13040
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 2º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - PLANTAS BRASILEIRAS: PRESERVAR, POR QUÊ?

Plano de aula de Ciências com atividades para 2o ano do EF sobre PLANTAS BRASILEIRAS: PRESERVAR, POR QUÊ?

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Nair dos Santos Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

Essenciais:
- Google Classroom (disponível aqui);
- Google Docs (disponível aqui);
- Padlet (disponível aqui).

Contexto e questão disparadora
Compartilhe com os alunos, por meio do Google Classroom, o link para a reportagem “Pesquisadores apontam espécies de árvores mais desmatadas na Amazônia” (disponível aqui). Peça para que, com o apoio de um adulto, leiam. Após isso, apresente a questão disparadora da aula:
- Quais as consequências de desmatamento no nosso país?

Mão na massa
Oriente os alunos a pesquisarem as espécies de plantas brasileiras mais desmatadas, escolherem uma e fazerem o desenho dela (utilizando o Paint) incluindo uma legenda com as principais características. Após finalizados, os desenhos devem ser compartilhados em um documento do Padlet, e todos os alunos devem apreciar os trabalhos uns dos outros.

Sistematização
Após todos os alunos verem os desenhos uns dos outros, retome a questão disparadora, que deve ser respondida colaborativamente em um documento do Google Docs:
- Quais as consequências do desmatamento no nosso país?

Por fim, leve a turma a refletir sobre o papel de cada indivíduo para a proteção da região onde vive, tanto em escala local como em âmbito global.

Convite às famílias
Os familiares podem pesquisar imagens de espécies de plantas brasileiras que estão em extinção e reproduzi-las na forma de desenho, para exporem na parede de um cômodo da residência.

Sugestão Enviada Por: Cíntia Diógenes


Código: CIE2_04V&E10

(EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 2º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 2º ano:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas