12990
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 6º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Prevenção e tratamento das disfunções visuais

Plano de aula de Ciências com atividades para 6o ano do EF sobre Prevenção e tratamento das disfunções visuais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Sândira de Oliveira Barbosa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Formulário: Google forms.

Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma e utilize o slide “contexto”. Faça as perguntas propostas para iniciar uma reflexão sobre a temática da aula.

Apresente a questão disparadora:
- De que maneira podemos prevenir ou tratar os problemas de visão? 

Peça aos estudantes que reflitam sobre a pergunta.

Mão na massa
Organize a turma em grupos de 3 a 5 estudantes e proporcione um meio de comunicação entre eles, disponibilizando um link para videoconferência, criando um grupo em aplicativo de mensagens ou, se estiver utilizando a plataforma Zoom, dividindo-os em salas.

Etapa 1: Entrevistas
Envie aos estudantes o arquivo com instruções para atividade e o outro, com as questões propostas para entrevista. Lembre-os que essas entrevistas devem ser realizadas virtualmente, por telefone, aplicativo de mensagens ou videochamada.

Os arquivos estão disponíveis na aba “materiais e atividades”.

Etapa 2: Análise das entrevistas
Oriente os estudantes a compartilharem com o grupo o que descobriram com as entrevistas. Envie aos grupos o arquivo com a tabela da pesquisa de campo, disponível na aba “materiais e atividades”, e oriente-os a preenchê-la.

Etapa 3: Teste conceitual
Crie um formulário no Google forms com as questões propostas no arquivo “teste conceitual”, disponível na aba “materiais e atividades”, e envie aos estudantes.

Para saber mais como criar um formulário (disponível aqui). Dê devolutivas a eles quanto às respostas.

Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma e siga as orientações propostas no slide “sistematização”.

Convite às famílias
As famílias serão fundamentais nesta atividade, elas poderão participar da entrevista e articular com outros membros da família a possibilidade de entrevistar um oftalmologista.

Sugestão Enviada Por: Fransueli Bahr


Código: CIE6_07V&E08

(EF06CI08) Explicar a importância da visão (captação e interpretação das imagens) na interação do organismo com o meio e, com base no funcionamento do olho humano, selecionar lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 6º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas