Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta aula aborda a classificação dos animais vertebrados em cinco classes diferentes (peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos) através do reconhecimento de características utilizadas para essa organização, estas, serão abordadas de maneira lúdica através de um jogo da memória invertido, cujo objetivo não é procurar por cartas iguais, mas sim, por cartas que se complementam. Após esse momento de descontração e aprendizagem, os alunos são convidados a sistematizar os conhecimentos através da produção de um quadro-resumo.
Para saber mais sobre esse assunto acesse os links: http://www.ra-bugio.org.br/index.php
http://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/Ensino_Fundamental/Origami/Documentos/index.htm https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/vertebrado/482789, nesses endereços é possível encontrar informações sobre a divisão dos vertebrados em cinco classes.
Materiais necessários para a aula: Fichas impressas e tesoura.
Título da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia o título da aula para a turma e questione-os sobre a compreensão das palavras “vertebrados” e “adaptações”. Se achar necessário, faça um breve exercício de construção do significado escrevendo a palavra no quadro e depois ligando a ela outras palavras lembradas pelos alunos. Ao final, produza coletivamente uma frase explicativa para o entendimento geral. E logo após, explique que nesta aula eles irão conhecer alguns vertebrados e suas principais adaptações ao ambiente e apresente o contexto.
Vertebrados: grupo de animais que possuem esqueleto interno e coluna vertebral, entre eles estão: peixes, sapos, pássaros, serpentes, macacos e seres humanos.
Adaptações: torna-se apto, com condições para a sobrevivência.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Leia em voz alta para os alunos o título deste slide “Você conhece o Bugio?”, após essa apresentação, volte a atenção dos alunos para a imagem do animal e conduza uma breve reflexão, utilizando indagações como, “Vocês conhecem esse animal?”, “O que você havia escutado falar sobre ele?”, escute as respostas dadas pela turma e apresente o texto explicativo realizando uma leitura em voz alta. Após a leitura, faça as perguntas restantes e anote as respostas dadas pelos alunos para as questões: “Quais são as suas características?”, “Quais palavras presentes no texto estão relacionadas com a reprodução desse animal?”, “Você sabe dizer outro animal que possui características semelhantes ao Bugio?”. Se achar necessário, complemente esse momento acessando o endereço http://www.ra-bugio.org.br/ver_especie.php?id=45 e apresentando aos alunos o som da voz do Bugio e também vídeos desse animal. Ao término desse momento, vá para a questão disparadora.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Antes de apresentar a questão disparadora, comente com os alunos que “O Bugio apresenta pelo e produz leite para amamentar o filhote. Possuir pelos e produzir leite são características importantes e que aparecem em outros animais, todos os animais com essas características são organizados em uma mesmo grupo”. Após a esse comentário, leia as informações presentes neste slide e comente devido a características apresentadas pelos animais, podemos organizá-los em cinco grupos diferentes: Peixes, Anfíbios, Répteis, Aves e Mamíferos, neste momento pergunte aos alunos: “Vocês conhecem animais que pertencem a esses grupos?, Quais são as características utilizadas para organizar os animais vertebrados em cinco grupos diferentes?”, anote os animais lembrados pelos alunos no quadro, bem como as características citadas por eles. Não é preciso que os alunos saibam corretamente os animais que se enquadram nessas classificações, nem as características utilizadas pois elas serão trabalhadas no mão na massa.
Mão na massa
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Antes da realização dessa etapa é importante que você faça a leitura das informações contidas nas fichas para que possa orientar melhor seus alunos no decorrer da atividade. Organize a turma em duplas, entregue uma cópia da atividade para cada dupla, realize uma leitura em voz alta das informações contidas nas cartas, explique aos alunos que essas cartas formam um jogo da memória, porém, nesse jogo o objetivo é encontrar cartas que se complementam e não cartas idênticas. Logo depois, oriente-os com as seguintes instruções:
1º) Recorte todas as cartas da atividade;
2º) Vire todas as cartas com as imagens e informações para baixo;
3º) Embaralhe as cartas;
4º) Combine quem será o primeiro a começar;
5º) Vire uma carta e encontre a carta complementar, se errar, vire-as novamente com a face para baixo e passe a vez;
6º) O vencedor será aquele que formar mais pares de cartas corretos.
Ao término do jogo, organize as informações utilizando a tabela presente neste slide, para isso, reproduza-a o quadro ou faça cópias para as duplas, solicite aos alunos que a preencham utilizando as informações do jogo da memória invertido e depois explique que as características presentes na tabela são utilizadas para organizar os vertebrados em grupos diferentes, quando todos tiverem concluído, corrija as informações de maneira coletiva.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Para finalizar a aula, faça os questionamentos presentes neste slide e também retome as respostas dadas pelos alunos aos questionamentos presentes no contexto e na questão disparadora, no momento da retomada, solicite que os alunos complementem as respostas com os novos conhecimentos trabalhados durante o mão na massa. Para concluir, solicite que as duplas produzam pequenos textos explicativos sobre as 5 classes de vertebrados e depois compartilhem suas produções.
Você pode ir além: para a próxima aula, solicite aos alunos que tragam imagens de diversos animais vertebrados, com essas imagens, construa um mural informativo apresentando a classificação dos vertebrados em cinco grupos.