Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários para a aula: Explicação da origem do nome dos pontos cardeais impressa.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o título da aula com os alunos. Pergunte sobre o que acham que significam os pontos cardeais. Deixe que apresentem suas ideias e diga que irão descobrir muito sobre isso nesta aula.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia para os alunos a situação apresentada. Retome as principais informações apresentadas no texto fazendo perguntas como: “O que Marcos entendeu ao ler Rosa dos Ventos?”, “ O que Marcos ainda não sabia?”, “É possível utilizar a Rosa dos Ventos como Marcos queria? Porquê?”, “Quais são os pontos cardeais comentados pelo avô de Marcos?”. Deixe que os alunos apresentem suas ideias sobre o assunto.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia para os alunos a questão disparadora. Permita que eles apresentem hipóteses, motivando-os para o assunto.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Separe os alunos em 4 grupos (Caso a turma seja muito numerosa, pode-se separá-los em 8 grupos, sendo que cada 2 grupos ficará com o mesmo ponto cardeal e poderão comparar suas hipóteses). Entregue a cada grupo o nome de um ponto cardeal. Entregue também as explicações de todos os pontos para cada grupo. Primeiramente, oriente os grupos a ler todas as explicações e definir qual é a que corresponde ao ponto cardeal recebido. Após essa conclusão, peça aos alunos que organizam um pequeno teatro para explicar ao demais de onde vem o nome daquele ponto cardeal. Esse jogo chama-se Role-playing, um jogo de representação, onde os participantes apresentam uma pequena peça sobre uma dada situação. Para saber mais acesse: https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/rpg.htm. Passe pelos grupos orientando-os quanto às definições, perguntando, por exemplo: “Esse nome nos remete a algum lugar ou a alguma expressão que possa nos ajudar a encontrar o nome do ponto cardeal?”, “Que parte das explicações ajudaram vocês a encontrar seu ponto cardeal?”. É provável que com as explicações eles consigam definir seu ponto cardeal, caso contrário, ofereça algumas explicações que os ajude. Para saber mais acesse: http://sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/RosaVentos/. Em seguida, oriente-os a criar uma apresentação. Eles podem definir personagens, utilizar 2 ou mais pessoas do grupo, definir ou não um narrador, etc. O importante é apresentar de maneira clara o motivo pelo qual aquele ponto cardeal tem aquele nome.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Organize os alunos em semicírculo. Proponha que cada grupo se apresente e, após a apresentação, conte aos colegas como chegou à conclusão da origem do seu ponto cardeal. Durante as apresentações você poderá fazer um registro para ficar afixado na sala de aula.