GEO4_09UND04 - Contextualização - Como produzir o mapa no Google My Maps
Plano de Aula
Plano de aula: Itinerários no bairro utilizando um mapa e direções cardeais
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: elementos constituintes de mapas.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE09) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Como adequar à sua realidade: Na Contextualização, você pode utilizar um mapa de um local mais familiar, como um bairro de seu município. Não utilize, todavia, um mapa dos arredores da escola, para que não se sobreponha à Ação Propositiva.
Na Ação Propositiva desse plano de aula, sugere-se que seja utilizado um mapa dos arredores da escola, um local familiar para os alunos. Caso isso não seja possível, seja pela localização da escola ou pela impossibilidade da produção de um mapa dos arredores da escola, utilize o mapa fornecido (ou outro mapa acessível).
Materiais necessários: mapas da Contextualização impressos (um por dupla de alunos), mapas da Ação Propositiva impressos (um por aluno), post-its (ou pedaços de papel e fita adesiva).
Material complementar:
Contextualização - Mapa para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QHwXNvRDkUY6uFM2GJJJSyky83KJqukTZGqcnmHt9APf5RxEgQFMSJgsKpmD/geo4-09und04-contextualizacao-mapa-para-impressao.pdf
Contextualização e Ação Propositiva - Como produzir o mapa de sua localidade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Dn6cX4rSKzUSYJ34XRkex9trdD6DnThnenfDZv4EgRmdwbvWBp66vTeteP5D/geo4-09und04-contextualizacao-como-produzir-o-mapa-no-google-my-maps.pdf
Ação propositiva - Folha de registro: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tUDVCkVERkeyYmAJjKmZWAVr4qudkjxFgB3Nt23vpzvWjgZx6QYmXXbdABgD/geo4-09und04-acao-propositiva-folha-de-registro.pdf
Ação propositiva - Mapas para impressão (exemplos): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kGMUKvdhFKvQUZcWqduduRRaKXFfjGJeuwyu5NX6s4tXGUHqvZNGeMnsMBFX/geo4-09und04-acao-propositiva-exemplos-de-mapas-para-impressao.pdf
Link para os mapas:
Contextualização - Mapa do Bairro Jatiúca (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QHwXNvRDkUY6uFM2GJJJSyky83KJqukTZGqcnmHt9APf5RxEgQFMSJgsKpmD/geo4-09und04-contextualizacao-mapa-para-impressao.pdf )
Ação propositiva - Mapas para impressão
Para você saber mais:
- Os pontos cardeais e suas subdivisões, de FREITAS, Eduardo de. Brasil Escola. Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/geografia/os-pontos-cardeais-suas-subdivisoes.htm (Acesso em 11/01/2019)
- Rotina de pensamento "Eu costumava pensar que…., Agora penso que...": http://www.pz.harvard.edu/resources/i-used-to-think-now-i-think-vt (em inglês. Acesso em 07/01/2019). Tradução da autora disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/e2dKP3SQzV8V4HzBNzeWprV8awEz27z5S2QcmND9Ur6ZwEdxXdQzXCWTafTa/geo4-09und04-sistematizacao-eu-costumava-pensar-que.pdf
Contextos prévios: É necessário que os alunos já tenham explorado a orientação em mapas e que já tenham tido contato com as direções cardeais e colaterais.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o tema aos alunos ou escreva no quadro. Leia o tema para a turma e comente brevemente que hoje vocês irão descrever a localização de elementos presentes no mapa dos arredores da escola em relação a diferentes pontos de referência, utilizando as direções cardeais, e que irão traçar itinerários de locomoção de um ponto a outro, também utilizando as direções cardeais.
Como adequar à sua realidade: Nesse plano de aula, são disponibilizados mapas de alguns municípios como exemplos. Utilize mapas do seu município, ou do seu bairro (no caso de municípios muito grandes) para que o tema do plano esteja mais próximo à realidade dos alunos. No decorrer do plano, são disponibilizadas instruções de como imprimir um mapa com os elementos desejados para o plano caso você não tenha acesso a um mapa adequado.