13070
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 4º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Significado dos pontos cardeais

Plano de aula de Ciências com atividades para 4o ano do EF sobre Significado dos pontos cardeais

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Roberta Braga Manes da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: Explicação da origem do nome dos pontos cardeais impressa.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o título da aula com os alunos. Pergunte sobre o que acham que significam os pontos cardeais. Deixe que apresentem suas ideias e diga que irão descobrir muito sobre isso nesta aula.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia para os alunos a situação apresentada. Retome as principais informações apresentadas no texto fazendo perguntas como: “O que Marcos entendeu ao ler Rosa dos Ventos?”, “ O que Marcos ainda não sabia?”, “É possível utilizar a Rosa dos Ventos como Marcos queria? Porquê?”, “Quais são os pontos cardeais comentados pelo avô de Marcos?”. Deixe que os alunos apresentem suas ideias sobre o assunto.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia para os alunos a questão disparadora. Permita que eles apresentem hipóteses, motivando-os para o assunto.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Separe os alunos em 4 grupos (Caso a turma seja muito numerosa, pode-se separá-los em 8 grupos, sendo que cada 2 grupos ficará com o mesmo ponto cardeal e poderão comparar suas hipóteses). Entregue a cada grupo o nome de um ponto cardeal. Entregue também as explicações de todos os pontos para cada grupo. Primeiramente, oriente os grupos a ler todas as explicações e definir qual é a que corresponde ao ponto cardeal recebido. Após essa conclusão, peça aos alunos que organizam um pequeno teatro para explicar ao demais de onde vem o nome daquele ponto cardeal. Esse jogo chama-se Role-playing, um jogo de representação, onde os participantes apresentam uma pequena peça sobre uma dada situação. Para saber mais acesse: https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/rpg.htm. Passe pelos grupos orientando-os quanto às definições, perguntando, por exemplo: “Esse nome nos remete a algum lugar ou a alguma expressão que possa nos ajudar a encontrar o nome do ponto cardeal?”, “Que parte das explicações ajudaram vocês a encontrar seu ponto cardeal?”. É provável que com as explicações eles consigam definir seu ponto cardeal, caso contrário, ofereça algumas explicações que os ajude. Para saber mais acesse: http://sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/RosaVentos/. Em seguida, oriente-os a criar uma apresentação. Eles podem definir personagens, utilizar 2 ou mais pessoas do grupo, definir ou não um narrador, etc. O importante é apresentar de maneira clara o motivo pelo qual aquele ponto cardeal tem aquele nome.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Organize os alunos em semicírculo. Proponha que cada grupo se apresente e, após a apresentação, conte aos colegas como chegou à conclusão da origem do seu ponto cardeal. Durante as apresentações você poderá fazer um registro para ficar afixado na sala de aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: Explicação da origem do nome dos pontos cardeais impressa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o título da aula com os alunos. Pergunte sobre o que acham que significam os pontos cardeais. Deixe que apresentem suas ideias e diga que irão descobrir muito sobre isso nesta aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia para os alunos a situação apresentada. Retome as principais informações apresentadas no texto fazendo perguntas como: “O que Marcos entendeu ao ler Rosa dos Ventos?”, “ O que Marcos ainda não sabia?”, “É possível utilizar a Rosa dos Ventos como Marcos queria? Porquê?”, “Quais são os pontos cardeais comentados pelo avô de Marcos?”. Deixe que os alunos apresentem suas ideias sobre o assunto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia para os alunos a questão disparadora. Permita que eles apresentem hipóteses, motivando-os para o assunto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Separe os alunos em 4 grupos (Caso a turma seja muito numerosa, pode-se separá-los em 8 grupos, sendo que cada 2 grupos ficará com o mesmo ponto cardeal e poderão comparar suas hipóteses). Entregue a cada grupo o nome de um ponto cardeal. Entregue também as explicações de todos os pontos para cada grupo. Primeiramente, oriente os grupos a ler todas as explicações e definir qual é a que corresponde ao ponto cardeal recebido. Após essa conclusão, peça aos alunos que organizam um pequeno teatro para explicar ao demais de onde vem o nome daquele ponto cardeal. Esse jogo chama-se Role-playing, um jogo de representação, onde os participantes apresentam uma pequena peça sobre uma dada situação. Para saber mais acesse: https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/rpg.htm. Passe pelos grupos orientando-os quanto às definições, perguntando, por exemplo: “Esse nome nos remete a algum lugar ou a alguma expressão que possa nos ajudar a encontrar o nome do ponto cardeal?”, “Que parte das explicações ajudaram vocês a encontrar seu ponto cardeal?”. É provável que com as explicações eles consigam definir seu ponto cardeal, caso contrário, ofereça algumas explicações que os ajude. Para saber mais acesse: http://sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/RosaVentos/. Em seguida, oriente-os a criar uma apresentação. Eles podem definir personagens, utilizar 2 ou mais pessoas do grupo, definir ou não um narrador, etc. O importante é apresentar de maneira clara o motivo pelo qual aquele ponto cardeal tem aquele nome.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Organize os alunos em semicírculo. Proponha que cada grupo se apresente e, após a apresentação, conte aos colegas como chegou à conclusão da origem do seu ponto cardeal. Durante as apresentações você poderá fazer um registro para ficar afixado na sala de aula.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 4º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04CI09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano