tempo, em um dia e hora específica (como se estivessem na aula presencial).
Feedback
Dê um feedback individual respondendo aos posts de seus trabalhos. Por exemplo: Great job! ou I liked that you used many details.
Faça um resumo da semana. Por exemplo: “Great job this week everyone! This week, you described a setting from a story.”
What did you learn this week? If you could write a story, where and when would your story be?
Os alunos podem responder nos chats, compartilhando suas opiniões sobre a aula e o que aprenderam na semana.
Convite às famílias
Nesta semana, os alunos precisarão de alguns materiais para fazer os desenhos, maquetes ou cartazes. Por isso, peça apoio dos responsáveis uma semana antes.